Carlos França

Carlos França

Nome completo
Carlos França
Posição
avançado
Data de nascimento
15 Maio 1885 (138 anos)
País
Portugal
Naturalidade
Lisboa, Portugal
Periodo na equipa principal

1906-1910


Equipa Principal Jogos Minutos Cartões (A./V.) Golos
  1904/1905  
Amigáveis 6 0
  1905/1906  
Amigáveis 3 0
  1906/1907 1 90 0 / 0 0  
Campeonato de Lisboa 1 90 0 / 0 0
Amigáveis 0 0
  1907/1908 6 540 0 / 0 0  
Campeonato de Lisboa 6 540 0 / 0 0
Amigáveis 1 0
  1908/1909 6 540 0 / 0 1  
Campeonato de Lisboa 6 540 0 / 0 1
Amigáveis 0 0
  1909/1910 3 270 0 / 0 0  
Campeonato de Lisboa 3 270 0 / 0 0
Amigáveis 0 0
Total Jogos Amigáveis 10 0
Total Jogos Oficiais 16 1440 0 / 0 1
Na equipa principal

Primeiro jogo

Último jogo


Por administrador a Segunda, 6 Novembro 2023

Shoky



Nome Completo: CARLOS FRANÇA
Posição: Extremo Direito
Nacionalidade: Português
Data de Nascimento: ??-??-????
Data de Falecimento: ??-??-????
Número da Camisola: ?
Pé Preferido: Direito



Épocas ao serviço do Benfica: 4
Total de Jogos pelo Benfica: 16*
Total de Golos pelo Benfica: 1*
Títulos pelo Benfica:
1 Campeonato de Lisboa (1909/10)


1906/1907
Jogos: 1
Golos: 0

1907/1908
Jogos: 6
Golos: 0*

1908/1909
Jogos: 6*
Golos: 1*

1909/1910
Jogos: 3
Golos: 0*


*Possivel falta de alguns jogos e golos, pois em certas épocas não é possivel identificar com certeza alguns participantes e marcadores de golos nos inicios do século XX.

RedVC

Tendo em conta a possibilidade de selecção que o Sport Lisboa tinha nos primeiros tempos (4 categorias) Carlos França deveria ser um bom jogador pois fazia parte com regularidade dos titulares da primeira categoria.
Aqui há uns tempos fizeram uma t-shirt com bigodes do Benfica. Estava à venda na loja do estádio. Se a memória dos homens não fosse curta penso que o bigode de Carlos França teria mesmo de ser incluído. Bigodinho único.
Imortal concerteza. Faz parte do conjunto de nomes lendários do nosso clube.

RedVC

No dia 22 de Janeiro de 1889 (segundo o livro dos 100 anos da AFL e este site: http://museuvirtualdofutebol.blogspot.pt/2011/08/estrelas-cintilantes-27-guilherme-pinto.html), os irmãos Pinto Basto organizaram em Cascais a primeira demonstração organizada em Portugal continental de uma modalidade nova com a qual tinham contactado em Inglaterra. Essa modalidade chamava-se futebol e existe um registo fotográfico do mesmo:




O que é que isso poderá ter a ver com Carlos França?

Bem provavelmente não é mais do que uma especulação pura e que se calhar não poderá ser respondida mas entre esses homens e crianças (atentem na fotografia) encontrava-se um (7º nos que estão de trás a contar da esquerda para a direita) chamado Salvador França. Coincidência ou não pelo menos levanta-se a curiosidade se este jovem poderá ter sido familiar de Carlos e Manuel França, fundadores do Sport Lisboa.

Shoky

4 anos depois nascia o clube mais antigo em Portugal...o foculporto.

:rir: :rir: :rir:

pcssousa

Citação de: Shoky em 17 de Outubro de 2013, 22:34
4 anos depois nascia o clube mais antigo em Portugal...o foculporto.

:rir: :rir: :rir:
Só se lixam é que uns meses mais cedo foi fundada a Associação Naval 1o de Maio, hoje o mais antigo de todos os clubes portugueses que actualmente praticam futebol.

Shoky

Citação de: pcssousa em 17 de Outubro de 2013, 23:31
Citação de: Shoky em 17 de Outubro de 2013, 22:34
4 anos depois nascia o clube mais antigo em Portugal...o foculporto.

