Formação (2023/2024)

SERNADA_SLB

Leixões 1-1 Benfica, na final do campeonato nacional infantis femininos

Freire


SERNADA_SLB


Freire


SERNADA_SLB


antiporcos




Crente

Na próxima temporada, prevejo (também pelas conversas que fui tendo com colaboradores e treinadores) que tenhamos todos os escalões de formação, com exceção de:
- juvenis masculinos (2008)
- juniores femininos (2007)

Quanto aos juvenis masculinos, alguns dos juvenis desta época que termina têm idade de cadetes e foram campeões de infantis em 2021/2022. No entanto, alguns saíram/desistiram e por falta de jogadores os outros jogam no escalão acima. Ainda assim, os juvenis desta época fizeram uma boa prestação (2.º lugar).
Assim, creio que teremos juniores masculinos com alguns juvenis à mistura. Vamos ver o que conseguem fazer.

Nas juniores femininas, há apenas a Marta Aleixo (contratada há um ano ao Madeira Torres) nascida em 2007, uma vez que não foi criada equipa de infantis em 2020/2021 (dificuldades de campos de treino para todos, pelo que percebi).
Mas a Marta está num nível muito acima de júnior e até já foi algo surpreendente vê-la jogar a fase final com as juniores nesta temporada (junto com a Matilde Ferreira).
Havia a possibilidade de as cadetes saltarem o escalão de juvenis e irem logo para as juniores, mas parece que a decisão foi a de excluir o escalão de juvenis.

Nos restantes escalões, teremos grandes ambições, com 5 títulos para defender e algumas finais perdidas para "vingar"...

Dou particular destaque às juvenis femininas (2008), que foram campeãs em 2022 e em 2024 e têm uma equipa muito interessante.

E, claro, as minhas preferidas, as sub-21 (2004+).
Saem Alice Clemente, Marisa Pardal, Sara Fernandes, Margarida Guerreiro e as duas líbero Beatriz Ramos e Diana Coelho, entre outras.

Nascidas em 2004, há a Carolina Moreira (nunca a esqueço, pois foi ela que me "entregou" a taça para a levantar em Espinho no ano passado) e a Carolina António, que não são das mais destacadas.

Nascidas em 2005, há as gémeas Garcêz, que jogarão muito mais na equipa principal mas poderão dar uma ajuda em fases decisivas (tal como a Alice e a Marisa nesta temporada).

A geração de 2006 parece-me um pouco mais fraquinha, apesar de terem sido campeãs em 2022 e vicecampeãs em 2023 e em 2024. Destaco duas Matildes, a Matilde Ferreira (já tem sido utilizada na equipa principal) e a Matilde Fonseca (jogadora com uma morfologia pouco comum no voleibol, mas com uma garra incrível e com "berço", uma vez que a mãe jogou voleibol e o pai é treinador do Ginástica).
As restantes são um tanto ou quanto desconhecidas, pelo menos para mim. Algumas delas alternaram entre as juniores e as sub-21, mas não deram muito boa conta do recado em alguns jogos em que as mais velhas não estiveram.

De 2007, há a Marta Aleixo, que dispensa apresentações. Apesar dos seus 16 anos, já tem um andamento incrível e, mais importante do que isso, um cântico personalizado da minha autoria... :D

A composição do plantel ainda estará dependente de eventuais saídas e entradas, que poderão resultar de colocação no ensino superior de atletas nascidas em 2006 (ou antes) na zona de Lisboa.



Quanto aos sub-21, creio que será muito difícil a renovação do título, uma vez que vários jogadores importantes vão sair (Nuno Marques, Eduardo Brito e Diogo Fevereiro) e não há equipa de juniores desta temporada para reforçar a equipa sub-21.


Crente

Creio que ainda não é oficial, mas o BENFICA deverá participar no Lousã Summer Cup, de 2 a 7 de julho.
https://www.lousavolleyclube.com/summercup/

Não irá participar no AMB Volley, em Espinho, com grande pena minha.

SERNADA_SLB

🏐 Marcel Matz e Rita Fernandes foram eleitos, respetivamente, Melhor Treinador e Melhor Treinadora de Formação no 26º Encontro Nacional de Treinadores de Voleibol! 🏆

Crente

Durante esta semana, os escalões de formação participarão em torneios de verão.

AMB Volley (https://www.ambvolleyball.com/)
- iniciados femininos (campeãs nacionais infantis em 2024)

Lousã Summer Cup (https://www.lousavolleyclube.com/summercup/)
- sub-19 masculinos (vicecampeãs  nacionais juvenis em 2024 ?)
- sub-19 femininos A (vicecampeãs  nacionais juniores em 2024 ?)
- sub-19 femininos B (vicecampeões nacionais juniores em 2024 ?)
- sub-16 femininos (campeãs nacionais iniciados em 2024 ?)
- sub-15 masculinos (4.º lugar nacional em infantis em 2024 ?)

Crente




Aquecimento dos iniciados femininos antes do jogo com o São João de Brito, para a primeira jornada do AMB Volleyball.

Apareceram umas meninas do Sporting e eu meti-me com elas e perguntei-lhes se iam apoiar o BENFICA. Uma delas disse que a melhor amiga dela joga lá e "quem me dera jogar no BENFICA"... 😁