As Finanças do Benfica

baar99

São 2 bons contratos feitos pelos 2 clubes. Um deles voltou a fazer um all-in, o outro ainda pode sacar uns cobres por fora. Prefiro um contrato como o do Benfica do que como o do Porto, nem que fossem 500M.

Quanto ao aguardar ou fazer leilão nem sempre se percebe os timings mas as negociações do SLB com os operadores teve meses de preparação, não foi de um dia para o outro. E isso pode indicar que se as propostas eram diferentes, optou-se por aquela que apenas tem a ver com o negócio da transmissão de jogos e não com os patrocinios que o clube tem e quer manter ou até aumentar.

Só o futuro dirá se é bom ou mau.

ZICKLER

Citação de: baar99 em 28 de Dezembro de 2015, 15:51
São 2 bons contratos feitos pelos 2 clubes. Um deles voltou a fazer um all-in, o outro ainda pode sacar uns cobres por fora. Prefiro um contrato como o do Benfica do que como o do Porto, nem que fossem 500M.

Quanto ao aguardar ou fazer leilão nem sempre se percebe os timings mas as negociações do SLB com os operadores teve meses de preparação, não foi de um dia para o outro. E isso pode indicar que se as propostas eram diferentes, optou-se por aquela que apenas tem a ver com o negócio da transmissão de jogos e não com os patrocinios que o clube tem e quer manter ou até aumentar.

A rubrica de publicidade da Benfica sad tem aumentado sempre a cada negociação dos novos contratos

Grande

O porto acabou por fazer um excelente negocio, pois usou direitos televisivos para resolver o ser problema com os patrocinadores. Alias obrigou a PT a voltar a patrocinar o futebol.

Quanto aos valores pagos pelos direitos, parecem estar dentro dos 20% que o bufas sempre pediu. Como isto deve acabar dentro da SporTtv os valores devem estar acordados entre todos.

baar99

Citação de: Grande em 28 de Dezembro de 2015, 16:06

O porto acabou por fazer um excelente negocio, pois usou direitos televisivos para resolver o ser problema com os patrocinadores. Alias obrigou a PT a voltar a patrocinar o futebol.

Quanto aos valores pagos pelos direitos, parecem estar dentro dos 20% que o bufas sempre pediu. Como isto deve acabar dentro da SporTtv os valores devem estar acordados entre todos.

Não me parece que fique na Sporttv. Acredito mais num novo canal que junte a Nos e a Meo e que exista nas 2 operadores. A negociação da Meo com o FCP e outros clubes visa ter uma moeda de troca com a NOS devido ao SLB.

Assim juntando os 2 tem um canal que ambos podem explorar e dividir as receitas, não vão dividir o bolo com um intermediário quando podem não o fazer e o que interessa é fazer €€€€€€.

O SCP é que pode baralhar a cena. Se for para outro operador que não seja estes 2 pode por o futebol português todo partido e aí acredito que cada operador apenas transmita os jogos dos clubes sob contrato e ai quem tiver mais clubes vai ter mais jogos. O BC tem uma ultima palvra a dizer. Veremos se cede aos valores baixos dos operadores tradicionais ou se arrisca num contrato mais curto com um terceiro operador ( que não acredito que seja a Vodafone devido a eles não terem nunca feito algo disso nos outros países europeus).

Troglodite

Alguém tem noção das receitas de exploração de publicidade estática? Parece-me um valor bastante considerável não?

Benfiquista15

Citação de: Troglodite em 28 de Dezembro de 2015, 16:23
Alguém tem noção das receitas de exploração de publicidade estática? Parece-me um valor bastante considerável não?

Sim, é. Apesar de não te saber dizer ao certo.

Xanghai

Uma questão importante é que vamos receber já nas próximas 2 temporadas, enquanto que os corruptos só o vão fazer em 2018.

Temos de rentabilizar ao máximo os 2 primeiros anos e fazer a diferença em campo.

wodxest

Boa tarde,
deixo aqui algumas contas em forma de quadro que fiz com a espuma que veio a publico destes contractos NOs/Meo.

Segundo as minhas contas o fcp consegui no pack direitos+porto canal 95% (40M/38M)em comparação conosco.

