ANDRÉ LIMA ACREDITA CHEGAR À FINAL

GloriosoJMP

A poucos dias do início da 2ª fase de qualificação da FUTSAL UEFA CUP, André Lima, emblemático capitão da equipa do Benfica, conversou com a futsal.com sobre os sonhos alcançados em 2004 e os desejos para 2006 nesta competição.
André Lima está ciente das suas responsabilidades, mas tem a certeza que jogando em grupo e com o calor humano dos adeptos, o Benfica chegará longe na FUTSAL UEFA CUP 2006.

André Lima,  no ano 2004 chegou, já como capitão do Benfica,  à final da UEFA CUP, qual era o sentimento que o dominava antes da partida?
" Penso que era o mesmo de agora. Existia uma grande ansiedade para que tudo começasse rapidamente. Era o sonho concretizado de chegar à final e atingir os nossos objectivos. Sentia-me muito feliz."

Como foi entrar para o jogo e ver um pavilhão repleto de adeptos prontos a apoiar o Benfica?
"É algo que já se torna usual, nomeadamente nos grandes jogos. Adeptos do clube e da modalidade enchem o pavilhão para nos apoiar, com um calor humano que é único. Posso mesmo afirmar que vejo poucos pavilhões tão cheios neste tipo de eventos. Acredite que para os jogadores isto dá muita força."

O Benfica enfrenta no Domingo o Kairat Almaty para a mesma competição, como acha que se vai comportar?
"Vamos entrar prontos para ganhar. Numa competição como esta, o 1º jogo é muito importante, é fundamental. Nós estamos prontos a dar tudo o que temos, apesar de termos em conta que o Kairat é uma equipa muito forte, recheada de jogadores brasileiros e com uma boa estratégia táctica.
Nós somos um grupo e assumimos as nossas responsabilidades individuais e colectivas. Como Capitão vou tentar honrar o mais possível o meu papel."

Na sua opinião, este ano o Benfica voltará a alcançar a final?
"Acredito que sim. A nossa equipa tudo vai fazer para nesta 2ª fase de qualificação conseguir o primeiro ou o segundo lugar. Depois de apurados tudo é possível, incluindo chegar à final".

Apesar de ser uma das melhores equipas do campeonato nacional, o Benfica está em 3º lugar a 8 pontos do Sporting que vai em primeiro. O que está a falhar na equipa?
" Tem um pouco a ver com as mexidas do plantel. Devido aos novos moldes do campeonato nacional, temos estado a tentar introduzir novas técnicas, já que o importante é fomentar uma boa equipa.
O Benfica é uma grande equipa de Futsal, com grandes valores como se pode comprovar com a saída de dois jogadores para o campeonato espanhol."

Os adeptos desempenham um papel fundamental no espírito de uma equipa. Qual o apelo que faz aos adeptos do Benfica?
" Eu nem preciso de pedir nada, pois tenho a certeza que eles vão estar em massa no pavilhão para nos apoiar. Por isso a única coisa que prometo aos adeptos do Benfica e a todos os amantes da modalidade é muito espírito de sacrifício e honrar as cores da nossa camisola como sempre fiz."