Época 2020/2021

Coluna The Great

Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:04
Citação de: Coluna The Great em 03 de Agosto de 2020, 23:54
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 23:52
Citação de: Coluna The Great em 03 de Agosto de 2020, 23:45
Resumindo, não vem mais ninguém, não é?
Siga, mais uma época a servir de cabeçudos

o Lecter na semana passada disse que não e que ainda vinha mais alguém.
Também costumas saber umas coisas, o que dizes tu?

eu não tenho acesso às fontes que o Lecter tem acesso. como tal, acredito mais no que ele diz no que naquilo que eu penso.
Podes dizer o que pensas?

DB4700

Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:03
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 23:40
Citação de: Dr.Lecter em 03 de Agosto de 2020, 23:10
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 22:57
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 21:51
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 21:11
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 19:27
Eu não conheço o senhor em questão por isso até posso estar a dizer uma enorme barbaridade, mas... quando soube que o atual diretor da Secção de Andebol (ou como lhe quisermos chamar) começou por ser um benfiquista que assistia aos treinos, daí passou a roupeiro, e a seguir diretor de Secção... enfim... pareceu-me que a coisa podia não correr propriamente bem... Nada contra o senhor Leandro que, repito não conheço de lado nenhum, e que,  acredito, seja uma excelente pessoa e um benfiquista convicto, mas... ou tinha excesso de competências quando foi roupeiro, ou um défice de competências enquanto diretor... Podia ter feito um upgrade de competências... é certo... mas... nestes contextos não acredito em upgrades...

a falta de reforços em nada se deve ao Leandro. a massa salarial levou um corte de quase 20%. como é que querem gastar mais se há menos para gastar, visto que o clube vai facturar menos?

Certíssimo... A questão é... se já se sabia que não havia dinheiro (no andebol) para competir com os dragartos para quê investir numa equipa que vai ficar coxa  e que, por isso mesmo, não vai passar do 3º lugar? Não teria sido mais lúcido manter a equipa da época passada que garantia o 3º lugar e o investimento  ser canalizado para irmos buscar um fixo de classe mundial para o futsal ou um central da mesma classe para o voleibol? Esta contínua falta de clarividência  faz-me sentir cada vez mais a necessidade de uma vassourada geral nas modalidades.

eu estou tranquilo a isso porque eu fui contra estes reforços todos desde do início. sempre achei que o que devíamos fazer era ir buscar os melhores jovens portugueses e aceitar que não vamos andar no top2 durante 2-3 anos, canalizar o orçamento para melhores reforços nas outras modalidades (não é o caso do Futsal, onde acho que o Fixo não veio por opção e não por falta de orçamento). quanto ao Andebol, tenho sérias dúvidas que seja o terceiro pivot do plantel que decida se este plantel luta pelo 2º lugar ou não. tal como tinha quando no ano passado por aqui se dizia que só com o Romé Hebo é que poderíamos lutar pelo título.

este plantel é bom. não é tão bom como poderia ser. eu pessoalmente, se era para isto, tinha integrado pelo menos o Daniel Neves e o Joaquim Nazaré, mas eles pensaram de maneira diferente. é um plantel claramente pensado a dois anos. é ingénuo achar que todos estes reforços vão corresponder com as expectativas. para o ano trocamos os reforços que não corresponderem e o Nyokas, juntamos um aumento da massa salarial porque as receitas irão aumentar e teremos um plantel com uma aposta mais sólida ao título. agora não me tentem convencer que era mais um pivot que ia fazer toda a diferença entre ganhar ou perder com o Sporting.

Continuas com o paleio dos melhores jovens portugueses quando já te foi explicado por A + B que todos ou quase todos estão no Porto ou Sporting. Portanto o teu comentário morre à nascença. É pura e simplesmente impossível concretizar isso dessa forma.

Porto tem Diogo Rema, Martim Costa, Diogo Silva, Miguel Martins, Branquinho, Tito, André Gomes, André Sousa. Sporting tem Salvador, Joel Ribeiro. Barça tem o Frade.

Nós já temos o Guilherme Tavares e o Kiko já tem minutos. Nazaré pela altura que tem e fisionomia muito dificilmente chegará para jogar ao nosso nível. Daniel Neves tem muito para crescer.

Completamente impossível fazer uma equipa nestes moldes, ainda por cima sendo obrigatório tirar jogadores ao Porto que nesta modalidade tem um projecto de longe muito mais interessante.

O Benfica NÃO TEM ALTERNATIVA que não seja gastar mais, carregar em estrangeiros e em aumentar a qualidade da sua equipa técnica para que possa conquistar um título e através do acesso à Champions conseguir abrir um fosso e então sim pensar em trazer os miúdos nacionais.

Neste momento é IMPOSSÍVEL atrair esse talento para cá porque seria demasiado caro e a nata tem lugar garantido num projecto que é muito mais atractivo do que o nosso quer se queira quer não.

Para finalizar, não é "mais um pivot", é mais um pivot em condições. Vir mais um pivot permite jogar com 2 defensores centrais de qualidade e deslocar o Arnau para uma posição onde pode acrescentar real valor na defesa, além de poupar um ponta à defender deslocado. "mais um pivot" muda todo o figurino defensivo da equipa, que é a sua grande pecha nesta altura. Naturalmente que não é garantido que se ganhe ou perca, é uma questão de lutar com armas aproximadas com um adversário que temos de bater. E um pivot não chega. Falta vir mais um primeira-linha também.

E nem sequer se compara com a situação do Hebo porque o Hebo sempre foi uma solução de recurso e pelo barato. O que se pedia na altura era um central em condições que nunca veio ou então tentar trazer-se um jogador barato que pudesse sair melhor que a encomenda.

não morre nada à nascença. o Hugo Santos não foi para o Porto e não tinha um projecto melhor cá? a única diferença entre o Hugo Santos e o Martim Costa é que um tem uma cláusula de rescisão e o outro não tinha. se pagámos a cláusula do Casanovas, não pagávamos a cláusula de um jogador que poderia ser a face do nosso Andebol durante vários anos e que até poderíamos vender no futuro? o Benfica podia ter ido buscá-lo se quisesse e acabavamos por gastar menos do que vamos gastar este ano. em último caso, vinha o pai dele com ele. é uma não questão.

além disso, podíamos não nos limitar a jovens jogadores portugueses e trazer jovens jogadores de outros países também. certamente mais baratos que ex-jogadores do Kiel, do Campeonato Francês ou do Campeonato Espanhol.

quanto à questão do pivot, estás a partir de base que iríamos passar metade da época a fazer duas substituições defesa-ataque como se os adversários eventualmente não fossem explorar isso com ataques rápidos. mais um pivot não muda o figurino defensivo todo. quanto muito, dá mais uma opção ao Chema no capítulo defensivo.

eu nunca disse que nós não precisamos de mais um pivot. o que eu disse é que a distância entre lutar pelo 2º lugar e não ter qualquer hipótese - que pelo que se vai lendo aqui são os dois únicos cenários - é enorme e não se resume a apenas um pivot. e isto foi o que aconteceu o ano passado. também só havia dois cenários. ou podíamos dar luta com mais um central ou não íamos sair do 3º lugar. apareceu cá o Hebo, que até aceito que digam que foi mal utilizado, e não saímos do 3º lugar na mesma.

A questão do pivot é evidente. O Porto faz duas subs defesa/ataque e o Sporting também as fará. Não é nenhuma fragilidade, é uma situação comum no andebol mundial. E sim, muda o figurino todo porque acrescenta peso e altura à equipa, permite um jogador de qualidade defender a segundo e a um ponta bom defensor fazê-lo no seu posto específico. Muda muito. As transições trabalham-se. Com pontas com capacidade para defender a segundo, quando não houver tempo para a troca o equilíbrio da equipa pode ser feito dessa maneira.

Quanto ao Martim Costa, o Benfica já o tentou contratar antes e ele NÃO QUIS. Meteram-lhe um contrato à frente muito bom e ele não aceitou. É tão simples quanto isto. Muito menos aceitaria agora que está às portas da selecção e de uma de Champions.

Portanto essa tese é pura e simplesmente fantasiosa. E não, não é o mesmo que o Hugo Santos. O Hugo Santos é do Norte, tem lá a família e o Porto, gostes ou não, é um clube da mesma realidade do Benfica no hóquei. Luta pelo título TODOS os anos e é candidato à Liga Europeia. Em andebol o Porto está vários furos acima do Benfica e tem um projecto coisa que não existe no nosso clube. Não há nada que justifique uma eventual mudança de jogador desses para o Benfica a não ser o dinheiro. E o dinheiro é relativo porque um contrato no estrangeiro está muito mais perto de acontecer se jogarem na Champions do que se não jogarem.

Esse projecto era para ter sido tido com o Resende, por exemplo. Agora é tarde e não há outra alternativa que não seja carregar forte no orçamento e nos valores estrangeiros.

a estratégia de uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo durante metade do tempo de jogo é uma situação comum? é relativamente comum uma equipa fazer isso em situações excepcionais. não é relativamente comum uma equipa fazer isso metade do tempo de jogo.

quanto ao Martim Costa, dizes que lhe ofereceram um bom contrato. mas foi o mesmo contrato que ofereceram ao Nuno Grilo por exemplo? óbvio que não. eu prefiro andar dois anos a pagar ao Martim Costa para cometer erros e depois ter o Martim Costa a jogar o melhor que sabe durante dois ou três anos do que pagar dois anos ao Nuno Grilo para ver um banana a arrastar-se dentro de campo. tantos mas tantos jogadores que nos últimos anos vieram do Porto para o Benfica ou foram do Benfica para o Porto por dinheiro. se não viesse o Martim vinham outros.

Dr.Lecter

#662
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:15
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:03
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 23:40
Citação de: Dr.Lecter em 03 de Agosto de 2020, 23:10
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 22:57
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 21:51
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 21:11
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 19:27
Eu não conheço o senhor em questão por isso até posso estar a dizer uma enorme barbaridade, mas... quando soube que o atual diretor da Secção de Andebol (ou como lhe quisermos chamar) começou por ser um benfiquista que assistia aos treinos, daí passou a roupeiro, e a seguir diretor de Secção... enfim... pareceu-me que a coisa podia não correr propriamente bem... Nada contra o senhor Leandro que, repito não conheço de lado nenhum, e que,  acredito, seja uma excelente pessoa e um benfiquista convicto, mas... ou tinha excesso de competências quando foi roupeiro, ou um défice de competências enquanto diretor... Podia ter feito um upgrade de competências... é certo... mas... nestes contextos não acredito em upgrades...

a falta de reforços em nada se deve ao Leandro. a massa salarial levou um corte de quase 20%. como é que querem gastar mais se há menos para gastar, visto que o clube vai facturar menos?

Certíssimo... A questão é... se já se sabia que não havia dinheiro (no andebol) para competir com os dragartos para quê investir numa equipa que vai ficar coxa  e que, por isso mesmo, não vai passar do 3º lugar? Não teria sido mais lúcido manter a equipa da época passada que garantia o 3º lugar e o investimento  ser canalizado para irmos buscar um fixo de classe mundial para o futsal ou um central da mesma classe para o voleibol? Esta contínua falta de clarividência  faz-me sentir cada vez mais a necessidade de uma vassourada geral nas modalidades.

eu estou tranquilo a isso porque eu fui contra estes reforços todos desde do início. sempre achei que o que devíamos fazer era ir buscar os melhores jovens portugueses e aceitar que não vamos andar no top2 durante 2-3 anos, canalizar o orçamento para melhores reforços nas outras modalidades (não é o caso do Futsal, onde acho que o Fixo não veio por opção e não por falta de orçamento). quanto ao Andebol, tenho sérias dúvidas que seja o terceiro pivot do plantel que decida se este plantel luta pelo 2º lugar ou não. tal como tinha quando no ano passado por aqui se dizia que só com o Romé Hebo é que poderíamos lutar pelo título.

este plantel é bom. não é tão bom como poderia ser. eu pessoalmente, se era para isto, tinha integrado pelo menos o Daniel Neves e o Joaquim Nazaré, mas eles pensaram de maneira diferente. é um plantel claramente pensado a dois anos. é ingénuo achar que todos estes reforços vão corresponder com as expectativas. para o ano trocamos os reforços que não corresponderem e o Nyokas, juntamos um aumento da massa salarial porque as receitas irão aumentar e teremos um plantel com uma aposta mais sólida ao título. agora não me tentem convencer que era mais um pivot que ia fazer toda a diferença entre ganhar ou perder com o Sporting.

Continuas com o paleio dos melhores jovens portugueses quando já te foi explicado por A + B que todos ou quase todos estão no Porto ou Sporting. Portanto o teu comentário morre à nascença. É pura e simplesmente impossível concretizar isso dessa forma.

Porto tem Diogo Rema, Martim Costa, Diogo Silva, Miguel Martins, Branquinho, Tito, André Gomes, André Sousa. Sporting tem Salvador, Joel Ribeiro. Barça tem o Frade.

Nós já temos o Guilherme Tavares e o Kiko já tem minutos. Nazaré pela altura que tem e fisionomia muito dificilmente chegará para jogar ao nosso nível. Daniel Neves tem muito para crescer.

Completamente impossível fazer uma equipa nestes moldes, ainda por cima sendo obrigatório tirar jogadores ao Porto que nesta modalidade tem um projecto de longe muito mais interessante.

O Benfica NÃO TEM ALTERNATIVA que não seja gastar mais, carregar em estrangeiros e em aumentar a qualidade da sua equipa técnica para que possa conquistar um título e através do acesso à Champions conseguir abrir um fosso e então sim pensar em trazer os miúdos nacionais.

Neste momento é IMPOSSÍVEL atrair esse talento para cá porque seria demasiado caro e a nata tem lugar garantido num projecto que é muito mais atractivo do que o nosso quer se queira quer não.

Para finalizar, não é "mais um pivot", é mais um pivot em condições. Vir mais um pivot permite jogar com 2 defensores centrais de qualidade e deslocar o Arnau para uma posição onde pode acrescentar real valor na defesa, além de poupar um ponta à defender deslocado. "mais um pivot" muda todo o figurino defensivo da equipa, que é a sua grande pecha nesta altura. Naturalmente que não é garantido que se ganhe ou perca, é uma questão de lutar com armas aproximadas com um adversário que temos de bater. E um pivot não chega. Falta vir mais um primeira-linha também.

E nem sequer se compara com a situação do Hebo porque o Hebo sempre foi uma solução de recurso e pelo barato. O que se pedia na altura era um central em condições que nunca veio ou então tentar trazer-se um jogador barato que pudesse sair melhor que a encomenda.

não morre nada à nascença. o Hugo Santos não foi para o Porto e não tinha um projecto melhor cá? a única diferença entre o Hugo Santos e o Martim Costa é que um tem uma cláusula de rescisão e o outro não tinha. se pagámos a cláusula do Casanovas, não pagávamos a cláusula de um jogador que poderia ser a face do nosso Andebol durante vários anos e que até poderíamos vender no futuro? o Benfica podia ter ido buscá-lo se quisesse e acabavamos por gastar menos do que vamos gastar este ano. em último caso, vinha o pai dele com ele. é uma não questão.

além disso, podíamos não nos limitar a jovens jogadores portugueses e trazer jovens jogadores de outros países também. certamente mais baratos que ex-jogadores do Kiel, do Campeonato Francês ou do Campeonato Espanhol.

quanto à questão do pivot, estás a partir de base que iríamos passar metade da época a fazer duas substituições defesa-ataque como se os adversários eventualmente não fossem explorar isso com ataques rápidos. mais um pivot não muda o figurino defensivo todo. quanto muito, dá mais uma opção ao Chema no capítulo defensivo.

eu nunca disse que nós não precisamos de mais um pivot. o que eu disse é que a distância entre lutar pelo 2º lugar e não ter qualquer hipótese - que pelo que se vai lendo aqui são os dois únicos cenários - é enorme e não se resume a apenas um pivot. e isto foi o que aconteceu o ano passado. também só havia dois cenários. ou podíamos dar luta com mais um central ou não íamos sair do 3º lugar. apareceu cá o Hebo, que até aceito que digam que foi mal utilizado, e não saímos do 3º lugar na mesma.

A questão do pivot é evidente. O Porto faz duas subs defesa/ataque e o Sporting também as fará. Não é nenhuma fragilidade, é uma situação comum no andebol mundial. E sim, muda o figurino todo porque acrescenta peso e altura à equipa, permite um jogador de qualidade defender a segundo e a um ponta bom defensor fazê-lo no seu posto específico. Muda muito. As transições trabalham-se. Com pontas com capacidade para defender a segundo, quando não houver tempo para a troca o equilíbrio da equipa pode ser feito dessa maneira.

Quanto ao Martim Costa, o Benfica já o tentou contratar antes e ele NÃO QUIS. Meteram-lhe um contrato à frente muito bom e ele não aceitou. É tão simples quanto isto. Muito menos aceitaria agora que está às portas da selecção e de uma de Champions.