Temos a meu ver a vantagem da exploração comercial do estadio, para cavar distancia para eles assim como os timings das renegociações, mesmo assim parece-me que eles fizeram relativamente melhor negocio que nos face À dimensao dos clubes.

karlussantus

Algumas correcções aos valores

Citação de: J Pinto em 28 de Dezembro de 2015, 11:17
7 - Podemos, apenas, comparar dados objectivos. E esses são os seguintes

Dados de 2014/2015
Benfica/porco
Receitas TV - 34ME 34,6 M€ / 22 ME 15,3M€ (R&C)
Despesas TV - 10 ME 12,5 M€ / 0 ME ?
Publicidade estática - ? / ?
Publicidade BTV - ? / ?
Publicidade camisolas - ?4M€!? / ? 3M€!?
Naming bancadas - ? / ?

Dados de 2015/2016 (Janeiro de 2016, entra em vigor contrato Porto e MEO, para Camisolas e Porto Canal)
Benfica/porco
Receitas TV - 37 ME 34,6 M€ / 22 ME 24,3M€ (16,3M€ + 8M€!? (Porto Canal))
Despesas TV - ? ME 12,5M€ / 0 ME ?
Conteúdos da BTV - ? / 0
Publicidade BTV - ? / ?
Publicidade camisolas - 7-10 ME / ? 5M€!?
Naming bancadas - ? / ?

Dados de 2016/2017 (Entra em vigor contrato Benfica e NOS)
Benfica/porco
Receitas TV - 38-40 ME 36M€ (28+8) / 22 ME 30,4M€ (22,4M€ (80% do nosso contrato com a Sport TV/NOS, caso contrário receberiam 17,3M€) + 8M€ (Porto Canal)
Despesas TV - ? ME / 0 ME
Publicidade BTV - ? / ?
Publicidade camisolas - 7-10 ME / ? 5M€
Naming bancadas - ? / ?

Dados de 2017/2018
Benfica/porco
Receitas TV - 38-40 ME 37M€ (29+8) / 22 ME 31,2M€ (23,2M€ (80% do nosso contrato com a Sport TV/NOS caso contrário receberiam 18,3M€) + 8M€ (Porto Canal))
Despesas TV - ? ME / 0 ME
Conteúdos da BTV - ? / 0
Publicidade BTV - ? / ?
Publicidade camisolas - 7-10 ME / ? 5M€
Naming bancadas - ? / ?

Dados de 2018/2019 (entra em vigor acordo do porco com MEO) (entra em vigor acordo do Porto com MEO para Estádio e Direitos TV)
Benfica/porco
Receitas TV - 38-40 ME 38M€ (29+9) / 22 ME 38M€
Despesas TV - 0 ME / 0 ME
Conteúdos da BTV - ? / 0
Publicidade BTV - ? / ?
Publicidade camisolas - ? / ? 5M€
Naming bancadas - ? / ? 2M€ (Estadio)

Diferenças com os novos contratos (valores absolutos):
2015/16
Benfica 0M€
Porto +10M€ (+8M€ Porto Canal + 2M€ Camisolas em relação ao anterior de 3M€ passou a 5M€)

2016/17
Benfica +13,9M€* (*Apenas +1,4M€ em receitas, mas diminuição de custos de 12,5M€ a 0M€, melhor cenário possível pois temos Liga Italiana e Liga Francesa por colocar e podemos não conseguir obter valor igual ao do leilão e ainda não é claro se a NOS vai suportar na totalidade os custos da BTV)
Porto +16,1M€ (+6,1M€ nossa ajuda, +8M€, + 2M€)

2017/18
Benfica +14,9M€* (*Apenas +2,4M€ em receitas, e melhor cenário possível)
Porto +15,9M€ (+5,9M€ nossa ajuda, +8M€, +2M€)

2018/19
Benfica +15,9M€* (Apenas +3,4M€ em receitas, e melhor cenário possível sendo que aqui já não temos custos da Liga Italiana e Francesa)
Porto +23,7M€ (Contrato com a Sport TV estava a atualizar +1M€ ao ano, seriam 18,3M€ em 18/19, com o novo o Porto passou para 38M€, mais 2M€ nas camisolas passou de 3 para 5, e mais 2M€ de Estádio)

Resumindo, foi uma das nossas maiores derrotas, responsabilidade de LFV ou mérito de PdC, como queiram ver. Em termos absolutos o Porto aproximou-se de nós, e em termos relativos o ganho foi ainda maior.

