Departamento de Comunicação do Sport Lisboa e Benfica

RigidMan

Não passo muito tempo aqui no fórum (e muito menos aqui no separador do futebol), mas quanto a esta temática apraz-me dizer o seguinte:

Entendendo que o Benfica possa até vir a expressar publicamente as condolências pelo falecimento de Pinto da Costa e, não obstando a que o faça, creio que não há motivos nenhuns para o fazer.

E não me falem em falta de respeito ou em má imagem institucional. Nem vale a pena perder aqui tempo com aquela argumentação primária do quanto Pinto da Costa fez e disse contra o Benfica, não precisa mesmo de ser por aí. Prefiro colocar as coisas noutra perspectiva: a Pinto da Costa foi dada uma possibilidade, que não é de todo comum a todos os seres humanos. A partir do momento em que teve certeza da inevitabilidade da sua morte, pode gozar ainda de um período simpático de tempo onde a sua sanidade mental não se encontrava de todo comprometida. E, nesse período de tempo, poderia ter reflectido sobre a sua vida e talvez reconhecido alguns exageros para com os rivais, mas preferiu não o fazer; podia talvez ter reconhecido alguns exageros para com os seus próprios pares (sobretudo para com a nova administração em exercício), mas preferiu não o fazer; e pior que tudo isto, preferiu deixar testamentado o seu ódio pessoal a um círculo de pessoas (a quem chamou de "traidores"), "aconselhando-os" até a não irem ao seu funeral - o que acaba por implicar até que as suas próprias cerimónias fúnebres tenham de passar um pouco ao lado daquilo que é o Futebol Clube do Porto actual, uma coisa absolutamente inconcebível quando falamos de alguém cuja vida e obra são completamente indissociáveis do clube e vice-versa. Jorge Nuno Pinto da Costa quis, claramente e por vontade própria, levar consigo para a campa todas as guerras e ódios que cultivou em vida. Elogio-lhe a coerência, mas - se a vontade do próprio foi viver em guerra e morrer em guerra - então não há legitimidade alguma em apontar o dedo aos rivais por não hastearem a bandeira branca.

Acho que me ficaria por uma nota de pesar ou condolências endereçadas directamente à família - porque não deixa de ser o falecimento de uma figura marcante do universo desportivo português, talvez a mais marcante até. Seria o mais prudente e sensato.

defacer

Citação de: Vianna em 16 de Fevereiro de 2025, 23:49Nasci em 81, nos 90 era um miúdo com amor ao Benfica e ódio ao PDC, recordo me de só querer que ele morresse e levasse toda a podridão do futebol corrupto que implementou  para a cova ... nunca respeitou o Benfica, instigou o ódio norte sul, o ódio aos encarnados, gozou na praça pública inúmeras vezes com o Benfica, polarizou em formato de raiva e ódio a luta ao centralismo e à capital Lisboa como objetivo acabar com o Benfica e isso começou a refletir se na violência , estádio das antas quem entrasse com adereços alusivos ao Benfica corria risco de vida, há imagens e histórias de uma violência deplorável etc etc etc... podia continuar aqui a escrever muito mais porque a história está escrita e não a estou a inventar ... e agora queriam uma homenagem de respeito??? Não!!! Os tempos da coação já se foram... nos últimos anos voltaram com o Conceição e Pepe mas durou pouco e os 4-1 deste ano acredito que sejam a tónica do futuro que é assistir a esse clube voltar a ser pequeno que sem corrupção e coação é o destino que lhes pertence!!!

1980 aqui!! Exactamente o que passei!!!

Faroleiro

Citação de: PRodry68 em 16 de Fevereiro de 2025, 19:07A equipa B dos porcos o " PORTO monense " já fez a homenagem ao Corrupto , jogaram hoje todos com o nome dele ns camisola no jogo com o Torreense . Mas correu mal . PERDERAM .
A sério!? Chupem porcos!

Faroleiro

Citação de: Redfield73 em 16 de Fevereiro de 2025, 22:17Ponham o Calado na linha, está a envergonhar o clube neste momento.
Esse Calado calado é um poeta...

luigiferratini

Acho este departamento uns perfeitos incompetentes, acomodados e com uma agenda bem clara a nível das prioridades, mas desta vez mantenham se como é normal , calados , sem fazerem um crl . Obrigado

RAFL

Citação de: Faroleiro em 17 de Fevereiro de 2025, 00:56
Citação de: Redfield73 em 16 de Fevereiro de 2025, 22:17Ponham o Calado na linha, está a envergonhar o clube neste momento.
um homem...que dizer....uma pessoa que não tem coluna vertebral, acham mesmo que ia fazer o correcto e mostrar os podres do bimbo da bosta?

