Época 2019/2020

Thorondor

Citação de: TeamRocket37 em 05 de Novembro de 2019, 09:50
https://revistaatletismo.com/transferencias-em-mais-seis-associacoes/

Depois das seis Associações Regionais que no final da semana passada, mesmo em cima do termo do período de transferências, divulgaram as listas das mudanças nelas ocorridas, mais seis o fizeram esta segunda-feira. Das maiores associações (em termos de atletas e clubes), faltam apenas as de Lisboa e Madeira. As outras ainda em falta são Bragança, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu, para além das três dos Açores.

ALENTEJO: Três Associações, 64 mudanças

Três pequenas Associações, com um número naturalmente limitado de transferências: Portalegre teve 27, Évora 25 e Beja apenas 12. Das 27 de Portalegre, três são saídas para outras Associações e houve uma entrada, por sinal de um atleta senegalês (Lamine Niang), ex-J. Vidigalense, que ingressou no Centro Vicentino da Serra de Portalegre.

Apenas 12 transferências em Beja, das quais sete entre clubes locais, com o Beja AC a receber cinco atletas. Mas ninguém a integrar as listas dos melhores em 2019...

Das 25 transferências registadas em Évora, apenas uma tem origem noutra Associação (Beja). As restantes, são todas entre clubes locais, havendo a registar a curiosidade de quatro atletas do GD Diana terem ingressado no denominado Clube Raquel Cabaço, uma fundista... que faz parte desse lote.

AVEIRO: Bastantes mudanças...

Bastantes as transferências em Aveiro, embora nenhuma com um impacto especial. O Campismo de SJ Madeira recebeu o saltador Denil Baía e o discóbolo Nelson Mateus, do Sporting, o quatrocentista cabo-verdiano Claudino Tavares, da J. Vidigalense, e o barreirista júnior Miguel Moreira, do CD Feirense. No Grecas, ingressaram o lançador veterano Pedro Veloso (ex-Esc. Movimento) e a lançadora Juliana Rei (ex-ADRE Palhaça). A ex-benfiquista Neide Dias é reforço do RD Águeda.

Mas houve vários atletas a deixarem clubes do distrito. O NA Cucujães ficou sem o saltador Gil Manuel (para a J. Vidigalense), o fundista Nuno Carraça (para a Run Tejo), o martelista veterano Luís Assunção e o velocista João Ferreira (ambos para o GR Eirense); e outro martelista, Leandro Gonçalves (para o ADR Água de Pena).

Três saídas da ADRE Palhaça a referir: a fundista Sara Pinho para o S. Salvador do Campo; a lançadora Purificação Fernandes para o AC Póvoa Varzim; e a barreirista Bruna Varela para o Srª Desterro.

Entretanto, do Campismo saiu o fundista Rafael Lopes (para o CF Belenenses); do Grecas, a fundista veterana Vanda Ribeiro (para individual, na Guarda); e do RD Águeda, a fundista Ana Eustáquio para a AR Casaense. Dois outros juniores de saída são o fundista Samuel Rios (ex-CJ Salesiana de Arouca) para o ADR Água de Pena e o lançador Marcelo Reis (ex-CA Oliv. Bairro) para o Sporting.

COIMBRA: GR Eirense recebe oito dezenas

Das perto de centena e meia de transferências em Coimbra, mais de metade (oito dezenas) são ingressos no Grupo Recreativo Eirense, que sucede à União Clube Eirense. Para além da mudança entre eles, estão vários ingressos provenientes de outras associações, de que são exemplos o barreirista João Ferreira e o veterano martelista Luís Assunção (ambos ex-NA Cucujães) e, no setor feminino, a velocista Bárbara Mota (ex-Sporting), as saltadoras Vânia Mendes (ex-CP Alcanena) e Suzana Cruz (ex-CA Marinha Grande), a dardista Beatriz Santos e a fundista Sandra Protásio (ex-JOMA).

Outras transferências a referir: o fundista Filipe Rosa (ex-UFC Tomar) para o AR Casaense; o meio-fundista Rodrigo Serra (ex-Sporting) para o CPT Sobral de Ceira; a lançadora Carolina Fernandes (ex-AD Novas Luzes) para o SUO Vais; e a fundista Ana Eustáquio (ex-RD Águeda) para a AR Casaense.

SETÚBAL: Madeira foi lá "pescar"

Muitas transferências em Setúbal, mas entre clubes locais, com destaque para o largo número que passou da AA Pinhalnovense para a AD Talentos Team e do S Almada e Figueirinhas para o NDJ Laranjeiro. O principal destaque (e curiosidade) estará no ingresso de três prometedoras atletas do Vitória de Setúbal em clubes da Madeira: a ainda júnior (em 2020) Inês Borba e a ex-júnior Margarida Silva, ambas meio-fundistas, na ACD Jardim da Serra; e a velocista, também ex-júnior, Patrícia Alminhas no CS Marítimo.

