As Finanças do Benfica

Archie Bunker

Citação de: Red2802 em 06 de Setembro de 2023, 23:21Sinceramente, é um bocado cansativo tentar ser honesto nas análises que aqui faço.

E estou a apenas a cingir-me a linhas gerais que são óbvias, verdadeiras e irrefutáveis.

Nem sequer estou a expor números em detalhe que criariam ainda maior perplexidade.

Trata-se de procurar dar uma visão de sustentabilidade, racionalidade e verdade ao futuro do clube.

Mas, pelos vistos, o que interessa é ter um plantel melhor (sim, eu também gosto), haja ou não empréstimos obrigacionistas incompreensíveis face ao seu custo e emitidos pelo clube que mais dinheiro realizou na última década em vendas EM TODO O MUNDO.

Às vezes dá vontade de desistir porque é como malhar em ferro frio.

eu sei que se fica a pensar para onde vai tanto dinheiro de vendas, mas é só relembrar que gastmos mais de 100m em salarios por ano.

FrarioSLB

Citação de: Rei em 06 de Setembro de 2023, 23:32
Citação de: JPSilva em 06 de Setembro de 2023, 23:12
Citação de: Shoky em 06 de Setembro de 2023, 23:11
Citação de: JPSilva em 06 de Setembro de 2023, 23:10
Citação de: antiporcos em 06 de Setembro de 2023, 22:58Se vendemos e não investimos não há ambição.
Se vendemos e investimos estamos a arriscar.

Podemos discutir em que deve gastar o dinheiro, isso tudo bem e é salutar. Discutir que se deve ter um lucro maior porque este é pequenino é que não dá para perceber. Ainda somos um clube desportivo ou não?

Houve um tempo em que não se investiu e até o Varela se meteu na baliza, um penta foi à vida e um porto ligado às máquinas ressuscitou, mas se calhar esses foram bons tempos porque o lucro foi elevado e nao estávamos a arriscar.

Se conseguirmos manter o break even todos os anos por mim está perfeito.

Não vamos todos os anos vender um Darwin em junho e um Enzo em janeiro e estar sempre na Liga dos Campeões. Era bom, mas não vai acontecer.

Já agora, quando saem os relatórios dos rivais?

Não tens de fazer isso, mas logicamente também não vais comprar como compraste este ano todos os anos.

O Benfica nestes dois últimos mercados de Verão fez um bom trabalho, a necessidade de irmos ao mercado será menor na próxima época, penso eu.

Se vendermos um jogador teremos provavelmente de fazer um ou outro ajuste só e conseguimos manter o nível.
Esperemos que assim seja... estes gastos são insustentáveis, se uma época nos corre mal, vai tudo ao charco.
Pergunto-me quanto disto não serão ainda resquícios de 2020...

nfgl

Citação de: st. michel em 06 de Setembro de 2023, 21:10
Citação de: Jone em 06 de Setembro de 2023, 19:46
Citação de: st. michel em 06 de Setembro de 2023, 19:21
Citação de: nfgl em 06 de Setembro de 2023, 16:52
Citação de: Jone em 06 de Setembro de 2023, 15:36
Citação de: bruno cardoso em 06 de Setembro de 2023, 14:59

Coluna Vermelha
@CurtaVermelha

O CIES lançou o seu estudo dos maiores gastadores e vendedores da década (valores net).

O Benfica é o clube que mais dinheiro fez (vendas-contratações) nesta década. +764 milhões.

É também o clube que mais dinheiro fez desde 2019. +372 milhões.

É o quinto que mais dinheiro fez pós-covid. +199 milhões, atrás de Ajax, Lille, Lyon e Salzburg.

E o segundo que mais dinheiro fez em 2023, +114 milhões, atrás do VIllarreal.

Como é que o Benfica fez tanto dinheiro e mesmo assim continua a ter passivo?

A explicação é muito simples e tem duas componentes:

1. O Benfica abateu uma grande porção do passivo neste período. Principalmente entre os anos 2017 e 2020 (ver segundo gráfico), passando de uma dívida líquida negativa de 255 milhões no seu pico em 2014, para actualmente estar à volta dos 147 milhões.