Portanto essa tese é pura e simplesmente fantasiosa. E não, não é o mesmo que o Hugo Santos. O Hugo Santos é do Norte, tem lá a família e o Porto, gostes ou não, é um clube da mesma realidade do Benfica no hóquei. Luta pelo título TODOS os anos e é candidato à Liga Europeia. Em andebol o Porto está vários furos acima do Benfica e tem um projecto coisa que não existe no nosso clube. Não há nada que justifique uma eventual mudança de jogador desses para o Benfica a não ser o dinheiro. E o dinheiro é relativo porque um contrato no estrangeiro está muito mais perto de acontecer se jogarem na Champions do que se não jogarem.

Esse projecto era para ter sido tido com o Resende, por exemplo. Agora é tarde e não há outra alternativa que não seja carregar forte no orçamento e nos valores estrangeiros.

a estratégia de uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo durante metade do tempo de jogo é uma situação comum? é relativamente comum uma equipa fazer isso em situações excepcionais. não é relativamente comum uma equipa fazer isso metade do tempo de jogo.

quanto ao Martim Costa, dizes que lhe ofereceram um bom contrato. mas foi o mesmo contrato que ofereceram ao Nuno Grilo por exemplo? óbvio que não. eu prefiro andar dois anos a pagar ao Martim Costa para cometer erros e depois ter o Martim Costa a jogar o melhor que sabe durante dois ou três anos do que pagar dois anos ao Nuno Grilo para ver um banana a arrastar-se dentro de campo. tantos mas tantos jogadores que nos últimos anos vieram do Porto para o Benfica ou foram do Benfica para o Porto por dinheiro. se não viesse o Martim vinham outros.

O que está difícil entender é que o Martim NÃO QUER vir para cá. Está num clube melhor, em casa, em breve jogará a Champions e vai ganhar títulos. Não quer, não tem interesse em vir para cá. Ponto.

André Gomes, Miguel Martins, Branquinho, daqui vão para o topo da Europa. Zero dúvidas sobre isso, tal como foi o Alexis. Além disso todos têm contratos longos e naturalmente cláusulas de rescisão altas. Quintana custa 250k fora ordenados. Jogadores de andebol por 400k em Portugal? Só se estivéssemos malucos.

Quê, vamos assentar o futuro no André Sousa que ainda por cima é o mais incerto de todos? Isso não faz qualquer sentido. O Benfica não tem outra hipótese se quiser ser competitivo que não seja gastar bem mais do que gasta. Gastar agora pra poder gastar menos no futuro. E preparar o futuro, nomeadamente na formação.

Com o Sporting há o pacto.

Digo, repito e volto a repetir as vezes que forem precisas. O comboio dos jovens portugueses já passou e o Benfica não o apanhou. Ou mete dinheiro a sério na modalidade ou então sim, mais vale assumir de vez que não se compete para ganhar e poupe-se o dinheiro.

Quanto às subs defesa/ataque, sim, é comum. Não é uma questão de estratégia, é uma questão de usar melhores jogadores. Faz-se uma de imediato no lado do banco e se não houver ataque rápido do adversário faz-se a outra. Isto é mais ou menos banal e há muitas equipas que o fazem.

DB4700

Citação de: Coluna The Great em 04 de Agosto de 2020, 00:08
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:04
Citação de: Coluna The Great em 03 de Agosto de 2020, 23:54
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 23:52
Citação de: Coluna The Great em 03 de Agosto de 2020, 23:45
Resumindo, não vem mais ninguém, não é?
Siga, mais uma época a servir de cabeçudos

o Lecter na semana passada disse que não e que ainda vinha mais alguém.
Também costumas saber umas coisas, o que dizes tu?

eu não tenho acesso às fontes que o Lecter tem acesso. como tal, acredito mais no que ele diz no que naquilo que eu penso.
Podes dizer o que pensas?

eu já disse o que penso. eu não analiso fontes. há certos padrões que nas modalidades se repetem todos os anos. um deles é que tirando os reforços de Basquetebol, 95% dos reforços das outras quatro modalidades nós conseguimos descobrir os seus nomes entre Abril e Junho, algumas vezes em Julho, algumas vez até antes de Abril. os reforços são sempre fechados várias semanas antes das pré-épocas começarem. este ano já sabíamos os nomes de todos os reforços de Andebol em Abril ou Maio. a única excepção foi o Arnau. eu acho coincidência a mais o Arnau só ter chegado depois do Jotic ter sido oficializado na Macedónia. o Lecter diz que não. a pré-época começou hoje.

ao que o Lecter diz, estão à espera que se desbloqueie o dinheiro. andam há três meses à espera para desbloquear o dinheiro? quem é o jogador que vai aceitar ficar mais umas semanas no incerto e rejeitar propostas até que o Benfica decida se vai gastar mais ou menos no Andebol? a única maneira que eu vejo de irmos buscar alguém, é a maneira do costume. inicia-se uma barulheira aqui no fórum. essa barulheira alastra-se para as redes sociais e eventualmente o Miguel Moreira recebe o toque para desbloquear o dinheiro. foi isto que aconteceu com as competições europeias este ano. provavelmente foi isto que aconteceu o ano passado com o Hebo.

e pronto, é isto que eu acho.

BlankFile

#664
DB4700, lê/ouve quem percebe a sério da modalidade e desiste dessa ideia de sacares os melhores valores jovens portugueses e criares uma equipa vencedora em redor disso. Se ainda não ficou claro na tua cabeça, então não sei o que mais será preciso dizer... o Benfica eventualmente irá formar bons valores nacionais, mas isso leva tempo e muito trabalho! E a nossa formação de Andebol é boa, forma bons talentos. Mas temos que analisar o contexto, perceber que os rivais têm equipas de topo e com estofo de Champions e nós não metemos as mãos num Campeonato Nacional há mais de 10 anos.

A maior aposta do Benfica no mercado tem que ser feita claramente no estrangeiro e temos que abrir os cordões à bolsa. Arrisquem, vão um pouco mais além e dêem ao treinador essas duas/três soluções que faltam no plantel para ombrearmos a sério com os melhores. Pelo menos isso, caso contrário... nem vale a pena sonhar com mais do que o 3º lugar.

DB4700

#665
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:26
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:15
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:03
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 23:40
Citação de: Dr.Lecter em 03 de Agosto de 2020, 23:10
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 22:57
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 21:51
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 21:11
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 19:27
Eu não conheço o senhor em questão por isso até posso estar a dizer uma enorme barbaridade, mas... quando soube que o atual diretor da Secção de Andebol (ou como lhe quisermos chamar) começou por ser um benfiquista que assistia aos treinos, daí passou a roupeiro, e a seguir diretor de Secção... enfim... pareceu-me que a coisa podia não correr propriamente bem... Nada contra o senhor Leandro que, repito não conheço de lado nenhum, e que,  acredito, seja uma excelente pessoa e um benfiquista convicto, mas... ou tinha excesso de competências quando foi roupeiro, ou um défice de competências enquanto diretor... Podia ter feito um upgrade de competências... é certo... mas... nestes contextos não acredito em upgrades...

a falta de reforços em nada se deve ao Leandro. a massa salarial levou um corte de quase 20%. como é que querem gastar mais se há menos para gastar, visto que o clube vai facturar menos?

Certíssimo... A questão é... se já se sabia que não havia dinheiro (no andebol) para competir com os dragartos para quê investir numa equipa que vai ficar coxa  e que, por isso mesmo, não vai passar do 3º lugar? Não teria sido mais lúcido manter a equipa da época passada que garantia o 3º lugar e o investimento  ser canalizado para irmos buscar um fixo de classe mundial para o futsal ou um central da mesma classe para o voleibol? Esta contínua falta de clarividência  faz-me sentir cada vez mais a necessidade de uma vassourada geral nas modalidades.

eu estou tranquilo a isso porque eu fui contra estes reforços todos desde do início. sempre achei que o que devíamos fazer era ir buscar os melhores jovens portugueses e aceitar que não vamos andar no top2 durante 2-3 anos, canalizar o orçamento para melhores reforços nas outras modalidades (não é o caso do Futsal, onde acho que o Fixo não veio por opção e não por falta de orçamento). quanto ao Andebol, tenho sérias dúvidas que seja o terceiro pivot do plantel que decida se este plantel luta pelo 2º lugar ou não. tal como tinha quando no ano passado por aqui se dizia que só com o Romé Hebo é que poderíamos lutar pelo título.

este plantel é bom. não é tão bom como poderia ser. eu pessoalmente, se era para isto, tinha integrado pelo menos o Daniel Neves e o Joaquim Nazaré, mas eles pensaram de maneira diferente. é um plantel claramente pensado a dois anos. é ingénuo achar que todos estes reforços vão corresponder com as expectativas. para o ano trocamos os reforços que não corresponderem e o Nyokas, juntamos um aumento da massa salarial porque as receitas irão aumentar e teremos um plantel com uma aposta mais sólida ao título. agora não me tentem convencer que era mais um pivot que ia fazer toda a diferença entre ganhar ou perder com o Sporting.

Continuas com o paleio dos melhores jovens portugueses quando já te foi explicado por A + B que todos ou quase todos estão no Porto ou Sporting. Portanto o teu comentário morre à nascença. É pura e simplesmente impossível concretizar isso dessa forma.

Porto tem Diogo Rema, Martim Costa, Diogo Silva, Miguel Martins, Branquinho, Tito, André Gomes, André Sousa. Sporting tem Salvador, Joel Ribeiro. Barça tem o Frade.

Nós já temos o Guilherme Tavares e o Kiko já tem minutos. Nazaré pela altura que tem e fisionomia muito dificilmente chegará para jogar ao nosso nível. Daniel Neves tem muito para crescer.

Completamente impossível fazer uma equipa nestes moldes, ainda por cima sendo obrigatório tirar jogadores ao Porto que nesta modalidade tem um projecto de longe muito mais interessante.

O Benfica NÃO TEM ALTERNATIVA que não seja gastar mais, carregar em estrangeiros e em aumentar a qualidade da sua equipa técnica para que possa conquistar um título e através do acesso à Champions conseguir abrir um fosso e então sim pensar em trazer os miúdos nacionais.

Neste momento é IMPOSSÍVEL atrair esse talento para cá porque seria demasiado caro e a nata tem lugar garantido num projecto que é muito mais atractivo do que o nosso quer se queira quer não.

Para finalizar, não é "mais um pivot", é mais um pivot em condições. Vir mais um pivot permite jogar com 2 defensores centrais de qualidade e deslocar o Arnau para uma posição onde pode acrescentar real valor na defesa, além de poupar um ponta à defender deslocado. "mais um pivot" muda todo o figurino defensivo da equipa, que é a sua grande pecha nesta altura. Naturalmente que não é garantido que se ganhe ou perca, é uma questão de lutar com armas aproximadas com um adversário que temos de bater. E um pivot não chega. Falta vir mais um primeira-linha também.

E nem sequer se compara com a situação do Hebo porque o Hebo sempre foi uma solução de recurso e pelo barato. O que se pedia na altura era um central em condições que nunca veio ou então tentar trazer-se um jogador barato que pudesse sair melhor que a encomenda.

não morre nada à nascença. o Hugo Santos não foi para o Porto e não tinha um projecto melhor cá? a única diferença entre o Hugo Santos e o Martim Costa é que um tem uma cláusula de rescisão e o outro não tinha. se pagámos a cláusula do Casanovas, não pagávamos a cláusula de um jogador que poderia ser a face do nosso Andebol durante vários anos e que até poderíamos vender no futuro? o Benfica podia ter ido buscá-lo se quisesse e acabavamos por gastar menos do que vamos gastar este ano. em último caso, vinha o pai dele com ele. é uma não questão.

além disso, podíamos não nos limitar a jovens jogadores portugueses e trazer jovens jogadores de outros países também. certamente mais baratos que ex-jogadores do Kiel, do Campeonato Francês ou do Campeonato Espanhol.

quanto à questão do pivot, estás a partir de base que iríamos passar metade da época a fazer duas substituições defesa-ataque como se os adversários eventualmente não fossem explorar isso com ataques rápidos. mais um pivot não muda o figurino defensivo todo. quanto muito, dá mais uma opção ao Chema no capítulo defensivo.

eu nunca disse que nós não precisamos de mais um pivot. o que eu disse é que a distância entre lutar pelo 2º lugar e não ter qualquer hipótese - que pelo que se vai lendo aqui são os dois únicos cenários - é enorme e não se resume a apenas um pivot. e isto foi o que aconteceu o ano passado. também só havia dois cenários. ou podíamos dar luta com mais um central ou não íamos sair do 3º lugar. apareceu cá o Hebo, que até aceito que digam que foi mal utilizado, e não saímos do 3º lugar na mesma.

A questão do pivot é evidente. O Porto faz duas subs defesa/ataque e o Sporting também as fará. Não é nenhuma fragilidade, é uma situação comum no andebol mundial. E sim, muda o figurino todo porque acrescenta peso e altura à equipa, permite um jogador de qualidade defender a segundo e a um ponta bom defensor fazê-lo no seu posto específico. Muda muito. As transições trabalham-se. Com pontas com capacidade para defender a segundo, quando não houver tempo para a troca o equilíbrio da equipa pode ser feito dessa maneira.

Quanto ao Martim Costa, o Benfica já o tentou contratar antes e ele NÃO QUIS. Meteram-lhe um contrato à frente muito bom e ele não aceitou. É tão simples quanto isto. Muito menos aceitaria agora que está às portas da selecção e de uma de Champions.

Portanto essa tese é pura e simplesmente fantasiosa. E não, não é o mesmo que o Hugo Santos. O Hugo Santos é do Norte, tem lá a família e o Porto, gostes ou não, é um clube da mesma realidade do Benfica no hóquei. Luta pelo título TODOS os anos e é candidato à Liga Europeia. Em andebol o Porto está vários furos acima do Benfica e tem um projecto coisa que não existe no nosso clube. Não há nada que justifique uma eventual mudança de jogador desses para o Benfica a não ser o dinheiro. E o dinheiro é relativo porque um contrato no estrangeiro está muito mais perto de acontecer se jogarem na Champions do que se não jogarem.

Esse projecto era para ter sido tido com o Resende, por exemplo. Agora é tarde e não há outra alternativa que não seja carregar forte no orçamento e nos valores estrangeiros.

a estratégia de uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo durante metade do tempo de jogo é uma situação comum? é relativamente comum uma equipa fazer isso em situações excepcionais. não é relativamente comum uma equipa fazer isso metade do tempo de jogo.

quanto ao Martim Costa, dizes que lhe ofereceram um bom contrato. mas foi o mesmo contrato que ofereceram ao Nuno Grilo por exemplo? óbvio que não. eu prefiro andar dois anos a pagar ao Martim Costa para cometer erros e depois ter o Martim Costa a jogar o melhor que sabe durante dois ou três anos do que pagar dois anos ao Nuno Grilo para ver um banana a arrastar-se dentro de campo. tantos mas tantos jogadores que nos últimos anos vieram do Porto para o Benfica ou foram do Benfica para o Porto por dinheiro. se não viesse o Martim vinham outros.

O que está difícil entender é que o Martim NÃO QUER vir para cá. Está num clube melhor, em casa, em breve jogará a Champions e vai ganhar títulos. Não quer, não tem interesse em vir para cá. Ponto.

André Gomes, Miguel Martins, Branquinho, daqui vão para o topo da Europa. Zero dúvidas sobre isso, tal como foi o Alexis. Além disso todos têm contratos longos e naturalmente cláusulas de rescisão altas. Quintana custa 250k fora ordenados. Jogadores de andebol por 400k em Portugal? Só se estivéssemos malucos.

Quê, vamos assentar o futuro no André Sousa que ainda por cima é o mais incerto de todos? Isso não faz qualquer sentido. O Benfica não tem outra hipótese se quiser ser competitivo que não seja gastar bem mais do que gasta. Gastar agora pra poder gastar menos no futuro. E preparar o futuro, nomeadamente na formação.

Com o Sporting há o pacto.

Digo, repito e volto a repetir as vezes que forem precisas. O comboio dos jovens portugueses já passou e o Benfica não o apanhou. Ou mete dinheiro a sério na modalidade ou então sim, mais vale assumir de vez que não se compete para ganhar e poupe-se o dinheiro.

Quanto às subs defesa/ataque, sim, é comum. Não é uma questão de estratégia, é uma questão de usar melhores jogadores. Faz-se uma de imediato no lado do banco e se não houver ataque rápido do adversário faz-se a outra. Isto é mais ou menos banal e há muitas equipas que o fazem.

não é nada comum uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo como estratégia base. acontece às vezes, mas não é essa a estratégia base defensiva. e aquilo que tu estás a tentar apregoar há semanas é que essa seria a estratégia base defensiva do Benfica. que íamos jogar com dois pivots no meio e o Arnau a trocar com o Djordjic/Nyokas, mediante o lado do banco. óbvio que isto seria o ideal. e é muito bem pensado. mas é facilmente eliminado como ataques rápidos e do outro lado não estão uns idiotas. os nossos adversários iriam perceber que essa era a nossa estratégia e  iriam arranjar forma de nós não fazermos as duas substituições. até porque essa estratégia tem um grande problema. o jogador que mais remata no Benfica era um dos que idealmente faria a substituição.

quanto ao Martim, dou de barato. é só o que eu teria feito. não aconteceu. nem sei porque é que temos tanto que discutir.