Outras saídas: Nádia Lourenço (barreirista) do GDR Ribeirinho para o Grecas; a júnior Leonor Tiago (velocista), também do GDR Ribeirinho, para o Sporting; e a individual Joana Fernandes (velocista) no GA Fátima. Do Sporting para a Clube Pedro Pessoa transferiu-se a saltadora Rositinay Mata.

Nota ainda para o ingresso em clubes locais de três veteranos que ainda entram nos rankings nacionais: o antigo internacional Edivaldo Monteiro, do Belenenses para o GR Qtª Lomba; os irmãos lançadores Armindo e Aristides Pestana, da AD Novas Luzes para o CA Baixa da Banheira.

Team depois de conhecidas as listas da madeira e de Lisboa gostaria que escrevesses aqui a tua opinião (e já agora a de outros foristas que sigam o atletismo) sobre a composição das equipas femininas e masculinas de Benfica e Sporting e das respectivas melhorias ou piorias e das hipóteses de cada uma nas diversas competições nacionais e europeias. Obrigado.

TeamRocket37

https://revistaatletismo.com/transferencias-22-21-no-despique-direto-benfica-sporting/

Transferências: 22-21 no despique direto Benfica-Sporting!

Neste período anual de transferências, foram 22 os atletas que passaram do Sporting para o Benfica e 21 do Benfica para o Sporting. Fica a curiosidade, já que, mais importante que a quantidade é a qualidade e, nesse campo, o Benfica ficou nitidamente a ganhar, embora o Sporting (que perdeu também 20 outros jovens para a Escola Básica M. Domingos Saraiva) se tenha reforçado mais com atletas provindos de fora de Lisboa.

Como já referimos há dias, na base das saídas do Sporting para o Benfica e para a Escola M Domingos Saraiva está a saída de Paulo Barrigana da equipa técnica leonina, regressando ao Benfica, onde o seu filho (também ex-Sporting) passou a exercer funções de secretariado. Ingressaram no Benfica, atletas como os saltadores em altura Gerson Baldé e Ailton Fernandes, o barreirista Edson Gomes e o velocista João Pinto, entre outros mais jovens. Do Benfica para o Sporting foram essencialmente jovens atletas, dos quais se destaca David Garcia, 3º juvenil do ano nos 800 m.

Já de outras Associações, enquanto o Benfica contratou o segundo martelista nacional Décio Andrade (ex-GD Estreito) e o dardista Mário Pereira, 2º juvenil do ano, no Sporting ingressaram Ricardo Ferreira (ex-AD Novas Luzes),  2º melhor corredor de 3000 m obstáculos da época passada; os velocistas Miguel Alves (ex-Juv. Ilha Verde, dos Açores) e Leonor Tiago (ex-CDR Ribeirinho); as meio-fundistas Rita Figueiredo (ex-GD Ribeirinhos, de Viseu), que já ganhou o Cross de Matos Velhos (corrida de juniores), este domingo, e Beatriz Rios (ex-A. Montanha); o lançador Marcelo Reis (ex-CA Oliv. Bairro), 1º juvenil do ano no disco e 2º no peso; e a marchadora Carolina Costa (ex-CO Pechão) – filha do antigo internacional Jorge Costa – que substitui Vitória Oliveira, que ingressou no SC Braga.

Do Sporting, saíram também o barreirista Tiago Horta (53,44) e o oitocentista Sandy Martins, que chegou a ser o melhor nacional em 800 m, ambos para o SFRA Amadora.

De entre as restantes (e bem numerosas, como sempre) transferências para pequenos clubes, destaque para o ingresso da velocista Adriana Alves (ex-GA Fátima) na AD Novas Luzes.

Srª Desterro e CA Seia reforçam-se

Entretanto, na Guarda, também houve ingressos a salientar. O veterano Luís Herédio Costa, atleta e treinador de lançamentos, Gonçalo Uva, varista, filho do treinador José Uva, e Amélia Vitorino, meio-fundista, os três ex-Sporting, ingressaram na ACR Srª Desterro. O CA Seia reforçou-se com o ex-benfiquista Hélio Vaz, barreirista, e com os ex-sportinguistas Nelson Pinto, saltador em altura, e António Rodrigues, oitocentista.

Em Vila Real foram 11 as transferências, mas sem relevância especial.

