25/08/2012 | RIP José Oliveira (Sócio Nº1 do SL Benfica)

SLB É O REI DO MUNDO

Sabem se será feita alguma homenagem no jogo contra o Nacional ?

Saviolafication

Citação de: SLB É O REI DO MUNDO em 29 de Agosto de 2012, 01:56
Sabem se será feita alguma homenagem no jogo contra o Nacional ?

Provavelmente vai haver um minuto de silêncio, tal como no jogo do Benfica B.

sardao

Snoop_143

1 século de vida, cresceu a ver o nosso Benfica crescer...Descanse em paz.

volt

Tal noticia passou-me ao lado!
Que orgulho enorme deve poder ser dizer "eu sou o sócio Nº1 do Sport Lisboa e Benfica", que tenhas o descanço que mereces !

diabo maiato

Fake Blood

Por mero acaso, no dia em que faz um ano em que o Sr. José nos deixa, tropecei nesta entrevista que deu à Sábado.

José Gonzalez Oliveira
Benfica
99 anos
89 anos de sócio (desde 1922)

Aos domingos, a ida à antiga sede do Benfica na Gomes Freire era mais sagrada do que a missa. "Ia a família toda, uns oito ou nove. Chegávamos às 9h e íamos para o salão de festas e para o animatógrafo, o cinema do Benfica, e só depois almoçávamos. Levávamos farnel e um fogão a petróleo. À tarde, começávamos por ver o hóquei em patins e, a seguir, íamos para o campo, onde assistíamos aos jogos de todos os escalões, dos infantis à primeira equipa", conta à SÁBADO.

José Gonzalez Oliveira fez-se sócio com 11 anos, por decisão do pai, sem nunca suspeitar que um dia se tornaria o sócio mais antigo do clube com mais associados no mundo.

"Os atletas ganhavam só um galão e um papo-seco. Só muito mais tarde os internacionais passaram a ganhar 500 escudos", diz.
"Até o presidente, Félix Bermudes, ia de bicicleta para os jogos com as filhas, muito jeitosas, por sinal." Estávamos em 1930 e só os sócios titulares, por 200 escudos, se podiam sentar nas bancadas.
"Mas quem queria insultar o árbitro no meio das varinas tinha de ir para a primeira fila do peão."

José Oliveira teve muitas profissões. Numa das primeiras, foi repórter do semanário Stadium, fazendo as crónicas das partidas ao telefone para a redacção do jornal. Mais tarde, foi escriturário do Ministério da Guerra e, por saber falar muitas línguas, acabou por ser contratado como tradutor pela American Express.
"Fui buscar alguns refugiados e exilados à fronteira", diz.

Nunca deixou de estar ligado ao clube. Fez parte das secções de ténis-de-mesa ("onde até chegava a jogar quando alguém faltava") e de ciclismo, acompanhando as voltas ao País de bicicleta e construindo uma amizade sólida com o ciclista José Maria Nicolau: "Num banquete, tinha o Nicolau à minha esquerda e os criados deixavam-lhe garrafas de champanhe debaixo da mesa. Chegámos a ter umas 13", conta.

Como adepto, festejou a primeira Taça dos Campeões Europeus ganha pelo Benfica, em 1961, correndo ao lado do autocarro que transportava a equipa. Elogia, obviamente, Eusébio, mas também há outros nomes que não esqueceu com o tempo: "Havia um defesa bestial nos anos 30 chamado Gaspar Pinto. Treinou nove meses com o pé esquerdo descalço e o direito calçado para se tornar ambidextro."

Descanse em paz.

BC

O Benfica é feito destes seres humanos. O Benfica cresceu com pessoas e neste caso com sócios como o Sr. José.

CitriC

"Havia um defesa bestial nos anos 30 chamado Gaspar Pinto. Treinou nove meses com o pé esquerdo descalço e o direito calçado para se tornar ambidextro."

:o

não fazia ideia. enorme!

Vou procurar mais informações do Gaspar Pinto

Orgulhosamente_SLB

É com uma enorme tristeza que aos poucos vejo partir este "Benfica".

Referindo-me, claro está, a estes valores.

O que este SENHOR e os seus testemunhos fazem, por outro lado, é alimentar o benfiquismo que fervilha em todos nós.