Carlos Amorim

Citação de: BlankFile em 04 de Agosto de 2020, 00:30
DB4700, lê/ouve quem percebe a sério da modalidade e desiste dessa ideia de sacares os melhores valores jovens portugueses e criares uma equipa vencedora em redor disso Se ainda não ficou claro na tua cabeça, então não sei o que mais será preciso dizer... o Benfica eventualmente irá formar bons valores nacionais, mas isso leva tempo e muito trabalho! E a nossa formação de Andebol é boa, forma bons talentos. Mas temos que analisar o contexto, perceber que os rivais têm equipas de topo e com estofo de Champions e nós não metemos as mãos num Campeonato Nacional há mais de 10 anos.

A maior aposta do Benfica no mercado tem que ser feita claramente no estrangeiro e temos que abrir os cordões à bolsa. Arrisquem, vão um pouco mais além e dêem ao treinador essas duas/três soluções que faltam no plantel para ombrearmos a sério com os melhores. Pelo menos isso, caso contrário... nem vale a pena sonhar com mais do que o 3º lugar.
Não sacamos o André Gomes, o frade, etc.
Pelo que li aqui por pessoas que percebem do assunto, as melhores equipas em termos de formação estão no norte, abc, águas santas, etc, e é difícil convencer um miúdo, e a família, a vir para Lisboa.
E é giro ouvir supostos especialista dizerem que temos um bom plantel, lol.
Até dou de barato dizerem que temos um bom 7, agora plantel, lol.
Quem é o substituto do kukic? Pivots temos apenas 2, lateral direita fraca, o arnau é mais defensor do que atacante, etc.
E a jogar com defesas fortes cono a do porto há muito desgaste e é necessário ter alternativas no banco, para ir rodando.
O andebol Evoluiu e basta ver os plantéis dos grandes clubes europeus. Praticamente duas opções de qualidade por posição, permitindo atacar e defender sempre com intensidade máxima.

Dr.Lecter

Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:39
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:26
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:15
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:03
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 23:40
Citação de: Dr.Lecter em 03 de Agosto de 2020, 23:10
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 22:57
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 21:51
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 21:11
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 19:27
Eu não conheço o senhor em questão por isso até posso estar a dizer uma enorme barbaridade, mas... quando soube que o atual diretor da Secção de Andebol (ou como lhe quisermos chamar) começou por ser um benfiquista que assistia aos treinos, daí passou a roupeiro, e a seguir diretor de Secção... enfim... pareceu-me que a coisa podia não correr propriamente bem... Nada contra o senhor Leandro que, repito não conheço de lado nenhum, e que,  acredito, seja uma excelente pessoa e um benfiquista convicto, mas... ou tinha excesso de competências quando foi roupeiro, ou um défice de competências enquanto diretor... Podia ter feito um upgrade de competências... é certo... mas... nestes contextos não acredito em upgrades...

a falta de reforços em nada se deve ao Leandro. a massa salarial levou um corte de quase 20%. como é que querem gastar mais se há menos para gastar, visto que o clube vai facturar menos?

Certíssimo... A questão é... se já se sabia que não havia dinheiro (no andebol) para competir com os dragartos para quê investir numa equipa que vai ficar coxa  e que, por isso mesmo, não vai passar do 3º lugar? Não teria sido mais lúcido manter a equipa da época passada que garantia o 3º lugar e o investimento  ser canalizado para irmos buscar um fixo de classe mundial para o futsal ou um central da mesma classe para o voleibol? Esta contínua falta de clarividência  faz-me sentir cada vez mais a necessidade de uma vassourada geral nas modalidades.

eu estou tranquilo a isso porque eu fui contra estes reforços todos desde do início. sempre achei que o que devíamos fazer era ir buscar os melhores jovens portugueses e aceitar que não vamos andar no top2 durante 2-3 anos, canalizar o orçamento para melhores reforços nas outras modalidades (não é o caso do Futsal, onde acho que o Fixo não veio por opção e não por falta de orçamento). quanto ao Andebol, tenho sérias dúvidas que seja o terceiro pivot do plantel que decida se este plantel luta pelo 2º lugar ou não. tal como tinha quando no ano passado por aqui se dizia que só com o Romé Hebo é que poderíamos lutar pelo título.

este plantel é bom. não é tão bom como poderia ser. eu pessoalmente, se era para isto, tinha integrado pelo menos o Daniel Neves e o Joaquim Nazaré, mas eles pensaram de maneira diferente. é um plantel claramente pensado a dois anos. é ingénuo achar que todos estes reforços vão corresponder com as expectativas. para o ano trocamos os reforços que não corresponderem e o Nyokas, juntamos um aumento da massa salarial porque as receitas irão aumentar e teremos um plantel com uma aposta mais sólida ao título. agora não me tentem convencer que era mais um pivot que ia fazer toda a diferença entre ganhar ou perder com o Sporting.

Continuas com o paleio dos melhores jovens portugueses quando já te foi explicado por A + B que todos ou quase todos estão no Porto ou Sporting. Portanto o teu comentário morre à nascença. É pura e simplesmente impossível concretizar isso dessa forma.

Porto tem Diogo Rema, Martim Costa, Diogo Silva, Miguel Martins, Branquinho, Tito, André Gomes, André Sousa. Sporting tem Salvador, Joel Ribeiro. Barça tem o Frade.

Nós já temos o Guilherme Tavares e o Kiko já tem minutos. Nazaré pela altura que tem e fisionomia muito dificilmente chegará para jogar ao nosso nível. Daniel Neves tem muito para crescer.

Completamente impossível fazer uma equipa nestes moldes, ainda por cima sendo obrigatório tirar jogadores ao Porto que nesta modalidade tem um projecto de longe muito mais interessante.

O Benfica NÃO TEM ALTERNATIVA que não seja gastar mais, carregar em estrangeiros e em aumentar a qualidade da sua equipa técnica para que possa conquistar um título e através do acesso à Champions conseguir abrir um fosso e então sim pensar em trazer os miúdos nacionais.

Neste momento é IMPOSSÍVEL atrair esse talento para cá porque seria demasiado caro e a nata tem lugar garantido num projecto que é muito mais atractivo do que o nosso quer se queira quer não.

Para finalizar, não é "mais um pivot", é mais um pivot em condições. Vir mais um pivot permite jogar com 2 defensores centrais de qualidade e deslocar o Arnau para uma posição onde pode acrescentar real valor na defesa, além de poupar um ponta à defender deslocado. "mais um pivot" muda todo o figurino defensivo da equipa, que é a sua grande pecha nesta altura. Naturalmente que não é garantido que se ganhe ou perca, é uma questão de lutar com armas aproximadas com um adversário que temos de bater. E um pivot não chega. Falta vir mais um primeira-linha também.

E nem sequer se compara com a situação do Hebo porque o Hebo sempre foi uma solução de recurso e pelo barato. O que se pedia na altura era um central em condições que nunca veio ou então tentar trazer-se um jogador barato que pudesse sair melhor que a encomenda.

não morre nada à nascença. o Hugo Santos não foi para o Porto e não tinha um projecto melhor cá? a única diferença entre o Hugo Santos e o Martim Costa é que um tem uma cláusula de rescisão e o outro não tinha. se pagámos a cláusula do Casanovas, não pagávamos a cláusula de um jogador que poderia ser a face do nosso Andebol durante vários anos e que até poderíamos vender no futuro? o Benfica podia ter ido buscá-lo se quisesse e acabavamos por gastar menos do que vamos gastar este ano. em último caso, vinha o pai dele com ele. é uma não questão.

além disso, podíamos não nos limitar a jovens jogadores portugueses e trazer jovens jogadores de outros países também. certamente mais baratos que ex-jogadores do Kiel, do Campeonato Francês ou do Campeonato Espanhol.

quanto à questão do pivot, estás a partir de base que iríamos passar metade da época a fazer duas substituições defesa-ataque como se os adversários eventualmente não fossem explorar isso com ataques rápidos. mais um pivot não muda o figurino defensivo todo. quanto muito, dá mais uma opção ao Chema no capítulo defensivo.

eu nunca disse que nós não precisamos de mais um pivot. o que eu disse é que a distância entre lutar pelo 2º lugar e não ter qualquer hipótese - que pelo que se vai lendo aqui são os dois únicos cenários - é enorme e não se resume a apenas um pivot. e isto foi o que aconteceu o ano passado. também só havia dois cenários. ou podíamos dar luta com mais um central ou não íamos sair do 3º lugar. apareceu cá o Hebo, que até aceito que digam que foi mal utilizado, e não saímos do 3º lugar na mesma.

A questão do pivot é evidente. O Porto faz duas subs defesa/ataque e o Sporting também as fará. Não é nenhuma fragilidade, é uma situação comum no andebol mundial. E sim, muda o figurino todo porque acrescenta peso e altura à equipa, permite um jogador de qualidade defender a segundo e a um ponta bom defensor fazê-lo no seu posto específico. Muda muito. As transições trabalham-se. Com pontas com capacidade para defender a segundo, quando não houver tempo para a troca o equilíbrio da equipa pode ser feito dessa maneira.

Quanto ao Martim Costa, o Benfica já o tentou contratar antes e ele NÃO QUIS. Meteram-lhe um contrato à frente muito bom e ele não aceitou. É tão simples quanto isto. Muito menos aceitaria agora que está às portas da selecção e de uma de Champions.

Portanto essa tese é pura e simplesmente fantasiosa. E não, não é o mesmo que o Hugo Santos. O Hugo Santos é do Norte, tem lá a família e o Porto, gostes ou não, é um clube da mesma realidade do Benfica no hóquei. Luta pelo título TODOS os anos e é candidato à Liga Europeia. Em andebol o Porto está vários furos acima do Benfica e tem um projecto coisa que não existe no nosso clube. Não há nada que justifique uma eventual mudança de jogador desses para o Benfica a não ser o dinheiro. E o dinheiro é relativo porque um contrato no estrangeiro está muito mais perto de acontecer se jogarem na Champions do que se não jogarem.

Esse projecto era para ter sido tido com o Resende, por exemplo. Agora é tarde e não há outra alternativa que não seja carregar forte no orçamento e nos valores estrangeiros.

a estratégia de uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo durante metade do tempo de jogo é uma situação comum? é relativamente comum uma equipa fazer isso em situações excepcionais. não é relativamente comum uma equipa fazer isso metade do tempo de jogo.

quanto ao Martim Costa, dizes que lhe ofereceram um bom contrato. mas foi o mesmo contrato que ofereceram ao Nuno Grilo por exemplo? óbvio que não. eu prefiro andar dois anos a pagar ao Martim Costa para cometer erros e depois ter o Martim Costa a jogar o melhor que sabe durante dois ou três anos do que pagar dois anos ao Nuno Grilo para ver um banana a arrastar-se dentro de campo. tantos mas tantos jogadores que nos últimos anos vieram do Porto para o Benfica ou foram do Benfica para o Porto por dinheiro. se não viesse o Martim vinham outros.

O que está difícil entender é que o Martim NÃO QUER vir para cá. Está num clube melhor, em casa, em breve jogará a Champions e vai ganhar títulos. Não quer, não tem interesse em vir para cá. Ponto.

André Gomes, Miguel Martins, Branquinho, daqui vão para o topo da Europa. Zero dúvidas sobre isso, tal como foi o Alexis. Além disso todos têm contratos longos e naturalmente cláusulas de rescisão altas. Quintana custa 250k fora ordenados. Jogadores de andebol por 400k em Portugal? Só se estivéssemos malucos.

Quê, vamos assentar o futuro no André Sousa que ainda por cima é o mais incerto de todos? Isso não faz qualquer sentido. O Benfica não tem outra hipótese se quiser ser competitivo que não seja gastar bem mais do que gasta. Gastar agora pra poder gastar menos no futuro. E preparar o futuro, nomeadamente na formação.

Com o Sporting há o pacto.

Digo, repito e volto a repetir as vezes que forem precisas. O comboio dos jovens portugueses já passou e o Benfica não o apanhou. Ou mete dinheiro a sério na modalidade ou então sim, mais vale assumir de vez que não se compete para ganhar e poupe-se o dinheiro.

Quanto às subs defesa/ataque, sim, é comum. Não é uma questão de estratégia, é uma questão de usar melhores jogadores. Faz-se uma de imediato no lado do banco e se não houver ataque rápido do adversário faz-se a outra. Isto é mais ou menos banal e há muitas equipas que o fazem.

não é nada comum uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo como estratégia base. acontece às vezes, mas não é essa a estratégia base defensiva. e aquilo que tu estás a tentar apregoar há semanas é que essa seria a estratégia base defensiva do Benfica. que íamos jogar com dois pivots no meio e o Arnau a trocar com o Djordjic. óbvio que isto seria o ideal. e é muito bem pensado. mas é facilmente eliminado como ataques rápidos e do outro lado não estão uns idiotas. os nossos adversários iriam perceber que essa era a nossa estratégia e  iriam arranjar forma de nós não fazermos as duas substituições. até porque essa estratégia tem um grande problema. o jogador que mais remata no Benfica era um dos que idealmente faria a substituição.

quanto ao Martim, dou de barato. é só o que eu teria feito. não aconteceu. nem sei porque é que temos tanto que discutir.

Sporting vai fazer duas subs defesa ataque. O Barça faz frequentemente duas subs defesa/ataque com o Petrus e o Sorhaindo a entrarem pra defender. É por aí fora. Exemplos não faltam de equipas que fazem duas trocas.

Isso é trabalhado. Momento da transição e de parar o ataque rápido adversário (com falta ou retardamento da reposição com pressão no homem que recebe, por exemplo). E no caso de não ser possível tem de se parar a primeira vaga na defesa para permitir a troca rápida enquanto o adversário reorganiza. E sim, é comum no andebol mundial, vê-se em imensas equipas. E não, não é a situação ideal, mas é perfeitamente normal acontecer.

Não tem a ver com "estratégia" tem a ver com ter os melhores em campo na combinação do momento ofensivo e defensivo. Isto só não seria assim se tivéssemos conseguido trocar o Nyokas por um LD que defendesse.

Eu não ando a apregoar nada, limito-me a olhar para o plantel e a perceber o que falta para termos um plantel bem construído e que possibilite ter um 7 de qualidade quer na defesa quer no ataque. Tal como está só é possível conseguir isso com mais um pivot e outro jogador de 1a linha.

DB4700

Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:54
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:39
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:26
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:15
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:03
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 23:40
Citação de: Dr.Lecter em 03 de Agosto de 2020, 23:10
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 22:57
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 21:51
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 21:11
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 19:27
Eu não conheço o senhor em questão por isso até posso estar a dizer uma enorme barbaridade, mas... quando soube que o atual diretor da Secção de Andebol (ou como lhe quisermos chamar) começou por ser um benfiquista que assistia aos treinos, daí passou a roupeiro, e a seguir diretor de Secção... enfim... pareceu-me que a coisa podia não correr propriamente bem... Nada contra o senhor Leandro que, repito não conheço de lado nenhum, e que,  acredito, seja uma excelente pessoa e um benfiquista convicto, mas... ou tinha excesso de competências quando foi roupeiro, ou um défice de competências enquanto diretor... Podia ter feito um upgrade de competências... é certo... mas... nestes contextos não acredito em upgrades...

a falta de reforços em nada se deve ao Leandro. a massa salarial levou um corte de quase 20%. como é que querem gastar mais se há menos para gastar, visto que o clube vai facturar menos?

Certíssimo... A questão é... se já se sabia que não havia dinheiro (no andebol) para competir com os dragartos para quê investir numa equipa que vai ficar coxa  e que, por isso mesmo, não vai passar do 3º lugar? Não teria sido mais lúcido manter a equipa da época passada que garantia o 3º lugar e o investimento  ser canalizado para irmos buscar um fixo de classe mundial para o futsal ou um central da mesma classe para o voleibol? Esta contínua falta de clarividência  faz-me sentir cada vez mais a necessidade de uma vassourada geral nas modalidades.

eu estou tranquilo a isso porque eu fui contra estes reforços todos desde do início. sempre achei que o que devíamos fazer era ir buscar os melhores jovens portugueses e aceitar que não vamos andar no top2 durante 2-3 anos, canalizar o orçamento para melhores reforços nas outras modalidades (não é o caso do Futsal, onde acho que o Fixo não veio por opção e não por falta de orçamento). quanto ao Andebol, tenho sérias dúvidas que seja o terceiro pivot do plantel que decida se este plantel luta pelo 2º lugar ou não. tal como tinha quando no ano passado por aqui se dizia que só com o Romé Hebo é que poderíamos lutar pelo título.

este plantel é bom. não é tão bom como poderia ser. eu pessoalmente, se era para isto, tinha integrado pelo menos o Daniel Neves e o Joaquim Nazaré, mas eles pensaram de maneira diferente. é um plantel claramente pensado a dois anos. é ingénuo achar que todos estes reforços vão corresponder com as expectativas. para o ano trocamos os reforços que não corresponderem e o Nyokas, juntamos um aumento da massa salarial porque as receitas irão aumentar e teremos um plantel com uma aposta mais sólida ao título. agora não me tentem convencer que era mais um pivot que ia fazer toda a diferença entre ganhar ou perder com o Sporting.