TeamRocket37

Entradas no Benfica:

127310 DIOGO MIGUEL SILVA DE SOUSA MARTINS CB FARO SL BENFICA
143465 GABRIEL DAVID BARROCA LUDWICK ROYAL AXN LAGOS - AD SL BENFICA
124280 DÉCIO GONÇALVES ANDRADE *) GD ESTREITO SL BENFICA
138546 MÁRIO ALEXANDRE PINTO LOUREIRO VIEGAS PEREIRA A GRÃO VASCO SL BENFICA
147386 MANUEL MALAM SISSÉ AD NOVAS LUZES SL BENFICA
136747 MIGUEL DE FREITAS PEREIRA DUARTE VIEIRA AD NUCLEOEIRAS - ADNO SL BENFICA
140005 GONÇALO DA SILVA NEVES CA VALE DE FIGUEIRA SL BENFICA
151464 BUBACAR EMBALÓ JÚNIOR EBSM DOMINGOS SARAIVA SL BENFICA
150770 LÍCIO FERREIRA TAVARES EBSM DOMINGOS SARAIVA SL BENFICA
155850 RITA DE JESUS SIMÕES COSTA FUNDAÇÃO CEBI SL BENFICA
132611 ROSA DJOMBATE FUNDAÇÃO SALESIANOS SL BENFICA
129396 SOLANGE ISABEL MALVEIRO DE ALMEIDA FERNANDES FUNDAÇÃO SALESIANOS SL BENFICA
152837 TIAGO MIGUEL NOGUEIRA PEREIRA ALVES SANTOS INDIVIDUAL SL BENFICA
135502 ANDRÉ DOS PRAZERES MPIANA JÚLIO JO MONTE ABRAÃO SL BENFICA
146514 DANIELA SILVA DE ALMEIDA SOUSA FRANCO SC REBOLEIRA E DAMAIA SL BENFICA
129045 AILTON ELIZANDRO AMARO FERREIRA FERNANDES SPORTING CP SL BENFICA
132258 BEATRIZ FILIPA DA SILVA CRUZ SPORTING CP SL BENFICA
150969 CAMILA DOS SANTOS GOMES SPORTING CP SL BENFICA
127089 CARLA SOFIA DA COSTA RODRIGUES SPORTING CP SL BENFICA
141023 CINTIA LUANA ANTÓNIO SILVESTRE SPORTING CP SL BENFICA
139430 CONSTANÇA NOVO FAUSTINO SPORTING CP SL BENFICA
146698 CONSTANÇA SANTOS DO BRITO SPORTING CP SL BENFICA
145323 DIOGO ANTÓNIO BARRIGANA SPORTING CP SL BENFICA
150733 DJAMIRATU EMBALÓ SPORTING CP SL BENFICA
136275 EDSON MIGUEL DE JESUS FERREIRA GOMES SPORTING CP SL BENFICA
128788 FRANCISCO MONTENEGRO FERREIRA BOTELHO SPORTING CP SL BENFICA
139777 GABRIELA GORENCO SPORTING CP SL BENFICA
144933 GERSON VARELA BALDÉ SPORTING CP SL BENFICA
143918 JOÃO MIGUEL MORAIS PINTO SPORTING CP SL BENFICA
139880 LEONOR MARIA MONTEIRO BARATA SPORTING CP SL BENFICA
123145 LUANA MARTINS SOARES SPORTING CP SL BENFICA
142707 MARIANA ALEXANDRA RODRIGUES ARAÚJO SPORTING CP SL BENFICA
123876 MATILDE SALDANHA DOS REIS SPORTING CP SL BENFICA
148391 SARA SILVA PEREIRA SPORTING CP SL BENFICA
146428 SOFIA MARTINS MARQUES SPORTING CP SL BENFICA
123185 TIAGO FILIPE PINTO DE OLIVEIRA SPORTING CP SL BENFICA
125114 TOMÁS VELAR DE OLIVEIRA MACHADO SPORTING CP SL BENFICA
151148 JOÃO PEDRO RIBEIRO DE MAGALHÃES UA POVOENSE SL BENFICA
126879 MARIA ELISA MONTEIRO CUSTÓDIO UA POVOENSE SL BENFICA
126130 RODRIGO PAULO TEIXEIRA FREITAS UA POVOENSE SL BENFICA

Polaco

É lá, eu a pensar que não tinha acontecido quase nada, e afinal, eis que é 22-21.
Espero que se confirme que desportivamente nos interessam os 22 e não fazem falta nenhuma os 21......

TeamRocket37

https://revistaatletismo.com/balanco-das-transferencias-sporting-limpou-segundos-planos-e-sp-braga-ficou-mais-forte/

Balanço das transferências: Sporting «limpou» segundos planos e Sp. Braga ficou mais forte
er 

Terminado o período de transferências e feito o balanço, a primeira conclusão que se tira é que nada muda em termos de lideranças: em pista, o Benfica continuará bem favorito no setor masculino (no qual o Sporting poderá ter uma ou outra dificuldade em substituir algum lesionado) e o Sporting tem garantidos os principais títulos femininos; em corta-mato e estrada, o Sporting mantém o favoritismo, embora no setor masculino o Benfica, se se mobilizar, poderá dar réplica com a "curta" equipa que tem. Na luta pelo outro lugar nos pódios de pista, o Sp. Braga sai reforçado (e poderá aspirar mesmo ao 2º lugar feminino) na luta que vem mantendo com a J. Vidigalense.

