As Finanças do Benfica

Edgar_SLB

Citação de: nfgl em 09 de Setembro de 2022, 14:51
Citação de: Edgar_SLB em 09 de Setembro de 2022, 14:43
Citação de: nfgl em 09 de Setembro de 2022, 14:10
Citação de: Diogo Brito em 09 de Setembro de 2022, 13:51
Citação de: paulomaia1972 em 09 de Setembro de 2022, 13:40
Citação de: Diogo Brito em 09 de Setembro de 2022, 12:59
Citação de: redeagle7 em 08 de Setembro de 2022, 21:16
Citação de: Edgar_SLB em 08 de Setembro de 2022, 18:15
Citação de: Diogo Brito em 08 de Setembro de 2022, 17:58
Citação de: Edgar_SLB em 08 de Setembro de 2022, 17:57
Citação de: Diogo Brito em 08 de Setembro de 2022, 17:43
Citação de: Edgar_SLB em 08 de Setembro de 2022, 16:01
Citação de: Sexta-Feira em 08 de Setembro de 2022, 14:06
Que anda a fazer o Domingos afinal?

Como é que se apresenta um resultado negativo desta ordem!

Eu posso não entender muito de finanças! Mas tenho a certeza que um clube com as vendas que nós fazemos e receita da Champions (e já nem falo do resto), naompode apresentar um prejuízo destes!!

Que andam a fazer ao dinheiro!?

Apesar de sermos o clube do mundo que mais e melhor vende isso não significa que sejamos o clube do mundo com melhor saúde financeira.

Por exemplo, qualquer clube da PL pode-se dar ao luxo de não vender nenhum jogador anualmente e mesmo assim conseguir pagar todos os custos (salários e outros) e mesmo assim dar lucro ou ter dinheiro para comprar mais jogadores (investir no plantel). Isto acontece porque todas as outras receitas (match day, merchandising, namings, direitos tv, patrocínios, etc) são consideravelmente superiores aquelas que o Benfica, neste momento, consegue gerar.

Isto quer dizer que, mantendo tudo como está neste momento, o Benfica e qualquer outro clube português terá sempre de vender os melhores jogadores (ou jogadores só) para gerar receita suficiente para cobrir os custos operacionais (sem aquisição de jogadores) independentemente das prestações na UCL.
Não sei se as receitas de merchandising de todos os clubes da PL são superiores às do Benfica...

Nenhum Brighton da vida vende mais camisolas ou produtos do clube, que o Benfica.

Patrocínios e Direitos de TV (principalmente) é que fazem a grande diferença.

Não sei se vendem ou não, mas apostaria que sim. E explico muito facilmente porquê. O adepto inglês tem muito mais poder de compra que o adepto português. É muito mais fácil um adepto inglês dar 90 ou 100 libras por uma camisa do clube todos os anos do que um adepto português dar 90€ por uma do Benfica todos os anos.
Não é bem assim. O Benfica tem muitos mais adeptos pelo Mundo do que 70% das equipas da PL.

A camisola do Benfica está constantemente no top-10 de camisolas vendidas em França, por exemplo.

O problema com as camisolas, pelo menos no Benfica, é que a totalidade do valor (ou grande parte) vai para a Adidas.
Pois... não sei ao certo quantas camisolas vendemos, nem quantas se vendem lá fora.

Encontrei estes números deste ano:

https://somosfanaticos.fans/br/foradocampo/Os-times-de-futebol-que-mais-venderam-camisas-em-2021--20220128-0027.html

Para termos noção, o bayer vendeu 3,25M de camisas na época passada. Se cada uma custar 100€. Só em camisas fizeram 325M. Era o suficiente para termos dado um lucro se + de 50M sem qualquer tipo de outras receitas.

A percentagem que os clubes recebem das vendas de camisolas é mínima.
Nunca será por aí que o Benfica vai obter uma receita considerável.
A Adidas paga ao Benfica para mostrarmos a marca e depois recebe a larga maioria do dinheiro.
Depende do clube e do seu poder negocial.

O Benfica recebe muito pouco ou nada das camisolas que vende. Já o Real Madrid recebe quase tudo. Pelo menos era o que se falava aqui há alguns anos.

Parece-me uma questão de poder negocial. A Adidas prefere estar associada ao Real, mesmo recebendo o residual da venda de camisolas. Prefere isso a ver o Real vestido com a Nike, por exemplo.

isso não é real. Tens provas disso?

Não, lembro-me desse tema ter sido discutido aqui.

Já agora, tens provas que não seja real?

A negociação faz parte do negócio. Não é tudo igual para todos.