Continuas com o paleio dos melhores jovens portugueses quando já te foi explicado por A + B que todos ou quase todos estão no Porto ou Sporting. Portanto o teu comentário morre à nascença. É pura e simplesmente impossível concretizar isso dessa forma.

Porto tem Diogo Rema, Martim Costa, Diogo Silva, Miguel Martins, Branquinho, Tito, André Gomes, André Sousa. Sporting tem Salvador, Joel Ribeiro. Barça tem o Frade.

Nós já temos o Guilherme Tavares e o Kiko já tem minutos. Nazaré pela altura que tem e fisionomia muito dificilmente chegará para jogar ao nosso nível. Daniel Neves tem muito para crescer.

Completamente impossível fazer uma equipa nestes moldes, ainda por cima sendo obrigatório tirar jogadores ao Porto que nesta modalidade tem um projecto de longe muito mais interessante.

O Benfica NÃO TEM ALTERNATIVA que não seja gastar mais, carregar em estrangeiros e em aumentar a qualidade da sua equipa técnica para que possa conquistar um título e através do acesso à Champions conseguir abrir um fosso e então sim pensar em trazer os miúdos nacionais.

Neste momento é IMPOSSÍVEL atrair esse talento para cá porque seria demasiado caro e a nata tem lugar garantido num projecto que é muito mais atractivo do que o nosso quer se queira quer não.

Para finalizar, não é "mais um pivot", é mais um pivot em condições. Vir mais um pivot permite jogar com 2 defensores centrais de qualidade e deslocar o Arnau para uma posição onde pode acrescentar real valor na defesa, além de poupar um ponta à defender deslocado. "mais um pivot" muda todo o figurino defensivo da equipa, que é a sua grande pecha nesta altura. Naturalmente que não é garantido que se ganhe ou perca, é uma questão de lutar com armas aproximadas com um adversário que temos de bater. E um pivot não chega. Falta vir mais um primeira-linha também.

E nem sequer se compara com a situação do Hebo porque o Hebo sempre foi uma solução de recurso e pelo barato. O que se pedia na altura era um central em condições que nunca veio ou então tentar trazer-se um jogador barato que pudesse sair melhor que a encomenda.

não morre nada à nascença. o Hugo Santos não foi para o Porto e não tinha um projecto melhor cá? a única diferença entre o Hugo Santos e o Martim Costa é que um tem uma cláusula de rescisão e o outro não tinha. se pagámos a cláusula do Casanovas, não pagávamos a cláusula de um jogador que poderia ser a face do nosso Andebol durante vários anos e que até poderíamos vender no futuro? o Benfica podia ter ido buscá-lo se quisesse e acabavamos por gastar menos do que vamos gastar este ano. em último caso, vinha o pai dele com ele. é uma não questão.

além disso, podíamos não nos limitar a jovens jogadores portugueses e trazer jovens jogadores de outros países também. certamente mais baratos que ex-jogadores do Kiel, do Campeonato Francês ou do Campeonato Espanhol.

quanto à questão do pivot, estás a partir de base que iríamos passar metade da época a fazer duas substituições defesa-ataque como se os adversários eventualmente não fossem explorar isso com ataques rápidos. mais um pivot não muda o figurino defensivo todo. quanto muito, dá mais uma opção ao Chema no capítulo defensivo.

eu nunca disse que nós não precisamos de mais um pivot. o que eu disse é que a distância entre lutar pelo 2º lugar e não ter qualquer hipótese - que pelo que se vai lendo aqui são os dois únicos cenários - é enorme e não se resume a apenas um pivot. e isto foi o que aconteceu o ano passado. também só havia dois cenários. ou podíamos dar luta com mais um central ou não íamos sair do 3º lugar. apareceu cá o Hebo, que até aceito que digam que foi mal utilizado, e não saímos do 3º lugar na mesma.

A questão do pivot é evidente. O Porto faz duas subs defesa/ataque e o Sporting também as fará. Não é nenhuma fragilidade, é uma situação comum no andebol mundial. E sim, muda o figurino todo porque acrescenta peso e altura à equipa, permite um jogador de qualidade defender a segundo e a um ponta bom defensor fazê-lo no seu posto específico. Muda muito. As transições trabalham-se. Com pontas com capacidade para defender a segundo, quando não houver tempo para a troca o equilíbrio da equipa pode ser feito dessa maneira.

Quanto ao Martim Costa, o Benfica já o tentou contratar antes e ele NÃO QUIS. Meteram-lhe um contrato à frente muito bom e ele não aceitou. É tão simples quanto isto. Muito menos aceitaria agora que está às portas da selecção e de uma de Champions.

Portanto essa tese é pura e simplesmente fantasiosa. E não, não é o mesmo que o Hugo Santos. O Hugo Santos é do Norte, tem lá a família e o Porto, gostes ou não, é um clube da mesma realidade do Benfica no hóquei. Luta pelo título TODOS os anos e é candidato à Liga Europeia. Em andebol o Porto está vários furos acima do Benfica e tem um projecto coisa que não existe no nosso clube. Não há nada que justifique uma eventual mudança de jogador desses para o Benfica a não ser o dinheiro. E o dinheiro é relativo porque um contrato no estrangeiro está muito mais perto de acontecer se jogarem na Champions do que se não jogarem.

Esse projecto era para ter sido tido com o Resende, por exemplo. Agora é tarde e não há outra alternativa que não seja carregar forte no orçamento e nos valores estrangeiros.

a estratégia de uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo durante metade do tempo de jogo é uma situação comum? é relativamente comum uma equipa fazer isso em situações excepcionais. não é relativamente comum uma equipa fazer isso metade do tempo de jogo.

quanto ao Martim Costa, dizes que lhe ofereceram um bom contrato. mas foi o mesmo contrato que ofereceram ao Nuno Grilo por exemplo? óbvio que não. eu prefiro andar dois anos a pagar ao Martim Costa para cometer erros e depois ter o Martim Costa a jogar o melhor que sabe durante dois ou três anos do que pagar dois anos ao Nuno Grilo para ver um banana a arrastar-se dentro de campo. tantos mas tantos jogadores que nos últimos anos vieram do Porto para o Benfica ou foram do Benfica para o Porto por dinheiro. se não viesse o Martim vinham outros.

O que está difícil entender é que o Martim NÃO QUER vir para cá. Está num clube melhor, em casa, em breve jogará a Champions e vai ganhar títulos. Não quer, não tem interesse em vir para cá. Ponto.

André Gomes, Miguel Martins, Branquinho, daqui vão para o topo da Europa. Zero dúvidas sobre isso, tal como foi o Alexis. Além disso todos têm contratos longos e naturalmente cláusulas de rescisão altas. Quintana custa 250k fora ordenados. Jogadores de andebol por 400k em Portugal? Só se estivéssemos malucos.

Quê, vamos assentar o futuro no André Sousa que ainda por cima é o mais incerto de todos? Isso não faz qualquer sentido. O Benfica não tem outra hipótese se quiser ser competitivo que não seja gastar bem mais do que gasta. Gastar agora pra poder gastar menos no futuro. E preparar o futuro, nomeadamente na formação.

Com o Sporting há o pacto.

Digo, repito e volto a repetir as vezes que forem precisas. O comboio dos jovens portugueses já passou e o Benfica não o apanhou. Ou mete dinheiro a sério na modalidade ou então sim, mais vale assumir de vez que não se compete para ganhar e poupe-se o dinheiro.

Quanto às subs defesa/ataque, sim, é comum. Não é uma questão de estratégia, é uma questão de usar melhores jogadores. Faz-se uma de imediato no lado do banco e se não houver ataque rápido do adversário faz-se a outra. Isto é mais ou menos banal e há muitas equipas que o fazem.

não é nada comum uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo como estratégia base. acontece às vezes, mas não é essa a estratégia base defensiva. e aquilo que tu estás a tentar apregoar há semanas é que essa seria a estratégia base defensiva do Benfica. que íamos jogar com dois pivots no meio e o Arnau a trocar com o Djordjic. óbvio que isto seria o ideal. e é muito bem pensado. mas é facilmente eliminado como ataques rápidos e do outro lado não estão uns idiotas. os nossos adversários iriam perceber que essa era a nossa estratégia e  iriam arranjar forma de nós não fazermos as duas substituições. até porque essa estratégia tem um grande problema. o jogador que mais remata no Benfica era um dos que idealmente faria a substituição.

quanto ao Martim, dou de barato. é só o que eu teria feito. não aconteceu. nem sei porque é que temos tanto que discutir.

Sporting vai fazer duas subs defesa ataque. O Barça faz frequentemente duas subs defesa/ataque com o Petrus e o Sorhaindo a entrarem pra defender. É por aí fora. Exemplos não faltam de equipas que fazem duas trocas.

Isso é trabalhado. Momento da transição e de parar o ataque rápido adversário (com falta ou retardamento da reposição com pressão no homem que recebe, por exemplo). E no caso de não ser possível tem de se parar a primeira vaga na defesa para permitir a troca rápida enquanto o adversário reorganiza. E sim, é comum no andebol mundial, vê-se em imensas equipas. E não, não é a situação ideal, mas é perfeitamente normal acontecer.

Não tem a ver com "estratégia" tem a ver com ter os melhores em campo na combinação do momento ofensivo e defensivo. Isto só não seria assim se tivéssemos conseguido trocar o Nyokas por um LD que defendesse.

Eu não ando a apregoar nada, limito-me a olhar para o plantel e a perceber o que falta para termos um plantel bem construído e que possibilite ter um 7 de qualidade quer na defesa quer no ataque. Tal como está só é possível conseguir isso com mais um pivot e outro jogador de 1a linha.

não és o único que descobriu que a EHF TV passa os jogos da EHF Champions League. é comum acontecer. não é comum ser a estratégia número um para defender, porque como dizes, não é ideal.

posto isto, para terminar a conversa, eu concordo que mais um pivot iria ajudar alguma coisa. um pivot e um primeira linha ia ajudar ainda mais. mas o discurso de que com um pivot damos luta o Porto, sem pivot não saímos do terceiro lugar é redutor e demasiado simplista. este plantel tem qualidade para lutar pelo 2º lugar com mais dois reforços ou sem mais dois reforços. para o título ainda é curto este ano, principalmente porque o Porto não deverá estar muito pior do que o ano passado.

Carlos Amorim

Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:54
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:39
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:26
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:15
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:03
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 23:40
Citação de: Dr.Lecter em 03 de Agosto de 2020, 23:10
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 22:57
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 21:51
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 21:11
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 19:27
Eu não conheço o senhor em questão por isso até posso estar a dizer uma enorme barbaridade, mas... quando soube que o atual diretor da Secção de Andebol (ou como lhe quisermos chamar) começou por ser um benfiquista que assistia aos treinos, daí passou a roupeiro, e a seguir diretor de Secção... enfim... pareceu-me que a coisa podia não correr propriamente bem... Nada contra o senhor Leandro que, repito não conheço de lado nenhum, e que,  acredito, seja uma excelente pessoa e um benfiquista convicto, mas... ou tinha excesso de competências quando foi roupeiro, ou um défice de competências enquanto diretor... Podia ter feito um upgrade de competências... é certo... mas... nestes contextos não acredito em upgrades...

a falta de reforços em nada se deve ao Leandro. a massa salarial levou um corte de quase 20%. como é que querem gastar mais se há menos para gastar, visto que o clube vai facturar menos?

Certíssimo... A questão é... se já se sabia que não havia dinheiro (no andebol) para competir com os dragartos para quê investir numa equipa que vai ficar coxa  e que, por isso mesmo, não vai passar do 3º lugar? Não teria sido mais lúcido manter a equipa da época passada que garantia o 3º lugar e o investimento  ser canalizado para irmos buscar um fixo de classe mundial para o futsal ou um central da mesma classe para o voleibol? Esta contínua falta de clarividência  faz-me sentir cada vez mais a necessidade de uma vassourada geral nas modalidades.

eu estou tranquilo a isso porque eu fui contra estes reforços todos desde do início. sempre achei que o que devíamos fazer era ir buscar os melhores jovens portugueses e aceitar que não vamos andar no top2 durante 2-3 anos, canalizar o orçamento para melhores reforços nas outras modalidades (não é o caso do Futsal, onde acho que o Fixo não veio por opção e não por falta de orçamento). quanto ao Andebol, tenho sérias dúvidas que seja o terceiro pivot do plantel que decida se este plantel luta pelo 2º lugar ou não. tal como tinha quando no ano passado por aqui se dizia que só com o Romé Hebo é que poderíamos lutar pelo título.

este plantel é bom. não é tão bom como poderia ser. eu pessoalmente, se era para isto, tinha integrado pelo menos o Daniel Neves e o Joaquim Nazaré, mas eles pensaram de maneira diferente. é um plantel claramente pensado a dois anos. é ingénuo achar que todos estes reforços vão corresponder com as expectativas. para o ano trocamos os reforços que não corresponderem e o Nyokas, juntamos um aumento da massa salarial porque as receitas irão aumentar e teremos um plantel com uma aposta mais sólida ao título. agora não me tentem convencer que era mais um pivot que ia fazer toda a diferença entre ganhar ou perder com o Sporting.

Continuas com o paleio dos melhores jovens portugueses quando já te foi explicado por A + B que todos ou quase todos estão no Porto ou Sporting. Portanto o teu comentário morre à nascença. É pura e simplesmente impossível concretizar isso dessa forma.

Porto tem Diogo Rema, Martim Costa, Diogo Silva, Miguel Martins, Branquinho, Tito, André Gomes, André Sousa. Sporting tem Salvador, Joel Ribeiro. Barça tem o Frade.

Nós já temos o Guilherme Tavares e o Kiko já tem minutos. Nazaré pela altura que tem e fisionomia muito dificilmente chegará para jogar ao nosso nível. Daniel Neves tem muito para crescer.

Completamente impossível fazer uma equipa nestes moldes, ainda por cima sendo obrigatório tirar jogadores ao Porto que nesta modalidade tem um projecto de longe muito mais interessante.

O Benfica NÃO TEM ALTERNATIVA que não seja gastar mais, carregar em estrangeiros e em aumentar a qualidade da sua equipa técnica para que possa conquistar um título e através do acesso à Champions conseguir abrir um fosso e então sim pensar em trazer os miúdos nacionais.

Neste momento é IMPOSSÍVEL atrair esse talento para cá porque seria demasiado caro e a nata tem lugar garantido num projecto que é muito mais atractivo do que o nosso quer se queira quer não.

Para finalizar, não é "mais um pivot", é mais um pivot em condições. Vir mais um pivot permite jogar com 2 defensores centrais de qualidade e deslocar o Arnau para uma posição onde pode acrescentar real valor na defesa, além de poupar um ponta à defender deslocado. "mais um pivot" muda todo o figurino defensivo da equipa, que é a sua grande pecha nesta altura. Naturalmente que não é garantido que se ganhe ou perca, é uma questão de lutar com armas aproximadas com um adversário que temos de bater. E um pivot não chega. Falta vir mais um primeira-linha também.

E nem sequer se compara com a situação do Hebo porque o Hebo sempre foi uma solução de recurso e pelo barato. O que se pedia na altura era um central em condições que nunca veio ou então tentar trazer-se um jogador barato que pudesse sair melhor que a encomenda.

não morre nada à nascença. o Hugo Santos não foi para o Porto e não tinha um projecto melhor cá? a única diferença entre o Hugo Santos e o Martim Costa é que um tem uma cláusula de rescisão e o outro não tinha. se pagámos a cláusula do Casanovas, não pagávamos a cláusula de um jogador que poderia ser a face do nosso Andebol durante vários anos e que até poderíamos vender no futuro? o Benfica podia ter ido buscá-lo se quisesse e acabavamos por gastar menos do que vamos gastar este ano. em último caso, vinha o pai dele com ele. é uma não questão.

além disso, podíamos não nos limitar a jovens jogadores portugueses e trazer jovens jogadores de outros países também. certamente mais baratos que ex-jogadores do Kiel, do Campeonato Francês ou do Campeonato Espanhol.

quanto à questão do pivot, estás a partir de base que iríamos passar metade da época a fazer duas substituições defesa-ataque como se os adversários eventualmente não fossem explorar isso com ataques rápidos. mais um pivot não muda o figurino defensivo todo. quanto muito, dá mais uma opção ao Chema no capítulo defensivo.

eu nunca disse que nós não precisamos de mais um pivot. o que eu disse é que a distância entre lutar pelo 2º lugar e não ter qualquer hipótese - que pelo que se vai lendo aqui são os dois únicos cenários - é enorme e não se resume a apenas um pivot. e isto foi o que aconteceu o ano passado. também só havia dois cenários. ou podíamos dar luta com mais um central ou não íamos sair do 3º lugar. apareceu cá o Hebo, que até aceito que digam que foi mal utilizado, e não saímos do 3º lugar na mesma.