Esta dívida líquida já andou nos 93 milhões em 2020, tendo subido bastante no último ano, graças à prioridade desportiva do projecto de Rui Costa (não estou a criticar, estou a constatar que a revolução do ano passado foi paga com dívida).

2. Ao longo destes 10 anos, só por quatro vezes o Benfica teve EBITDAS positivos (as temporadas entre 2014-15 até 2017-18). Todas as outras épocas tiveram EBITDAS negativos, ou seja, os custos operacionais da SAD do Benfica (salários, manutenção, serviços) são maiores do que as receitas operacionais do clube (Champions League, transmissões, patrocinadores e bilhética).

O EBITDA do Benfica neste 10 anos é de 120,5 milhões negativo. As quatro temporadas positivas tiveram um EBITDA positivo de 9,6 milhões. As outras seis temporadas negativas tiveram EBITDA negativo de 130,1 milhões.

Isto torna o Benfica ultradependente do apuramento para a Champions League, porque caso não esteja lá, os EBITDAs negativos na ordem dos 20-30 milhões como as coisas estão neste momento, sobem rapidamente para os 70-90 milhões.

Este é o motivo principal pelo qual o Benfica não deve tratar da substituição de Domingos Soares de Oliveira de ânimo leve, visto que esta dependência do Benfica pela Champions League tem-se vindo a agravar nos últimos três anos.

Nos últimos 10 anos, o Benfica falhou a Champions League apenas uma vez. Nesse ano teve um EBITDA negativo de mais de 60 milhões. Neste momento a dependência pela Champions League é ainda maior. E caso o Benfica falhe o acesso, está obrigado a vender 2-3 jogadores ou novamente a aumentar os níveis do passivo.

Boa explicação de para onde vai o dinheiro.
Eu nao consigo conceber como se gastam 120M em salarios. Por mais voltas que dê, não consigo chegar a esses valores com 25 jogadores na A, mais 90 nas restantes equipas, equipa tecnica e restantes tecnicos do seixal.
Depois temos os fornecimentos e serviços onde gastamos mais que os outros 2 juntos.
Baixar 20M aqui nestas duas rubricas possibilitaria baixar para metade a divida em EO em apenas 4 anos.

Não consegues entender como é que se gastam 120M em salários?

Entao, 60M em vencimento, 60M em retenções na fonte mais SS.

Não parece uma conta muito díficil de fazer.

Salário+premios por objectivos: 3 milhões brutos de media? 3*25=75

Não me espantaria de pagar 15 ou mais a toda a equipa técnica. Vamos em 90.

Todos os outros salários de futebol, da B para baixo, mais toda a estrutura do DSO à senhora da limpeza. Outros 20? Vamos em 110.

Não me parece difícil se o salário médio do plantel rondar os 2-3 milhões brutos. E o plantel do ano passado tinha mais gente.

Desculpa mas não concordo.
A equipa técnica nao ganha 15M. Aceito 10M. Tens o principal a ganhar milhoes mas os outros 5 ou 6 ganham na ordem das centenas de milhar.
Como eu referi, temos mais 90 jogadores profissionais cuja media anual de salarios nao ultrapassa os 100mil. Dá 9M
Temos mais uma centena de proffisionais, entre tecnicos e assistentes, cuja media não ultrapassa os 50mil. Outros 5M.
...
Somas tudo e ficas bem abaixo dos 100M

Eu estava a especular, não sei vencimentos. É possível que a equipa técnica ganhe 10.

Mas as tuas contas de salários não podem estar bem. Sabemos que há jogadores (di Maria, provavelmente otamendi, João Mário) que estão no topo da tabela salarial do Benfica ou muito perto. Eu não sei a tabela, mas o teto salarial não é menos de 4 milhões brutos certamente. Só em 2 ou 3 jogadores o Benfica deve gastar mais de 12M brutos. Como é que 90 jogadores profissionais não ganham mais de 9M no total?

4 milhões brutos de vencimento são 5 M para salários.

Rei

Citação de: Nuno_SLB em 06 de Setembro de 2023, 23:36eu fico é surpreendido como é que há malta que não percebe porque é necessário vender jogadores. :buck2:

É fácil de perceber. O Benfica tem gastos com pessoal altos, para se manter competitivo é obrigado a isso.