Zetuga

Citação de: RAFL em 17 de Fevereiro de 2025, 07:46
um homem...que dizer....uma pessoa que não tem coluna vertebral, acham mesmo que ia fazer o correcto e mostrar os podres do bimbo da bosta?

Mesmo sem mostrar podres... permitir que se compare esta situação com a do Eusebio... nao conseguir dizer que o Benfica teve uma reação diferente para com Fernando Gomes. Podia ate dizer que ele faria diferente mas nao compreender uma nao reação do Benfica.... Um gajo que foi capitão de equipa na altura do apito dourado? Que falta de tudo.

E eu ate acho que seria tolerável uma pequena comunicação de "condolências aos adeptos rivais pela sua perda". Sem nomes, sem relevo ao perfil, etc. Mas, compreendo e apoio tambem o nao dizer nada.

dsdsds44

Citação de: rkc em 16 de Fevereiro de 2025, 21:08Mas vocês não entendem que a ÚNICA razão pelo qual não houve logo comunicado de pesar foi por haver eleições em outubro?!??

PS - Grande galinha. Pode ser que alguns estúpidos que iam votar nele entendam o que aqui está.
Não houvesse eleições este ano, já tinha saído um comunicado e ainda mandavam alguém ao funeral de quem tanto mal fez ao Benfica.

Mzungo

Citação de: Jeremy em 17 de Fevereiro de 2025, 00:03
Citação de: Slbstriker em 16 de Fevereiro de 2025, 22:59O Sporting não emitiu nenhum comunicado porque o Varandas de facto dava-se mal com o Pinto da Costa, mas o Benfica só não o fez por causa da reacção dos seus adeptos, foi apenas por isso, pois o Rui Costa dava-se muito bem com o Pinto.
o Rui Costa de certeza que ja deu os sentimentos em nome proprio

Tenho a mesma opinião.

Ru10

Desta vez deu jeito não ter departamento de comunicação.

fpie

Citação de: Ru10 em 17 de Fevereiro de 2025, 08:35Desta vez deu jeito não ter departamento de comunicação.

tiveram o fim de semana a ensaiar uma musica para tocar na festa da TVI e ainda nao sabem que o pdc morreu

pevmac

Citação de: Zetuga em 17 de Fevereiro de 2025, 08:02
Citação de: RAFL em 17 de Fevereiro de 2025, 07:46

Mesmo sem mostrar podres... permitir que se compare esta situação com a do Eusebio... nao conseguir dizer que o Benfica teve uma reação diferente para com Fernando Gomes. Podia ate dizer que ele faria diferente mas nao compreender uma nao reação do Benfica.... Um gajo que foi capitão de equipa na altura do apito dourado? Que falta de tudo.

E eu ate acho que seria tolerável uma pequena comunicação de "condolências aos adeptos rivais pela sua perda". Sem nomes, sem relevo ao perfil, etc. Mas, compreendo e apoio tambem o nao dizer nada.

Fernando Gomes (o "bibota") ou Vítor Damas tiveram da minha parte o devido respeito, aquando do falecimento de cada um. Foram atletas marcantes da minha infância, que respeitei e idolatrei mesmo sem serem do meu Clube. O pintinho está noutro patamar, que hoje em dia quase se resume à indiferença. Tenho memória, e não sou hipócrita...
Que fique por lá muitos anos sem a minha presença!

madlock

Um fdp que tentou destruir o meu clube durante 40 anos, e o Benfica ia lamentar o quê?
Puta que vos pariu a todos.
Menos um monte de merda no planeta.

lPhoenix

Tal como o próprio presidente do FCP respeitou a vontade expressa do antigo presidente em não comparecer ao seu funeral, não tenho dúvidas que em 42 anos não faltam declarações do antigo presidente que justifiquem a não presença de um representante do Benfica no seu funeral.

RAFL

Um gajo é roubado e agredido anos e anos.....e depois quando o ladrao morre temos que ir agradecer ????