João Campos (Atletismo)

pcssousa

Nome completo: João José Pontes Campos

Nacionalidade: Portuguesa

Data de nascimento:  22-09-1958, Paderne, Albufeira

Modalidade: Atletismo

Épocas ao serviço do Benfica: 1980 a 1986 e 1989 a 1993

Títulos pelo Benfica:
- 10 Campeonatos Nacionais de Pista (equipas): 1980, 1982, 1983, 1984, 1986, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993
- 2 Campeonatos Nacionais de corta-mato (equipas): 1990
- 1 Campeonato Nacional 800 metros (1980)
- 5 Campeonatos Nacionais 1500 metros (1975, 1980, 1982, 1984 e 1985)
- 1 Campeonato Nacional 10000 metros (1989)

Títulos pela selecção nacional:
- Campeão do Mundo de 3000 metros (pista coberta), Paris 1985 (19 de Janeiro 1985)
- Medalha de Bronze nos Europeus de pista coberta em 3000 m, Madrid 1986 (23 de Fevereiro 1986)
- Medalha de Bronze (colectiva) nos Mundiais de Corta-Mato 1984, New Jersey (24º individualmente) (25-03-1984)

Outros:
- 1 Campeonato Nacional Maratona (1987)
- Terceiro lugar na Taça dos Campeões europeus de corta–mato (1982 e 1991)

pcssousa

João Campos foi o primeiro praticante de atletismo do Benfica a sagrar-se campeão do Mundo. Tal feito ocorreu nos Jogos Mundiais de Pista coberta em Paris 1985, nome atribuído à primeira edição dos Campeonatos do Mundo.
Após se ter sagrado campeão nacional absoluto de 1500 m aos 17 anos em representação do Liceu de Faro, clube onde se iniciou, acabou por rumar ao Benfica em 1980 (e não em 1979 conforme algumas fontes)
Logo nesse ano e, apesar da juventude, chegou às meias-finais dos 1500 metros nos Jogos Olímpicos de Moscovo.

Nos anos seguintes dedicou-se particularmente aos 1500 metros onde ganhou 5 títulos nacionais individuais e participou em numerosas competições internacionais, Jogos Olímpicos, Mundiais de Pista e Corta-Mato.
Em 1985, numa altura em que se encontrava a fazer a transição para distâncias superiores correu os 3000 metros nos Jogos Mundiais de pista coberta. A exemplo do seu colega de clube, António Leitão, qualificou-se para a final da prova e nesta, João Campos, então estudante do ISEF, surgiu, fulminante, na última volta, a arrancar uma vitória surpreendente, em 7.57,63, à frente do americano Don Clary e do alemão Christoph Herle, enquanto António Leitão era quarto, com 7.58,14.
No ano seguinte, apresentou-se como favorito nos Europeus de Madrid. Acabou por conquistar o bronze naquela que seria a primeira medalha portuguesa em europeus.

Logo após se sagrar Campeão do Mundo afirmou:
"Nunca esperei esta medalha de ouro, embora o meu treinador, António Campos, me tivesse falado dessa possibilidade. Ao subir ao pódio e ouvir o hino nacional pensei apenas nos 13 anos de trabalho com o António, trabalho duro, com algumas tristezas pelo meio mas sempre com esperanças de que um dia seria. E foi. Depois disto dá para pensar que nunca é tarde. Estou Feliz, muito feliz, vamos lá ao champanhe..."

Um ano e pouco depois, mesmo tendo passado por graves problemas de saúde, ao conquistar o bronze no europeu declarou:
"Antes da partida senti que não tinha grandes hipóteses. Depois do tiro deixei de pensar no lote fortíssimo de adversários e no final fiquei com a sensação de que podia ter ganho. Foram só 7 centésimos a separar-me do ouro e no jogo dos empurrões, franzino, perdi mais que isso. Não embalei como embalaria em condições normais. O meu principal trunfo quase foi aniquilado por uma estratégia que eu seria incapaz de usar, mas que os meus adversários usaram"

Actualmente é treinador de atletismo, tendo já treinado, entre outros, Fernanda Ribeiro, Jéssica Augusto ou Luís Sá e treina igualmente os actuais atletas do clube Rui Pedro Silva e José Costa, entre outros.

fyure

faneca_slb4ever

Aloutre

O trabalho do Sousa no fórum nos últimos tempos tem sido louvável, volto a dizê-lo!

Um enorme bem haja a ti e ao teu Benfiquismo!