José Mourinho, Treinador do SL Benfica

Treinador, 62 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2000-2000, 2025-), 26 jogos (15 vitórias, 6 empates, 5 derrotas)
Em 2025/2026: 15 jogos (9 vitórias, 3 empates, 3 derrotas)

Stigmat

_JonasThern_

Citação de: butch vig em 06 de Outubro de 2025, 20:01
Citação de: El Tacuara em 06 de Outubro de 2025, 16:30O Lage não era solução assim como o Mourinho não é.

O Benfica para o Mourinho, é uma etapa para chegar à FPF.

Até lá, vai tentar sobreviver e não perder, o pouco da credibilidade que ainda tem, como treinador.

É o que eu acho, msm que seja campeão não vai querer continuar mais uma época. O desejo dele é a seleção

Mas o Mourinho precisava do Benfica para chegar a seleção?

Paulo Fonseca

Citação de: futeboldelite em 06 de Outubro de 2025, 19:52
Citação de: Paulo Fonseca em 06 de Outubro de 2025, 19:35
Citação de: tnlemos em 06 de Outubro de 2025, 19:27
Citação de: Paulo Fonseca em 06 de Outubro de 2025, 19:18
Citação de: SunRider em 06 de Outubro de 2025, 17:23https://cnnportugal.iol.pt/videos/mourinho-esta-finalmente-num-campeonato-em-que-jogando-tao-pouco-pode-ser-campeao/68e3bc410cf29d28d828ca31

Emoldurar e por isto no balneário.
Correta como sempre.

Resta saber se o Mourinho veio para apenas ser campeão nacional porque isso é um objetivo alcançável mediante o seu cinismo e eficiência. Estará também em todas as finais à imagem de Bruno Lage? A Champions dou de barato. Este ano é para fazer turismo.
Correta como sempre? Deixei de a ouvir já faz tempo... só se cresceu, está mais mulherzinha e deixou se de lagartices infantis.
Alguma vez disse isto de outro treinador português? É que está a falar de um treinador com 4 titulos europeus e campeonatos em Inglaterra, Espanha e Itália... cheira me a comentário altamente lagarto e com bastante azedo.
Está a falar que esse mesmo treinador está num campeonato onde pode ser campeão jogando mal. E até deu o exemplo do Rui Borges.

tem falado muito bem ela, por acaso.

então acerca do Rui Costa, tem feito uma análise spot on
Eu só a acompanho pelo Twitter e, talvez por ter limite de caracteres, não escorrega tanto na maionese. Não tenta polarizar tanto.

Kampz

Citação de: Survivor em 06 de Outubro de 2025, 16:36
Citação de: Jaco1904 em 06 de Outubro de 2025, 16:03Tinha poucas duvidas antes do jogo mas depois de ontem tenho ainda menos duvidas que vamos ser campeoes.

A passagem de Mourinho pelo Benfica vai ser GLORIOSA.

Borges's e Farinholis ao pé do Zé sao uns autenticos aprendizes.

Com Lage ontem perdiamos o jogo e ficava tudo em polvorosa no Benfica até às eleiçoes.

Com Mourinho fomos dar um banho tatico de humildade e realismo para colher os frutos daqui para a frente sem o stress de estarmos a 7 pontos que iriam parecer irrecuperaveis.

Eu leio estas cenas e fico a bater mal.

Banho táctico? 1 remate de livre em 90 minutos?

Quem é que está atrás na qualificação?

O Mourinho é mesmo o maior na arte da comunicação.

Estas tiradas são muito bonitas mas depois no SLV o que acontece é empatarmos com o Arouca em casa e ficarmos a 6 já na próxima jornada.

brazio

Citação de: SonecaSLB em 06 de Outubro de 2025, 09:34
Citação de: brazio em 06 de Outubro de 2025, 02:19
Citação de: SonecaSLB em 06 de Outubro de 2025, 02:12É um bom resultado na medida em que toda a gente esperava perder.