Estranho seria se a Adidas obrigasse todos os clubes a seguir as regras deles. Um Real ou um Man Utd têm uma visibilidade tão grande, que eu duvido muito que se deixassem levar por contratos desse tipo. Como é óbvio, a Adidas em termos de imagem ficaria sempre a ganahar com a associação a estes clubes, mesmo que recebesse zero da venda de camisolas. E quando digo receber zero, não estou a falar em perder dinheiro. Claro que pelo menos têm de recuperar os custos de produção etc etc etc. Mas acredito que grandes clubes mediáticos ganham muito mais % do valor das camisolas que clubes sem grande mediatismo.

E o Real ou o Man Utd sabem bem disso.

Isso não faz sentido nenhum.

Aliás, nem o Bayern, que tem a Adidas na estrutura acionista, deve ter esse tipo de condições.
Pesquisa rápida no Google.

Se cada uma custas 100, são cerca de 39% para o real.

Isso não é verdade.

O limite máximo que a Adidas pode dar anualmente ao Real são 152M€ por época. Isto incluiu o contrato global de patrocinio, incluindo obviamente a venda de equipamento desportivo.

E é o contrato que está em vigor até 2028.

Vê o vídeo que puseram aí. É verdade porque é vendido na loja deles. São eles os retalhistas. O resto já percebi como funciona. Pensava que se ganhasse mais. Mesmo a margem da adidas é pequena tendo em conta o custo de produção e frete.

nfgl

Citação de: Edgar_SLB em 09 de Setembro de 2022, 15:40
Citação de: nfgl em 09 de Setembro de 2022, 14:51
Citação de: Edgar_SLB em 09 de Setembro de 2022, 14:43
Citação de: nfgl em 09 de Setembro de 2022, 14:10
Citação de: Diogo Brito em 09 de Setembro de 2022, 13:51
Citação de: paulomaia1972 em 09 de Setembro de 2022, 13:40
Citação de: Diogo Brito em 09 de Setembro de 2022, 12:59

Eu posso não entender muito de finanças! Mas tenho a certeza que um clube com as vendas que nós fazemos e receita da Champions (e já nem falo do resto), naompode apresentar um prejuízo destes!!

Apesar de sermos o clube do mundo que mais e melhor vende isso não significa que sejamos o clube do mundo com melhor saúde financeira.

Por exemplo, qualquer clube da PL pode-se dar ao luxo de não vender nenhum jogador anualmente e mesmo assim conseguir pagar todos os custos (salários e outros) e mesmo assim dar lucro ou ter dinheiro para comprar mais jogadores (investir no plantel). Isto acontece porque todas as outras receitas (match day, merchandising, namings, direitos tv, patrocínios, etc) são consideravelmente superiores aquelas que o Benfica, neste momento, consegue gerar.

Isto quer dizer que, mantendo tudo como está neste momento, o Benfica e qualquer outro clube português terá sempre de vender os melhores jogadores (ou jogadores só) para gerar receita suficiente para cobrir os custos operacionais (sem aquisição de jogadores) independentemente das prestações na UCL.
Não sei se as receitas de merchandising de todos os clubes da PL são superiores às do Benfica...

Nenhum Brighton da vida vende mais camisolas ou produtos do clube, que o Benfica.

Não sei se vendem ou não, mas apostaria que sim. E explico muito facilmente porquê. O adepto inglês tem muito mais poder de compra que o adepto português. É muito mais fácil um adepto inglês dar 90 ou 100 libras por uma camisa do clube todos os anos do que um adepto português dar 90€ por uma do Benfica todos os anos.
Não é bem assim. O Benfica tem muitos mais adeptos pelo Mundo do que 70% das equipas da PL.

A camisola do Benfica está constantemente no top-10 de camisolas vendidas em França, por exemplo.

O problema com as camisolas, pelo menos no Benfica, é que a totalidade do valor (ou grande parte) vai para a Adidas.
Pois... não sei ao certo quantas camisolas vendemos, nem quantas se vendem lá fora.

https://somosfanaticos.fans/br/foradocampo/Os-times-de-futebol-que-mais-venderam-camisas-em-2021--20220128-0027.html

Para termos noção, o bayer vendeu 3,25M de camisas na época passada. Se cada uma custar 100€. Só em camisas fizeram 325M. Era o suficiente para termos dado um lucro se + de 50M sem qualquer tipo de outras receitas.

A Adidas paga ao Benfica para mostrarmos a marca e depois recebe a larga maioria do dinheiro.
Depende do clube e do seu poder negocial.

O Benfica recebe muito pouco ou nada das camisolas que vende. Já o Real Madrid recebe quase tudo. Pelo menos era o que se falava aqui há alguns anos.