O Benfica manteve praticamente a sua principal equipa masculina e reforçou-se com dois atletas que até podem aspirar – se continuarem a progredir – a ser titulares: Gerson Baldé na altura e Décio Andrade no martelo. O Sporting parece ter mantido os seus principais atletas mas fez grande "limpeza" nos eventuais suplentes, nomeadamente nas equipas de meio-fundo. A principal aquisição poderá ter sido Ricardo Ferreira (ex-AD Novas Luzes), segundo melhor corredor de obstáculos da época finda. A principal baixa foi a marchadora Vitória Oliveira, embora tenha contratado Carolina Costa para a substituir.

Nos escalões jovens, o Sporting conseguiu, na época finda, ganhar vários títulos habitualmente conquistados pelo Benfica. O quadro seguinte, com o número de títulos conquistados pelos dois clubes de sub'23 a juvenis masculinos e femininos, ao ar livre e pista coberta (12 campeonatos ao todo) é elucidativo da transformação operada:

TÍTULOS NACIONAIS JOVENS

             SLB       SCP

2016       11           1

2017        9            1

2018        5            6

2019        3            9

O regresso do treinador Paulo Barrigana ao Benfica pode ser indício de que algo irá mudar e, para já, o Sporting perdeu elevado número de jovens, boa parte deles para o Benfica.

Outra luta cada vez mais intensa, é entre J. Vidigalense, terceira potência do atletismo nacional nas últimas (largas) épocas, e Sp. Braga, que parece querer ocupar essa posição, embora apenas a nível das equipas principais, sem o trabalho de formação que o clube leiriense tem feito... e muito bem! Neste "defeso", o Sp. Braga conseguiu o concurso, entre outros, de Carlos Veiga e Francisco Barreto e ainda de Carla Mendes (saída da J. Vidigalense...), Carina Pereira, Susana Francisco e Vitória Oliveira, embora perdendo a saltadora em altura Ana Silva (para o Maia AC). A J. Vidigalense reforçou-se com João Pinto, João Fonseca, Oleksandr Lyashchenko e Daniel Santiago, entre outros, parecendo apostar mais na equipa masculina, que na época finda perdeu o 3º lugar da I Divisão para o Sp. Braga.

Vejamos as principais transferências deste "defeso", com base nos atletas que ocuparam lugares no top'10 dos rankings de cada prova e nos Nacionais de Estrada e Corta-Mato.

ATLETAS TRANSFERIDOS QUE ESTIVERAM NO TOP'10 EM 2019 (nos rankings prova a prova e nos Nacionais de Estrada e Corta-Mato)

Masculinos:

2º   Ricardo Ferreira   3000 ob.   AD Novas Luzes   Sporting CP
Gerson Baldé   altura   Sporting CP   SL Benfica
Décio Andrade   martelo   GD Estreito   SL Benfica
3º   Edson Gomes   110 bar.   Sporting CP   SL Benfica
4º   André Costa   200 m   SL Benfica   C Benf. Faro
Carlos Veiga   triplo   Sporting CP   SC Braga
5º   Sandy Martins   800 m   Sporting CP   SFRA Amadora
Alberto Paulo   estrada   Sporting CP   GD Estreito
Daniel Santiago   peso   Sporting CP   J. Vidigalense
Dário Manso   martelo   SL Benfica   AC P. Varzim
6º   Hugo Correia   5000 m   Sporting CP   S. Salv. Campo
Ailton Fernandes   altura   Sporting CP   SL Benfica
7º   Tiago Horta   3000 ob.   Sporting CP   SFRA Amadora
Nelson Pinto   altura   Sporting CP   CA Seia   
Olek. Lyashchenko   triplo   Sporting CP   J. Vidigalense
Francisco Fernandes   dardo   Sporting CP   AD Novas Luzes
8º   João Fonseca   800 m   SL Benfica   J. Vidigalense
9º   Miguel Alves   200/400 m   J Ilha Verde   Sporting CP
Luís Miguel Borges   estrada   SL Benfica   Individual-Porto
10º   Sérgio Silva   400 m   AC P. Varzim   GD Estreito
Miguel Mascarenhas   3000 ob.   SL Benfica   20 Km Almeirim
Francisco Barreto   altura   SL Benfica   SC Braga
Gonçalo Uva   vara   Sporting CP   Srª Desterro
Denil Baía   triplo   Sporting CP   Campismo SJM
Femininos:

2ª   Vitória Oliveira   20 km M   Sporting CP   SC Braga
3ª   Susana Godinho   10000 m   Sporting CP   GD Estreito
Neide Dias   estrada   SL Benfica   RD Águeda
4ª   Carla Mendes   800 m   J. Vidigalense   SC Braga
Carolina Costa   20 km M   CO Pechão   Sporting CP
5ª   Ana Silva   altura   SC Braga   Maia AC   
Lucinda Gomes   comp.   Sporting CP   GD Estreito
6ª   Sara Rocha   200 m   UC Eirense   GR Eirense
Rita Figueiredo   800 m   GD Ribeirinhos   Sporting CP
Susana Francisco   10000 m   Sporting CP   SL Braga   
7ª   Adriana Alves   100 m   GA Fátima   AD Novas Luzes
Carina Pereira   200/400 m   Sporting CP   SC Braga
Raquel Marques   vara   SL Benfica   GA Fátima
Tatiana Gonçalves   heptatlo   20 km Almeirim   GA Fátima
8ª   Daniela Cunha   est./c-m   Sporting CP   Individual-Porto
9ª   Francisca Cantante   800 m   UC Eirense   GR Eirense
Sandra Santos   martelo   SL Benfica   C Benf. Faro
10ª   Suzana Cruz   triplo   UC Eirense   GR Eirense

TeamRocket37

No Cross/Estrada Feminino o Sporting dispensou a Susana Godinho, Susana Francisco, Diana Almeida e a Daniela Cunha dispensou as 2 linhas quase todas.
Ficando o BIG5 principal.

Tudo atletas interessantes para nós para tentarmos reconstruir a equipa de cross e estrada no feminino. Para quê gastar dinheiro assim, mas vale gastar na Dulce Félix e a Marta Pen sozinhas que colectivamente não contribui nada para Benfica nestas 2 vertentes do atletismo.

No Cross/Estrada Masculino o Sporting dispensou Ricardo Dias, Alberto Paulo, Paulo Pinheiro, Hugo Correia e o Jorge Moreira.

Ou seja, o núcleo principal resume-se ao:
Hélio Gomes, Rui Teixeira, Licínio Pimentel, Rui Pedro Silva, Miguel Marques e ao Hélder Santos, os 6 principais atletas do sporting, fora as reservas que ainda tem (Eduardo Mbengani, Pedro Ribeiro, António Silva, José Moreira, Tiago Costa, Bruno Albuquerque), resumindo o Sporting B..

Não venham com mrd uma equipa com: Rui Pinto, Samuel Barata, André Pereira, Samuel Freire, João Pereira (Triatlo) 3º CN Estrada em 2016 e João Silva (Triatlo) 9º CN Estrada em 2017 mais os nossos sub23 que tem de começar a ganhar experiência com os mais velhos:
Filipe Fialho, Alexandre Figueiredo, Issac Nader, Duarte Gomes e o Miguel Ribeiro, temos de mais obrigação de apresentar equipa no CN Estrada dia 11 de Janeiro de 2020 pode dar luta ao Sporting pelo título de campeão de Estrada.

TeamRocket37

https://revistaatletismo.com/juniores-em-destaque-a-tres-semanas-do-europeu-de-corta-mato/

A menos de três semanas do Campeonato da Europa de Corta-Mato (8 dezembro), que terá Lisboa (Parque da Vela Vista) como palco, já é possível antecipar serem as provas de juniores as que, em termos de seleção portuguesa, mais expetativas estão a criar, já que tanto Etson Barros como Mariana Machado confirmaram as excelentes indicações da época passada. O benfiquista, medalha de bronze nos 3000 m obstáculos do Europeu de Juniores, ganhou este domingo a prova do seu escalão no cross espanhol de Atapuerca, com dois segundos de vantagem (18.23-18.25) sobre o espanhol Pol Oriach, vice-campeão europeu de juvenis de 2000 m obstáculos em 2018... um lugar (e 3 segundos) à frente de Barros! A bracarense havia ganho uma semana antes, com larga vantagem (27.58-28.14), a prova absoluta do Cross Cidade de Palência. Destaque ainda para o 5º lugar em Atapuerca de Nuno Pereira, o campeão europeu júnior de 1500 m na época passada, que ficou a 16 segundos de Etson.

Tanto Etson Barros como Mariana Machado já estão selecionados, tal como Dulce Félix, Salomé Rocha e Catarina Ribeiro e ainda Marta Pen, prevista para a estafeta mista de 4×1,5 km mas que continua sem competir, com problemas físicos. Estão pré-selecionadas Inês Monteiro, Jéssica Augusto (que, no entanto, se prepara para correr uma semana antes a Maratona de Valência, pelo que não estará no Europeu) e Sara Moreira, que continua sem competir.

