Estádio do Campo Grande

Godescalco

Excelentes fotos do exterior nosso antigo estádio no Campo Grande.

In Bairro da Quinta da Calçada.

O estádio abandonado pelo SCP em 1937 é alugado pelo SLB em 1940. Este Clube realiza no mesmo importantes melhoramentos. No dia 5 de Outubro de 1941, o Benfica inaugurava o seu magnífico estádio de futebol conhecido por estádio do "Campo Grande". Em 1946 o SLB constrói neste local uma pista de atletismo e um outro campo para a prática de diversas modalidades, para além de um campo de basquetebol, um court de ténis e um campo de tiro. Uma obra gigantesca em terrenos alugados. Em 1954 mudou-se do Campo Grande para Benfica (Luz) onde construíu um imponente estádio, o maior de Portugal. Só em 1971 é que o SLB abandonou definitivamente o seu parque desportivo no Campo Grande, junto à actual estação do metropolitano.



Entrada para o campo de futebol do Sport Lisboa e Benfica, 1965. (Artur Goulart)



Caminho para o campo de futebol do Sport Lisboa e Benfica, depois da entrada, com o estádio de Alvalade ao fundo, 1969. (João Goulart)



Estrada de Telheiras com as entradas laterais do campo do Sport Lisboa e Benfica, 1969. (João Goulart)



Estrada de Telheiras com as entradas laterais do campo do Sport Lisboa e Benfica. As árvores à esquerda pertenciam ao olival do CIF, 1969. (João Goulart)



Entrada principal do antigo campo do Sport Lisboa e Benfica, 1969. (João Goulart)



Início da estrada de Telheiras, vendo-se à esquerda «A Sanzala», o muro branco dava para o antigo campo do Sport Lisboa e Benfica, 1969. (João Goulart)

RedVC

#1
O trabalho feito pelo Benfica a recuperar o Campo Grande foi notável.

O Campo Grande estava desativado desde 1937, e tinha sido abandonado pelo Sporting, que tinha optado por alugar o estádio do Lumiar ali ao lado e em cujo espaço edificaria o futuro Estádio José Alvalade.

Quando o SCP o deixou estava neste estado (ou pior)



Ainda faltavam algumas obras de finalização mas cerca de 1 ano depois estava assim




Os lagartos nem queriam acreditar...


No dia da inauguração, em 05 de outubro de 1941, era isto:




Um orgulho por uma obra tão extraordinária em pouco mais de 1 ano.
Quiseram por o Benfica de rastos mas tiveram a resposta adequada.

Como é dito no sítio oficial:

Em finais de 1939, o presidente da Direção foi chamado ao Ministério das Obras Públicas, sendo informado pelo Ministro Eng.º Duarte Pacheco que os três clubes de Lisboa - Benfica, Belenenses e Sporting - teriam de abandonar os seus campos, para se instalarem no Parque Florestal de Monsanto, onde a Câmara Municipal de Lisboa (CML) faria construir três estádios.

Acrescentou o ministro que o Benfica seria o primeiro clube atingido, devido às obras da autoestrada.

Entretanto, em contacto com a CML, a Direção do Benfica foi informada de que o Clube ficaria provisoriamente instalado no Campo Grande, cedido pela renda mensal de 600$00 (valor que o Benfica conseguiria reduzir para 550$00). Como era habitual, o Benfica dispunha de pouco dinheiro para realizar as obras de adaptação dum espaço desportivo que há muito estava desativado e que nunca chegara a ter grandes condições. Depois de lutar por uma indemnização justa, em face da sua saída involuntária das Amoreiras, a direção do Benfica conseguiu que esta passasse de 600 para 800 contos (note-se que o Estádio das Amoreiras representou 2 000 contos de investimento em 15 anos de utilização).

