Mariano culpado, Benfica castigado

RedSLB

Esta decisão do Conselho de Disciplina (CD) da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), referente a um episódio que remonta ao dia 18 de Junho, e mediante as provas apresentadas, levou à condenação do clube lisboeta, sancionado com uma derrota no jogo implicado no processo, com a transição dos três pontos para a formação vianense, e à abertura de um processo disciplinar a Mariano Velásquez.

As provas do protesto, apresentado pela Juventude de Viana respeitavam a alegadas agressões infligidas por Mariano Velásquez a Tiago Barbosa, cerca de duas horas antes do jogo que opôs o Benfica à Juventude, no dia 18 de Junho, a contar para a 2.ª fase do Campeonato Nacional da I Divisão de hóquei em patins, da época passada. O episódio em causa teve lugar nas imediações do pavilhão do Sport Lisboa e Benfica e no seguimento do qual Tiago Barbosa teve de receber assistência hospitalar.

O clube lisboeta tinha vencido o jogo implicado no processo por 6-2. Agora, mediante a decisão do CD são retirados os três pontos da vitória ao Benfica que, por sua vez, serão atribuídos à Juventude de Viana. Esta decisão, embora provoque, naturalmente, alterações na pontuação de ambas as formações, não leva à subida ou descida, na classificação final, do clube minhoto. O mesmo já não se passa com o segundo lugar alcançado pelo Benfica.

A Juventude recebeu, no passado dia 17, para o jogo de apresentação aos sócios da equipa para a nova época, o Benfica, e venceu por 6-3. Tiago Barbosa e o jogador argentino deram um abraço no rinque, antes do início do jogo, como forma de amenizar as recordações à volta do incidente que foi agora analisado e deliberado pelo CD da FPP. Paralelamente ao processo disciplinar desportivo, estava também em curso um processo cívil, resultado da queixa que Tiago Barbosa apresentou na polícia e que originou a que ambos os jogadores fossem chamados a tribunal, dois dias depois, para prestar declarações sobre o sucedido. No entanto, depois de resolvido o diferendo entre as partes, Tiago Barbosa acabou por desistir da queixa-crime, o que não aconteceu na vertente desportiva, sendo agora conhecida a decisão.


fonte http://www.hoqueislb.net/

RedSLB

#1
COMUNICADO

1. O Conselho Disciplinar da Federação Portuguesa de Patinagem deliberou na sua reunião de 29.Setembro.2005:

a) punir o Sport Lisboa e Benfica com a pena de derrota no jogo que o nosso Clube disputou com a Associação Desportiva de Viana, no pretérito dia 18.Junho.2005, a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão em Seniores Masculinos (época 2004/2005), com fundamento na ".... prática de Actos violentos que põem em causa os interesses da Patinagem, acções violentas que coloquem em risco a integridade física de terceiros e a prática de ilícito criminal no âmbito de actividade desportiva...";
b) suspender preventivamente o jogador do  Sport Lisboa e Benfica Mariano Velasquez e instaurar-lhe processo disciplinar.

2. O Conselho Disciplinar considerou provado que, naquele dia, pelas 16h15 (ou seja mais de 1h30 antes do início do  jogo entre os dois clubes), ocorreu um incidente entre o jogador Mariano Velasquez e o jogador da Associação Juventude de Viana, Tiago Barbosa, num café sito no Complexo Desportivo do Benfica, junto do estabelecimento comercial Media Markt, eventualmente consubstanciado numa agressão do Mariano ao Tiago Barbosa, tendo sido com base nesse facto que deliberou punir o Benfica com a referida pena de derrota, ao mesmo tempo que suspendeu preventivamente o nosso jogador e lhe instaurou um  processo disciplinar.

3. Saliente-se e sublinhe-se que as deliberações em causa apenas agora foram tomadas – vários meses depois dos hipotéticos incidentes e na véspera de um jogo com o Futebol Clube do Porto.

4. O Sport Lisboa e Benfica, independentemente de já ter entregue os assuntos ao seu Gabinete Jurídico, a fim de serem interpostos os competentes recursos, não pode deixar de manifestar o seu profundo desagrado e uma enorme indignação pelas decisões em causa, considerando que foi injustamente penalizado (assim como o seu jogador) por actos que não praticou e que não tiveram qualquer relação desportiva com um jogo que ainda nem sequer se iniciara e que o Conselho Disciplinar não procedeu a um correcto enquadramento regulamentar, tendo confundido a eventual actuação do cidadão Mariano Velasquez com o jogador Mariano Velasquez.

