CORAÇÃO E QUALIDADE NA BASE DA VITÓRIA
A equipa de voleibol do Benfica recebeu e venceu o Leixões, por 3-0, neste sábado, 23 de novembro, no Pavilhão n.º 2 da Luz, em jogo da 9.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional.
Os primeiros pontos do 1.º set foram muito divididos – como acabaram por ser os três parciais –, com nenhuma das equipas a conseguir descolar, tendo acabado por ser o Leixões a lograr o maior avanço até àquele instante (12-15).
Porém, e sempre com o set muito equilibrado, o Benfica forçou e passou para a frente (19-17). As águias entraram na casa dos 20 pontos pela porta grande, através de um grande remate de Nivaldo Gomez, num lance em que a bola passou várias vezes a rede, e que requereu muito esforço por parte dos atletas (20-17).
A fechar o set, foi Felipe Banderó quem registou o ponto decisivo, com as águias a vencerem 25-19 (1-0), ou seja, por seis pontos de vantagem, o que comprova uma recuperação fantástica dos encarnados, que consentiram apenas quatro pontos após o momento em que tiveram três pontos de desvantagem.
A história do segundo parcial já foi diferente, com o Benfica a fugir rapidamente (5-2). À entrada dos 10 pontos, já se verificava um diferencial de cinco pontos favorável aos anfitriões (10-5).
Quando o vigésimo ponto encarnado chegou, a superioridade benfiquista no marcador era de nove pontos, e, assim, o 2-0 no jogo estava muito perto (20-11). Se foi Felipe Banderó a sentenciar o 1.º set, o fecho do 2.º parcial chegou através de uma bola colocada fora por parte de um jogador do Leixões (25-17; 2-0).
O 3.º set foi uma verdadeira montanha-russa. O Leixões começou por fugir no marcador, construiu uma vantagem de cinco pontos (10-15), diferencial que foi gerindo até alcançar o seu 23.º ponto.
A apenas dois pontos consentidos de ver o adversário forçar mais um set, o Benfica não baixou os braços e demonstrou por que motivo é pentacampeão nacional, com uma reação digna desse estatuto.
As águias encurtaram distâncias, empataram o parcial (23-23), e, mesmo quando o Leixões teve um set point, não esmoreceram, conseguindo virar o parcial, vencendo por 27-25, e, respetivamente, o jogo por 3-0, para grande alegria nas bancadas do Pavilhão n.º 2 da Luz, onde nem por um segundo os adeptos deixaram de acreditar no desfecho que se verificou.
Na próxima jornada (a 10.ª da 1.ª fase do Campeonato Nacional), a equipa orientada por Marcel Matz defronta o Vitória SC, no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, em jogo agendado para sábado, 30 de novembro, às 17h15.
DECLARAÇÕES
Marcel Matz (treinador do Benfica): "O Leixões jogou muito bem, conseguiu colocar-nos pressão, nós também errámos um pouco demais e facilitámos. Conseguimos uma vitória importante, era um jogo entre o 2.º e o 3.º classificado, tivemos uma semana difícil, com viagem, com algumas situações de febre e gripe… não estamos a cem por cento, aliás, estamos muito longe disso, mas faz parte de uma época longa. Temos de continuar a trabalhar sério e duro."
Japa (zona 4 do Benfica): "Já estávamos à espera de um jogo difícil, eles estão logo atrás de nós na classificação, conhecíamos os jogadores adversários, e assim foi, mas ganhámos com mérito e foi muito importante vencer, principalmente na nossa casa."
FICHA DE JOGO
Formação inicial do Benfica: Peter Wohlfahrtstätter (5), Ivo Casas (L), Nivaldo Gómez (13), Pearson Eshenko (8), Felipe Banderó (16), Tiago Violas (1) e André Aleixo (8)
Suplentes: Bernardo Silva (L, NJ), Francisco Leitão (0), Eduardo Brito (NJ), Tomás Natário Teixeira (NJ), Diogo Fernandes (NJ) e Michal Godlewski (0)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/11/23/voleibol-jogo-benfica-leixoes-9-jornada-1-fase-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica a Segunda, 18 Novembro 2024
- Universo Benfica a Terça, 16 Julho 2024