A CML comprometeu-se a pagar 400 contos no ato da escritura e o restante o mais breve possível, mas nunca excedendo o ano de 1940. A edilidade comprometeu-se, ainda, a dar prioridade ao Benfica na escolha do campo no Parque de Monsanto. O Benfica recebeu 800 contos de indemnização para abandonar o Estádio das Amoreiras, mas teve de pagar dívidas (ainda referentes aos empréstimos para a sua construção), ficando apenas com 500. Não se podia, pois, pensar em grandes obras, mas sim em dotar o estádio de condições aceitáveis. Sem muito terreno disponível e sem recursos amplos não se podia pensar num projeto grandioso. Havia que conciliar a necessidade de remodelação do espaço com o dinheiro disponível.



fonte: https://www.slbenfica.pt/en-us/slb/historia/estadios-anteriores/estadio-do-campo-grande


Ou seja o Sport Lisboa e Benfica foi prejudicado gravemente pelo Estado Português.
Uma vergonha quando na verdade o SCP e  CFB em nada foram atingidos.

Durante 13 anos o Benfica teve o Campo Grande como casa. Foi uma casa onde inicialmente fomos felizes pois conquistamos alguns títulos mas que limitava o crescimento do Clube.

Foi lá que em 07/02/1943 demos 12-2 ao FC Porto e em 28/04/1946 demos 7-2 ao Sporting CP.

Fizeram-se milagres como por exemplo a construção de um campo ao lado para as modalidades.




Só em 1953 se avançou para a nossa querida Catedral. O mais belo Estádio alguma vez construído e onde ainda entrei de mãos dadas com o meu saudoso Pai.

Amor eterno aquela linda Catedral






Jayson Tatum

Citação de: RedVC em 11 de Julho de 2022, 20:52





Estava a olhar para esta fotografia e a tentar localizá-la espacialmente.

Creio que este edifício na parte inferior da fotografia será o Palácio Pimenta, actual Museu da Cidade.

RedVC

Citação de: Jayson Tatum em 13 de Julho de 2022, 02:55
Citação de: RedVC em 11 de Julho de 2022, 20:52





Estava a olhar para esta fotografia e a tentar localizá-la espacialmente.

Creio que este edifício na parte inferior da fotografia será o Palácio Pimenta, actual Museu da Cidade.

Exato




Palácio Pimenta, atual Museu da Cidade



https://restosdecoleccao.blogspot.com/2013/01/palacio-pimenta.html


Vê-se também as construções onde está hoje a churrasqueira do Campo Grande e onde está o palácio Valença-Vimioso

Palácio Valença-Vimioso





Churrasqueira Campo Grande






JigSaw

Incrível. Desconhecia este pedaço de história. Como é que o SCP foi lá parar definitivamente?

Jayson Tatum

Citação de: RedVC em 13 de Julho de 2022, 07:47
Citação de: Jayson Tatum em 13 de Julho de 2022, 02:55
Citação de: RedVC em 11 de Julho de 2022, 20:52





Estava a olhar para esta fotografia e a tentar localizá-la espacialmente.

Creio que este edifício na parte inferior da fotografia será o Palácio Pimenta, actual Museu da Cidade.

Exato




Palácio Pimenta, atual Museu da Cidade



https://restosdecoleccao.blogspot.com/2013/01/palacio-pimenta.html


Vê-se também as construções onde está hoje a churrasqueira do Campo Grande e onde está o palácio Valença-Vimioso

Palácio Valença-Vimioso





Churrasqueira Campo Grande





Obrigado!

Sempre muito bem documentado : )

RedVC

#6
Citação de: JigSaw em 13 de Julho de 2022, 08:40
Incrível. Desconhecia este pedaço de história. Como é que o SCP foi lá parar definitivamente?


Não sou nem quero ser especialista na história do SCP
O que digo a seguir pode estar errado mas é o que sei.
Se algum sportinguista quiser vir cá corrigir está à vontade desde que seja educado.,,

Como chegou o SCP ao Campo Grande? Bem, há uma ocupação histórica do SCP nessa zona.