5. Com efeito, qualquer actuação menos ponderada que, hipoteticamente possa ter existido por parte do jogador, teve lugar enquanto cidadão e não enquanto atleta, uma vez que a mesma se verificou fora do recinto de jogo e do próprio pavilhão onde o jogo iria decorrer, num café, em local público de livre acesso para toda a gente, e muito tempo antes do início do citado jogo, não estando com este relacionado.

6. O comportamento do jogador, não foi consequência do jogo (que ainda não tinha sido disputado) ou de qualquer sua incidência, configurando, quanto muito e a confirmarem-se os factos apurados pelo Conselho Disciplinar, um simples caso de polícia de âmbito criminal e nunca desportivo.

7. A pena de derrota por um facto e um comportamento de âmbito totalmente extradesportivo, ocorrido antes de um jogo (e não depois dele) é, no mínimo aberrante e, como afirmámos, carecida de correspondência nos regulamentos desportivos e disciplinares da modalidade que apenas contemplam sanções para factos consequentes de eventos desportivos.

8. Não obstante estar o Sport Lisboa e Benfica firmemente convencido da razão que lhe assiste e de que a mesma acabará por ser reconhecida pelo Conselho Jurisdicional, não pode deixar de chamar a atenção para os evidentes prejuízos que estas decisões lhe acarretam de imediato, quer sob o ponto de vista desportivo, quer financeiro.

9. O Sport Lisboa e Benfica espera e deseja, a bem da modalidade e da verdade desportiva, que outros incidentes, bem mais graves e que tiveram lugar muito recentemente em pleno recinto de jogo, impeditivos da sua conclusão, não fiquem impunes e que o Conselho Disciplinar actue, em consonância com os regulamentos, com o mesmo rigor com que o fez agora.

10. Assim se fará, verdadeiramente, JUSTIÇA e se credibilizará esta modalidade tão querida dos portugueses.

Lisboa, 30 de Setembro de 2005


A Direcção




fonte http://www.slbenfica.pt

19DIABO82

Isto é uma vergonha para o hóquei nacional!!!

antonioli

E a vergonha de há uns anos no futsal com um treinador adjunto?  :uglystupid2:
Isto só vai ao sitio com um "pau de mameleiro".  :knuppel2:

Shoky

K vergonha!!!!!!
Enfim, queria ver se acontecesse isto com o FCPorco... :tickedoff:

Big_Eagle

Só não perecbo uma coisa...Se foi num café porque razão terá a federação casttigado o nosso jogador?quanto muito é um caso de policia não da federação mas em portugal as pessoas estão habituadas a meterem-se naquilo que não lhes diz respeito.

                 


CorDeSang2

Filhas da p*ta Filhas da p*ta Filhas da p*ta Não há mais palavras.

Isto só vem provar que a Máfia azulada está de saúde e recomenda-se...

editor69

 :-X :-X :-X Medo muito medo as pessoas neste País andam com medo de agir,cobardes :embarassed:

CorDeSang2

Citação de: editor69 em 07 de Outubro de 2005, 14:25
:-X :-X :-X Medo muito medo as pessoas neste País andam com medo de agir,cobardes :embarassed:

Quem é que são "as pessoas [...] cobardes"? Explica lá isso melhor.

Amigo das modalidades

Finalmente saiu o castigo. o Mariano foi suspenso durante 5 jogos, entretando já cumpridos durante o periodo de suspensão preventiva. (2 jogos da Supertaça, mais 3 do campeonato com Barcelos, Candelária e Paço d'Arcos).

Entretanto, o Pedro Afonso também já poderá jogar no próximo jogo, estando recuperado do problema no ouvido.

Para o próximo jogo o Benfica conta assim, finalmente, com os 10 jogadores do seu plantel para encarar o adversário.

19DIABO82

Citação de: Amigo das modalidades em 25 de Outubro de 2005, 08:09
Finalmente saiu o castigo. o Mariano foi suspenso durante 5 jogos, entretando já cumpridos durante o periodo de suspensão preventiva. (2 jogos da Supertaça, mais 3 do campeonato com Barcelos, Candelária e Paço d'Arcos).

Entretanto, o Pedro Afonso também já poderá jogar no próximo jogo, estando recuperado do problema no ouvido.

Para o próximo jogo o Benfica conta assim, finalmente, com os 10 jogadores do seu plantel para encarar o adversário.

enfim, boas notícias!!!

Polaco

Quando é que a Juv Viana vem jogar á Luz ?

Amigo das modalidades

vai à secçao de hoquei do site e procura em calendario... já faço, mto não tenho que decorar o calendario, nao?  ;)

Polaco

Nem sabia que se podia ver os calendários das Modalidades. O Jogo é no dia 3/12.