Atletismo - Taça dos campeões de juniores

FaithNoMore

Quando Benfica rima com esperança

A cidade de Cottbus, na Alemanha, assistiu este sábado a uma prestação de classe dos juniores do Benfica-Aquashow nos Europeus de atletismo da categoria. Numa competição onde marcaram presença os melhores emblemas da Ucrânia, Polónia, Bélgica, Suíça, Finlândia, Holanda, Alemanha e Portugal, os juniores do Benfica obtiveram excelentes prestações, o que levou o Glorioso a arrecadar o terceiro lugar, em termos colectivos.

As "águias" terminaram a prova com um total de 81 pontos, sendo apenas ultrapassadas pelo Cottbus (equipa da casa), que somou 105 pontos, e pelo Bialystok, equipa polaca que se sagrou campeã com um total de 108 pontos conquistados. Ainda assim, refira-se que ambos os conjuntos acabaram de participar nos Campeonatos Nacionais dos respectivos países, enquanto que o Benfica apenas em Julho esteve presente na prova maior do calendário português. Sem dúvida que tal factor é sempre decisivo em qualquer prova.

Viciados na vitória

Ainda assim, Pedro Almeida (1500m), Vital e Silva (Martelo e Peso) e Marcos Caldeira (Triplo Salto e Salto em Comprimento) conseguiram arrecadar o 1º lugar nas provas em que participaram.

O Benfica, que em 2005 tinha ficado em 4º lugar nos Europeus, conseguiu o feito de ter levado nove atletas ao pódio em 19 provas disputadas. Tendo em conta que nove dos 13 benfiquistas que competiram serão ainda juniores no próximo ano existem razões suficientes para dizer que existem fortes esperanças de o Benfica vir a contar, no futuro, com atletas de alto gabarito formados nas suas escolas.

Resultados:
4x400m - 3º
4x100m - 6º
100m - 5º Rui Silva
200m - 2º Rui Silva 23,30s
400m - 2º Carlos Pinheiro
400m Barreiras - 5º Rafael Lopes
800m - 5º Fábio Gonçalves
1500m - 1º Pedro Almeida
3000m - 2º Jorge Almeida
3000m - 3º Luís Salgueiro
Martelo - 1º Vital e Silva 67,14m
Peso - 1º Vital e Silva 17,72m
Triplo Salto - 1º Marcos Caldeira 14,88m
Salto em Altura - 6º Gonçalo LOpes 1,85m
Salto com Vara - 5º Gonçalo Santos 4m
Salto em Comprimento - 1º Marcos Caldeira 7,52m

http://www.slbenfica.pt/Info/OutrasModalidades/Atletismo/Noticias/noticiasatletismo_atleuropeujuniores_160906_38601.asp

FaithNoMore

Além do 3º lugar obtido nos Europeus de Atletismo de Juniores, o Benfica pode orgulhar-se por ter garantido mais uma conquista, esta a nível individual. De facto, Marcos Caldeira foi considerado, já durante esta noite, o Melhor Atleta dos Europeus que se realizaram este sábado.

O atleta do Benfica destacou-se pelas vitórias obtidas no Triplo Salto e no Salto em Comprimento. Se na primeira prova alcançou os 14,88m, já na segunda saltou 7,52m, marcas que lhe valeram o 1º lugar e somaram pontos preciosos para o resultado final obtido pelo Benfica.

Recorde-se que este atleta já garantira uma preciosa vitória na categoria de Juvenis na passada temporada, pelo que vem agora confirmar todo o seu valor. Sem dúvida, um benfiquista a seguir com atenção no futuro.

http://www.slbenfica.pt/Info/OutrasModalidades/Atletismo/Noticias/noticiasatletismo_atlmarcoscaldeira_160906_38617.asp

_KR_

Grande Marcos! Mais um grande atleta formado pela nossa escola e que agora está em grande nivel a representar o Benfica!

