Top 100 melhores jogadores do Benfica de sempre

Frizads

Boa noite malta!  :flagglorioso: :tocha:

Estou a fazer este post porque estou a trabalhar num projeto meu do Benfica, onde quero de uma forma estabelecer quais são os MAIORES jogadores do Benfica de sempre (não são os melhores atenção, mais abaixo explico)

O meu objetivo é de certa forma fazer uma retrospectiva da história do nosso glorioso e simultaneamente informar-me melhor a mim mesmo e ao público geral sobre algumas lendas do nosso passado longínquo que eu possa não conhecer tão bem, e claro porque também é divertido discutir quais são os nossos melhores craques.

Portanto reuni uma lista de 100 jogadores  que do meu entender, e do que já pesquisei, se "destacaram" entre os demais por variadíssimas razões (tentei incluir jogadores de todas as épocas distríbuidos de forma igual, o mesmo para as posições) ficaria muito agradecido portanto se me os conseguissem ordenar (peço especial ajuda a malta mais velha para me educar porque relativamente aos jogadores mais antigos não há muitos dados da sua época ou filmagens dos jogos para concluir o que quer que seja sequer)

Sei que é um exercício longo e até pode ser tedioso, mas se alguém conseguisse ir fazendo aos poucos agradecia, porque neste momento estou mesmo as cegas a partir da década de 80 lol.

Em termos  de critérios, são os seguintes, estabelecidos por ordem decrescente de importância: (que devem ter mais peso na decisão até aos que devem ter menos) Se não tiverem paciência para ler os critérios que defini saltem e façam a ordenação da lista na mesma por favor ahahahah, preciso drasticamente de opiniões.

1 - Comparar jogador com a sua competição da época

Ex: A história não pode ser apagada e tudo é relativo, daí este ser o critério número 1. Nada é estático com o tempo, e o futebol não é excessão. Com o passar das décadas o desporto evolui em todos os aspetos: os treinos são mais eficazes, os jogadores estão muito mais bem condicionados fisicamente, taticamente o desporto evoluiu também, há mais fintas, o conhecimento geral é maior, é mais monetizado e isso influencia todos os aspetos, os jogadores estão mais motivados para estarem num nível melhor, as condições são melhores (melhores campos, bolas, chuteiras....) tudo com o tempo foi "melhorando" e vai continuar assim... isto para concluir que, se tivessemos uma máquina do tempo e conseguissemos colocar o Rafa a jogar 1 vs 1 com o senhor José Augusto muito provavelmente o Rafa iria ganhar, mas não é esse o objetivo deste exercicio, temos de ter a perspectiva e perceber quão bom era o senhor José tenho em conta todas as condicionantes da sua época (que referi acima) e quão bom ele era comparativamente a sua competição da altura... posto isto acho que não há dúvidas em concluir que José Augusto >>>> Rafa

2 - Pico de habilidade futebolística (enquanto jogaram no Benfica)

Ex: Rui costa estaria com certeza no top 5 se considerássemos o pico da sua habilidade em toda a sua carreira, se considerarmos apenas a sua habilidade enquanto jogou no Benfica apenas talvez desça para top 10 ou algo do género.
         Um jogador como o Valdo por exemplo não teve um pico de carreira tão alto como o Rui Costa, mas no Benfica talvez tenha tido, logo de acordo com este critério é possível que Valdo > Rui Costa em termos deste ranking (sujeito a vossa opinião de ambos claro)

3 - Impacto  e influência cultural

Ex: O Aimar é um jogador que não dá para explicar quão bom era com números, videos ou mesmo com palavras, o homem tinha uma aura do tamanho do mundo, não era a toa que era o ídolo do Messi, um craque dos pés a cabeça com um impacto gigante no desporto, esse impacto tem de ser tomado em consideração... o mesmo tem de ser tido em consideração com jogadores como o Mantorras ou o Jonas por exemplo, que tinham um impacto cultural muito grande

4 - Longevidade da sua carreira no Benfica:

Ex: Jogadores como o Ramires, Darwin ou até outros como o Gamarra por exemplo foram um fogo que ardeu furiosamente enquanto estiveram cá, mas que durou pouco aqui. Jogadores cuja chama não ardeu tão intensamente mas que foi muiiiiiito mais duradoura merecem esses pontos extra, por todo o impacto prolongado que tiveram no sucesso e na história do nosso clube, a título de exemplo, Luisão > Gamarra de acordo com este critério (possivelmente ou não)

5 - Títulos ganhos enquanto estiveram no plantel

Ex: Este critério explica-se pelo nome, o objetivo do jogo é ganhar e o sucesso mede-se nos palmarés... enquanto jogadores como o Otamendi e Weigl sejam craques sem dúvida alguma, a verdade é que desde que chegaram ao benfica não ganharam nada, e jogadores como por exemplo Jardel e Samaris respetivamente podem ser "piores" jogadores se só olharmos para a sua capacidade individual mas se tivermos em duvida o sucesso coletivo que ambos nos trouxeram sem duvida alguma Jardel > Otamendi e Samaris > Weigl

6 - Estatisticas e troféus individuais

Ex: racio de golos e assistencias por jogos, "clean sheets", cortes da bola, melhores marcadores, lider de assistencias, equipas do ano, jogador do ano, tudo o que esteja escrito no papel e não possa ser avaliado ao olhar para o jogador com a bola dentro de campo... não é o critério mais importante mas não pode ser descartado ou ignorado... os números não mentem...  Pizzi é um jogador que no seu auge muitos gostavam de criticar mas o seu impacto e dominação é inegável... 30 golos numa época como médio não é para todos

Posto todo este  :blah: :blah: :blah: aqui está a lista de jogadores organizados por décadas (os jogadores podem não estar na sua melhor decada não liguem)

Peço que ordenem e coloquem o número da sua posição ao lado, façam no de forma justa e honesta, usem a cabeça e não o coração, sei que jogadores como o Maxi, Coentrão, João Vieira Pinto, Rui Águas nos magoaram muito com as suas decisões ao longo das carreiras, mas o seu impacto não pode ser apagado e merece ser reconhecido

Se não forem informados em relação a um certo jogador mais antigo não o coloquem no fundo da lista por falta de conhecimento apenas, peçam ajuda a um familiar vosso com mais idade que saiba melhor e vos consiga dar uma opinião mais informada:

PEÇO DESCULPA SE ME ESCAPOU ALGUM JOGADOR, INFORMEM-ME SE FOR O CASO

Pre decada de 60:

- José Bastos
- Ângelo
- Gustavo Teixeira
- Felix
- Mário João
- Francisco Ferreira
- Albino
- Pipi
- Arsénio
- Santana