Eusébio, o Pantera Negra

Avançado, (1942-01-25 - 2014-01-05),
Portugal
Equipa Principal: 15 épocas (1961-1975), 450 jogos (38623 minutos), 480 golos

Títulos: Campeonato Nacional (11), Taça de Portugal (5), Taça dos Campeões Europeus (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (5)

pica_foices

já fui umas qts vezes à mítica (e enorme) feira de Nisa :)

Tiago#30

Citação de: pirolito1 em 05 de Janeiro de 2014, 22:37
Alguém me sabe dizer como se chama o documentário que esteve a passar na RTP1?

Nada contra o Hugo Gilberto e o Trio de Ataque, mas tenho que pena que a RTP Internacional não tenha alterado a programação para pôr o documentário em vez do Trio de Ataque.

luis.live

Citação de: Geovanni95 em 05 de Janeiro de 2014, 22:33
Citação de: luis.live em 05 de Janeiro de 2014, 22:31
Citação de: Geovanni95 em 05 de Janeiro de 2014, 22:28
Citação de: luis.live em 05 de Janeiro de 2014, 22:23
Citação de: Geovanni95 em 05 de Janeiro de 2014, 22:18
Citação de: luis.live em 05 de Janeiro de 2014, 22:15
Citação de: Geovanni95 em 05 de Janeiro de 2014, 22:13
Citação de: Nick Valensi em 05 de Janeiro de 2014, 22:07
Este golo de livre ao Braga :drool:

Melhor que este é um remate em arco num Benfica - Sporting (4-1). Remate do lado esquerdo em arco quase do meio-campo. O Guarda-Redes ficou especado a ver a bola entrar (pensava que ia sair)

Penso que é nesse jogo que o Eusébio faz um golo de Penalty em que o guarda-redes do Sporting vai para dentro da baliza com a bola.

O Eusébio era diferente: o Eusébio era muito humilde e respeitava imenso e da mesma maneira qualquer adversário, quer que fosse o Manchester ou o Riopele.  Não sabia arranjar inimigos.

para o Rei não havia impossíveis, na Checoslováquia no jogo decisivo que nos dá o apuramento para Inglaterra 66, marca um golo com a bola a beijar a linha de fundo e ele  saca um pontapé brutal que o redes encostado ao poste nem a viu entrar...

Esse golo com a Checoslováquia é fantástico: a velocidade dele, o remate. Fabuloso. E o jogo estava muito difícil.

O Fernando Mendes (outro grande jogador português) parte uma perna e não mais jogou futebol. Jogamos com menos um porque não havia substituições. O Eusébio lá resolveu mais um jogo

o mítico golo de turim a 40 metros da baliza , onde o redes diz aos defesas que não queria barreira, é que nunca vi imagem!!!

Eu também nunca vi isso. Ganhamos 1-0. Na luz tínhamos vencido 2-0.

Benfica - Sporting de 1973. O Eusébio num livre indirecto na grande área, remata com tanta violência que o Damas nem vê a bola. A Bola bate no poste de trás da baliza e volta para a pequena área. 

O Damas agarra a bola a pensar que tinha batido no poste ou na barra. Depois o Damas repara no estádio aos saltos e com os jogadores do Sporting com o semblante carregado e percebeu que tinha sido golo.

final da taça de Portugal, SL BENFICA-sporting, jogo em vésperas de partir para o mundialito, inicio dos anos 70, resultado 2-2, livre á entrada da área contra o sporting, damas aproxima-se de Eusébio e diz-lhes: _" não vais marcar".

Eusébio:
_ vou sim, que temos que ir para o mundialito e não há tempo para fazer outro jogo"...

3-2...

E os duelos que ele tinha frente ao grande Damas. Às vezes o Benfica vencia por 4 ou por 5 e era o Damas o melhor em campo porque se fartava de defender.

intervalo do jogo Portugal-coreia do norte, otto glória irritado com os jogadores , Eusébio pede a palavra e vai falar, otto gloria interrompe e diz-lhe:
_ e tu agora deves ter a mania que és vedeta, marcaste uns golos e já pensas que és o maior, e vamos ser eliminados por uns gajos minorcas que não sabem dar um chuto na bola!...

o Eusébio diz , anos depois quando falou nisto,que quando entrou , estava com uma raiva que só queria mostrar ao otto glória quem era a "vedeta"...

Benfiquismo

Citação de: KRF em 05 de Janeiro de 2014, 20:46
Citação de: nunoism em 05 de Janeiro de 2014, 20:44
É brutal ouvir o Toni a contar estas estórias...

GRANDE

O nosso TONI respira Benfiquismo por todos os poros
Ainda me lembro quando ele foi despedido depois de ter sido campeão, deu uma entrevista e em direto chorou.

Karel Alinho

A foto do Toni com o Eusébio  :bow2: :bow2:

MikeSLB4Ever

Citação de: pirolito1 em 05 de Janeiro de 2014, 22:37
Alguém me sabe dizer como se chama o documentário que esteve a passar na RTP1?

"Parabéns, Eusébio".

Emitido aquando dos 70 anos dele.

http://www.rtp.pt/play/p806/e71059/especial-informacao-parabens-eusebio

Soundwave

Epá vejam o Toni a falar, não percam tempo com o Swine Zero e o Gordern.

Sr. Benfica, vale a pena ouvi-lo desbobinar as muitas histórias de Benfica e de Eusébio.

Geovanni95

Uma das pessoas do futebol que me deu mais arrepios para além do Simões, Toni, família do Eusébio, Chalana, etc... foi o Kenedy

Vocês podem achar estranho essa minha "escolha". Mas ele não foi bem "tratado" num Benfica (desorganizado) e estava de rastos. Completamente de rastos.

Fora do futebol:

O Rui Veloso e o Fernando Mendes também me meteram alguma impressão.

Isto mostra que o Eusébio conseguia fazer várias amizades. Grande homem

maxi04

Que lufada de ar fresco ouvir o Toni, o Manel Fernandes e o António Oliveira.

Rivalidades, sim, mas um respeito enorme.

Pinto da Costa seu fdp, mudaste esta merda toda.

MiguelPalma92

Citação de: MBACANO em 05 de Janeiro de 2014, 22:39
Citação de: MiguelPalma92 em 05 de Janeiro de 2014, 22:28
O frango e lesão do Costa Pereira
a lesão do Mario Coluna
O penalty do Veloso
O golo do Kelvin

Porra... Tudo mas tudo tem de acontecer ao Benfica
Citação de: MiguelPalma92 em 05 de Janeiro de 2014, 22:28
O frango e lesão do Costa Pereira
a lesão do Mario Coluna
O penalty do Veloso
O golo do Kelvin

Porra... Tudo mas tudo tem de acontecer ao Benfica
para um clube que perdeu 2 campeonatos por golos e 2 meias finais europeias por moeda ao ar... nada espanta
Não foi uma meia final com o Anderlecht que perdemos por moeda ao ar? Depois ainda fomos à final noutra epoca com eles e tambem perdemos, tenho essa ideia

luis.live

Citação de: André Sousa em 05 de Janeiro de 2014, 22:34
A única mágoa que ele me deixa, é aquela bola contra o United, em Wembley.

daria o 1-2 , a poucos minutos do fim e a terceira...  curiosidade para quem não sabe que no ano antes em 1967 , perdemos nas meias finais com o celtic por moeda ao ar!