As Finanças do Benfica

Transformer

Desengane-se quem pensa que vamos deixar de recorrer à banca.

Este factoring serve para eliminar passivo de longo prazo, que pelo que percebi estaria associado a uma hipoteca sobre o estádio. Poupa-se uns bons milhões de juros e o estádio é finalmente propriedade da SAD. Mas pontualmente continuaremos a recorrer à banca, todas as empresas o fazem e não há problema nisso, desde que seja em moldes vantajosos e em limites razoáveis.

Eu gostava era de saber como está a conta corrente com o Mendes...mas essa não vem nos R&C.

Apollo_22

Citação de: HoMiCiDaL em 06 de Abril de 2018, 08:30
As reações a esta noticia são completamente prematuras.

Vejo muitos a assumir que a empresa de factoring vai adiantar o dinheiro sem nada em troca.

Só se pode perceber se foi uma boa decisão depois de se comparar quanto estávamos a pagar de juros à banca sobre este valor com o que vamos pagar à empresa de factoring.

Penso que virá no proximo R&C mas nao tenho a certeza.

Factualmente, só podemos comparar nessa altura... mas seria estúpido trocar para pior... e seria não expectável liquidar estes valores sem pagar nada... presume-se, até pelas condições de mercado... que se consegue muito melhor do que tínhamos antes.

João_Oliveira

Citação de: oliverghost em 06 de Abril de 2018, 01:40
Citação de: lipesco em 06 de Abril de 2018, 01:38
Segundo http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PCS67391.pdf de 31 de Dezembro 2017 o passivo do Benfica era de 371.545 (milhares de euros), agora com menos 97,3 milhões, isso significa que o passivo agora está em 274,245 milhões, certo?
Não.
Então, em quanto fica mais ou menos o passivo?

izlek

duas perguntas:

1- quanto custa a operação;
2- qual foi a entidade que realizou a operação de factoring;

sem resposta a isto não consigo dizer de forma definitiva se é ou não uma boa operação, mas em principio o caminho é muito positivo.

só falta mesmo fazer boas campanhas europeias (champions) de forma a compensar a quebra de receita e evitar grandes volumes de vendas.

izlek

Citação de: João_Oliveira em 06 de Abril de 2018, 09:49
Citação de: oliverghost em 06 de Abril de 2018, 01:40
Citação de: lipesco em 06 de Abril de 2018, 01:38
Segundo http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PCS67391.pdf de 31 de Dezembro 2017 o passivo do Benfica era de 371.545 (milhares de euros), agora com menos 97,3 milhões, isso significa que o passivo agora está em 274,245 milhões, certo?
Não.
Então, em quanto fica mais ou menos o passivo?

para já o passivo fica igual.. mas ao longo do contrato da NOS vai-se reduzir em 100M

Kyoto

não temos 1 empréstimo obrigacionista a vencer este ano?

O'Brien

Citação de: GTtdi_SLB em 06 de Abril de 2018, 02:58
Perdendo esta rubrica anual de proveito NOS, estamos em condicoes de construir um orcamento solido e fazer face às despesas correntes fixas tipo salarios ao universo Slb? É uma fatia de 40 balas que nao vai mais entrar no orcamento anual (aliviando o encargo juro anual tambem)

Feitas as contas, a médio e longo prazo, seria mais proveitosos livrar-nos das dívidas bancárias, por causa dos juros.

Ficamos sem o rendimento da NOS é verdade, mas não ficamos expostos à banca. E quem sabe, como somos um clube que cumpre, podemos cativar com maior facilidade investimentos bancários a juros mais baixos ( espero que não seja mais preciso )

O ideal seria estarmos todos os anos na liga dos campeões.

alfredo

Citação de: devermelhosempre em 06 de Abril de 2018, 07:37
Citação de: 28Fevereiro1904 em 06 de Abril de 2018, 01:54
Alguém que explique em bom português como funcionou isto. O passivo desceu ou não? Que dívidas foram pagas?

Obrigado

A dívida, sem juros, saltou dos bancos para uma ferramenta de factoring ou similar. Ainda é passivo. Presumimos todos que há um desagravamento dos juros. deve dar para poupar uns trocos.