Parece-me uma questão de poder negocial. A Adidas prefere estar associada ao Real, mesmo recebendo o residual da venda de camisolas. Prefere isso a ver o Real vestido com a Nike, por exemplo.

isso não é real. Tens provas disso?

Não, lembro-me desse tema ter sido discutido aqui.

Já agora, tens provas que não seja real?

A negociação faz parte do negócio. Não é tudo igual para todos.

Estranho seria se a Adidas obrigasse todos os clubes a seguir as regras deles. Um Real ou um Man Utd têm uma visibilidade tão grande, que eu duvido muito que se deixassem levar por contratos desse tipo. Como é óbvio, a Adidas em termos de imagem ficaria sempre a ganahar com a associação a estes clubes, mesmo que recebesse zero da venda de camisolas. E quando digo receber zero, não estou a falar em perder dinheiro. Claro que pelo menos têm de recuperar os custos de produção etc etc etc. Mas acredito que grandes clubes mediáticos ganham muito mais % do valor das camisolas que clubes sem grande mediatismo.

E o Real ou o Man Utd sabem bem disso.

Isso não faz sentido nenhum.

Aliás, nem o Bayern, que tem a Adidas na estrutura acionista, deve ter esse tipo de condições.
Pesquisa rápida no Google.

Se cada uma custas 100, são cerca de 39% para o real.

Isso não é verdade.

O limite máximo que a Adidas pode dar anualmente ao Real são 152M€ por época. Isto incluiu o contrato global de patrocinio, incluindo obviamente a venda de equipamento desportivo.

E é o contrato que está em vigor até 2028.

Vê o vídeo que puseram aí. É verdade porque é vendido na loja deles. São eles os retalhistas. O resto já percebi como funciona. Pensava que se ganhasse mais. Mesmo a margem da adidas é pequena tendo em conta o custo de produção e frete.

Claro que a margem da adidas é pequena.
Mas vocês acham que andam todos a operar com margens de 100 ou 200%?

CERVEIRA

As finanças de qualquer clube são importantes, mas o mais importante para nós sócios e simpatizantes é o título de campeão nacional é o 38.
Carrega BENFICA.

MALU15

Citação de: xirabaneco em 09 de Setembro de 2022, 14:55
Alguém me explica qual o critério de valorização contabilística de cada jogador? É do plantel?
Consta do ponto 2.4 (pag 120) do Anexo às DEM FInanceiras do R&C de 30JUN22

PLANTEL DE FUTEBOL
Esta rubrica compreende os gastos incorridos com a aquisição dos direitos dos jogadores profissionais de futebol. O gasto de
aquisição inclui as importâncias despendidas a favor da entidade transmitente e/ou das entidades responsáveis pela formação
desportiva dos atletas, os encargos com serviços de intermediários e os efeitos da atualização financeira, tendo em consideração
os planos de pagamento estipulados.

Os gastos de aquisição dos direitos dos jogadores profissionais de futebol são amortizados por duodécimos, seguindo o método
da linha reta, durante o período de vigência dos seus contratos de trabalho desportivo.
Os encargos incorridos com as renovações de contratos de trabalho desportivo celebrados com jogadores são também
incorporados na rubrica de ativos intangíveis – plantel de futebol, sendo apurado um novo valor líquido contabilístico, o qual é
amortizado em função do novo período do contrato de trabalho.
A Benfica SAD avalia anualmente os indícios de imparidade através de uma análise da situação específica dos atletas, considerando
indicadores qualitativos e quantitativos, tais como o desempenho desportivo, perspetivas de evolução, eventuais contactos com
vista a uma possível transferência, duração remanescente do contrato, cedências temporárias do jogador a outros clubes, idade,
salário, utilização e lesões.
Os direitos dos jogadores permanecem nesta rubrica sempre que o direito de inscrição desportiva do atleta seja detido a
título definitivo pela Benfica SAD. Quando os riscos e benefícios associados a esse direito são transferidos para outro clube ou
sociedade desportiva, o ativo é desreconhecido e a mais-valia ou menos-valia gerada na transação é registada em "rendimentos
com transações de direitos de atletas" ou "gastos com transações de direitos de atletas", conforme referido na nota 2.8.2.
Nas situações em que a Benfica SAD tem jogadores cedidos temporariamente a clubes terceiros, estes permanecem registados
como ativos intangíveis – plantel de futebol, mantendo-se o critério de amortização desses gastos pelo número de anos de
contrato de trabalho desportivo.
Existem situações em que a percentagem dos direitos económicos detidos pela Benfica SAD é inferior a 100%, apesar de deter
na totalidade os direitos de inscrição desportiva. Estas situações podem significar que a Benfica SAD no momento da aquisição
do direito desportivo do jogador, adquiriu apenas uma parte dos direitos económicos. Caso adquira no futuro percentagens
adicionais dos direitos económicos, esses montantes são acrescidos à rubrica de ativos intangíveis – plantel de futebol.

