Maior erro histórico do Benfica?

Festivus

Infelizmente, o nosso Benfica cometeu vários erros históricos.

Não ter aceitado pagar a bonificação do bicampeonato europeu conquistado pelo clube ao Bela Guttmann: Para mim, o maior erro histórico deles todos. O homem levou o Benfica ao topo da Europa 2 anos seguidos. Qual a justificação para recusar ao ponto dele sair abruptamente do clube? Além disso, se ele não se tivesse ido embora nunca teria existido o mito da maldição. Teria o Benfica sido tricampeão europeu com Bela Guttmann ao leme ou ganho mais taças da Europa dos anos 80 para a frente? Ninguém sabe. Mas mesmo que não tivesse sido, não se alimentaria essa narrativa que come a cabeça aos jogadores e dirigentes desde 1963.

Aliança e amizade de Fernando Martins com Pinto da Costa: Ao fazer isso, Fernando Martins permitiu que o PDC montasse o sistema que montou que permitiu ao FCP construir o domínio que construiu durante décadas.

Eleição do Vale e Azevedo em vez do Luís Tadeu: Bem, neste caso a culpa é dos sócios pagantes na altura. Não do clube propriamente dito.

Despedimento do Mourinho por parte do Vilarinho: O Mourinho fez exigências? Sim, mas só as fez porque o Vilarinho já andava a prometer o regresso do Toni enquanto ainda andava em campanha. De outra forma o Mourinho não teria feito tais exigências ao Vilarinho, pois não sentiria o seu lugar ameaçado.
E, claro, depois o Mourinho foi para o Leiria brevemente e depois para o FCP ganhar aquilo que se sabe...

Demolição da Velha Luz: Era um dos maiores estádios do mundo. Agora temos um mais pequeno e menos imponente.

Eleição(e/ou constantes reeleições de Luís Filipe Vieira: Acho que nem preciso de justificar.

Assim, de repente, são estes os maiores erros históricos que me vieram à cabeça. E, sinceramente, já são demasiados.

Qual a vossa opinião?

Il trattore

Dos meus tempos vivos é entre a eleição do Vale e Azevedo, eleição do Vilarinho e despedimento do Mourinho. 
Menção para a personagem mais asquerosa que vi no Benfica, o vigarista do Vieira.

Festivus

Citação de: Il trattore em 28 de Junho de 2024, 13:42Dos meus tempos vivos é entre a eleição do Vale e Azevedo, eleição do Vilarinho e despedimento do Mourinho.
Menção para a personagem mais asquerosa que vi no Benfica, o vigarista do Vieira.
Eu nem diria que a eleição do Vilarinho tenha sido propriamente um erro. Ou era ele ou o Vale e Azevedo. E quem iria arriscar reeleger o Vale Tudo?

Ok, acho que também o Guerra Madaleno concorreu... mas alguém o levava a sério?

Obi-Juan Kenobi

Não eleição do Tadeu e demolição do Estádio ex aequo.

Num segundo plano, a entrada do Vieira no Benfica.

Il trattore

Citação de: Festivus em 28 de Junho de 2024, 13:49
Citação de: Il trattore em 28 de Junho de 2024, 13:42Dos meus tempos vivos é entre a eleição do Vale e Azevedo, eleição do Vilarinho e despedimento do Mourinho.
Menção para a personagem mais asquerosa que vi no Benfica, o vigarista do Vieira.
Eu nem diria que a eleição do Vilarinho tenha sido propriamente um erro. Ou era ele ou o Vale e Azevedo. E quem iria arriscar reeleger o Vale Tudo?

Ok, acho que também o Guerra Madaleno concorreu... mas alguém o levava a sério?
Teve a parte positiva de ter derrotado o Vale e Azevedo, ter despedido o Mourinho e, acima de tudo, ter metido o maior filho da puta que há no mundo dentro do Benfica leva-me a nao o conseguir ver pintado nem de ouro.

Paulo Fonseca

O maior erro foi mesmo o fim da catedral.

Pela história do estádio em si, assim como pela sua imponência.

HB

Por ordem cronológica, a eleição do Damásio (embora aqui a opção não fosse melhor), a eleição do Vale e Azevedo, a eleição do Vilarinho, a eleição do Vieira e por último a eleição do Rui Costa para a presidência do Benfica.

Festivus

Citação de: HB em 28 de Junho de 2024, 14:09Por ordem cronológica, a eleição do Damásio (embora aqui a opção não fosse melhor), a eleição do Vale e Azevedo, a eleição do Vilarinho, a eleição do Vieira e por último a eleição do Rui Costa para a presidência do Benfica.
No caso do Vilarinho, a alternativa também não era a melhor. Foi basicamente escolher entre uma doença terminal e uma doença crónica.

piwo

O maior erro historico foi a eleicao do Kadafi dos pneus e nao consta aí nas opcoes

Festivus

Citação de: piwo em 28 de Junho de 2024, 14:26O maior erro historico foi a eleicao do Kadafi dos pneus e nao consta aí nas opcoes
Tens razão. Adicionei essa opção.

bet

Contratação de Artur Jorge para treinador.

ruicouto10

Despedimento do JVP
Eleição do vieira
eleicao do encosta

JonSnow

Bem, que tal não contratar o Jardel das duas vezes que esteve ao nosso alcance?
E não se ter ido buscar o Mourinho ao Leiria porque o bigodes não queria o Mozer como adjunto, mas sim o Jesualdo.

ricmarkes

Citação de: JonSnow em 28 de Junho de 2024, 19:58Bem, que tal não contratar o Jardel das duas vezes que esteve ao nosso alcance?
E não se ter ido buscar o Mourinho ao Leiria porque o bigodes não queria o Mozer como adjunto, mas sim o Jesualdo.


Se não é o maior erro, é certamente um dos maiores.  Falo do Jardel.

Festivus

Deprimente que o nosso clube tenha cometido tantos erros históricos.