Hoje: a banca já lá tem o graveto
Hoje: as receitas dos contratos da TV vão direitos para o novo parceiro financeiro
Hoje: Deixamos de ter uma hipoteca no estádio

obrigado pela explicacao. podes-me tb explicar o que é factoring?

junkyarddog

Li a noticia e como leigo na materia fiquei satisfeito.

Chego aqui e leio uma serie de termos tecnicos que nao entendo.

Alguem me sabe dizer pelo menos se 'e boa medida ? Se n 'e pq ?

JCCP

Citação de: alfredo em 06 de Abril de 2018, 10:35
Alguém que explique em bom português como funcionou isto. O passivo desceu ou não? Que dívidas foram pagas?

Obrigado

A dívida, sem juros, saltou dos bancos para uma ferramenta de factoring ou similar. Ainda é passivo. Presumimos todos que há um desagravamento dos juros. deve dar para poupar uns trocos.

Hoje: as receitas dos contratos da TV vão direitos para o novo parceiro financeiro

Basicamente: sabes que tens no futuro a receber da NOS, imaginemos, 40M€ no dia 1 de Agosto de 2019, 2020, 2021.  Chegas ao pe dum banco e apresentas essas receitas futuras e pedes que o banco te pague esses montantes hoje. Eles aplicam uma percentagem, imaginemos que de 3%. Assim em vez de receberes os 120M€ nas datas que pus acima, recebes hoje 120M€ deduzindo os 3% que o banco leva.

Xourco

Em termos muito rebuscados , o que aconteceu foi o seguinte :

Tinhamos uma divida de 100 milhoes com juros de 7% (aproximadamente)
Pagamos a divida , mas para isso tivemos que a substituir com outra com juros mais baixos.

a condicao foi que o dinheiro da NOS vai directamente para o outro banco.

Isto permitiu :

1 - reduzir os juros anuais que se pagavam
2 - passar o estadio para SAD (esta pago)
3 - vai reduzir o passivo anualmente

JCCP

Citação de: JCCP em 06 de Abril de 2018, 10:56
Citação de: alfredo em 06 de Abril de 2018, 10:35

Obrigado

Basicamente: sabes que tens no futuro a receber da NOS, imaginemos, 40M€ no dia 1 de Agosto de 2019, 2020, 2021.  Chegas ao pe dum banco e apresentas essas receitas futuras e pedes que o banco te pague esses montantes hoje. Eles aplicam uma percentagem, imaginemos que de 3%. Assim em vez de receberes os 120M€ nas datas que pus acima, recebes hoje 120M€ deduzindo os 3% que o banco leva, e o banco e que recebe directamente da NOS nas datas previstas.

nfgl

Então mas a Benfica Estádio não tinha sido já incorporada na BSAD?

Este antecipação do pagamento à banca não estará relacionada com as alterações das regras do fair play financeiro que se avisinham?

MALU15

Citação de: junkyarddog em 06 de Abril de 2018, 10:45
Li a noticia e como leigo na materia fiquei satisfeito.

Chego aqui e leio uma serie de termos tecnicos que nao entendo.

Alguem me sabe dizer pelo menos se 'e boa medida ? Se n 'e pq ?
É claro que é uma boa medida. Recorrendo a uma cedência de créditos futuros, a nossa dívida bancária actual passou a um valor da ordem dos 175ME, decomposto por (EO`s 155Me; Emp. banc. 20Me). No valor dos 20Me dos emp. bancários  estão os cerca de 4,8Me da CGD e cerca de  15,2Me de outros emp e operações (leasings, ...).

Os custos anuais com juros desta dívida andarão na ordem dos 7,7Me, no qual a maior componente (6,7Me) diz respeito ao custo da dívida dos EO`s, vencendo-se um de 45ME em Julho deste ano. Falta saber quais são os custos financeiros desta operação de cedência de créditos futuros, mas devem ser muito baixos pois é uma operação de baixo risco, e o mercado de derivados está cioso na tomada de operações deste tipo.

Diablo0

A questão que coloco é, o nosso passivo com esta operação está cifrado em quanto??? 
E seremos nós obrigados a vender como malucos??