Sub-19 sem jogadores do SLB

pedroslb78

Como a equipa de juniores e constituida maioritariamente por jogadores de primeiro ano, esta noticia nao me espanta!!!

cusco

Pois é amigos isso traduz o desempenho das equipas de juvenis de há dois anos que apenas se qualificou para a fase final com a ajuda dos miudos de primeiro ano e da equipa de juniores do passado ano que tristemente não se qualificou para a fase final.

REDTHUNDER

Calma pessoal.Não queiramos o céu e a terra ao mesmo tempo e em alta velocidade.Se verificarem já começamos a ter jovens nas selecções etárias mais baixas.Tb chegaremos aos sub-20, sub-19 e sub-18.

Olhanense

Olá pessoal isto encontrei num Forum da lagartagem, dá para ver que estão a ficar preocupados. De qq maneira gostaria que comentassem, pois existem aqui coisas muito interessantes !!?? Como não sabia aonde colocar coloquei aqui ....

CitaçãoOntem apareceu por lá um outro senhor da formação que segundo me disseram alguns sócios do Scp tem alguma posição na estrutura.

Tive a oportunidade de poder estar à conversa com ele, eis alguns dos temas que o propus abordar:

Tema - Formação Leonina vs pseudo formação

A 1º questão que fiz ao senhor, foi se os lampiões poderiam suplantar a nossa formação a médio prazo devido ao forte investimento que têm feito desde 2004 na era Carraça?

A resposta dele foi curiosa, ele disse-me que neste momento os lamps já suplantam a nossa formação em termos de investimento, para terem uma ideia é uma coisa doida, eles actualmente contratam tudo o que mexe.
Os gajos têm protocolos com tudo o que é clube da terrinha, a aposta é tão forte que segundo ele as nossas equipas de escolinhas não conseguem ganhar um jogo às equipas deles, pois os tipos escolhem no inicio da época os 15 melhores miúdos para jogar sempre, ficando os outros míudos de fora o ano inteiro.
No Scp isso não acontece, todos os jogadores são experimentados e rodam ao longo dos jogos, o que revela um menor entrosamento em relação ao adversário.
Acrescentou ainda que esses miúdos das escolinhas dos lamps evidentemente irão subir a pouco e pouco de escalão e nunca se
sabe o que vai sair dali.

Ele disse-me que o Sporting tem uma das melhores prospecções de jogadores a nível internacional e que enquanto o Sporting tiver o Aurélio com a sua máquina montada de colaboradores espalhados por todo o país os lamps nunca terão a mínima hipótese de chegar aos grandes jovens talentos. Disse ainda, para que o benfica pudesse superar-nos teria de gastar 100 x mais na formação do que o Sporting gasta actualmente. Contudo, sublinhou que tendo em conta os recursos disponíveis($$$), Aurélio e os seus homens de confiança têm feito autênticos milagres com a formação Leonina.

Tema - Sporting e as jovens promessas

Outra questão que achei interessante propôr é de que forma o Sporting consegue convencer as grandes promessas a vir para o clube em detrimento das outras colectividades?

Numa 1ª fase a forma utilizada é o factor Academia com as suas impares condições de treino.

(interrompi)...no caso do benfica, eles agora tb têm condições idênticas.

(O Sr. respondeu-me com o seguinte)...Pois mas qd nós mostramos o nosso cartão de visita com todos os valores formados pelo Scp os pais dos miudos nem pensam 2 vezes e o benfica o que é que eles têm para mostrar. Por outro lado nós chegamos sempre em 1º aos jogadores e aos pais deles, por isso nunca dá hipótese.

Tema - João Couto

O João Couto foi para o benfica, parece que não chegou a acordo com o Scp, afinal de contas o que aconteceu?

Bem não sei se ele foi para o benfica e não fico com pena que se tenha ido embora.
O João Couto é professor de Educação Física numa escola, alia a sua actividade profissional com a de treinador de Juvenis na Academia.O Scp fez-lhe uma proposta rídicula que ele nunca poderia aceitar, esta consistia que ele trabalhasse na Academia a tempo inteiro pelo mesmo valor que recebia antes e que não era muito.

(interrompi)...mas isso é o que uma Empresa faz a um empregado qd não conta com ele, faz-lhe uma proposta inaceitável para não ter de comunicar-lhe directamente que prescinde dos seus serviços.