Parabens!  ;)

IPASLB

Citação de: FaithNoMore em 16 de Setembro de 2006, 22:44
Além do 3º lugar obtido nos Europeus de Atletismo de Juniores, o Benfica pode orgulhar-se por ter garantido mais uma conquista, esta a nível individual. De facto, Marcos Caldeira foi considerado, já durante esta noite, o Melhor Atleta dos Europeus que se realizaram este sábado.

O atleta do Benfica destacou-se pelas vitórias obtidas no Triplo Salto e no Salto em Comprimento. Se na primeira prova alcançou os 14,88m, já na segunda saltou 7,52m, marcas que lhe valeram o 1º lugar e somaram pontos preciosos para o resultado final obtido pelo Benfica.

Recorde-se que este atleta já garantira uma preciosa vitória na categoria de Juvenis na passada temporada, pelo que vem agora confirmar todo o seu valor. Sem dúvida, um benfiquista a seguir com atenção no futuro.

http://www.slbenfica.pt/Info/OutrasModalidades/Atletismo/Noticias/noticiasatletismo_atlmarcoscaldeira_160906_38617.asp
desculpa,mas pelo que sei.esse 3 e o 4 lugares do sl benfica que tu te referes,sao no grupo c da taca dos campeoes europeus,ou seja e o 3 escalao ,ou divisao da tcce.

Lobo_Iberico

??? Porque desenterrar um tópico com 2 anos????

De resto, este tópico refere-se à Taça dos Campeões de JÚNIORES!!!!!

Em séniores o Benfica não participa desde 1997, em Moscovo, pois o último título nacional que ganhámos foi em 1996!!!

Uma nota: As melhores classificações de sempre na TCCE sénior foram dois quintos lugares (5º melhor clube da Europa na altura) no inicio da década de 90! Um deles em Jerez de La Frontera, o outro não me recordo..... Para competir a esse nível é necessário um investimento a sério..... os lagartos conseguiram a proeza em 2000 de ganharem a prova (vitória única até hoje embora tenham conseguido mais alguns 3º lugar) mas isso porque investiram a sério, tinham praticamente a Selecção Nacional no clube e reforçaram-se com atletas estrangeiros mto bons, um deles, o Campeão Olimpico de Peso em 2004!!!

IPASLB

Citação de: Lobo_Iberico em 27 de Agosto de 2008, 22:22
??? Porque desenterrar um tópico com 2 anos????

De resto, este tópico refere-se à Taça dos Campeões de JÚNIORES!!!!!

Em séniores o Benfica não participa desde 1997, em Moscovo, pois o último título nacional que ganhámos foi em 1996!!!

Uma nota: As melhores classificações de sempre na TCCE sénior foram dois quintos lugares (5º melhor clube da Europa na altura) no inicio da década de 90! Um deles em Jerez de La Frontera, o outro não me recordo..... Para competir a esse nível é necessário um investimento a sério..... os lagartos conseguiram a proeza em 2000 de ganharem a prova (vitória única até hoje embora tenham conseguido mais alguns 3º lugar) mas isso porque investiram a sério, tinham praticamente a Selecção Nacional no clube e reforçaram-se com atletas estrangeiros mto bons, um deles, o Campeão Olimpico de Peso em 2004!!!
caro amigo eu apenas corriji,o amigo que se calhar pensava que os 3 e 4 lugares obtidos nos juniores,eram absolutos,e eu apenas citei que nao.  sao do grupo c,ou seja 3 divisao europeia. :slb2:

Lobo_Iberico

Por acaso desconheço isso, mas julgo que estás errado.

Ucrânia, Polónia, Bélgica, Suíça, Finlândia, Holanda, Alemanha não são países para estar na III divisão..... e o mais provável é em juniores haverem menos países a participar e se calhar é até divisão única. Mas sinceramente não sei.

IPASLB

Citação de: Lobo_Iberico em 27 de Agosto de 2008, 23:47
Por acaso desconheço isso, mas julgo que estás errado.

Ucrânia, Polónia, Bélgica, Suíça, Finlândia, Holanda, Alemanha não são países para estar na III divisão..... e o mais provável é em juniores haverem menos países a participar e se calhar é até divisão única. Mas sinceramente não sei.
mas   eu sei,porque ja me informei.