Das duas uma, ou vamos buscar receitas extra a outro lado para cobrir esses gastos, ou então reduzimos esses gastos mas arriscamos perder competitividade. Não há milagres.

Daí o modelo de gestão ser um modelo de risco elevado, estamos constantemente dependentes da Champions ou de alguma venda.

Resumindo, só fugindo daqui deste país e deste campeonato de merda. O Benfica merecia mais, de facto.

Rei

Citação de: JPSilva em 06 de Setembro de 2023, 23:40
Citação de: Slb04Sempre em 06 de Setembro de 2023, 23:38
Citação de: Rei em 06 de Setembro de 2023, 23:36
Citação de: Meio_metro em 06 de Setembro de 2023, 23:24A venda do Enzo garantiu o saldo positivo, a venda do Ramos com LC garante quase outro resultado positivo...

Se falhamos a lc vai tudo vendido...

A LC é essencial. Imaginem como os andrades devem estar... daí o circo todo.

Eu não acredito em nada do que venha dos andrades, devem martelar pouco o roc devem

Martelar? Eles têm um capital próprio negativo de 120M

Subirá para cerca de 200 milhões neste próximo relatório.

Slb04Sempre

Citação de: Meio_metro em 06 de Setembro de 2023, 23:24A venda do Enzo garantiu o saldo positivo, a venda do Ramos com LC garante quase outro resultado positivo...

Eu não acredito em nada do que venha dos andrades, devem martelar pouco o roc devem

Na, deve ir praí nos 200m

Archie Bunker

quanto entrou de receitas de tv?

JPSilva

Citação de: Rei em 06 de Setembro de 2023, 23:44

Subirá para cerca de 200 milhões neste próximo relatório.

Isso é mesmo o próximo que feche a porte e apague a luz.

Red2802

Citação de: Rei em 06 de Setembro de 2023, 23:43
Citação de: Nuno_SLB em 06 de Setembro de 2023, 23:36eu fico é surpreendido como é que há malta que não percebe porque é necessário vender jogadores. :buck2:

É fácil de perceber. O Benfica tem gastos com pessoal altos, para se manter competitivo é obrigado a isso.

Das duas uma, ou vamos buscar receitas extra a outro lado para cobrir esses gastos, ou então reduzimos esses gastos mas arriscamos perder competitividade. Não há milagres.

Daí o modelo de gestão ser um modelo de risco elevado, estamos constantemente dependentes da Champions ou de alguma venda.

O Benfica gastou 26 milhões de euros em gestão operacional do estádio.

Estamos a brincar?

Vamos detalhar isto factura a factura e comparar com os preços médios de mercado?

Sousa_slb

Citação de: Rei em 06 de Setembro de 2023, 23:32
Citação de: JPSilva em 06 de Setembro de 2023, 23:12
Citação de: Shoky em 06 de Setembro de 2023, 23:11
Citação de: JPSilva em 06 de Setembro de 2023, 23:10
Citação de: antiporcos em 06 de Setembro de 2023, 22:58Se vendemos e não investimos não há ambição.
Se vendemos e investimos estamos a arriscar.

Podemos discutir em que deve gastar o dinheiro, isso tudo bem e é salutar. Discutir que se deve ter um lucro maior porque este é pequenino é que não dá para perceber. Ainda somos um clube desportivo ou não?

Houve um tempo em que não se investiu e até o Varela se meteu na baliza, um penta foi à vida e um porto ligado às máquinas ressuscitou, mas se calhar esses foram bons tempos porque o lucro foi elevado e nao estávamos a arriscar.

Se conseguirmos manter o break even todos os anos por mim está perfeito.

Não vamos todos os anos vender um Darwin em junho e um Enzo em janeiro e estar sempre na Liga dos Campeões. Era bom, mas não vai acontecer.

Já agora, quando saem os relatórios dos rivais?

Não tens de fazer isso, mas logicamente também não vais comprar como compraste este ano todos os anos.

O Benfica nestes dois últimos mercados de Verão fez um bom trabalho, a necessidade de irmos ao mercado será menor na próxima época, penso eu.

Se vendermos um jogador teremos provavelmente de fazer um ou outro ajuste só e conseguimos manter o nível.