A questão do pivot é evidente. O Porto faz duas subs defesa/ataque e o Sporting também as fará. Não é nenhuma fragilidade, é uma situação comum no andebol mundial. E sim, muda o figurino todo porque acrescenta peso e altura à equipa, permite um jogador de qualidade defender a segundo e a um ponta bom defensor fazê-lo no seu posto específico. Muda muito. As transições trabalham-se. Com pontas com capacidade para defender a segundo, quando não houver tempo para a troca o equilíbrio da equipa pode ser feito dessa maneira.

Quanto ao Martim Costa, o Benfica já o tentou contratar antes e ele NÃO QUIS. Meteram-lhe um contrato à frente muito bom e ele não aceitou. É tão simples quanto isto. Muito menos aceitaria agora que está às portas da selecção e de uma de Champions.

Portanto essa tese é pura e simplesmente fantasiosa. E não, não é o mesmo que o Hugo Santos. O Hugo Santos é do Norte, tem lá a família e o Porto, gostes ou não, é um clube da mesma realidade do Benfica no hóquei. Luta pelo título TODOS os anos e é candidato à Liga Europeia. Em andebol o Porto está vários furos acima do Benfica e tem um projecto coisa que não existe no nosso clube. Não há nada que justifique uma eventual mudança de jogador desses para o Benfica a não ser o dinheiro. E o dinheiro é relativo porque um contrato no estrangeiro está muito mais perto de acontecer se jogarem na Champions do que se não jogarem.

Esse projecto era para ter sido tido com o Resende, por exemplo. Agora é tarde e não há outra alternativa que não seja carregar forte no orçamento e nos valores estrangeiros.

a estratégia de uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo durante metade do tempo de jogo é uma situação comum? é relativamente comum uma equipa fazer isso em situações excepcionais. não é relativamente comum uma equipa fazer isso metade do tempo de jogo.

quanto ao Martim Costa, dizes que lhe ofereceram um bom contrato. mas foi o mesmo contrato que ofereceram ao Nuno Grilo por exemplo? óbvio que não. eu prefiro andar dois anos a pagar ao Martim Costa para cometer erros e depois ter o Martim Costa a jogar o melhor que sabe durante dois ou três anos do que pagar dois anos ao Nuno Grilo para ver um banana a arrastar-se dentro de campo. tantos mas tantos jogadores que nos últimos anos vieram do Porto para o Benfica ou foram do Benfica para o Porto por dinheiro. se não viesse o Martim vinham outros.

O que está difícil entender é que o Martim NÃO QUER vir para cá. Está num clube melhor, em casa, em breve jogará a Champions e vai ganhar títulos. Não quer, não tem interesse em vir para cá. Ponto.

André Gomes, Miguel Martins, Branquinho, daqui vão para o topo da Europa. Zero dúvidas sobre isso, tal como foi o Alexis. Além disso todos têm contratos longos e naturalmente cláusulas de rescisão altas. Quintana custa 250k fora ordenados. Jogadores de andebol por 400k em Portugal? Só se estivéssemos malucos.

Quê, vamos assentar o futuro no André Sousa que ainda por cima é o mais incerto de todos? Isso não faz qualquer sentido. O Benfica não tem outra hipótese se quiser ser competitivo que não seja gastar bem mais do que gasta. Gastar agora pra poder gastar menos no futuro. E preparar o futuro, nomeadamente na formação.

Com o Sporting há o pacto.

Digo, repito e volto a repetir as vezes que forem precisas. O comboio dos jovens portugueses já passou e o Benfica não o apanhou. Ou mete dinheiro a sério na modalidade ou então sim, mais vale assumir de vez que não se compete para ganhar e poupe-se o dinheiro.

Quanto às subs defesa/ataque, sim, é comum. Não é uma questão de estratégia, é uma questão de usar melhores jogadores. Faz-se uma de imediato no lado do banco e se não houver ataque rápido do adversário faz-se a outra. Isto é mais ou menos banal e há muitas equipas que o fazem.

não é nada comum uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo como estratégia base. acontece às vezes, mas não é essa a estratégia base defensiva. e aquilo que tu estás a tentar apregoar há semanas é que essa seria a estratégia base defensiva do Benfica. que íamos jogar com dois pivots no meio e o Arnau a trocar com o Djordjic. óbvio que isto seria o ideal. e é muito bem pensado. mas é facilmente eliminado como ataques rápidos e do outro lado não estão uns idiotas. os nossos adversários iriam perceber que essa era a nossa estratégia e  iriam arranjar forma de nós não fazermos as duas substituições. até porque essa estratégia tem um grande problema. o jogador que mais remata no Benfica era um dos que idealmente faria a substituição.

quanto ao Martim, dou de barato. é só o que eu teria feito. não aconteceu. nem sei porque é que temos tanto que discutir.

Sporting vai fazer duas subs defesa ataque. O Barça faz frequentemente duas subs defesa/ataque com o Petrus e o Sorhaindo a entrarem pra defender. É por aí fora. Exemplos não faltam de equipas que fazem duas trocas.

Isso é trabalhado. Momento da transição e de parar o ataque rápido adversário (com falta ou retardamento da reposição com pressão no homem que recebe, por exemplo). E no caso de não ser possível tem de se parar a primeira vaga na defesa para permitir a troca rápida enquanto o adversário reorganiza. E sim, é comum no andebol mundial, vê-se em imensas equipas. E não, não é a situação ideal, mas é perfeitamente normal acontecer.

Não tem a ver com "estratégia" tem a ver com ter os melhores em campo na combinação do momento ofensivo e defensivo. Isto só não seria assim se tivéssemos conseguido trocar o Nyokas por um LD que defendesse.

Eu não ando a apregoar nada, limito-me a olhar para o plantel e a perceber o que falta para termos um plantel bem construído e que possibilite ter um 7 de qualidade quer na defesa quer no ataque. Tal como está só é possível conseguir isso com mais um pivot e outro jogador de 1a linha.
No Barcelona, uma das melhores equipas do mundo, treinado por um dos melhores treinadores do mundo, é normal duas subs defesa/ataque.
O sorhaindo costumava ser titular mas depois entrava um pivot polaco, salvo erro, que não defendia lá muito bem, e o sorhaindo entrava para o lugar dele. O villar morro, aquele especialista defensivo que foi para o psg, entrava sempre na defesa.
É óbvio que é preferível fazer apenas uma defesa mas se jogas com um pivot fraco na defesa e um lateral também fraco na defesa, acabas por ter de fazer duas subs defesa ataque.
Dai a importância de ter 3 pivots, para ter mais opções.
Já tou a ver. Paulão e djordic no ataque.
Só fazem uma sub defesa/ataque, lol.
E estava a esquecer - me da nossa lateral direita. O belone é alto e o nyokas também, lol.

JMiguel23

Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 01:06
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:54
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:39
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:26
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:15
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:03
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 23:40
Citação de: Dr.Lecter em 03 de Agosto de 2020, 23:10
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 22:57
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 21:51
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 21:11
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 19:27
Eu não conheço o senhor em questão por isso até posso estar a dizer uma enorme barbaridade, mas... quando soube que o atual diretor da Secção de Andebol (ou como lhe quisermos chamar) começou por ser um benfiquista que assistia aos treinos, daí passou a roupeiro, e a seguir diretor de Secção... enfim... pareceu-me que a coisa podia não correr propriamente bem... Nada contra o senhor Leandro que, repito não conheço de lado nenhum, e que,  acredito, seja uma excelente pessoa e um benfiquista convicto, mas... ou tinha excesso de competências quando foi roupeiro, ou um défice de competências enquanto diretor... Podia ter feito um upgrade de competências... é certo... mas... nestes contextos não acredito em upgrades...

a falta de reforços em nada se deve ao Leandro. a massa salarial levou um corte de quase 20%. como é que querem gastar mais se há menos para gastar, visto que o clube vai facturar menos?

Certíssimo... A questão é... se já se sabia que não havia dinheiro (no andebol) para competir com os dragartos para quê investir numa equipa que vai ficar coxa  e que, por isso mesmo, não vai passar do 3º lugar? Não teria sido mais lúcido manter a equipa da época passada que garantia o 3º lugar e o investimento  ser canalizado para irmos buscar um fixo de classe mundial para o futsal ou um central da mesma classe para o voleibol? Esta contínua falta de clarividência  faz-me sentir cada vez mais a necessidade de uma vassourada geral nas modalidades.

eu estou tranquilo a isso porque eu fui contra estes reforços todos desde do início. sempre achei que o que devíamos fazer era ir buscar os melhores jovens portugueses e aceitar que não vamos andar no top2 durante 2-3 anos, canalizar o orçamento para melhores reforços nas outras modalidades (não é o caso do Futsal, onde acho que o Fixo não veio por opção e não por falta de orçamento). quanto ao Andebol, tenho sérias dúvidas que seja o terceiro pivot do plantel que decida se este plantel luta pelo 2º lugar ou não. tal como tinha quando no ano passado por aqui se dizia que só com o Romé Hebo é que poderíamos lutar pelo título.

este plantel é bom. não é tão bom como poderia ser. eu pessoalmente, se era para isto, tinha integrado pelo menos o Daniel Neves e o Joaquim Nazaré, mas eles pensaram de maneira diferente. é um plantel claramente pensado a dois anos. é ingénuo achar que todos estes reforços vão corresponder com as expectativas. para o ano trocamos os reforços que não corresponderem e o Nyokas, juntamos um aumento da massa salarial porque as receitas irão aumentar e teremos um plantel com uma aposta mais sólida ao título. agora não me tentem convencer que era mais um pivot que ia fazer toda a diferença entre ganhar ou perder com o Sporting.

Continuas com o paleio dos melhores jovens portugueses quando já te foi explicado por A + B que todos ou quase todos estão no Porto ou Sporting. Portanto o teu comentário morre à nascença. É pura e simplesmente impossível concretizar isso dessa forma.

Porto tem Diogo Rema, Martim Costa, Diogo Silva, Miguel Martins, Branquinho, Tito, André Gomes, André Sousa. Sporting tem Salvador, Joel Ribeiro. Barça tem o Frade.

Nós já temos o Guilherme Tavares e o Kiko já tem minutos. Nazaré pela altura que tem e fisionomia muito dificilmente chegará para jogar ao nosso nível. Daniel Neves tem muito para crescer.

Completamente impossível fazer uma equipa nestes moldes, ainda por cima sendo obrigatório tirar jogadores ao Porto que nesta modalidade tem um projecto de longe muito mais interessante.

O Benfica NÃO TEM ALTERNATIVA que não seja gastar mais, carregar em estrangeiros e em aumentar a qualidade da sua equipa técnica para que possa conquistar um título e através do acesso à Champions conseguir abrir um fosso e então sim pensar em trazer os miúdos nacionais.

Neste momento é IMPOSSÍVEL atrair esse talento para cá porque seria demasiado caro e a nata tem lugar garantido num projecto que é muito mais atractivo do que o nosso quer se queira quer não.

Para finalizar, não é "mais um pivot", é mais um pivot em condições. Vir mais um pivot permite jogar com 2 defensores centrais de qualidade e deslocar o Arnau para uma posição onde pode acrescentar real valor na defesa, além de poupar um ponta à defender deslocado. "mais um pivot" muda todo o figurino defensivo da equipa, que é a sua grande pecha nesta altura. Naturalmente que não é garantido que se ganhe ou perca, é uma questão de lutar com armas aproximadas com um adversário que temos de bater. E um pivot não chega. Falta vir mais um primeira-linha também.

E nem sequer se compara com a situação do Hebo porque o Hebo sempre foi uma solução de recurso e pelo barato. O que se pedia na altura era um central em condições que nunca veio ou então tentar trazer-se um jogador barato que pudesse sair melhor que a encomenda.

não morre nada à nascença. o Hugo Santos não foi para o Porto e não tinha um projecto melhor cá? a única diferença entre o Hugo Santos e o Martim Costa é que um tem uma cláusula de rescisão e o outro não tinha. se pagámos a cláusula do Casanovas, não pagávamos a cláusula de um jogador que poderia ser a face do nosso Andebol durante vários anos e que até poderíamos vender no futuro? o Benfica podia ter ido buscá-lo se quisesse e acabavamos por gastar menos do que vamos gastar este ano. em último caso, vinha o pai dele com ele. é uma não questão.

além disso, podíamos não nos limitar a jovens jogadores portugueses e trazer jovens jogadores de outros países também. certamente mais baratos que ex-jogadores do Kiel, do Campeonato Francês ou do Campeonato Espanhol.

quanto à questão do pivot, estás a partir de base que iríamos passar metade da época a fazer duas substituições defesa-ataque como se os adversários eventualmente não fossem explorar isso com ataques rápidos. mais um pivot não muda o figurino defensivo todo. quanto muito, dá mais uma opção ao Chema no capítulo defensivo.

eu nunca disse que nós não precisamos de mais um pivot. o que eu disse é que a distância entre lutar pelo 2º lugar e não ter qualquer hipótese - que pelo que se vai lendo aqui são os dois únicos cenários - é enorme e não se resume a apenas um pivot. e isto foi o que aconteceu o ano passado. também só havia dois cenários. ou podíamos dar luta com mais um central ou não íamos sair do 3º lugar. apareceu cá o Hebo, que até aceito que digam que foi mal utilizado, e não saímos do 3º lugar na mesma.

A questão do pivot é evidente. O Porto faz duas subs defesa/ataque e o Sporting também as fará. Não é nenhuma fragilidade, é uma situação comum no andebol mundial. E sim, muda o figurino todo porque acrescenta peso e altura à equipa, permite um jogador de qualidade defender a segundo e a um ponta bom defensor fazê-lo no seu posto específico. Muda muito. As transições trabalham-se. Com pontas com capacidade para defender a segundo, quando não houver tempo para a troca o equilíbrio da equipa pode ser feito dessa maneira.

Quanto ao Martim Costa, o Benfica já o tentou contratar antes e ele NÃO QUIS. Meteram-lhe um contrato à frente muito bom e ele não aceitou. É tão simples quanto isto. Muito menos aceitaria agora que está às portas da selecção e de uma de Champions.

Portanto essa tese é pura e simplesmente fantasiosa. E não, não é o mesmo que o Hugo Santos. O Hugo Santos é do Norte, tem lá a família e o Porto, gostes ou não, é um clube da mesma realidade do Benfica no hóquei. Luta pelo título TODOS os anos e é candidato à Liga Europeia. Em andebol o Porto está vários furos acima do Benfica e tem um projecto coisa que não existe no nosso clube. Não há nada que justifique uma eventual mudança de jogador desses para o Benfica a não ser o dinheiro. E o dinheiro é relativo porque um contrato no estrangeiro está muito mais perto de acontecer se jogarem na Champions do que se não jogarem.

Esse projecto era para ter sido tido com o Resende, por exemplo. Agora é tarde e não há outra alternativa que não seja carregar forte no orçamento e nos valores estrangeiros.

a estratégia de uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo durante metade do tempo de jogo é uma situação comum? é relativamente comum uma equipa fazer isso em situações excepcionais. não é relativamente comum uma equipa fazer isso metade do tempo de jogo.

quanto ao Martim Costa, dizes que lhe ofereceram um bom contrato. mas foi o mesmo contrato que ofereceram ao Nuno Grilo por exemplo? óbvio que não. eu prefiro andar dois anos a pagar ao Martim Costa para cometer erros e depois ter o Martim Costa a jogar o melhor que sabe durante dois ou três anos do que pagar dois anos ao Nuno Grilo para ver um banana a arrastar-se dentro de campo. tantos mas tantos jogadores que nos últimos anos vieram do Porto para o Benfica ou foram do Benfica para o Porto por dinheiro. se não viesse o Martim vinham outros.

O que está difícil entender é que o Martim NÃO QUER vir para cá. Está num clube melhor, em casa, em breve jogará a Champions e vai ganhar títulos. Não quer, não tem interesse em vir para cá. Ponto.

André Gomes, Miguel Martins, Branquinho, daqui vão para o topo da Europa. Zero dúvidas sobre isso, tal como foi o Alexis. Além disso todos têm contratos longos e naturalmente cláusulas de rescisão altas. Quintana custa 250k fora ordenados. Jogadores de andebol por 400k em Portugal? Só se estivéssemos malucos.