:rir: :rir: :rir:
Só se lixam é que uns meses mais cedo foi fundada a Associação Naval 1o de Maio, hoje o mais antigo de todos os clubes portugueses que actualmente praticam futebol.

Mas foi fundada a sério?
Epá...isso é grave. Certamente que um recorte de jornal resolve isso e passa-se o focuporto para 1892.

pcssousa

Fundada a 1 de Maio de 1893... E NÃO foi buscar a data de fundação da antecessora Associação Naval Figueirense, podendo nesse caso ter mais uma década de vida... Pobre PdC, sempre enrabado por figueirenses.


SousaLB

Ena pá, o Carlos França...

Parece que ainda foi ontem que o vi jogar pela 1ª vez!...


:tomates:

RedVC

#8
Carlos França esteve entre os poucos jogadores que permaneceram no nosso clube na tumultuosa transição entre a época de 1906/07 e 1907/08 (a primeira e a segunda da história do nosso futebol).

Durante essa primeira época 14 jogadores jogaram na primeira categoria, falando-se é claro do campeonato de Lisboa pois o campeonato de Portugal (antecessor da Taça de Portugal) só viria a iniciar-se em 1926/27. Desses, oito foram para o Sporting na época seguinte, dois foram para o estrangeiro (Manuel Mora e Fortunato Levy) e um saiu provavelmente para jogar noutro clube (Marcial da Costa). Assim, apenas Carlos França e Marcolino Bragança continuaram e jogaram de forma intensa na época seguinte. José Neto e David da Fonseca também continuariam a jogar embora de forma mais irregular. Ambos deveriam ainda ser óptimos jogadores apesar de já deverem ter alguma idade pois foram jogadores da famosa equipa da Casa Pia que em 1889 venceu os ingleses do Carcavelos. David da Fonseca, por exemplo, apenas jogou (do que sei) apenas mais duas vezes no nosso clube mas numa dessas marcou um dos dois golos com que derrotamos pela primeira vez o SCP em 25/10/1908.

Marcolino Bragança é um homem com um lugar de enorme destaque nesse tempo. Foi ele segundo se conta, o homem que se lembrou do óbvio: fazer transitar a equipa da segunda categoria para a primeira categoria. Com a concretização desta ideia simples catalizou-se uma reacção entusiástica que faria sobreviver o clube e rapidamente conquistar a hegemonia do futebol lisboeta até cerca de 1915. Jogaria seis jogos na época seguinte mas depois eclipsou-se, talvez por circunstâncias da vida. Apesar de fugaz, penso que Marcolino é um imortal embora claro não ao nível dos gigantes Felix Bermudes, Manuel Gourlade e claro Cosme Damião, o maior de todos.

Voltando a Carlos França, pelas listas disponíveis jogou poucos jogos pelo nosso clube? Sim de facto mas nesse tempo as épocas envolviam pouco mais de 8-10 jogos oficiais. Pelos dados que tenho, jogaria assim 6 jogos em 1907/08, 6 em 1908/09 (1 golo), 3 em 1909/10. Números pequenos mas ainda assim não escondendo que terá sido influente nesses tempos iniciais.

A partir das listas dos jogadores nas seis épocas seguintes até à época de 1912/13 é possível perceber outros jogadores que para além de Carlos França terão sido certamente verdadeiramente influentes na nossa equipa para além do seu grande capitão, Cosme Damião (fundador):