Mas um Benfica que gastou mais de 100 milhões em contratações não pode ir ao Dragão jogar para o pontinho

O Benfica ganhou 19 vezes em todos os jogos que fez até hoje na casa dos Morcões logo o empate nunca é estaticamente um mau resultado e ontem ainda mais porque não se podia perder senão ficávamos arrumados do campeonato logo no início de outubro.

Exato, mas esse registo é uma mancha na história do Benfica e quem está no clube tem a obrigação de a mudar.

Este tipo de postura eu aceitava se estivéssemos no final da época com vantagem pontual. Assim foi apenas e só medo.

Nós vamos ter que recuperar os 4 pontos perdidos de forma parva em casa contra mortos, e esses pontos terão que ser recuperados em jogos como o de ontem.

Eles por outro lado já despacharam Alvalade e vão com 4 pontos a frente. Para o Porto sim, este empate foi um mal menor. Para nós, foi o adiar de algo que vamos ter que fazer se quisermos ser campeões.

Claro que realisticamente, o mais provável é em Dezembro já estarmos arredados...

Não, não é mancha.

Mancha são os maus resultados no novo Estádio contra os Morcões temos muito mais derrotas em média do que no antigo e isso é inadmissível.

Porque na casa deles sempre foi um jogo muito complicado mesmo nos tempos do Benfica de Eusébio e companhia.

Um empate na pocilga é regra geral um bom resultado embora Benfica deva jogar sempre para ganhar mesmo tendo em conta o histórico desfavorável.

Claro que também estou muito céptico nesta equipa e penso isto foi apenas um adiamento mas a realidade é que uma derrota ontem e campeonato ardia no início de outubro portanto não exatamente igual.

E também os Morcões que estavam bem inchados que já iam golear blablabla mostraram que não são nada de especial.

Trapattoni

Castro_SLB

_JonasThern_

Leu bem o Porto e com uma equipa de rastos mentalmente foi a dragão bater-se contra uma equipa nos antípodas do aspeto mental e desportivo e acabou por empatar mantendo-se na luta pelo título e ganhando tempo (e jogos) pera formatar a equipa a sua medida. Outro qualquer teria ido lá aberto e vinha de melão para baixo e com o título no caralho. Por isso é que, não ganhando sempre, ganha mais que os outros.

Kampz

O Benfica está estranho.

Qualquer Caldas vai jogar com o Benfica de faca nos dentes, a tentar atacar sempre que consegue e apanhar-nos de surpresa.

Aliás, um Qarabag que nunca tinha ganho em Portugal, a levar 2, fora de casa e sem cheirar a bola, virou o jogo com relativa facilidade.

Nunca tinha visto o Benfica - ou qualquer clube por mais pequeno que seja - a argumentar que com os jogadores que tem não dava para mais.

Simplesmente entrámos para o 0-0 e agarrámo-nos a ele porque "não temos jogadores com motor", isto tendo um plantel quase só composto por internacionais e reforçado em 130M€.

Só mesmo um Mourinho consegue disfarçar uma exibição embaraçosa sem qualquer chama e ambição como mestrismo táctico.

Porque o Benfica que ganhou 2x 4-1 ao Porto o ano passado, liderado pelo predestinado Lage, não pode ousar mais que um empate este ano...

Enfim, ou muito me engano ou o grande marco do Mourinho nesta passagem será a paokização do Benfica - craques do jogo táctico, muito calculismo, pouco golo, título nenhum.

Aka

Citação de: Castro_SLB em 06 de Outubro de 2025, 20:29
Citação de: Trapattoni em 06 de Outubro de 2025, 20:27RESPECT

É, de facto, uma personagem hollywoodesca.

ZENDAYA                 DENZEL WASHINGTON                 MICHELLE YEOH

SPECIAL ONE

ZilluX

Estou curioso para perceber o ambiente desportivo nos próximos dias.