Lobo_Iberico

#8
Seja como for, que interessa isso? Passou-se à dois anos e no que toca à equipa principal, Portugal tem o Campeão na I Divisão, tendo o Benfica obtido dois quintos lugares na altura em que foi o representante português e quando caiu na II Divisão subiu sempre com o 1º lugar na II no ano seguinte.

O que interessa é a equipa sénior, e aí somos claros vicecampeões nacionais com 1/10 do investimento do spo.... na Pista Coberta inclusive conseguiu-se no ano passado ficar apenas a um ponto e ao ar livre a diferença não é assim tão grande como isso. Além do mais, à vários anos que o Benfica tem ganho os campeonatos nas camadas jovens o que vai reforçando a equipa principal com atletas formados no clube. Com mais apoio dos adeptos e dinheiro na secção era mais que certo voltarmos a ser campeões e tirar o título ao spo, mas infelizmente a maior parte dos benfiquistas não apoiava o atletismo..... Pode ser que as coisas mudem agora!!

IPASLB

Citação de: Lobo_Iberico em 28 de Agosto de 2008, 15:00
Seja como for, que interessa isso? Passou-se à dois anos e no que toca à equipa principal, Portugal tem o Campeão na I Divisão, tendo o Benfica obtido dois quintos lugares na mesma na altura em que foi o representante português e quando caiu na II Divisão subiu sempre com o 1º lugar na II no ano seguinte.
claro! nem mais! eu nao estou aqui a denegrir o sl benfica! longe de mim tal coisa! e ate acho que com os poucos apoios que o clube sempre teve,ja fez grandes resultados!  porque sei que o sporting sempre teve mais orcamento,e sempre teve apoios extras( estado por exemplo,no antigo regime!) e quem me dera a mim,que o benfica apostasse mais no atletismo ( ou pudesse) por exemplo o carlos moia quando fundou o maratona cp,podia muito bem ter feito um projecto no benfica,sendo ele ainda por cima benfiquista! e esse mesmo clube,so tem 27 tacas dos clubes campeoes europeus,no conjunto das especialidades do atletismo!   nunca percebi estas pessoas,que se dizem do benfica! enfim...................

Lobo_Iberico

Fiz uma pequena pesquisa sobre isso e pelo que me disseram o que se passou foi que Portugal não participava nas Taças Campeões de Júniores, daí o Benfica ter ido para a III divisão, que ganhou e subiu para a II divisão. No ano seguinte o clube português foi o Juventude Vidigalense que por sua vez ganhou e subiu Portugal para a I Divisão Europeia que é onde o nosso representante vai competir esta época, que vai ser novamente o Juventude Vidalense pois foi novamente campeão nacional júnior este ano.

Do Carlos Moia, é como dizes, enfim..........., foi vice presidente do Damásio, nunca fez nada de jeito e preferiu fundar o Maratona para ter protagonismo pessoal do que angariar fundos e patrocinios para o SLB.

IPASLB

Citação de: Lobo_Iberico em 28 de Agosto de 2008, 15:59
Fiz uma pequena pesquisa sobre isso e pelo que me disseram o que se passou foi que Portugal não participava nas Taças Campeões de Júniores, daí o Benfica ter ido para a III divisão, que ganhou e subiu para a II divisão. No ano seguinte o clube português foi o Juventude Vidigalense que por sua vez ganhou e subiu Portugal para a I Divisão Europeia que é onde o nosso representante vai competir esta época, que vai ser novamente o Juventude Vidalense pois foi novamente campeão nacional júnior este ano.

Do Carlos Moia, é como dizes, enfim..........., foi vice presidente do Damásio, nunca fez nada de jeito e preferiu fundar o Maratona para ter protagonismo pessoal do que angariar fundos e patrocinios para o SLB.
nem mais amigo ,ja dissestes tudo, se gostas de atletismo,pelo menos dos palmares ,toma este link :  http://www.revistaatletismo.com/  tem todos os historiais,nacionais e internacionais,nao tem as tacas dos campeoes de pista,mas tambem te posso arranjar se nao souberes ja.