(O Sr disse)...sim é isso, mas penso que o Scp deveria ter agido de outra forma. Senão contavam com ele tinham uma conversa com o Couto e diziam-lhe que tinha chegado ao fim de um ciclo e que para este ano pretendiam um outro treinador para os Juvenis bem mais acessível financeiramente.

Tema - Mau Comportamento de alguns Jovens talentos

Como não poderia deixar de ser, falei-lhe dos rumores de mau comportamento de alguns miudos dentro e fora da Academia,
nomeadamente o Ricardo Real e o Pedro Eugénio, no entanto fiquei a saber que há + 2 ou 3 casos de indisciplina.

Eis a resposta que obtive:

Bem o Ricardo Real é extremo esquerdo e é muito bom jogador, mas infelizmente é um miudo muito difícil, tem um comportamento terrível e foi chamado á atenção por diversas vezes.
Há uns tempos fomos a um torneio na (Guarda ou Covilhã) e a certa altura o arbitro pediu ao treinador do Scp para que ele subtituísse o Ricardo pq senão teria de o expulsar. Tenho muita pena do miudo mas tenho sérias dúvidas que alguma vez venha a ser jogador de futebol pelo comportamento que tem.
O Ricardo não é acompanhado pela família, nem sequer vêm aos jogos dele, não querem saber do rapaz e tão novinho já vive em casa da namorada. É certo que pediu uma 2ª oportunidade, mas o Scp recusou, por isso foi dispensado.

O Sr.confirmou ainda que o mesmo aconteceu com o P.Eugénio, tb pediu oportunidade, mas nada feito, tb foi mandado embora.   
Ao que pude apurar há mais uns casos de indisciplina, mas o Sporting ao que tudo indica em 1 ou 2 situações irá ser benovolente e vai dar mais uma chance aos moços.

Tema - Preocupações

O Scp este ano vai criar mais equipas de escolas, no entanto vai dispensar muitos miudos agora, muitos deles segundo o Sr. da formação teriam lugar de caras nas equipas dos lampiões, o que não custa muito acreditar.

Uma das preocupações que ele mostrou é o facto de o Scp não ter mais condições na Academia em termos de logística, pois como não há lugar para todos podem perder-se muitos miudos de grande qualidade, mas é um risco a correr.

Uma coisa é certa segundo ele o Scp nunca mais vai voltar a cometer o erro que aconteceu com o Miguel(valência). Pois o artistinha jogava nos infantis do Scp numa célebre equipa que goleou o Porto por 5-0, só que o menino era tão pequenino que até metia dó e por isso foi dispensado.
Há um caso de um miudo muito bom que veio de uma terrinha, inclusive a mãe dele deixou tudo e veio para lisboa com o menino para alugar casa. Parece que vai ser dispensado pq o moço apesar da qualidade para jogar nos Iniciados A tem corpinho de infantil e não cresceu nem 1 cm desde que chegou.
O que o Scp costuma fazer nas situações em que tem duvidas é emprestar os meninos 1 ano ou 2 para ver se evoluem fisicamente, pq tecnicamente se estão no Scp é pq são bons.
O Sr. da formação falou-me ainda do teste da mão, que é um teste algo dispendioso que calcula com precisão a altura que o moço irá ter. Actualmente o Scp só faz o teste em alguns casos, nomeadamente nos Guarda-Redes, mas só naqueles que revelam aptidões técnicas muito acima da média para a posição. Todos os moços que pretenderem realizar o teste terão de ser os seus pais a suportar os encargos.

Outra preocupação revelada é o facto de os treinadores das escolinhas serem muito mal pagos(20 a 30 contos) pq o sporting
prefere pagar avultados salários a directores.

Pois é malta, quase tudo aquilo que pude apurar vai de encontro ao que alguns amigos foristas que são entendidos na matéria já tinham há algum tempo partilhado aqui no forum. Peço desculpa pela seca
e pela minha pouca vocação para o Jornalismo, mas espero que de alguma forma possa ter dado um contributo válido para a elevação e debate do tema da formação.

A minha Conclusão:

Não restam duvidas que o nosso maior rival já percebeu que como as coisas estavam a guerra para garantir os melhores talentos há muito que estava perdida.
E não é por acaso que recentemente decidiram mudar de estratégia, ou seja tem gasto verbas consideráveis a fazer protocolos com todo o clube em tudo o que é sitio de forma a anteciparem a detecção de talentos antes dos nossos olheiros bem mais perspicazes e competentes.

