Judo

RPicareta

Eu acho que no fundo concordamos os dois, só usamos palavras diferentes.

No fundo só não concordo com o questionar o que disseste sobre os motivos de se ter ido buscar a Bá e a Rochele.

RPicareta

Citação de: Croissant em 28 de Janeiro de 2025, 15:27Com o regresso do seio nage invertido, a Catarina Costa aumenta as probabilidades de ganhar medalhas.

Ou seja, uma das técnicas favoritas dela volta ao menu

O que ela (e os outros) precisa, e já estou careca de dizer isto, é de trabalhar a ligação chão-pé. Com o regresso do yuko e a poder aproveitar pegas abaixo do cinto (mas acima da perna) é de aproveitar.

Croissant

Grande máquina a Kondo, e só com 20 anos. Não censura a Catarina Costa por ter perdido com uma Judoka que é apontada como possível medalhada olimpica no futuro.


RPicareta

Citação de: Croissant em 01 de Fevereiro de 2025, 22:43Grande máquina a Kondo, e só com 20 anos. Não censura a Catarina Costa por ter perdido com uma Judoka que é apontada como possível medalhada olimpica no futuro.

Não se pode censurar ninguém por perder com japoneses nos dias que correm! Deve-se é gabar os gajos que ainda lhes ganham.

E a prova do Otari? Vamos ver como corre a qualificação, mas parece que os gajos do lado Norte têm ali mais um gajo de valor para o circuito.


Croissant


RPicareta

Citação de: Croissant em 04 de Fevereiro de 2025, 13:40Quase todas as vitórias dela são por ippon. O Judo agradece e os espectadores também.

2 ippons e um HSK por acumulação. Boa utilização do chão. Não foi uma prova extensa, mas marca pontos no circuito. Até prova em contrário, é a sucessora da Telma.

A Taís foi um bocado desilusão. A Romena está em brasa (ficou em segundo hoje em Baku), mas a Taís acaba a perder com dois "erros não forçados" (como se diz no ténis). Já a Joana Crisóstomo parece que está aí para lutar por uma vaga na categoria e afazer valer a idade. Sinto que esta categoria vai ser gira de ver.

O Fonseca caduca quando conta. Não vale a pena dissecar muito. Entre os problemas de saúde sobejamente conhecidos e a idade andar ali ainda é bom, mas não sei se o vamos ver a lutar regularmente por medalhas neste próximo ciclo, mas parece estar a trabalhar um judo diferente. Talvez com uma escolha criteriosa de provas...

Muito entusiasmado com o Otari. É puto e só por isso não sai de Paris com medalha (dois combates perdidos por ashi waza, o da medalha por deslumbramento). Sinto que há ali qualidade. O Thelmo não me parece que tenha capacidade de lhe roubar lugar ou estatuto. (Os do lado Norte com o João Fernando e Otari estão muito fortes em masculinos para os próximos anos, até porque internamente o Fonseca deve durar mais do que no circuito.)

À espera da entrada dos nossos no circuito.


Croissant

Citação de: RPicareta em 21 de Fevereiro de 2025, 10:30Puta que pariu!

FPJ apoia Fernando Gomes ::bater::
Isso obviamente deve ter contrapartida financeira. Não acredito que seja um apoio só porque sim.

RPicareta

Paga com deusas e cabazes de fruta!

Telma com escola de judo em parceria com a junta de Freguesia Benfica.

Patrícia soma e segue. Desta vez foi só bronze.

fdpdc666

Polícia Judiciária faz buscas na Federação Portuguesa de Judo.
Gestão da anterior direção de Jorge Fernandes em causa.



Foto: FP Judo

A Federação Portuguesa de Judo (FPJ) foi alvo de buscas esta quinta-feira por parte da Polícia Judiciária, na sua sede, em Odivelas, "cujo objetivo é a gestão por parte do anterior presidente no período em que exerceu essa função", refere a FPJ em comunicado, referindo-se a Jorge Fernandes, o antecessor do atual líder do organismo, Sérgio Pina.

"A Federação Portuguesa de Judo e os seus atuais órgãos sociais estão a colaborar ativamente com as entidades competentes com o intuito de ver esclarecidas todas as questão suscitadas e, consequentemente, ser apurada a verdade", refere ainda o comunicado divulgado esta quinta-feira pela Federação Portuguesa de Judo.

in Record

fdpdc666

#2127
Patrícia Sampaio campeã da Europa.
Nove meses depois de ter subido ao pódio nos Jogos de Paris 2024 para receber a medalha de bronze, judoca do Gualdim Pais volta a brilhar num grande palco do judo. É a 44.ª medalha de Portugal no evento.




Patrícia Sampaio é campeã da Europa! Ao derrotar, por ippon, a alemã Anna-Monta Olek (5.ª do ranking mundial), de 22 anos, na final dos -78 kg do Europeu de Podgorica, no Montenegro, a judoca do Gualdim Pais, junta a medalha continental à de bronze conseguida, nove meses antes, nos Jogos de Paris 2024.   

Já detentora de um bronze no Euro na edição de Montpellier 2023, Patrícia, de 25 anos, 4.ª do ranking e principal cabeça de série do campeonato, tornou-se assim no sexto judoca português a sagrar-se campeão europeu, num total de doze ouros, com Telma Monteiro a tê-lo celebrá-lo em seis(!) ocasiões e junta-se a Catarina Costa (-48 kg) depois desta, na quarta-feira, ter garantido a prata no evento. A sua quarta medalha em quatro edições seguidas.

Impondo o ritmo, intenso, do combate como gosta desde os primeiros segundos, Patrícia controlou a luta pelo título desde cedo e praticamente nunca teve que responder a ataques de Anna-Monta Olek que, mais receosa, preferiu sempre o contra-ataque, mas nunca levou qualquer castigos.

Tudo ficou decidido quando, ainda faltando 2.20m no cronómetro, Patrícia projectou a germânica, contra quem nunca havia lutado apesar desta registar nove pódios (5+1+3) no Circuito Mundial.

Depois de, em Agosto, ter conquistado a medalha de bronze nos Jogos de Paris – a quarta do judo nacional após Nuno Delgado, Telma Monteiro e Jorge Fonseca -, a judoca do Gualdim Pais não tem parado de brilhar no Circuito Mundial, subindo ao pódio em todos os três grand slams que disputou: 3.ª em Tóquio, 1.ª em Paris e 3.ª Tbilisi.

Agora, após ter sido bronze no Euro Montpellier 2023 e ficado em 5.ª em Zagreb 2024, conquistou o ouro nos seniores para juntá-lo ao que ganhara, duas vezes como júnior (Sófia 2018 e Vaantaa 2019) e outra nos sub-23 (Budapeste 2021).

in A Bola

PARABÉNS, PATRÍCIA!!!

Croissant

É uma máquina. E prova que mais importante do que ter contrato com um grande clube, o importante é reunir uma equipa técnica que consiga ajudar em todas as frentes.  Mas obviamente que sem apoios seria impossível.

RPicareta

Comentando agora que acabou, tem de se começar pela Patrícia, mas não deixar que isso ofusque a prata da Catarina Costa e o 5º lugar da Taís. Meninas bem.

Fonseca velho, Otari novo, João Fernando com azar.

Sobre o grande clube, claro que depende do quão grande o clube quiser ser. Se for para colocar médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e analistas ao serviço dos atletas, pode haver vantagens na mudança.
Sobre a Patrícia, está "a dever" pelo menos outra igual para igualar o registo de júnior, e uma medalha ou outra em Mundiais. ;)