O Benfica tem neste momento um problema de militância nas modalidades que é notório e tem de trabalhar para o resolver tal como resolveu no futebol pois antigamente as médias de assistências também eram baixas.
É preciso resolver o problema desde as bases e ensinar as pessoas a gostarem das modalidades, se lá forem uma, duas, três vezes as pessoas vão voltar e fidelizam-se os adeptos, mas para isto é preciso tirar o cu do sofá, agarrar nuns amigos que nunca lá foram e ir com eles.
O clube tem culpa, os adeptos tem muito mais.
Não sendo diretamente relacionado, o problema da militância também tem muito a ver com o problema do desporto em Portugal... a começar nas escolas.
Está aqui um artigo interessante sobre a prática do desporto em Portugal.
https://fronteirasxxi.pt/infografiadesporto/?fbclid=IwAR1-pVXLw8a2LQuUQXTH7DPgp32HMe3-TXuwHOpu3N0zciW94MEDyaXo-jkComo é que uma pessoa vai gostar de um desporto se nunca o jogou e nem percebe as regras? E quando digo isto não digo gostar do basquetebol do Benfica, porque ai gosta-se é do Benfica. Digo mesmo gostar de basquetebol. Os adeptos aparecem nos jogos grandes por causa da rivalidade....de resto para se ver um jogo com o fafe, o oeiras, o burinhosa, etc, já tem que se gostar mesmo do desporto em si...
Quantas pessoas sabem as regras do basquetebol, a rotação do voleibol, as regras do hóquei etc? Eu bem sei que no futebol também há disto... e muita gente não sabe as regras, mas culturalmente é um amante do futebol...porque é isto que se é em Portugal.
Basicamente, na minha opinião, primeiro, há um problema cultural. Portugal gosta de futebol, e do seu clube de futebol (basta até ver alguma certa avesão à selecção nacional).
Depois há um problema de competitivade. Todos ficamos contentes se o porto fechar portas de uma modalidade ou o sporting, etc. mas não se percebendo o impacto que isso tem para a modalidade...basta ver no próprio futsal, com a crise, e o "desaparecimento" de equipas como o freixieiro, a fundação, etc, que o nível do campeonato desceu. Um exemplo em espanha é o andebol, onde a crise fez cair equipas como o ciudade real. Ou seja, não se percebe que tendo adversários fortes é que deve ser o mote, e não ganhar sem competitivade, pois isso, a curto prazo é engraçado, mas a longo prazo tem consequências nefastas.
Depois há um amadorismo gritante: Como é possível jogos como o de hoje no voleibol ou o de hóquei ontem não se ter transmissão? Em muitos jogos, se não é alguém aqui a postar os resultados, seriam precisas horas para os mesmos aparecerem nos sites de referência... ou seja, não sabemos vender o nosso produto, que em alguns casos é um produto de qualidade. (O Benfica então é vergonhoso ter um canal pago, para dar as modalidades, e não ter um canal de youtube para passar os jogos...)
A crise de militância no Benfica existe, e muito pode e deve ser feito. Agora até podiam trazer o karabatic que os jogos contra o Arsenal de Devesa iriam estar às moscas.... porque a verdade é que hoje em dia, a oferta também é cada vez maior, e não é fácil, mesmo para quem mora ao pé dos pavilhões, ir lá sempre, pois também está a abdicar de muita coisa (alguns fds há 4 ou 5 jogos na Luz) para ir ver jogos de fraca qualidade quando pode ao mesmo tempo acompanhar o jogo na tv ou num stream, e estar a ver um jogo de qualidade da premier league etc...
Os tempos são outros, e a qualidade do produto é cada vez mais importante na escolha para os jovens, e se não se souber tratar bem esse produto (clubes, federações,etc) o futuro é que cada vez menos gente vá aos pavilhões e não o contrário.