Futebol Formação - Juniores A (2023/2024)

Benfica_Sempre_1904

edit

Cyb3rNeo

Temos mais do que equipa para ainda ficar em 1º neste grupo.

leite_slb

Citação de: samarras em 03 de Outubro de 2023, 14:58Primeiro limitei-me ao círculo do norte. Segundo, eu não vejo essas milhas. Queres expor?

A pergunta não é para mim, mas posso expor alguns dados que ajudam à discussão.

Diria q o principal objetivo da Formação é colocar atletas na equipa A. Dentro deste parâmetro, na atualidade:

Benfica: Samuel Soares, António Silva, Tomás Araújo, Florentino, João Neves, Tiago Gouveia e Gonçalo Guedes

Braga: Tiago Sá

Não contabilizei atletas q chegaram já na parte final da sua formação a cada um dos clubes (p.ex. Morato, Álvaro Djaló).

Outro critério q podemos utilizar são os jogadores q chegam ao profissionalismo. Ora nos últimos 10 anos, o registo é francamente favorável ao Benfica, com praticamente 4x mais jogadores que o Braga com formação feita maioritariamente no clube (121 vs 32). Até o Vitória de Guimarães tem mais jogadores nessa condição a chegar ao profissionalismo (46).

Outro critério poderão ser os títulos na Formação, embora seja sempre discutível. Em todo o caso, e só pegando nos últimos 10 anos, estamos assim a nível de I Divisão de Sub-15, Sub-17 e Sub-19:

Benfica: 13
Braga: 1

De referir q este título do Braga foi já em 2013/2014.

Para além destes critérios, podemos acrescentar o das convocatórias para as seleções jovens. Contabilizando as seleções de Sub-15 a Sub-21, esta época:

Atletas Convocados
Benfica: 52
Braga: 29

Total de convocatórias:
Benfica:77
Braga: 40

De referir q mesmo Sporting (40/53) e Porto (44/65) estão bem acima do Braga.

Se formos ver os números da época passada, continua a ser grande a disparidade:

Atletas Convocados
Benfica: 75
Braga: 47

Total de convocatórias:
Benfica: 289
Braga: 159

E também no ano passado o Braga ficou em 4º lugar nesta contabilidade, atrás dos 3 grandes.

Se falarmos em termos de infraestruturas, e reconhecendo q o Braga tem, de facto, uma excelente Academia, não vejo uma grande diferença em relação ao q temos no Seixal. Para além disso, num aspeto q pode ser do mais impactante numa Academia, a capacidade de alojamento, a Academia do Braga tem apenas, e literalmente, meia dúzia de quartos para a Formação, com 4 atletas por quarto, em quartos q inicialmente foram pensados para serem individuais. Os restantes jogadores ficam na Residencial no centro da cidade.

Em suma, apesar do crescimento do Braga nos últimos anos, a frieza dos números mostra que ainda estão muito longe de nos fazer sombra.

paulomaia1972

Citação de: leite_slb em 04 de Outubro de 2023, 14:48
Citação de: samarras em 03 de Outubro de 2023, 14:58Primeiro limitei-me ao círculo do norte. Segundo, eu não vejo essas milhas. Queres expor?

A pergunta não é para mim, mas posso expor alguns dados que ajudam à discussão.

Diria q o principal objetivo da Formação é colocar atletas na equipa A. Dentro deste parâmetro, na atualidade:

Benfica: Samuel Soares, António Silva, Tomás Araújo, Florentino, João Neves, Tiago Gouveia e Gonçalo Guedes

Braga: Tiago Sá

Não contabilizei atletas q chegaram já na parte final da sua formação a cada um dos clubes (p.ex. Morato, Álvaro Djaló).

Outro critério q podemos utilizar são os jogadores q chegam ao profissionalismo. Ora nos últimos 10 anos, o registo é francamente favorável ao Benfica, com praticamente 4x mais jogadores que o Braga com formação feita maioritariamente no clube (121 vs 32). Até o Vitória de Guimarães tem mais jogadores nessa condição a chegar ao profissionalismo (46).

Outro critério poderão ser os títulos na Formação, embora seja sempre discutível. Em todo o caso, e só pegando nos últimos 10 anos, estamos assim a nível de I Divisão de Sub-15, Sub-17 e Sub-19:

Benfica: 13
Braga: 1

De referir q este título do Braga foi já em 2013/2014.

Para além destes critérios, podemos acrescentar o das convocatórias para as seleções jovens. Contabilizando as seleções de Sub-15 a Sub-21, esta época:

Atletas Convocados
Benfica: 52
Braga: 29

Total de convocatórias:
Benfica:77
Braga: 40

De referir q mesmo Sporting (40/53) e Porto (44/65) estão bem acima do Braga.

Se formos ver os números da época passada, continua a ser grande a disparidade:

Atletas Convocados
Benfica: 75
Braga: 47

Total de convocatórias:
Benfica: 289
Braga: 159

E também no ano passado o Braga ficou em 4º lugar nesta contabilidade, atrás dos 3 grandes.

Se falarmos em termos de infraestruturas, e reconhecendo q o Braga tem, de facto, uma excelente Academia, não vejo uma grande diferença em relação ao q temos no Seixal. Para além disso, num aspeto q pode ser do mais impactante numa Academia, a capacidade de alojamento, a Academia do Braga tem apenas, e literalmente, meia dúzia de quartos para a Formação, com 4 atletas por quarto, em quartos q inicialmente foram pensados para serem individuais. Os restantes jogadores ficam na Residencial no centro da cidade.

Em suma, apesar do crescimento do Braga nos últimos anos, a frieza dos números mostra que ainda estão muito longe de nos fazer sombra.

A diferença tem vindo a diminuir, neste momento já luta de igual com o Porto em campo e no recrutamento

Universo Benfica

UEFA Youth League 2023/24 | Grupo D | 2ª Jornada

FC Internazionale 1-1 SL Benfica

João Rêgo (81')

Resumo do Jogo

Jogos da 2ª Jornada | Classificação (03/10)

Universo Benfica

Campeonato Nacional de Juniores 2023/24 | 1ª Fase - Zona Sul | 8ª Jornada

07 Out (Sábado)

AA Coimbra - SL Benfica 15h00

Jogos da 8ª Jornada | Classificação

Goldberg87

0-1 ???
0-2 ???

Intervalo: 0-2

Goldberg87

FaithNoMore

Era obrigatório ganhar,continuamos em 4° mas recuperámos pontos a quem vai nos lugares acima do nosso.

FaithNoMore