Formação (2020/2021)

Universo Benfica

Tópico para comentar a prestação dos escalões de Formação de Andebol do SL Benfica - Época 2020/2021.

Gradinni

Equipa B está de volta mas o campeonato da 3ª divisão só começa a 24 Outubro

Gradinni

Equipa B vai jogar a zona 6 da 3ª divisao com Odivelas, Rangers, Ginasio Sul, Boa Hora B e Belenenses B
Os 2 primeiros apuram-se para a 2ª fase, na qual os 2 primeiros de cada zona sobem a 2ª divisao

Curiosidade, o porto vai ter aqui equipa C

PMCA

Treinos de captação de Andebol no dia 17 de outubro

Jovens nascidos entre 2004 e 2011 convidados a mostrar as suas aptidões numa ação do Benfica

É já neste sábado, dia 17 de outubro, que a secção de Andebol do Sport Lisboa e Benfica irá realizar treinos de captação. Esta ação será aberta a todos os jovens interessados e nascidos entre 2004 e 2011 (masculinos e femininos), quer tenham experiência ou não na modalidade.

Serão cumpridas as normas da Direção-Geral da Saúde, sendo obrigatório o uso da máscara dentro do recinto, a desinfeção das mãos e a utilização de calçado desportivo adequado para uso no pavilhão.

O local dos treinos de captação será a Escola Básica 2/3 da Quinta de Marrocos, com os seguintes horários:

•10h30 – Nascidos entre 2004 e 2007

•12h00 – Nascidos entre 2008 e 2011


https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/10/13/andebol-benfica-treinos-de-captacao-no-dia-17-de-outubro

PMCA

Andebol e Benfica no sangue: do sonho à realidade


Pedro Tonicher e Gabriel Cavalcanti são prova de que quem luta sempre alcança. Os dois jovens andebolistas contaram à BTV como é jogar pela equipa principal do Benfica.

"A experiência tem sido ótima. É sempre bom trabalhar com a equipa principal. Esta é uma oportunidade que nos estão a dar para crescer como atletas e como pessoas. Eu, com oito anos, já vinha para os pavilhões ver os jogos e pensava que um dia queria estar naquela posição. É muito bom sentir que os nossos sonhos são concretizados e que o nosso trabalho tem sido recompensado", contou Pedro Tonicher, guarda-redes de 17 anos, em entrevista ao programa "Sport Lisboa e Modalidades".

O guardião encarnado, que tem uma longa ligação com o Clube e esteve presente nos últimos três jogos da equipa comandada por Chema Rodríguez, vincou que é importante acreditar que o sucesso é possível. O pai, Marco Tonicher, foi ponta no Benfica, o irmão, Diogo Tonicher, também já passou pelo Glorioso, e a mãe, Sofia, foi guarda-redes das águias e da Seleção Nacional feminina de andebol. Uma verdadeira influência familiar...

"É importante acreditarmos sempre que conseguimos, pelo menos essa é a mensagem que passo para os meus amigos. Os meus pais sempre me incentivaram a experimentar um treino de andebol. Fui ao treino uma vez, gostei e cá estou", confessou.

Outro dos jovens rostos que começam a deixar a sua marca nos pavilhões da Luz é Gabriel Cavalcanti. Se o nome lhe soa familiar, isso é porque o atleta de 16 anos é irmão de Alexandre Cavalcanti, ex-jogador da equipa principal de andebol do Benfica – vestiu o Manto Sagrado de 2013 a 2019.

No desafio com o Maia/ISMAI, que terminou com uma sólida vitória das águias por 34-22, Gabriel estreou-se e até fez um golo nos momentos finais. Uma estreia de sonho... "Partilhar o campo com estes grandes atletas é uma sensação fantástica. Eles ajudam-me bastante a evoluir. Marcar um golo foi muito bom, foi o realizar de um sonho e espero marcar ainda muitos mais", apontou.

"Estou a seguir as pisadas do meu irmão e espero um dia chegar ao patamar que ele atingiu. Ele disse-me para não ficar nervoso e fazer aquilo que faço nos treinos. A minha família é toda do voleibol. Eu e o meu irmão é que fugimos para o andebol. O meu irmão começou a praticar por influência de uns amigos. Treinou, gostou e eu segui as pisadas. Ele é a minha referência nesta modalidade", finalizou.


https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/10/14/andebol-benfica-pedro-tonicher-e-gabriel-cavalcanti-entrevista-sl-modalidades

Gradinni


Gradinni


Gradinni

Em princípio vai haver um campeonato de sub 20,a começar em Janeiro

Gradinni


Gradinni

Citação de: Gradinni em 08 de Dezembro de 2020, 17:21
Em princípio vai haver um campeonato de sub 20,a começar em Janeiro
Vamos integrar o grupo 8 com Sporting, 1º Dezembro, Boa Hora e Belenenses
Apuram-se os 2 primeiros para a 2ª fase, caso esta se realize
Começa no próximo fim de semana

acemessiae

Citação de: Gradinni em 03 de Janeiro de 2021, 19:22
Citação de: Gradinni em 08 de Dezembro de 2020, 17:21
Em princípio vai haver um campeonato de sub 20,a começar em Janeiro
Vamos integrar o grupo 8 com Sporting, 1º Dezembro, Boa Hora e Belenenses
Apuram-se os 2 primeiros para a 2ª fase, caso esta se realize
Começa no próximo fim de semana

Excelentes notícias!

Gradinni


Gradinni


Gradinni


PMCA

ASSUNTO: ESCALÕES ETÁRIOS PARA A ÉPOCA DESPORTIVA 2021-2022

Analisando o impacto desportivo que a pandemia do Covid-19 teve na formação dos atletas de andebol, assim como o facto de desde março de 2020 estes atletas se encontrarem sem competir e com treino condicionado ou suspenso, constatou-se a necessidade de reajustar temporariamente os escalões etários.
Assim, a Direção da Federação de Andebol de Portugal decidiu que na época de 2021-2022 não se procederia à habitual alteração de ano de nascimento nos escalões etários, criando uma categoria no topo da pirâmide formativa (sénior sub-20). Informa-se que esta alteração tem um caráter temporário e será alvo de reavaliação em 2022 para projetar as épocas seguintes.
Procurar-se-á desta forma estabilizar a formação dos atletas e o cumprimento de todas as suas etapas de desenvolvimento, assim como estimular a captação de novos atletas para a modalidade nos escalões iniciais.

Escalões etários para 2021-2022:

Masculinos
Escalão Ano de nascimento
Sénior 2001 ...
Sénior Sub-20 2002-2003
Sub-18 2004-2005
Sub-16 2006-2007
Sub-14 2008-2009
Sub-12 (Minis) 2010-2011
Sub-10 (Bambis) 2012-2013
Sub-8 (Manitas) 2014-2015-2016

Femininos
Escalão Ano de nascimento
Sénior 2001 ...
Sénior Sub-20 2002-2003-2004
Sub-17 2005-2006
Sub-15 2007-2008
Sub-13 2009-2010
Sub-11 (Minis) 2011-2012
Sub-9 (Bambis) 2013-2014
Sub-7 (Manitas) 2015-2016

https://portal.fpa.pt/wp-content/uploads/2021/03/COM.-20-21-N.-55.pdf