No setor masculino estão pré-selecionados Rui Pinto, Samuel Barata e Rui Teixeira. Rui Pinto foi 2º na "Meia" de Ovar, há um mês (1.04.51), a cinco segundos de Luís Saraiva. Samuel Barata foi 9º na Great North Run há dois meses, com 1.02.01 num percurso que desce. Rui Teixeira estreou-se na Maratona de Lisboa (2.25.14) e duas semanas depois esteve no Cross de Atapuerca, sendo 38º. Nesta prova, ganha pelo jovem (20 anos) Ouassim Oumaiz, descendente de marroquinos mas já nascido em Espanha, com 25.54, o melhor português foi o bracarense Luís Saraiva, 27º com 27.18. As perspetivas para os seniores masculinos estão longe de ser brilhantes... Ainda em Espanha (Corrida da Negreira, este domingo), Hélder Santos (6º com 31.41) foi o melhor português na prova de 10 km, ganha pelo espanhol Alejandro Fernandez, em 29.29.

Nesta prova de estrada, a agora atleta do GD Estreito, Susana Godinho ganhou a corrida feminina de 10 km, em 34.28, à frente das quenianas Rebeca Jeruto (34.36) e Jemifer Koech (34.51), classificando-se a veterana Marisa Barros em 4º lugar, com 36.31. Susana Godinho é forte candidata a um lugar na seleção, o mesmo se podendo dizer do sportinguista Miguel Marques, vencedor (há uma semana) do Cross de Matos Velhos, com 27.26, menos oito segundos que o bracarense Hugo Almeida. Emília Pisoeiro ganhou, destacada, a principal prova feminina (sem primeiros planos), em 26.40 e com 37 segundos de vantagem sobre a segunda, Lília Martins.

No próximo domingo, disputar-se-á o tradicional Cross de Amora que contará com provas (masculina e feminina) de 1,5 km, que selecionarão os vencedores e certamente darão valiosas indicações ao técnico nacional, António Sousa, quanto aos segundos atletas a selecionar. Em relação às corridas mais longas (seniores, sub'23 e juniores), as grandes decisões serão tomadas a 24 deste mês, em provas a realizar no local do Europeu, as quais selecionarão os três primeiros seniores e juniores e os quatro primeiros sub'23, podendo depois o técnico nacional sugerir ao DTN a seleção de mais atletas (num máximo de seis) para a formação das equipas.

TeamRocket37

Sara Moreira e a Jéssica Augusto estão simplesmente a cagar para representar Portugal, só interessam participar nas provas lagartos.
Ainda por cima um Campeonato Europeu realizado em Portugal, aonde temos de obrigação de apresentar os melhores atletas.
A Federação esquece-se que há regulamentos a cumprir?!
E que podem cortar os apoios as atletas?

Sara Moreira e a Jéssica Augusto desde do episódio dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na Maratona pedir qualquer respeito por elas. 

IPASLB

Nisso os nossos dirigentes têm muito a aprender com os do SCP, em 1° lugar está quem lhes paga, o clube!

Agora, a FPA lagarta só tem que também ter os melhores atletas para honrar o máximo possível a seleção!

TeamRocket37

Citação de: IPASLB em 13 de Novembro de 2019, 15:58
Nisso os nossos dirigentes têm muito a aprender com os do SCP, em 1° lugar está quem lhes paga, o clube!

Agora, a FPA lagarta só tem que também ter os melhores atletas para honrar o máximo possível a seleção!

Os atletas tem as suas bolsas olímpicas, que podem ser retiradas.
A FPA não joga com isso porque não quer... 

TeamRocket37

#40
https://www.fpatletismo.pt/equipa-de-portugal-para-os-europeus-de-corta-mato

EQUIPA DE PORTUGAL PARA OS EUROPEUS DE CORTA-MATO
37 atletas convocados para dia 8 de dezembro



A Federação Portuguesa de Atletismo, por prposta da Direção Técnica Nacional,  selecionou 37 atletas para representar Portugal nos Campeonatos da Europa de Corta-Mato, que se realizam no dia 8 de dezembro, no Parque da Bela Vista, em, Lisboa.



Entre os convocados avultam as presenças de Dulce Félix, que já participou oito vezes na competição, somando quatro medalhas individuais (duas de prata e duas de bronze), sendo Salomé Rocha a atleta que tem mais presenças nestes campeonatos (9), tendo como melhor um sétimo lugar em 2012.



Entre os seniores masculinos, Miguel Marques (seis presenças) e André Pereira (5) são os mais experientes.



Portugal estará representado m todas as provas do programa. Mais informações podem ser recolhidas na página oficial dos Europeus de Corta-Mato Lisboa'2019.