Henrique Costa (saiu por uma época para o SCP, depois regressou, foi nosso jogador dedicado e decisivo durante muitos anos e mais tarde foi fundador do Belenenses),
Eduardo Corga  (fundador),
Henrique Teixeira (fundador),
Artur José Pereira (a primeira grande estrela do nosso futebol, sairia depois para o SCP, mais tarde fundador do Belenenses),
António Meireles (seria parente de Abílio Meireles que foi fundador?),
Felix Bermudes (que foi presidente do nosso clube e decisivo nas décadas seguintes),
João Persónio (antigo casapiano tanto foi avançado como mais tarde guarda-redes),
Leopoldo José Mocho (antigo casapiano, defesa de categoria, foi viver para Arronches e por isso começou a ter presença irregular na nossa primeira categoria),
Luis Vieira (que viria a jogar no Botafogo do Rio de Janeiro e mais tarde regressaria ao SLB),
António Costa (filho de Bernardino Costa que patrocinou aquele que dirante muito tempo se pensou ser o nosso primeiro troféu),
Carlos Homem de Figueiredo (defesa de grande categoria que veio a substituir muitas vezes Leopoldo Mocho),
Alberto Rio (extremo que sairia depois para o SCP onde nunca atingiu o mesmo nível),
Constantino da Encarnação,
Germano de Vasconcelos (viria a ser dirigente influente do nosso clube),
Virgílio Paula (avançado),
Álvaro Gaspar (morreu muito jovem e pelas crónicas terá sido um grande craque),
Augusto Paiva Simões (sairia depois para o SCP),
Francisco Belas (defesa),
José Domingos Fernandes (avançado, antigo casapiano, fez parte da digressºao da AFL ao Brasil),
Francisco Pereira (irmão de Artur, mais tarde fundador do Belenenses)
Romualdo Bogalho (mais tarde fundador do Belenenses),
Herculano Santos (avançado).

Ficam os nomes para pelo menos pontualmente serem lembrados por adeptos do clube que ajudaram a construir na época mais delicada. Como se dizia num célebre filme: "O princípio é uma altura muito delicada".

Honra à sua memória. Todos imortais.

RedVC

Aqui: http://www.ogol.com.br/jogador.php?id=189260

refere-se que Carlos França ainda jogou durante cinco épocas no 1º Dezembro.

Esta associação é em alguns sites indicada como tendo sido fundada em 1880 noutros em 1938. O site oficial refere realmente mais de 120 anos de história.

http://www.su1dezembro.com/

o que é certo é que nunca encontrei menção a jogos deste clube.

RedVC

#10
Carlos França e o seu irmão Manuel França foram fundadores do Sport Lisboa.
Desconheço a data mas Manuel terá falecido pouco depois. Penso aliás que não existirá nenhuma fotografia pois da foto-lista dos fundadores que há poucos anos o clube procurou fazer não foi possível localizar nenhuma.
Para além disso aquando da fusão entre o Sport Lisboa e o Sport Benfica da lista dos 54 sócios do primeiro que passaram a integrar a nova lista de sócios constam Carlos França, nº 234, também o irmão mais novo, Francisco França, nº 246. Assim, Manuel já deveria ser falecido em 1908.

DEVILLICA

é por esse tipo de topic que gosto de vir no fórum.

RedVC

#12
Carlos d'Oliveira França.



Nome pouco lembrado. Foi um dos 24 fundadores.
Integrou regularmente equipas da primeira categoria desde 1904 até 1910.
Devia ser um bom jogador. Actuou geralmente a extremo esquerdo.
Depois ainda durante alguns anos integrou a segunda e a terceira categoria, provando que o seu amor ao Clube ia para lá de estar na equipa de honra. O Clube acima de qualquer homem.

Manoel d'Oliveira França.


O seu irmão mais velho Manoel França (homónimo de seu Pai). Foi outro dos nossos 24 fundadores. Ao contrário de Carlos não temos dele qualquer fotografia. A razão? Manuel França morreu muito novo de causas que infelizmente ainda desconheço. O destino foi cruel ceifando um jovem que poderia ter dado mais ao seu/nosso Clube.


Tiveram ainda um outro irmão mais novo chamado Francisco que chegaria embora poucas vezes à primeira equipa. Francisco no entanto era muito novo para poder integrar o núcleo de fundadores no dia 28 de Fevereiro de 1904.

Uma família de Gloriosos. Esquecidos mas não perdidos para a história do SLB!

Foi destas histórias que se fez o nosso Clube quando tudo era pequeno, simples mas ao mesmo tempo tão difícil. Era preciso ser resistente em tais condições e com uma reprovação social generalizada. Mas foi nesse tempo que a forja dos Ideias, dos sonhos e da grandeza moldou um Clube campeão. O nosso querido Clube.

Deixo aqui a minha homenagem à família França no dia dos 113 anos do nosso Clube.