Penso que a direcção do nosso Scp tem bem presente esta nova situação e não é por acaso que surgiu recentemente a intenção
de se criar extensões da Academia pelo país. As coisas mudaram e estamos perante uma nova realidade, penso que vamos assistir
muito brevemente a uma nova guerra sem quartel de caça ao talento, vamos ver se continuamos a ser vencedores.

tigerwoodss

excelente comentário....ficamos a saber o que eles pensam. Mas discordo plenamente de duas coisas:

"
Ele disse-me que o Sporting tem uma das melhores prospecções de jogadores a nível internacional e que enquanto o Sporting tiver o Aurélio com a sua máquina montada de colaboradores espalhados por todo o país os lamps nunca terão a mínima hipótese de chegar aos grandes jovens talentos.
"

São vários os casos em que isso é mentira...refiro só o Rui Silva por exemplo.

"(O Sr. respondeu-me com o seguinte)...Pois mas qd nós mostramos o nosso cartão de visita com todos os valores formados pelo Scp os pais dos miudos nem pensam 2 vezes e o benfica o que é que eles têm para mostrar. Por outro lado nós chegamos sempre em 1º aos jogadores e aos pais deles, por isso nunca dá hipótese. "

São tantos os casos em que isso não é assim que até me faz rir. Vou fazer uma lista só deste ano para as nossas amigas osgas aprendam qualquer coisa:
Pedro Ferreira (odivelas) - o sporting chegou a fazer proposta oficial
Ricardo Semedo (Guimaraes) - sporting e chelsea queriam o jogador
Nélson cunha (clube caçadores das taipas) - sporting e benfica disputaram o jogador
José Henrique (ac. Viseu) - benfica e sporting tentaram ficar com o jogador
André Jesus (Tavira) - O sporting tinha apalavrado o jogador
Todos estes estão no benfica...e são só os que me lembro de cabeça.

Destaco aqui outra coisa que já era há muito conhecida:

"
Uma das preocupações que ele mostrou é o facto de o Scp não ter mais condições na Academia em termos de logística, pois como não há lugar para todos podem perder-se muitos miudos de grande qualidade, mas é um risco a correr. "

Isto já era falado há muito tempo... Como alcochete fica muito isolado, todos os miudos que lá treinam têm que viver lá, logo as camas disponiveis não chegam para todos os jogadores que eles quereriam. O  Caixa Futebol Campus como está mais dentro da cidade e tem optimos acessos apenas precisa albergar os jovens que são de longe (e ainda são muitos).
É claro que eles terão mais sossego e privacidade, mas têm esta e outras desvantagens.

cumprimentos

pedroslb78

tigerwoodss

nao sei, mas os colegas dão-o como certo no plantel. ja treina.

cumprimentos

pedroslb78

Ok!
Tiger muito obrigado pelo esclarecimento!!
Um abraco

BigSLB

http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver&noticia=108599&tema=7

Selecção
Sub-19: FC Porto dá oito à Selecção
O FC Porto, com oito jogadores, é o clube mais representado na convocatória da Selecção sub-19 com vista ao primeiro mini-torneio de apuramento para o Europeu da categoria, que irá decorrer na Noruega, entre os dias 4 e 9 de Outubro, envolvendo a equipa anfitriã, a Letónia e San Marino.

A equipa das quinas, orientada por Edgar Borges, concentra-se na próxima segunda-feira, no Jamor, viajando para a Noruega no dia 2 de Outubro.

Os dois primeiros classificados desta fase de apuramento garantem a presença na ronda de elite, a derradeira fase de apuramento para o Europeu Áustria-2007.

Lista de convocados:
Belenenses: Carlos Alves;
FC Porto: Hugo Ventura, André Santos, André Castro, Rui Pedro, Daniel Candeias e Jorge Monteiro, Miguel Granja «Bura», Marcelo Santiago;
Olivais e Moscavide: Bruno Pereirinha;
Rio Ave: Fábio Coentrão;
Sporting: Rui Patrício, Daniel Carriço, Tiago Pinto, Fábio Paim, João Martins;
Valência: Yago Fernandez;
V. Setúbal: Luis Portela.

jp_slb

tbm s os nossos melhores juniores tem 17 anos...