Sim sim.

Tens o Cásper que custou 10M perneta, jurasek 14M perneta, etc

Será sempre.necessario ir ao mercado e despachar por preços ridículos estes jogadores medianos comprados a preços exorbitantes.

MALU15

Citação de: BERNA_1961 em 06 de Setembro de 2023, 23:34
Citação de: boladeneve em 06 de Setembro de 2023, 23:31
Citação de: BERNA_1961 em 06 de Setembro de 2023, 23:25
Citação de: SERNADA_SLB em 06 de Setembro de 2023, 23:15
Citação de: Cyb3rNeo em 06 de Setembro de 2023, 23:08
Citação de: BERNA_1961 em 06 de Setembro de 2023, 22:51
Citação de: kidd em 06 de Setembro de 2023, 22:43
Citação de: BERNA_1961 em 06 de Setembro de 2023, 22:39
Citação de: IloveSLB2014 em 06 de Setembro de 2023, 22:33
Citação de: BERNA_1961 em 06 de Setembro de 2023, 22:31
Citação de: twixslb em 06 de Setembro de 2023, 22:14
Citação de: BERNA_1961 em 06 de Setembro de 2023, 22:12
Citação de: Slb04Sempre em 06 de Setembro de 2023, 22:10
Citação de: DinizM em 06 de Setembro de 2023, 21:54
Citação de: Slb04Sempre em 06 de Setembro de 2023, 21:51
Citação de: DinizM em 06 de Setembro de 2023, 21:49
Citação de: arfm14 em 06 de Setembro de 2023, 21:38
Citação de: werty10 em 06 de Setembro de 2023, 21:37https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/desporto/detalhe/benfica-volta-aos-lucros-e-olha-para-os-eua

4M de lucro?!

WTF?!
Excluindo transferências

??

Posso estar a ler mal mas está lá escrito:

"
• O resultado com transações de direitos de atletas supera os 63,7 milhões de euros, o que representa
uma melhoria de 53,2% face ao valor de 41,6 milhões de euros alcançado no período homólogo"

O Benfica entre compras e vendas de jogadores lucrou 64m.

Mas o lucro do exercício são 4m.

Isto com venda do Enzo + Gonçalo Ramos + uma boa Champions

É assustador

O GR não entra nestas contas...
mas entra o turco certo ?
Não.  Os custos com o kokçu só começam a entrar em 2023 2024.
A transferência do Kokçu foi antes de 30 Junho, entra neste relatório que hoje saiu
Não.
kokcu foi comprado em junho!
Isso para este exercício não quer dizer nada.
WTF?
Se o exercício financeiro da última época fechou a 30 de junho (como sempre aliás), e se o Kokçu assinou antes dessa data, como não entra nesse exercício?

Claro que entrou neste exercício e isso está escrito no relatório, mas é mais importante falar mal...
Zero.
Para o resultado apresentado, a compra do Kokçu representou...zero.
Uma coisa é o ativo, passivo...
Outra coisa é o resultado económico, lucro ou prejuizo.

Não terão amortizado 1/5?
Não li o relatório, mas isso não faz sentido nenhum
Se o rapaz assina um contrato a vigorar a partir de 01/07...
Onde está o regime da periodizacao?

as amortizações são calculadas com base em duodécimos a partir de JUL23, logo o impacto em custos nestas contas é nulo. E se o contrato vigorou a partir de 1JUL23, tb não há impactos em termos de balanço (activo).

Baron_Davis

Slb04Sempre

Citação de: Red2802 em 06 de Setembro de 2023, 23:46

O Benfica gastou 26 milhões de euros em gestão operacional do estádio.

Estamos a brincar?

Vamos detalhar isto factura a factura e comparar com os preços médios de mercado?

Não entram aí os leds, cadeiras?

Archie Bunker

Resumindo, só fugindo daqui deste país e deste campeonato de merda. O Benfica merecia mais, de facto.

essa é que essa, isto é tão simples.

há poucas variaveis nesta equação.

receitas operacionais (bilhetes+publicidade+tv)

vendas jogadores

CL

vs

Salarios

compras de jogadores

e quando as 3 receitas nao cobrem os dois custos temos... custo financeiros de emprestimos.