Quê, vamos assentar o futuro no André Sousa que ainda por cima é o mais incerto de todos? Isso não faz qualquer sentido. O Benfica não tem outra hipótese se quiser ser competitivo que não seja gastar bem mais do que gasta. Gastar agora pra poder gastar menos no futuro. E preparar o futuro, nomeadamente na formação.

Com o Sporting há o pacto.

Digo, repito e volto a repetir as vezes que forem precisas. O comboio dos jovens portugueses já passou e o Benfica não o apanhou. Ou mete dinheiro a sério na modalidade ou então sim, mais vale assumir de vez que não se compete para ganhar e poupe-se o dinheiro.

Quanto às subs defesa/ataque, sim, é comum. Não é uma questão de estratégia, é uma questão de usar melhores jogadores. Faz-se uma de imediato no lado do banco e se não houver ataque rápido do adversário faz-se a outra. Isto é mais ou menos banal e há muitas equipas que o fazem.

não é nada comum uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo como estratégia base. acontece às vezes, mas não é essa a estratégia base defensiva. e aquilo que tu estás a tentar apregoar há semanas é que essa seria a estratégia base defensiva do Benfica. que íamos jogar com dois pivots no meio e o Arnau a trocar com o Djordjic. óbvio que isto seria o ideal. e é muito bem pensado. mas é facilmente eliminado como ataques rápidos e do outro lado não estão uns idiotas. os nossos adversários iriam perceber que essa era a nossa estratégia e  iriam arranjar forma de nós não fazermos as duas substituições. até porque essa estratégia tem um grande problema. o jogador que mais remata no Benfica era um dos que idealmente faria a substituição.

quanto ao Martim, dou de barato. é só o que eu teria feito. não aconteceu. nem sei porque é que temos tanto que discutir.

Sporting vai fazer duas subs defesa ataque. O Barça faz frequentemente duas subs defesa/ataque com o Petrus e o Sorhaindo a entrarem pra defender. É por aí fora. Exemplos não faltam de equipas que fazem duas trocas.

Isso é trabalhado. Momento da transição e de parar o ataque rápido adversário (com falta ou retardamento da reposição com pressão no homem que recebe, por exemplo). E no caso de não ser possível tem de se parar a primeira vaga na defesa para permitir a troca rápida enquanto o adversário reorganiza. E sim, é comum no andebol mundial, vê-se em imensas equipas. E não, não é a situação ideal, mas é perfeitamente normal acontecer.

Não tem a ver com "estratégia" tem a ver com ter os melhores em campo na combinação do momento ofensivo e defensivo. Isto só não seria assim se tivéssemos conseguido trocar o Nyokas por um LD que defendesse.

Eu não ando a apregoar nada, limito-me a olhar para o plantel e a perceber o que falta para termos um plantel bem construído e que possibilite ter um 7 de qualidade quer na defesa quer no ataque. Tal como está só é possível conseguir isso com mais um pivot e outro jogador de 1a linha.

não és o único que descobriu que a EHF TV passa os jogos da EHF Champions League. é comum acontecer. não é comum ser a estratégia número um para defender, porque como dizes, não é ideal.

posto isto, para terminar a conversa, eu concordo que mais um pivot iria ajudar alguma coisa. um pivot e um primeira linha ia ajudar ainda mais. mas o discurso de que com um pivot damos luta o Porto, sem pivot não saímos do terceiro lugar é redutor e demasiado simplista. este plantel tem qualidade para lutar pelo 2º lugar com mais dois reforços ou sem mais dois reforços. para o título ainda é curto este ano, principalmente porque o Porto não deverá estar muito pior do que o ano passado.
Sem mais dois reforços esta equipa tem qualidade para lutar pelo 2° lugar??? Não sei como podes achar isso. O plantel actual do Benfica está cheio de buracos! O Sporting está a reforçar-se bem. Vejo o Sporting a aproximar mais do Porto do que o Benfica aproximar. Mesmo com os dois reforços, o Benfica parte bem abaixo de Sporting e Porto. Sim, vai ser mais um ano a ficar no 3° lugar. Agora basta saber se esta equipa está a ser preparada e construída para ser a base de uma futura equipa bem mais competitiva, capaz de lutar com este Porto e Sporting ou se isto é apenas mais um ano sem planeamento e feito para desenrascar. (Acho que a maioria sabe a resposta e o futuro)

DB4700

Citação de: JMiguel23 em 04 de Agosto de 2020, 01:44
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 01:06
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:54
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:39
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:26
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:15
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:03
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 23:40
Citação de: Dr.Lecter em 03 de Agosto de 2020, 23:10
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 22:57
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 21:51
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 21:11
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 19:27
Eu não conheço o senhor em questão por isso até posso estar a dizer uma enorme barbaridade, mas... quando soube que o atual diretor da Secção de Andebol (ou como lhe quisermos chamar) começou por ser um benfiquista que assistia aos treinos, daí passou a roupeiro, e a seguir diretor de Secção... enfim... pareceu-me que a coisa podia não correr propriamente bem... Nada contra o senhor Leandro que, repito não conheço de lado nenhum, e que,  acredito, seja uma excelente pessoa e um benfiquista convicto, mas... ou tinha excesso de competências quando foi roupeiro, ou um défice de competências enquanto diretor... Podia ter feito um upgrade de competências... é certo... mas... nestes contextos não acredito em upgrades...

a falta de reforços em nada se deve ao Leandro. a massa salarial levou um corte de quase 20%. como é que querem gastar mais se há menos para gastar, visto que o clube vai facturar menos?

Certíssimo... A questão é... se já se sabia que não havia dinheiro (no andebol) para competir com os dragartos para quê investir numa equipa que vai ficar coxa  e que, por isso mesmo, não vai passar do 3º lugar? Não teria sido mais lúcido manter a equipa da época passada que garantia o 3º lugar e o investimento  ser canalizado para irmos buscar um fixo de classe mundial para o futsal ou um central da mesma classe para o voleibol? Esta contínua falta de clarividência  faz-me sentir cada vez mais a necessidade de uma vassourada geral nas modalidades.

eu estou tranquilo a isso porque eu fui contra estes reforços todos desde do início. sempre achei que o que devíamos fazer era ir buscar os melhores jovens portugueses e aceitar que não vamos andar no top2 durante 2-3 anos, canalizar o orçamento para melhores reforços nas outras modalidades (não é o caso do Futsal, onde acho que o Fixo não veio por opção e não por falta de orçamento). quanto ao Andebol, tenho sérias dúvidas que seja o terceiro pivot do plantel que decida se este plantel luta pelo 2º lugar ou não. tal como tinha quando no ano passado por aqui se dizia que só com o Romé Hebo é que poderíamos lutar pelo título.

este plantel é bom. não é tão bom como poderia ser. eu pessoalmente, se era para isto, tinha integrado pelo menos o Daniel Neves e o Joaquim Nazaré, mas eles pensaram de maneira diferente. é um plantel claramente pensado a dois anos. é ingénuo achar que todos estes reforços vão corresponder com as expectativas. para o ano trocamos os reforços que não corresponderem e o Nyokas, juntamos um aumento da massa salarial porque as receitas irão aumentar e teremos um plantel com uma aposta mais sólida ao título. agora não me tentem convencer que era mais um pivot que ia fazer toda a diferença entre ganhar ou perder com o Sporting.

Continuas com o paleio dos melhores jovens portugueses quando já te foi explicado por A + B que todos ou quase todos estão no Porto ou Sporting. Portanto o teu comentário morre à nascença. É pura e simplesmente impossível concretizar isso dessa forma.

Porto tem Diogo Rema, Martim Costa, Diogo Silva, Miguel Martins, Branquinho, Tito, André Gomes, André Sousa. Sporting tem Salvador, Joel Ribeiro. Barça tem o Frade.

Nós já temos o Guilherme Tavares e o Kiko já tem minutos. Nazaré pela altura que tem e fisionomia muito dificilmente chegará para jogar ao nosso nível. Daniel Neves tem muito para crescer.

Completamente impossível fazer uma equipa nestes moldes, ainda por cima sendo obrigatório tirar jogadores ao Porto que nesta modalidade tem um projecto de longe muito mais interessante.

O Benfica NÃO TEM ALTERNATIVA que não seja gastar mais, carregar em estrangeiros e em aumentar a qualidade da sua equipa técnica para que possa conquistar um título e através do acesso à Champions conseguir abrir um fosso e então sim pensar em trazer os miúdos nacionais.

Neste momento é IMPOSSÍVEL atrair esse talento para cá porque seria demasiado caro e a nata tem lugar garantido num projecto que é muito mais atractivo do que o nosso quer se queira quer não.

Para finalizar, não é "mais um pivot", é mais um pivot em condições. Vir mais um pivot permite jogar com 2 defensores centrais de qualidade e deslocar o Arnau para uma posição onde pode acrescentar real valor na defesa, além de poupar um ponta à defender deslocado. "mais um pivot" muda todo o figurino defensivo da equipa, que é a sua grande pecha nesta altura. Naturalmente que não é garantido que se ganhe ou perca, é uma questão de lutar com armas aproximadas com um adversário que temos de bater. E um pivot não chega. Falta vir mais um primeira-linha também.

E nem sequer se compara com a situação do Hebo porque o Hebo sempre foi uma solução de recurso e pelo barato. O que se pedia na altura era um central em condições que nunca veio ou então tentar trazer-se um jogador barato que pudesse sair melhor que a encomenda.

não morre nada à nascença. o Hugo Santos não foi para o Porto e não tinha um projecto melhor cá? a única diferença entre o Hugo Santos e o Martim Costa é que um tem uma cláusula de rescisão e o outro não tinha. se pagámos a cláusula do Casanovas, não pagávamos a cláusula de um jogador que poderia ser a face do nosso Andebol durante vários anos e que até poderíamos vender no futuro? o Benfica podia ter ido buscá-lo se quisesse e acabavamos por gastar menos do que vamos gastar este ano. em último caso, vinha o pai dele com ele. é uma não questão.

além disso, podíamos não nos limitar a jovens jogadores portugueses e trazer jovens jogadores de outros países também. certamente mais baratos que ex-jogadores do Kiel, do Campeonato Francês ou do Campeonato Espanhol.

quanto à questão do pivot, estás a partir de base que iríamos passar metade da época a fazer duas substituições defesa-ataque como se os adversários eventualmente não fossem explorar isso com ataques rápidos. mais um pivot não muda o figurino defensivo todo. quanto muito, dá mais uma opção ao Chema no capítulo defensivo.

eu nunca disse que nós não precisamos de mais um pivot. o que eu disse é que a distância entre lutar pelo 2º lugar e não ter qualquer hipótese - que pelo que se vai lendo aqui são os dois únicos cenários - é enorme e não se resume a apenas um pivot. e isto foi o que aconteceu o ano passado. também só havia dois cenários. ou podíamos dar luta com mais um central ou não íamos sair do 3º lugar. apareceu cá o Hebo, que até aceito que digam que foi mal utilizado, e não saímos do 3º lugar na mesma.

A questão do pivot é evidente. O Porto faz duas subs defesa/ataque e o Sporting também as fará. Não é nenhuma fragilidade, é uma situação comum no andebol mundial. E sim, muda o figurino todo porque acrescenta peso e altura à equipa, permite um jogador de qualidade defender a segundo e a um ponta bom defensor fazê-lo no seu posto específico. Muda muito. As transições trabalham-se. Com pontas com capacidade para defender a segundo, quando não houver tempo para a troca o equilíbrio da equipa pode ser feito dessa maneira.

Quanto ao Martim Costa, o Benfica já o tentou contratar antes e ele NÃO QUIS. Meteram-lhe um contrato à frente muito bom e ele não aceitou. É tão simples quanto isto. Muito menos aceitaria agora que está às portas da selecção e de uma de Champions.

Portanto essa tese é pura e simplesmente fantasiosa. E não, não é o mesmo que o Hugo Santos. O Hugo Santos é do Norte, tem lá a família e o Porto, gostes ou não, é um clube da mesma realidade do Benfica no hóquei. Luta pelo título TODOS os anos e é candidato à Liga Europeia. Em andebol o Porto está vários furos acima do Benfica e tem um projecto coisa que não existe no nosso clube. Não há nada que justifique uma eventual mudança de jogador desses para o Benfica a não ser o dinheiro. E o dinheiro é relativo porque um contrato no estrangeiro está muito mais perto de acontecer se jogarem na Champions do que se não jogarem.

Esse projecto era para ter sido tido com o Resende, por exemplo. Agora é tarde e não há outra alternativa que não seja carregar forte no orçamento e nos valores estrangeiros.

a estratégia de uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo durante metade do tempo de jogo é uma situação comum? é relativamente comum uma equipa fazer isso em situações excepcionais. não é relativamente comum uma equipa fazer isso metade do tempo de jogo.

quanto ao Martim Costa, dizes que lhe ofereceram um bom contrato. mas foi o mesmo contrato que ofereceram ao Nuno Grilo por exemplo? óbvio que não. eu prefiro andar dois anos a pagar ao Martim Costa para cometer erros e depois ter o Martim Costa a jogar o melhor que sabe durante dois ou três anos do que pagar dois anos ao Nuno Grilo para ver um banana a arrastar-se dentro de campo. tantos mas tantos jogadores que nos últimos anos vieram do Porto para o Benfica ou foram do Benfica para o Porto por dinheiro. se não viesse o Martim vinham outros.

O que está difícil entender é que o Martim NÃO QUER vir para cá. Está num clube melhor, em casa, em breve jogará a Champions e vai ganhar títulos. Não quer, não tem interesse em vir para cá. Ponto.

André Gomes, Miguel Martins, Branquinho, daqui vão para o topo da Europa. Zero dúvidas sobre isso, tal como foi o Alexis. Além disso todos têm contratos longos e naturalmente cláusulas de rescisão altas. Quintana custa 250k fora ordenados. Jogadores de andebol por 400k em Portugal? Só se estivéssemos malucos.

Quê, vamos assentar o futuro no André Sousa que ainda por cima é o mais incerto de todos? Isso não faz qualquer sentido. O Benfica não tem outra hipótese se quiser ser competitivo que não seja gastar bem mais do que gasta. Gastar agora pra poder gastar menos no futuro. E preparar o futuro, nomeadamente na formação.

Com o Sporting há o pacto.

Digo, repito e volto a repetir as vezes que forem precisas. O comboio dos jovens portugueses já passou e o Benfica não o apanhou. Ou mete dinheiro a sério na modalidade ou então sim, mais vale assumir de vez que não se compete para ganhar e poupe-se o dinheiro.

Quanto às subs defesa/ataque, sim, é comum. Não é uma questão de estratégia, é uma questão de usar melhores jogadores. Faz-se uma de imediato no lado do banco e se não houver ataque rápido do adversário faz-se a outra. Isto é mais ou menos banal e há muitas equipas que o fazem.

não é nada comum uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo como estratégia base. acontece às vezes, mas não é essa a estratégia base defensiva. e aquilo que tu estás a tentar apregoar há semanas é que essa seria a estratégia base defensiva do Benfica. que íamos jogar com dois pivots no meio e o Arnau a trocar com o Djordjic. óbvio que isto seria o ideal. e é muito bem pensado. mas é facilmente eliminado como ataques rápidos e do outro lado não estão uns idiotas. os nossos adversários iriam perceber que essa era a nossa estratégia e  iriam arranjar forma de nós não fazermos as duas substituições. até porque essa estratégia tem um grande problema. o jogador que mais remata no Benfica era um dos que idealmente faria a substituição.

quanto ao Martim, dou de barato. é só o que eu teria feito. não aconteceu. nem sei porque é que temos tanto que discutir.

Sporting vai fazer duas subs defesa ataque. O Barça faz frequentemente duas subs defesa/ataque com o Petrus e o Sorhaindo a entrarem pra defender. É por aí fora. Exemplos não faltam de equipas que fazem duas trocas.

Isso é trabalhado. Momento da transição e de parar o ataque rápido adversário (com falta ou retardamento da reposição com pressão no homem que recebe, por exemplo). E no caso de não ser possível tem de se parar a primeira vaga na defesa para permitir a troca rápida enquanto o adversário reorganiza. E sim, é comum no andebol mundial, vê-se em imensas equipas. E não, não é a situação ideal, mas é perfeitamente normal acontecer.

Não tem a ver com "estratégia" tem a ver com ter os melhores em campo na combinação do momento ofensivo e defensivo. Isto só não seria assim se tivéssemos conseguido trocar o Nyokas por um LD que defendesse.