A Federação Portuguesa de Atletismo seleciona os seguintes atletas:

      PRES.   CL.   CL.(sénior)
Seniores (M):            
André Pereira   SLB   5 (3s+1j)   35ºsub   49º
Miguel Marques   SCP   6 (2s+3j)   24ºjun   45º
Hugo Almeida   SCB   2      53º
Rui Teixeira   SCP   2      18º
Paulo Barbosa   MAC   –      –
Luís Saraiva   SCB   –      –
Seniores (F):            
Dulce Félix   SLB   8 (2j)   2ª   2ª
Salomé Rocha   SCP   11 (3s+3j)   7ªsub   9ª
Susana Francisco   SCB   2 (1 estaf.)   61ª   
Sub'23 (M):            
Isaac Nader   SLB   2 (2j)   62ºjun   
Alexandre Figueiredo   SLB   –   –   
Ricardo Ferreira   SCP   3 (1s+2j)   34ºjun   
Cristiano Borges   SCP   –   –   
Jorge Moreira   SCB   2 (2j)   62ºjun   
Filipe Vitorino   CNRM   2 (2j)   58ºjun   
Sub'23 (F):            
Joana Ferreira   JV   –   –   
Beatriz Rodrigues   SCP   –   –   
Manuela Martins   MCP   2 (1s+1j)   59ªsub   
Sara Duarte   ACDSJS   –   –   
Lília Martins   JV   4 (2s+2j)   42ºsub   
Sara Monteiro   ADNO   –   –   
Juniores (M):            
Etson Barros   SLB   –   –   
Ruben Amaral   SCP   –   –   
Miguel Ribeiro   SLB   1 (1j)   87ºjun   
Miguel Moreira   SCP   –   –   
Duarte Gomes   SLB   1 (1j)   38ºjun   
Nuno Pereira   SCP   1 (1j)   67ºjun   
Juniores (F):            
Mariana Machado   SCB   2 (2j)   15ªjun   
Lia Lemos   MAC   –   –   
Bárbara Neiva   SCP   –   –   
Mónica Silva   VSC   –   –   
Cátia Pereira   SCP   –   –   
Camila Gomes   SLB   –   –   
Estafeta mista:            
Salomé Afonso   SCP   1 (1est)   10ªestaf.   
Patrícia Silva   SLB   1 (1j)   48ªjun   
Paulo Rosário   SCP   –   –   
Luís Monteiro   SCP   –   –

Enquadramento:

Team leader: José Regalo

Oficiais: José Santos (diretor técnico nacional)

Responsável técnico: António Sousa

Treinadores: Sameiro Araújo, Ricardo Ribas, Paulo Murta, Rui Silva, Rui Militão, Diogo Sousa, Rui Ferreira e Pedro Rocha

Apoio médico: Pedro Silva, Ricardo Paulino, António Vieira

Início da convocatória: dia 6 de dezembro, às 12 horas (Hotel Amazónia)

Término da convocatória: dia 9 de dezembro, às 16 horas

Os restantes treinadores dos atletas selecionados complementam a equipa nacional no jantar de sábado e na competição.

TeamRocket37

A federação portuguesa de atletismo divulgou hoje os convocados para o Europeu de Corta-Mato, que se realiza no dia 8 de dezembro, no Parque da Bela Vista, em, Lisboa. Estão selecionados os seguintes atletas benfiquistas:

Seniores

Dulce Félix
André Pereira

Sub-23

Patrícia Silva
Isaac Nader
Alexandre Figueiredo

Juniores

Camila Gomes
Etson Barros
Duarte Gomes
Miguel Ribeiro

TeamRocket37


TeamRocket37

https://www.facebook.com/ErciliaMachadoOficial/posts/2481090205501463?__xts__%5B0%5D=68.ARAN4sk5mbRFHWazpVyK1GffMxBo7C3EGT0Rkg788kNh4reFqK05NOMte7cUf__OgFh08ZQr9oDQTLQFgCGbm-g6bpyCL1RDRDDfR-9wb3cxayPM5bWba_IGHsoKpl29BKvzivwzxXi9b4qPGD97TUl3DMANMiuV06zyTyWaoRyawW_UOFSJ3HVmiEfKzRBl4NmpTnhDx9pP-0SqauX1vN2RjjxMUFAJnYmZQjfFv_HjlpmZIYl_Zg4tSlDaQAjQoqbd60Uf05ZK2MblpDKvvDJXY3Cp4GYmZ9OvnyOGO6ZuNvVKHRWqc1OexSAGbBmgcxLLco7QMpJwxod4fNbesoUrJOPR&__tn__=K-R