xirabaneco

Obrigado Malu e Edgar_SLB.
Então, se o nosso plantel for totalmente composto, por jogadores da formação e jogadores já totalmente amortizados, o nosso plantel vale zero ou perto disso?

slbfuckfcp

Se tivéssemos vendido o Gonçalo pelos 40 M€... as contas estavam positivas.. é isto.
10% comissão, e 36-35prejuizo = lucro diminuto

e depois,.. QUERO é o BENFICA com os melhores jogadores e com capacidade para lutar para ser campeão.

ORMP

Citação de: Zetuga em 09 de Setembro de 2022, 10:04

ISto. Excepto nas camisolas replica, que nao sao da Adidas. Podem-se comprar no site e na loja do Benfica, e a grande parte do lucro e' para o Benfica, e para quem compra pois sao bem mais baratas.

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/loja/produtos/equipamentos/principal/homem/replica-camisola-principal-benfica-2022-2023

Confusão nos termos amigo.Quem as compra não tem maior lucro. Compra a um preço menor. Quanto ao Benfica? Não sabes onde há maior lucro... em princípio terás razão. O lucro corresponde à diferença do preço do custo de compra e de venda. Tu não sabes qual é o preço de compra num caso e no outro. Agora imagino que no caso do Benfica terás razão.

ORMP

Citação de: xirabaneco em 09 de Setembro de 2022, 18:41
Então, se o nosso plantel for totalmente composto, por jogadores da formação e jogadores já totalmente amortizados, o nosso plantel vale zero ou perto disso?
Sim

Sylphs

Agora já ninguém critica a ideia do Rui Gomes da Silva para as camisolas?  ::)

ORMP

Citação de: nfgl em 08 de Setembro de 2022, 11:22
Citação de: PinaG em 08 de Setembro de 2022, 11:09
Citação de: nfgl em 07 de Setembro de 2022, 17:01
Citação de: sergio19azb em 07 de Setembro de 2022, 16:57
É preciso olhar para o mercado nacional, comprar bem e barato, scouting em jovens jogadores estrangeiros, apostar ainda mais na formação.

Que se comece um novo ciclo

O que é preciso é formar mais e melhor.

E aumentar receitas operacionais.

Abrir centros de formação nos paises com potencial.

Há tanto que se pode fazer.

Pois há.

Roubar menos.

Isso não aumenta receitas, só reduz custos.
:)

KunAguero16

Rui Costa: "reduzimos a massa salarial em 21%, 15 milhões de euros"

MALU15

Citação de: xirabaneco em 09 de Setembro de 2022, 18:41
Nos activos intangíveis (caso dos atletas), não podes confundir valor contabilístico (balanço) com valor de mercado, pelo facto de nestes activos não ser  permitido efectuar quaisquer processos de reavaliação (ao contrário dos activos tangíveis) tendentes a ajustar o seu valor, pelo que o valor dos mesmos é sempre registado a custos históricos. Só quando ocorre um processo de abate (por venda, rescisão ou outros motivos) é que são registadas as eventuais mais ou menos valia da operação.

eagles_viseu

Citação de: KunAguero16 em 09 de Setembro de 2022, 19:07

Alguma coisa não bate certo... 21% de 112M não são 15 M, são cerca de 23,5 M.

KunAguero16

Citação de: eagles_viseu em 09 de Setembro de 2022, 19:32

"O primeiro objetivo era trazer qualidade. Dentro desse exercício, houve a possibilidade de reduzir a folha salarial. Este plantel é mais coeso, tem mais qualidade do que o do ano passado. Estamos bem, sabemos que o ano vai ser muito longo e que não vai ser sempre assim. O plantel está muito forte e tem muitos objetivos. Conseguimos reduzir a folha salarial na ordem dos 15 milhões de euros, o correspondente a 21 por cento. Andará depois nos 17% cumprindo outro objetivo, a renovação dos nossos meninos da formação".

https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-bwin/benfica/detalhe/rui-costa-explica-as-movimentacoes-de-mercado-do-benfica-siga-em-direto?ref=HP_DestaquesPrincipais

xirabaneco

Citação de: eagles_viseu em 09 de Setembro de 2022, 19:32

Penso que os 112M, incluem custo plantel e de outros colaboradores, pelas contas do Rui Costa o plantel custa cerca de 75/76M.