Eu não ando a apregoar nada, limito-me a olhar para o plantel e a perceber o que falta para termos um plantel bem construído e que possibilite ter um 7 de qualidade quer na defesa quer no ataque. Tal como está só é possível conseguir isso com mais um pivot e outro jogador de 1a linha.

não és o único que descobriu que a EHF TV passa os jogos da EHF Champions League. é comum acontecer. não é comum ser a estratégia número um para defender, porque como dizes, não é ideal.

posto isto, para terminar a conversa, eu concordo que mais um pivot iria ajudar alguma coisa. um pivot e um primeira linha ia ajudar ainda mais. mas o discurso de que com um pivot damos luta o Porto, sem pivot não saímos do terceiro lugar é redutor e demasiado simplista. este plantel tem qualidade para lutar pelo 2º lugar com mais dois reforços ou sem mais dois reforços. para o título ainda é curto este ano, principalmente porque o Porto não deverá estar muito pior do que o ano passado.
Sem mais dois reforços esta equipa tem qualidade para lutar pelo 2° lugar??? Não sei como podes achar isso. O plantel actual do Benfica está cheio de buracos! O Sporting está a reforçar-se bem. Vejo o Sporting a aproximar mais do Porto do que o Benfica aproximar. Mesmo com os dois reforços, o Benfica parte bem abaixo de Sporting e Porto. Sim, vai ser mais um ano a ficar no 3° lugar. Agora basta saber se esta equipa está a ser preparada e construída para ser a base de uma futura equipa bem mais competitiva, capaz de lutar com este Porto e Sporting ou se isto é apenas mais um ano sem planeamento e feito para desenrascar. (Acho que a maioria sabe a resposta e o futuro)

tens noção que o plantel do Sporting neste momento é claramente inferior ao nosso? neste momento, têm apenas um pivot, têm apenas um lateral direito, os pontas suplentes têm pouca experiência, o melhor guarda-redes tem um historial de lesões...

ainda é cedo para falar. se calhar ainda vão buscar reforços. mas acho impossível alguém dizer com a certeza absoluta que o Sporting está mais perto do Porto do que de nós.

Dr.Lecter

Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 02:01
Citação de: JMiguel23 em 04 de Agosto de 2020, 01:44
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 01:06
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:54
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:39
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:26
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:15
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:03
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 23:40
Citação de: Dr.Lecter em 03 de Agosto de 2020, 23:10
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 22:57
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 21:51
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 21:11
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 19:27
Eu não conheço o senhor em questão por isso até posso estar a dizer uma enorme barbaridade, mas... quando soube que o atual diretor da Secção de Andebol (ou como lhe quisermos chamar) começou por ser um benfiquista que assistia aos treinos, daí passou a roupeiro, e a seguir diretor de Secção... enfim... pareceu-me que a coisa podia não correr propriamente bem... Nada contra o senhor Leandro que, repito não conheço de lado nenhum, e que,  acredito, seja uma excelente pessoa e um benfiquista convicto, mas... ou tinha excesso de competências quando foi roupeiro, ou um défice de competências enquanto diretor... Podia ter feito um upgrade de competências... é certo... mas... nestes contextos não acredito em upgrades...

a falta de reforços em nada se deve ao Leandro. a massa salarial levou um corte de quase 20%. como é que querem gastar mais se há menos para gastar, visto que o clube vai facturar menos?

Certíssimo... A questão é... se já se sabia que não havia dinheiro (no andebol) para competir com os dragartos para quê investir numa equipa que vai ficar coxa  e que, por isso mesmo, não vai passar do 3º lugar? Não teria sido mais lúcido manter a equipa da época passada que garantia o 3º lugar e o investimento  ser canalizado para irmos buscar um fixo de classe mundial para o futsal ou um central da mesma classe para o voleibol? Esta contínua falta de clarividência  faz-me sentir cada vez mais a necessidade de uma vassourada geral nas modalidades.

eu estou tranquilo a isso porque eu fui contra estes reforços todos desde do início. sempre achei que o que devíamos fazer era ir buscar os melhores jovens portugueses e aceitar que não vamos andar no top2 durante 2-3 anos, canalizar o orçamento para melhores reforços nas outras modalidades (não é o caso do Futsal, onde acho que o Fixo não veio por opção e não por falta de orçamento). quanto ao Andebol, tenho sérias dúvidas que seja o terceiro pivot do plantel que decida se este plantel luta pelo 2º lugar ou não. tal como tinha quando no ano passado por aqui se dizia que só com o Romé Hebo é que poderíamos lutar pelo título.

este plantel é bom. não é tão bom como poderia ser. eu pessoalmente, se era para isto, tinha integrado pelo menos o Daniel Neves e o Joaquim Nazaré, mas eles pensaram de maneira diferente. é um plantel claramente pensado a dois anos. é ingénuo achar que todos estes reforços vão corresponder com as expectativas. para o ano trocamos os reforços que não corresponderem e o Nyokas, juntamos um aumento da massa salarial porque as receitas irão aumentar e teremos um plantel com uma aposta mais sólida ao título. agora não me tentem convencer que era mais um pivot que ia fazer toda a diferença entre ganhar ou perder com o Sporting.

Continuas com o paleio dos melhores jovens portugueses quando já te foi explicado por A + B que todos ou quase todos estão no Porto ou Sporting. Portanto o teu comentário morre à nascença. É pura e simplesmente impossível concretizar isso dessa forma.

Porto tem Diogo Rema, Martim Costa, Diogo Silva, Miguel Martins, Branquinho, Tito, André Gomes, André Sousa. Sporting tem Salvador, Joel Ribeiro. Barça tem o Frade.

Nós já temos o Guilherme Tavares e o Kiko já tem minutos. Nazaré pela altura que tem e fisionomia muito dificilmente chegará para jogar ao nosso nível. Daniel Neves tem muito para crescer.

Completamente impossível fazer uma equipa nestes moldes, ainda por cima sendo obrigatório tirar jogadores ao Porto que nesta modalidade tem um projecto de longe muito mais interessante.

O Benfica NÃO TEM ALTERNATIVA que não seja gastar mais, carregar em estrangeiros e em aumentar a qualidade da sua equipa técnica para que possa conquistar um título e através do acesso à Champions conseguir abrir um fosso e então sim pensar em trazer os miúdos nacionais.

Neste momento é IMPOSSÍVEL atrair esse talento para cá porque seria demasiado caro e a nata tem lugar garantido num projecto que é muito mais atractivo do que o nosso quer se queira quer não.

Para finalizar, não é "mais um pivot", é mais um pivot em condições. Vir mais um pivot permite jogar com 2 defensores centrais de qualidade e deslocar o Arnau para uma posição onde pode acrescentar real valor na defesa, além de poupar um ponta à defender deslocado. "mais um pivot" muda todo o figurino defensivo da equipa, que é a sua grande pecha nesta altura. Naturalmente que não é garantido que se ganhe ou perca, é uma questão de lutar com armas aproximadas com um adversário que temos de bater. E um pivot não chega. Falta vir mais um primeira-linha também.

E nem sequer se compara com a situação do Hebo porque o Hebo sempre foi uma solução de recurso e pelo barato. O que se pedia na altura era um central em condições que nunca veio ou então tentar trazer-se um jogador barato que pudesse sair melhor que a encomenda.

não morre nada à nascença. o Hugo Santos não foi para o Porto e não tinha um projecto melhor cá? a única diferença entre o Hugo Santos e o Martim Costa é que um tem uma cláusula de rescisão e o outro não tinha. se pagámos a cláusula do Casanovas, não pagávamos a cláusula de um jogador que poderia ser a face do nosso Andebol durante vários anos e que até poderíamos vender no futuro? o Benfica podia ter ido buscá-lo se quisesse e acabavamos por gastar menos do que vamos gastar este ano. em último caso, vinha o pai dele com ele. é uma não questão.

além disso, podíamos não nos limitar a jovens jogadores portugueses e trazer jovens jogadores de outros países também. certamente mais baratos que ex-jogadores do Kiel, do Campeonato Francês ou do Campeonato Espanhol.

quanto à questão do pivot, estás a partir de base que iríamos passar metade da época a fazer duas substituições defesa-ataque como se os adversários eventualmente não fossem explorar isso com ataques rápidos. mais um pivot não muda o figurino defensivo todo. quanto muito, dá mais uma opção ao Chema no capítulo defensivo.

eu nunca disse que nós não precisamos de mais um pivot. o que eu disse é que a distância entre lutar pelo 2º lugar e não ter qualquer hipótese - que pelo que se vai lendo aqui são os dois únicos cenários - é enorme e não se resume a apenas um pivot. e isto foi o que aconteceu o ano passado. também só havia dois cenários. ou podíamos dar luta com mais um central ou não íamos sair do 3º lugar. apareceu cá o Hebo, que até aceito que digam que foi mal utilizado, e não saímos do 3º lugar na mesma.

A questão do pivot é evidente. O Porto faz duas subs defesa/ataque e o Sporting também as fará. Não é nenhuma fragilidade, é uma situação comum no andebol mundial. E sim, muda o figurino todo porque acrescenta peso e altura à equipa, permite um jogador de qualidade defender a segundo e a um ponta bom defensor fazê-lo no seu posto específico. Muda muito. As transições trabalham-se. Com pontas com capacidade para defender a segundo, quando não houver tempo para a troca o equilíbrio da equipa pode ser feito dessa maneira.

Quanto ao Martim Costa, o Benfica já o tentou contratar antes e ele NÃO QUIS. Meteram-lhe um contrato à frente muito bom e ele não aceitou. É tão simples quanto isto. Muito menos aceitaria agora que está às portas da selecção e de uma de Champions.

Portanto essa tese é pura e simplesmente fantasiosa. E não, não é o mesmo que o Hugo Santos. O Hugo Santos é do Norte, tem lá a família e o Porto, gostes ou não, é um clube da mesma realidade do Benfica no hóquei. Luta pelo título TODOS os anos e é candidato à Liga Europeia. Em andebol o Porto está vários furos acima do Benfica e tem um projecto coisa que não existe no nosso clube. Não há nada que justifique uma eventual mudança de jogador desses para o Benfica a não ser o dinheiro. E o dinheiro é relativo porque um contrato no estrangeiro está muito mais perto de acontecer se jogarem na Champions do que se não jogarem.

Esse projecto era para ter sido tido com o Resende, por exemplo. Agora é tarde e não há outra alternativa que não seja carregar forte no orçamento e nos valores estrangeiros.

a estratégia de uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo durante metade do tempo de jogo é uma situação comum? é relativamente comum uma equipa fazer isso em situações excepcionais. não é relativamente comum uma equipa fazer isso metade do tempo de jogo.

quanto ao Martim Costa, dizes que lhe ofereceram um bom contrato. mas foi o mesmo contrato que ofereceram ao Nuno Grilo por exemplo? óbvio que não. eu prefiro andar dois anos a pagar ao Martim Costa para cometer erros e depois ter o Martim Costa a jogar o melhor que sabe durante dois ou três anos do que pagar dois anos ao Nuno Grilo para ver um banana a arrastar-se dentro de campo. tantos mas tantos jogadores que nos últimos anos vieram do Porto para o Benfica ou foram do Benfica para o Porto por dinheiro. se não viesse o Martim vinham outros.

O que está difícil entender é que o Martim NÃO QUER vir para cá. Está num clube melhor, em casa, em breve jogará a Champions e vai ganhar títulos. Não quer, não tem interesse em vir para cá. Ponto.

André Gomes, Miguel Martins, Branquinho, daqui vão para o topo da Europa. Zero dúvidas sobre isso, tal como foi o Alexis. Além disso todos têm contratos longos e naturalmente cláusulas de rescisão altas. Quintana custa 250k fora ordenados. Jogadores de andebol por 400k em Portugal? Só se estivéssemos malucos.

Quê, vamos assentar o futuro no André Sousa que ainda por cima é o mais incerto de todos? Isso não faz qualquer sentido. O Benfica não tem outra hipótese se quiser ser competitivo que não seja gastar bem mais do que gasta. Gastar agora pra poder gastar menos no futuro. E preparar o futuro, nomeadamente na formação.

Com o Sporting há o pacto.

Digo, repito e volto a repetir as vezes que forem precisas. O comboio dos jovens portugueses já passou e o Benfica não o apanhou. Ou mete dinheiro a sério na modalidade ou então sim, mais vale assumir de vez que não se compete para ganhar e poupe-se o dinheiro.

Quanto às subs defesa/ataque, sim, é comum. Não é uma questão de estratégia, é uma questão de usar melhores jogadores. Faz-se uma de imediato no lado do banco e se não houver ataque rápido do adversário faz-se a outra. Isto é mais ou menos banal e há muitas equipas que o fazem.

não é nada comum uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo como estratégia base. acontece às vezes, mas não é essa a estratégia base defensiva. e aquilo que tu estás a tentar apregoar há semanas é que essa seria a estratégia base defensiva do Benfica. que íamos jogar com dois pivots no meio e o Arnau a trocar com o Djordjic. óbvio que isto seria o ideal. e é muito bem pensado. mas é facilmente eliminado como ataques rápidos e do outro lado não estão uns idiotas. os nossos adversários iriam perceber que essa era a nossa estratégia e  iriam arranjar forma de nós não fazermos as duas substituições. até porque essa estratégia tem um grande problema. o jogador que mais remata no Benfica era um dos que idealmente faria a substituição.

quanto ao Martim, dou de barato. é só o que eu teria feito. não aconteceu. nem sei porque é que temos tanto que discutir.

Sporting vai fazer duas subs defesa ataque. O Barça faz frequentemente duas subs defesa/ataque com o Petrus e o Sorhaindo a entrarem pra defender. É por aí fora. Exemplos não faltam de equipas que fazem duas trocas.

Isso é trabalhado. Momento da transição e de parar o ataque rápido adversário (com falta ou retardamento da reposição com pressão no homem que recebe, por exemplo). E no caso de não ser possível tem de se parar a primeira vaga na defesa para permitir a troca rápida enquanto o adversário reorganiza. E sim, é comum no andebol mundial, vê-se em imensas equipas. E não, não é a situação ideal, mas é perfeitamente normal acontecer.

Não tem a ver com "estratégia" tem a ver com ter os melhores em campo na combinação do momento ofensivo e defensivo. Isto só não seria assim se tivéssemos conseguido trocar o Nyokas por um LD que defendesse.

Eu não ando a apregoar nada, limito-me a olhar para o plantel e a perceber o que falta para termos um plantel bem construído e que possibilite ter um 7 de qualidade quer na defesa quer no ataque. Tal como está só é possível conseguir isso com mais um pivot e outro jogador de 1a linha.

não és o único que descobriu que a EHF TV passa os jogos da EHF Champions League. é comum acontecer. não é comum ser a estratégia número um para defender, porque como dizes, não é ideal.

posto isto, para terminar a conversa, eu concordo que mais um pivot iria ajudar alguma coisa. um pivot e um primeira linha ia ajudar ainda mais. mas o discurso de que com um pivot damos luta o Porto, sem pivot não saímos do terceiro lugar é redutor e demasiado simplista. este plantel tem qualidade para lutar pelo 2º lugar com mais dois reforços ou sem mais dois reforços. para o título ainda é curto este ano, principalmente porque o Porto não deverá estar muito pior do que o ano passado.
Sem mais dois reforços esta equipa tem qualidade para lutar pelo 2° lugar??? Não sei como podes achar isso. O plantel actual do Benfica está cheio de buracos! O Sporting está a reforçar-se bem. Vejo o Sporting a aproximar mais do Porto do que o Benfica aproximar. Mesmo com os dois reforços, o Benfica parte bem abaixo de Sporting e Porto. Sim, vai ser mais um ano a ficar no 3° lugar. Agora basta saber se esta equipa está a ser preparada e construída para ser a base de uma futura equipa bem mais competitiva, capaz de lutar com este Porto e Sporting ou se isto é apenas mais um ano sem planeamento e feito para desenrascar. (Acho que a maioria sabe a resposta e o futuro)

tens noção que o plantel do Sporting neste momento é claramente inferior ao nosso? neste momento, têm apenas um pivot, têm apenas um lateral direito, os pontas suplentes têm pouca experiência, o melhor guarda-redes tem um historial de lesões...

ainda é cedo para falar. se calhar ainda vão buscar reforços. mas acho impossível alguém dizer com a certeza absoluta que o Sporting está mais perto do Porto do que de nós.

Não tens a mínima noção do que estás a dizer. O plantel do Sporting é neste momento muito superior ao nosso, até porque já têm o 2o pivot amarrado.

É equilibrado, tem peso e altura na defesa e uma rotação mais profunda que a nossa. Terão uma posição deficitária que é ponta esquerda, por falta de alternativa na rotação. De resto é um plantel superior ao nosso sem contestação. Dependente do que possa fazer o Ruesga, mas sem prejuízo um plantel melhor e mais profundo que o nosso.

Falar em falta de alternativas deles quando neste momento tens de meter os dois pontas a defender por dentro pra poder jogar 6x0...enfim.

O nosso plantel actual é de 3o lugar. E sim, um pivot muda muita coisa. Mas se vês os jogos da Champions na EHF TV e se viste os jogos do Europeu certamente pudeste ver a importância do pivot na manobra ofensiva da equipa do Pastor e da equipa do...Chema. Se achas que numa posição com essa relevância vamos lá com o Moreno como alternativa a um jogador que ainda pra mais se destaca mais pelas qualidades defensivas que ofensivas...