Venho aqui esclarecer a minha opinião face aos critérios de seleção dos atletas ao longo destes anos, sendo que os quais não são, obviamente, escolhidos pelo número de likes no Facebook ou no Instagram.
.
No momento em que se questiona na praça pública e nas mais diversas modalidades o valor dos atletas, venho apresentar aqui alguns factos concretos que importam ser discutidos para que se possa analisar as situações de forma concreta, os quais dizem respeito a situações decorridas em épocas desportivas anteriores:
.
1. Na época de 2017, realizaram-se 3 provas de observação para escolher a seleção para o Campeonato da Europa de Corta-mato (Barcelos, Torres Vedras e Amora). Nesse ano, no meu caso concreto, participei no Corta-mato de Torres Vedras, obtendo um 2º lugar a 35seg. da 1ª classificada, Inês Monteiro, atleta que foi selecionada. Dois dias antes da prova principal das seniores femininas, Corta-mato da Amora, notifiquei o Presidente da FPA da minha entrada no hospital nesse mesmo dia pelo que não poderia estar presente na corrida, facto este que não foi tomado em consideração. Na semana seguinte estive presente num Corta-mato em Espanha, onde fui a 2ª portuguesa a 18 seg. da 1ª atleta portuguesa, Catarina Ribeiro, atleta que também foi selecionada. Nessa época (2017), a FPA abriu uma exceção ao levar uma atleta que não fez nenhuma prova de observação. No total, levaram 5 atletas ao Campeonato dos 6 lugares disponíveis.
RESUMINDO... Não fui selecionada mesmo mostrando nas provas estar em bom momento de forma.
.
2. Na época de 2018, participei na prova principal de apuramento para integrar a seleção para o Campeonato da Europa de Corta-mato (Torres Vedras), ficando em 2º lugar a 1min11seg. da 1ª classificada, Inês Monteiro, atleta já selecionada. Tinha lugar de apuramento; no entanto, a FPA decidiu selecionar a atleta que ficou em 2º lugar na prova de 1500m (estafetas mistas).
RESUMINDO... Não fui selecionada mesmo mostrando estar em bom momento de forma.
.
Fica aqui mais um facto concreto relativo ao Campeonato Europeu de Pista ao Ar-Livre de 2002, em Munique:
.
1. Neste Europeu, as lesões impediram a participação de alguns atletas com direito a estarem presentes, casos dos maratonistas António Pinto e Luís Novo (os quais tinham as melhores marcas nacionais), o que fez com que Portugal levasse outros atletas com marcas inferiores nesse ano porque sabiam desde o início que só havia três seleções com o mínimo de quatro atletas, logo bastava todos terminarem para conseguir uma medalha.
.
2. A equipa escolhida por Jorge Vieira (Diretor Técnico Nacional na altura) para participar na Maratona foi constituída por José Santos (2h20.55), Manuel Pita (2h23.41), Alcídio Costa (2h27.09) e António Sousa (2:27.09), sendo que um dos atletas nem sequer estaria inscrito como atleta federado. António Sousa participou como atleta nesta competição, numa altura em que também exercia a função de Técnico Nacional da Federação para a área da Maratona, tendo sido o principal responsável pela presença da equipa nesta competição.
.
3. Neste caso em concreto, verificou-se uma grande disparidade de resultados (cerca de 6 min.), o que dá que pensar. Então na altura não interessava se eram atletas de elite, atletas de "pelotão", se estavam na melhor forma para representar Portugal??? Será que o oportunismo (legitimamente equacionado) desta situação se sobrepôs aos critérios, que agora são impostos com tanto veemência??? Provavelmente e devido à distância temporal transcorrida, já se esqueceram destas situações que se verificaram no passado.
.
Neste momento não se trata de um problema apenas relativo à atleta ERCÍLIA MACHADO, mas sim um problema do nosso atletismo em Portugal. Onde estão as/os atletas? Que apoios têm e quais as medidas para ultrapassar as inúmeras dificuldades existentes?
.
Boa sorte a todos os atletas que foram selecionados e nos vão representar.
.
📸 by: @luisduarteclara!
.
.
#me #girl #smile #happy #love #running #fitness #beautiful #amazing #fun #motivation #life #lifestyle #healthy #instadaily #instagood #instalike #instamood #photography #photo #picoftheday #photooftheday #cute #run #beactive #instarunners
.
.
Kiss
EM

TeamRocket37

https://www.youtube.com/watch?v=EkJB5jCQTU4&feature=

Esta merda não existe fdx...

Video de promoção do Campeonato Europeu de Corta Mato com o Presidente da Federação a Correr com ex atletas, com Jéssica Augusto nem participa.

Mas cum crlh, não devia ser os nossos atletas presentes a ter promoção do vídeo, aonde anda a Dulce Félix? aonde anda a Mariana Machado?! Surreal isto...