Tínhamos vantagem negocial pois tínhamos:
- a BTV a gerar 34,6M€ de receita, estando os lucros entre 22M€ e 23M€ (segundo alguns, seria apenas 19M€ e 20M€, porque afinal os custos eram de 15M€ a 16M€...), em oposição o Porto ganhava apenas 15,3M€ (RC 2014/15)
- patrocínio nas camisolas de 7M€ a 10M€, enquanto o Porto estava a zeros e o máximo que alguma vez tinha conseguido eram 3M€
- BTV tinha valor de mercado e gerava enorme receita e lucro, podíamos manter esta receita e lucro, e apenas vender Direitos dos jogos, o Porto tinha um canal que não gerava qualquer lucro, as receitas na melhor das hipóteses cobriam os custos

karlussantus

Citação de: wodxest em 28 de Dezembro de 2015, 17:37
Boa tarde,
deixo aqui algumas contas em forma de quadro que fiz com a espuma que veio a publico destes contractos NOs/Meo.

Segundo as minhas contas o fcp consegui no pack direitos+porto canal 95% (40M/38M)em comparação conosco.

Temos a meu ver a vantagem da exploração comercial do estadio, para cavar distancia para eles assim como os timings das renegociações, mesmo assim parece-me que eles fizeram relativamente melhor negocio que nos face À dimensao dos clubes.

O quadro está muito bom, mas acrescentava-lhe as épocas de 2014/15 e 2015/16 para ficar claro onde estávamos e onde estaremos no futuro.
Perdemos a enorme vantagem conquistada com a BTV...
Além disso parece-me que os direitos do Porto tem que ser revistos em alta porque vão ter direito a 80% do nosso valor até 2017/18.

Tijuana

Citação de: karlussantus em 28 de Dezembro de 2015, 20:16
Citação de: wodxest em 28 de Dezembro de 2015, 17:37
Boa tarde,

O quadro está muito bom, mas acrescentava-lhe as épocas de 2014/15 e 2015/16 para ficar claro onde estávamos e onde estaremos no futuro.
Perdemos a enorme vantagem conquistada com a BTV...
Além disso parece-me que os direitos do Porto tem que ser revistos em alta porque vão ter direito a 80% do nosso valor até 2017/18.

Isto é que é a chave de tudo.

Em 2 anos somos bi, fazemos bons contratos publicitários. Eles.. não.

E no final sacam um melhor acordo.

#ÉVieira.

george 20

Eu hoje ouvi algus portistas mt chateados com o negocio...
Segundo eles se for 400M pelos jogos e porto canal, isso e aceitavel pk e tanto como nos apesar de Ser 2 anos mais tarde e nos agora e no fim vamos buscar mt mais dinheiro...
Agora 57 M por 10 anos de pub no estadio e 7.5 nas camisolas para eles e uma miseria...

karlussantus

Citação de: G-Man em 28 de Dezembro de 2015, 00:11
Só uma pergunta, o que é que o porco canal dá de jeito para ser exclusivo da Meo? E vai passar só mesmo na meo? É sempre bom ter menos merda na grelha.

E o PdC conseguiu vender um "ativo tóxico" (não dava lucro), por 8M€/ano.

Quem estiver a dar dinheiro à MEO, vai estar a financiar o inimigo. E uma operadora que faz contratos ruinosos em favor do nosso inimigo...

32campeonatos

Um desconto na mensalidade da NOS para sócios do SLB é que era de valor.

darth vader

uma coisa é certa. por acaso não era cliente da meo. e agora também não sou, mas já não é por acaso. nem serei. e quando (depois de acabar a minha fidelização) algum comercial da meo me tentar aliciar, a minha resposta será "vocês deram 457 milhões ao fcp, peçam aos adeptos deles para serem clientes."   

adorava ver os adeptos do benfica passarem a boicotar a meo!