Galrinho1#

Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 07:10
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 02:01
Citação de: JMiguel23 em 04 de Agosto de 2020, 01:44
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 01:06
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:54
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:39
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:26
Citação de: DB4700 em 04 de Agosto de 2020, 00:15
Citação de: Dr.Lecter em 04 de Agosto de 2020, 00:03
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 23:40
Citação de: Dr.Lecter em 03 de Agosto de 2020, 23:10
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 22:57
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 21:51
Citação de: DB4700 em 03 de Agosto de 2020, 21:11
Citação de: danhel em 03 de Agosto de 2020, 19:27
Eu não conheço o senhor em questão por isso até posso estar a dizer uma enorme barbaridade, mas... quando soube que o atual diretor da Secção de Andebol (ou como lhe quisermos chamar) começou por ser um benfiquista que assistia aos treinos, daí passou a roupeiro, e a seguir diretor de Secção... enfim... pareceu-me que a coisa podia não correr propriamente bem... Nada contra o senhor Leandro que, repito não conheço de lado nenhum, e que,  acredito, seja uma excelente pessoa e um benfiquista convicto, mas... ou tinha excesso de competências quando foi roupeiro, ou um défice de competências enquanto diretor... Podia ter feito um upgrade de competências... é certo... mas... nestes contextos não acredito em upgrades...

a falta de reforços em nada se deve ao Leandro. a massa salarial levou um corte de quase 20%. como é que querem gastar mais se há menos para gastar, visto que o clube vai facturar menos?

Certíssimo... A questão é... se já se sabia que não havia dinheiro (no andebol) para competir com os dragartos para quê investir numa equipa que vai ficar coxa  e que, por isso mesmo, não vai passar do 3º lugar? Não teria sido mais lúcido manter a equipa da época passada que garantia o 3º lugar e o investimento  ser canalizado para irmos buscar um fixo de classe mundial para o futsal ou um central da mesma classe para o voleibol? Esta contínua falta de clarividência  faz-me sentir cada vez mais a necessidade de uma vassourada geral nas modalidades.

eu estou tranquilo a isso porque eu fui contra estes reforços todos desde do início. sempre achei que o que devíamos fazer era ir buscar os melhores jovens portugueses e aceitar que não vamos andar no top2 durante 2-3 anos, canalizar o orçamento para melhores reforços nas outras modalidades (não é o caso do Futsal, onde acho que o Fixo não veio por opção e não por falta de orçamento). quanto ao Andebol, tenho sérias dúvidas que seja o terceiro pivot do plantel que decida se este plantel luta pelo 2º lugar ou não. tal como tinha quando no ano passado por aqui se dizia que só com o Romé Hebo é que poderíamos lutar pelo título.

este plantel é bom. não é tão bom como poderia ser. eu pessoalmente, se era para isto, tinha integrado pelo menos o Daniel Neves e o Joaquim Nazaré, mas eles pensaram de maneira diferente. é um plantel claramente pensado a dois anos. é ingénuo achar que todos estes reforços vão corresponder com as expectativas. para o ano trocamos os reforços que não corresponderem e o Nyokas, juntamos um aumento da massa salarial porque as receitas irão aumentar e teremos um plantel com uma aposta mais sólida ao título. agora não me tentem convencer que era mais um pivot que ia fazer toda a diferença entre ganhar ou perder com o Sporting.

Continuas com o paleio dos melhores jovens portugueses quando já te foi explicado por A + B que todos ou quase todos estão no Porto ou Sporting. Portanto o teu comentário morre à nascença. É pura e simplesmente impossível concretizar isso dessa forma.

Porto tem Diogo Rema, Martim Costa, Diogo Silva, Miguel Martins, Branquinho, Tito, André Gomes, André Sousa. Sporting tem Salvador, Joel Ribeiro. Barça tem o Frade.

Nós já temos o Guilherme Tavares e o Kiko já tem minutos. Nazaré pela altura que tem e fisionomia muito dificilmente chegará para jogar ao nosso nível. Daniel Neves tem muito para crescer.

Completamente impossível fazer uma equipa nestes moldes, ainda por cima sendo obrigatório tirar jogadores ao Porto que nesta modalidade tem um projecto de longe muito mais interessante.

O Benfica NÃO TEM ALTERNATIVA que não seja gastar mais, carregar em estrangeiros e em aumentar a qualidade da sua equipa técnica para que possa conquistar um título e através do acesso à Champions conseguir abrir um fosso e então sim pensar em trazer os miúdos nacionais.

Neste momento é IMPOSSÍVEL atrair esse talento para cá porque seria demasiado caro e a nata tem lugar garantido num projecto que é muito mais atractivo do que o nosso quer se queira quer não.

Para finalizar, não é "mais um pivot", é mais um pivot em condições. Vir mais um pivot permite jogar com 2 defensores centrais de qualidade e deslocar o Arnau para uma posição onde pode acrescentar real valor na defesa, além de poupar um ponta à defender deslocado. "mais um pivot" muda todo o figurino defensivo da equipa, que é a sua grande pecha nesta altura. Naturalmente que não é garantido que se ganhe ou perca, é uma questão de lutar com armas aproximadas com um adversário que temos de bater. E um pivot não chega. Falta vir mais um primeira-linha também.

E nem sequer se compara com a situação do Hebo porque o Hebo sempre foi uma solução de recurso e pelo barato. O que se pedia na altura era um central em condições que nunca veio ou então tentar trazer-se um jogador barato que pudesse sair melhor que a encomenda.

não morre nada à nascença. o Hugo Santos não foi para o Porto e não tinha um projecto melhor cá? a única diferença entre o Hugo Santos e o Martim Costa é que um tem uma cláusula de rescisão e o outro não tinha. se pagámos a cláusula do Casanovas, não pagávamos a cláusula de um jogador que poderia ser a face do nosso Andebol durante vários anos e que até poderíamos vender no futuro? o Benfica podia ter ido buscá-lo se quisesse e acabavamos por gastar menos do que vamos gastar este ano. em último caso, vinha o pai dele com ele. é uma não questão.

além disso, podíamos não nos limitar a jovens jogadores portugueses e trazer jovens jogadores de outros países também. certamente mais baratos que ex-jogadores do Kiel, do Campeonato Francês ou do Campeonato Espanhol.

quanto à questão do pivot, estás a partir de base que iríamos passar metade da época a fazer duas substituições defesa-ataque como se os adversários eventualmente não fossem explorar isso com ataques rápidos. mais um pivot não muda o figurino defensivo todo. quanto muito, dá mais uma opção ao Chema no capítulo defensivo.

eu nunca disse que nós não precisamos de mais um pivot. o que eu disse é que a distância entre lutar pelo 2º lugar e não ter qualquer hipótese - que pelo que se vai lendo aqui são os dois únicos cenários - é enorme e não se resume a apenas um pivot. e isto foi o que aconteceu o ano passado. também só havia dois cenários. ou podíamos dar luta com mais um central ou não íamos sair do 3º lugar. apareceu cá o Hebo, que até aceito que digam que foi mal utilizado, e não saímos do 3º lugar na mesma.

A questão do pivot é evidente. O Porto faz duas subs defesa/ataque e o Sporting também as fará. Não é nenhuma fragilidade, é uma situação comum no andebol mundial. E sim, muda o figurino todo porque acrescenta peso e altura à equipa, permite um jogador de qualidade defender a segundo e a um ponta bom defensor fazê-lo no seu posto específico. Muda muito. As transições trabalham-se. Com pontas com capacidade para defender a segundo, quando não houver tempo para a troca o equilíbrio da equipa pode ser feito dessa maneira.

Quanto ao Martim Costa, o Benfica já o tentou contratar antes e ele NÃO QUIS. Meteram-lhe um contrato à frente muito bom e ele não aceitou. É tão simples quanto isto. Muito menos aceitaria agora que está às portas da selecção e de uma de Champions.

Portanto essa tese é pura e simplesmente fantasiosa. E não, não é o mesmo que o Hugo Santos. O Hugo Santos é do Norte, tem lá a família e o Porto, gostes ou não, é um clube da mesma realidade do Benfica no hóquei. Luta pelo título TODOS os anos e é candidato à Liga Europeia. Em andebol o Porto está vários furos acima do Benfica e tem um projecto coisa que não existe no nosso clube. Não há nada que justifique uma eventual mudança de jogador desses para o Benfica a não ser o dinheiro. E o dinheiro é relativo porque um contrato no estrangeiro está muito mais perto de acontecer se jogarem na Champions do que se não jogarem.

Esse projecto era para ter sido tido com o Resende, por exemplo. Agora é tarde e não há outra alternativa que não seja carregar forte no orçamento e nos valores estrangeiros.

a estratégia de uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo durante metade do tempo de jogo é uma situação comum? é relativamente comum uma equipa fazer isso em situações excepcionais. não é relativamente comum uma equipa fazer isso metade do tempo de jogo.

quanto ao Martim Costa, dizes que lhe ofereceram um bom contrato. mas foi o mesmo contrato que ofereceram ao Nuno Grilo por exemplo? óbvio que não. eu prefiro andar dois anos a pagar ao Martim Costa para cometer erros e depois ter o Martim Costa a jogar o melhor que sabe durante dois ou três anos do que pagar dois anos ao Nuno Grilo para ver um banana a arrastar-se dentro de campo. tantos mas tantos jogadores que nos últimos anos vieram do Porto para o Benfica ou foram do Benfica para o Porto por dinheiro. se não viesse o Martim vinham outros.

O que está difícil entender é que o Martim NÃO QUER vir para cá. Está num clube melhor, em casa, em breve jogará a Champions e vai ganhar títulos. Não quer, não tem interesse em vir para cá. Ponto.

André Gomes, Miguel Martins, Branquinho, daqui vão para o topo da Europa. Zero dúvidas sobre isso, tal como foi o Alexis. Além disso todos têm contratos longos e naturalmente cláusulas de rescisão altas. Quintana custa 250k fora ordenados. Jogadores de andebol por 400k em Portugal? Só se estivéssemos malucos.

Quê, vamos assentar o futuro no André Sousa que ainda por cima é o mais incerto de todos? Isso não faz qualquer sentido. O Benfica não tem outra hipótese se quiser ser competitivo que não seja gastar bem mais do que gasta. Gastar agora pra poder gastar menos no futuro. E preparar o futuro, nomeadamente na formação.

Com o Sporting há o pacto.

Digo, repito e volto a repetir as vezes que forem precisas. O comboio dos jovens portugueses já passou e o Benfica não o apanhou. Ou mete dinheiro a sério na modalidade ou então sim, mais vale assumir de vez que não se compete para ganhar e poupe-se o dinheiro.

Quanto às subs defesa/ataque, sim, é comum. Não é uma questão de estratégia, é uma questão de usar melhores jogadores. Faz-se uma de imediato no lado do banco e se não houver ataque rápido do adversário faz-se a outra. Isto é mais ou menos banal e há muitas equipas que o fazem.

não é nada comum uma equipa fazer duas substituições defesa-ataque em simultâneo como estratégia base. acontece às vezes, mas não é essa a estratégia base defensiva. e aquilo que tu estás a tentar apregoar há semanas é que essa seria a estratégia base defensiva do Benfica. que íamos jogar com dois pivots no meio e o Arnau a trocar com o Djordjic. óbvio que isto seria o ideal. e é muito bem pensado. mas é facilmente eliminado como ataques rápidos e do outro lado não estão uns idiotas. os nossos adversários iriam perceber que essa era a nossa estratégia e  iriam arranjar forma de nós não fazermos as duas substituições. até porque essa estratégia tem um grande problema. o jogador que mais remata no Benfica era um dos que idealmente faria a substituição.

quanto ao Martim, dou de barato. é só o que eu teria feito. não aconteceu. nem sei porque é que temos tanto que discutir.

Sporting vai fazer duas subs defesa ataque. O Barça faz frequentemente duas subs defesa/ataque com o Petrus e o Sorhaindo a entrarem pra defender. É por aí fora. Exemplos não faltam de equipas que fazem duas trocas.

Isso é trabalhado. Momento da transição e de parar o ataque rápido adversário (com falta ou retardamento da reposição com pressão no homem que recebe, por exemplo). E no caso de não ser possível tem de se parar a primeira vaga na defesa para permitir a troca rápida enquanto o adversário reorganiza. E sim, é comum no andebol mundial, vê-se em imensas equipas. E não, não é a situação ideal, mas é perfeitamente normal acontecer.

Não tem a ver com "estratégia" tem a ver com ter os melhores em campo na combinação do momento ofensivo e defensivo. Isto só não seria assim se tivéssemos conseguido trocar o Nyokas por um LD que defendesse.

Eu não ando a apregoar nada, limito-me a olhar para o plantel e a perceber o que falta para termos um plantel bem construído e que possibilite ter um 7 de qualidade quer na defesa quer no ataque. Tal como está só é possível conseguir isso com mais um pivot e outro jogador de 1a linha.

não és o único que descobriu que a EHF TV passa os jogos da EHF Champions League. é comum acontecer. não é comum ser a estratégia número um para defender, porque como dizes, não é ideal.

posto isto, para terminar a conversa, eu concordo que mais um pivot iria ajudar alguma coisa. um pivot e um primeira linha ia ajudar ainda mais. mas o discurso de que com um pivot damos luta o Porto, sem pivot não saímos do terceiro lugar é redutor e demasiado simplista. este plantel tem qualidade para lutar pelo 2º lugar com mais dois reforços ou sem mais dois reforços. para o título ainda é curto este ano, principalmente porque o Porto não deverá estar muito pior do que o ano passado.
Sem mais dois reforços esta equipa tem qualidade para lutar pelo 2° lugar??? Não sei como podes achar isso. O plantel actual do Benfica está cheio de buracos! O Sporting está a reforçar-se bem. Vejo o Sporting a aproximar mais do Porto do que o Benfica aproximar. Mesmo com os dois reforços, o Benfica parte bem abaixo de Sporting e Porto. Sim, vai ser mais um ano a ficar no 3° lugar. Agora basta saber se esta equipa está a ser preparada e construída para ser a base de uma futura equipa bem mais competitiva, capaz de lutar com este Porto e Sporting ou se isto é apenas mais um ano sem planeamento e feito para desenrascar. (Acho que a maioria sabe a resposta e o futuro)

tens noção que o plantel do Sporting neste momento é claramente inferior ao nosso? neste momento, têm apenas um pivot, têm apenas um lateral direito, os pontas suplentes têm pouca experiência, o melhor guarda-redes tem um historial de lesões...

ainda é cedo para falar. se calhar ainda vão buscar reforços. mas acho impossível alguém dizer com a certeza absoluta que o Sporting está mais perto do Porto do que de nós.

Não tens a mínima noção do que estás a dizer. O plantel do Sporting é neste momento muito superior ao nosso, até porque já têm o 2o pivot amarrado.

É equilibrado, tem peso e altura na defesa e uma rotação mais profunda que a nossa. Terão uma posição deficitária que é ponta esquerda, por falta de alternativa na rotação. De resto é um plantel superior ao nosso sem contestação. Dependente do que possa fazer o Ruesga, mas sem prejuízo um plantel melhor e mais profundo que o nosso.

Falar em falta de alternativas deles quando neste momento tens de meter os dois pontas a defender por dentro pra poder jogar 6x0...enfim.

O nosso plantel actual é de 3o lugar. E sim, um pivot muda muita coisa. Mas se vês os jogos da Champions na EHF TV e se viste os jogos do Europeu certamente pudeste ver a importância do pivot na manobra ofensiva da equipa do Pastor e da equipa do...Chema. Se achas que numa posição com essa relevância vamos lá com o Moreno como alternativa a um jogador que ainda pra mais se destaca mais pelas qualidades defensivas que ofensivas...

Quando realças o peso e altura na defesa estás a referir-te aos laterais? Valdés, Carol e Schongarth penso que rondam os 100 kg, do nosso lado apenas Djordic ronda esses valores mas efetivamente tem características mais ofensivas. Nas restantes posições parece-me que essa diferença de peso e altura não existe. Se o segundo pivot que referes roer a corda ou se tiver características mais defensivas,  como o Suholeznik, o segundo lugar é possível de alcançar.

Polaco

Só para acrescentar um pouco, o Benfica foi várias vezes campeão de júniores de Andebol recentemente, acho que até foi em anos seguidos. Eu até fui ver os jogos decisivos.
Isto pareceu na altura um milagre ( assim como o Vólei ) Portanto há, ou já houve boa Formação, se não não eram consecutivamente campeões.
Não sei é porque não progridem !!!
Parece-me evidente que para competir aqui, têm de ter uma política de contratações de nomes sonantes e experientes, e completar com jovens já com alguma tarimba.
Não me venham com mais conversa de Formação quase em exclusivo como o Futebol ia a caminho de fazer !!!
Além de se arriscar a não ganhar nada, ainda se queimam os talentos.