Em termos históricos, antes de ir para o Campo Grande, o primeiro campo e o segundo campo desportivo do SCP foram situados em terrenos da Quinta das Mouras. Esses terrenos estavam mais perto do Lumiar do que do Campo Grande, e que eram parcialmente propriedade do Visconde, tendo o resto sido usado pagando uma renda a outros proprietários. A sede do clube seria numa casa propriedade do Visconde, situada ali perto, na Alameda das Linhas de Torres.

Nessa primeira década, foram financiados pelo Visconde de Alvalade a pedido de seu neto José de Alvalade, depois deste ter tido uma birra com alguns outros membros do Campo Grande FC, em abril de 1906. O SCP nasceu de uma birra de um miúdo mimado.

Esse campo do Sítio das Mouras começou a funcionar em 8 de Maio de 1906 e foi remodelado no ano seguinte (daí falarem em dois campos...).

Assim, o Campo Grande foi o terceiro campo desportivo do SCP, inaugurado em abril de 1917. E, curiosamente, o primeiro utilizador dos terrenos do Campo Grande foi o Lisboa FC, clube hoje extinto. Quando este clube entrou em grave crise financeira, os dirigentes do SCP aproveitaram e chegaram a acordo com os donos dos terrenos, e assim, em princípios de 1917, o SCP passou a ocupar as instalações do Campo Grande.

Ao que parece, essa mudança representou também um ato de emancipação do clube, com que a direção de então se libertou da figura absolutista que era José de Alvalade, co-fundador do clube e na primeira década o seu principal financiador e por isso "dono"... Um dono absolutista...

Em abril de 1937, o SCP sairia destas instalações - já decrépitas - para ocupar terrenos ali ao lado, construindo o Stadium de Lisboa, ou Estádio do Lumiar, o seu quarto campo desportivo. Para isso, o SCP estabeleceu acordos patrimoniais com a Câmara Municipal de Lisboa. o SCP fez remodelações em 1947 com arrelvamento do terreno de jogo, entre outros melhoramentos. Foi an sequência dessas remodelações que o SCP chama a esse campo, o seu quinto campo desportivo, e o primeiro "Estádio José Alvalade".

Com toda a lata, o SCP diz no seu sítio oficial que, em 1940, num "gesto de boa-vontade" e na sequência desses acordos patrimoniais, cedeu os terrenos do Campo Grande ao Benfica. Três anos depois. Devem ter demorado três anos a negociar... Fonte: https://www.sporting.pt/pt/clube/historia/est%C3%A1dios

A verdade é que o Benfica negociou com o Câmara de Lisboa depois de ser espoliado pelo Estado. Lembre-se que o plano inicial de Duarte Pacheco, ministro de Salazar era de construir três campos em Monsanto, um para cada um dos 3 grandes Clubes: SLB, SCP e CFB... Claro que só o Benfica ficou espoliado. Só as Amoreiras foram demolidas...

O sexto campo desportivo do SCP seria o Estádio José Alvalade, inaugurado a 10 de Junho de 1956. Foi construído nos terrenos do Stadium de Lisboa, entretanto demolido. E ali funcionou até que foi construído o Alvalade XXI, inaugurado em 2003 aquando do Euro 2004. Foi o sétimo campo desportivo do SCP e é o seu atual estádio.

Em 1971, o Benfica saiu das instalações que ainda mantinha no Campo Grande, onde manteve o campo pelado desde 1954, altura em que já tinha o Estádio da Luz. Nesse período no Campo Grande faziam-se treinos da equipa principal e jogavam as reservas e os juniores. Quando veio para Lisboa, o meu pai ainda ali viu jogos dos juniores, e disse-me que por lá viu jogar entre outros, um jovem e promissor defesa chamado Humberto Coelho. Depois do Benfica sair, o SCP ocupou esses terrenos e por lá esteve também o bingo do clube, que aliás uns anos depois deu uma grande polémica com a Câmara de Lisboa aquando da construção da Estação de Metro e do terminal rodoviário.

Bem, deve haver pessoal que sabe mais disto do que eu. Lagartices que ficam para quem quiser.