O que pode sair daqui, além do empate no jogo mais difícil da competição doméstica, e' também uma superioridade mental sobre o porto.

O porto e' o líder ser perder pontos e apenas sofreu um auto golo. Nós, pelo contrário, estávamos mal de pontos, fisicamente e mentalmente.

A juntar a isso, o Mourinho comunicou de forma esperada, fez do empate uma vitória psicológica sobre o adversário. Jogavam em casa e já se falava de uma vitória robusta. Não conseguiram e o treinador deles mostrou demasiado receio.

Bailey

Em termos de organização ontem notou se bem o dedo do Mourinho. Aquilo não foi "meter o autocarro", no sentido de enfiar tudo a defesa, a equipa estava muito bem organizada e não deixava o porto desenvolver as suas jogadas a partir do ultimo terço atacante não possibilitando sequer haver perigo perto da baliza, salvo situações pontuais e inevitáveis em qualquer jogo

Mas de resto também se viu o Mourinho da sua 2ª fase da carreira, concentrado tanto no despique tático e em anular o adversário que parece que não dá tanta importancia ao setor atacante.

As pessoas acham o jogo do Mourinho aborrecido e eu também, mas eventualmente ele gosta do jogo desta maneira, como se fosse xadrês, arrisco a dizer que a liga dos campeões pelo Inter foi a que mais gozo lhe deu ganhar

De resto não posso discordar dele, o Benfica a 4 pontos do porto a jogar fora não podia perder o jogo e o empate é um mau menor. O problema é que acho que o mourinho iria sempre jogar assim quer fosse fora ou em casa, e mesmo se tivesse eventualmente a frente do porto

Trapattoni

slbenfica_croft

Citação de: Bailey em 06 de Outubro de 2025, 20:38Em termos de organização ontem notou se bem o dedo do Mourinho. Aquilo não foi "meter o autocarro", no sentido de enfiar tudo a defesa, a equipa estava muito bem organizada e não deixava o porto desenvolver as suas jogadas a partir do ultimo terço atacante não possibilitando sequer haver perigo perto da baliza, salvo situações pontuais e inevitáveis em qualquer jogo

Mas de resto também se viu o Mourinho da sua 2ª fase da carreira, concentrado tanto no despique tático e em anular o adversário que parece que não dá tanta importancia ao setor atacante.

As pessoas acham o jogo do Mourinho aborrecido e eu também, mas eventualmente ele gosta do jogo desta maneira, como se fosse xadrês, arrisco a dizer que a liga dos campeões pelo Inter foi a que mais gozo lhe deu ganhar

De resto não posso discordar dele, o Benfica a 4 pontos do porto a jogar fora não podia perder o jogo e o empate é um mau menor. O problema é que acho que o mourinho iria sempre jogar assim quer fosse fora ou em casa, e mesmo se tivesse eventualmente a frente do porto
É basicamente isto, mas a melhor versão do Mourinho em organização ofensiva também nunca poderia chegar ontem.

É só olhar ao contexto.

E sim, este Mourinho já não é nem voltará a ser o velho Mourinho. Mas ontem dificilmente poderia fazer mais.

butch vig

Citação de: _JonasThern_ em 06 de Outubro de 2025, 20:22
Citação de: butch vig em 06 de Outubro de 2025, 20:01
Citação de: El Tacuara em 06 de Outubro de 2025, 16:30O Lage não era solução assim como o Mourinho não é.

O Benfica para o Mourinho, é uma etapa para chegar à FPF.

Até lá, vai tentar sobreviver e não perder, o pouco da credibilidade que ainda tem, como treinador.

É o que eu acho, msm que seja campeão não vai querer continuar mais uma época. O desejo dele é a seleção

Mas o Mourinho precisava do Benfica para chegar a seleção?

Não.
O que quis dizer, é que não me parece nada que queira renovar com o Benfica.