João Vítor de Oliveira

Universo Benfica

JOÃO VÍTOR OLIVEIRA: "SINTO-ME ORGULHOSO POR FAZER PARTE DESTE CLUBE"

João Vítor Oliveira, atleta brasileiro, recentemente naturalizado português, contou, em entrevista ao jornal O Benfica, que sonha representar a Seleção Nacional e conquistar uma Taça dos Clubes Campeões Europeus pelo Benfica.

Um exemplo de luta e superação. Chegou ao Benfica em dezembro de 2017 para reforçar a secção de atletismo do Clube, mas ninguém diria que, em 2014, o também conhecido como "João da Barreira" esteve perto de desistir da carreira profissional. Vendeu tudo o que tinha e, em 2016, foi semifinalista nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

João Vítor Oliveira adquiriu recentemente nacionalidade portuguesa e, em exclusivo ao jornal O Benfica, o atleta, que compete nos 60 e 110 metros barreiras, revelou os objetivos que tem traçados para o futuro e o impacto que o Clube teve no seu crescimento pessoal e profissional, começando por afirmar que já retomou os treinos, apesar de ainda decorrem de maneira "limitada".



"Estou a ter treinos bidiários repartidos em zona de corta-mato perto do Complexo Desportivo do Jamor. O meu treinador está presente nesses treinos e respeitamos a distância social. Estou a cumprir tudo para me conseguir manter ativo e a treinar com o máximo de segurança possível", declarou o atleta de 28 anos que, no Campeonato de Portugal em pista coberta deste ano, em Pombal, bateu o recorde nacional dos campeonatos em 60 metros barreiras, com o tempo de 7,71 segundos.

Recuando ao mês de março, João Oliveira lembrou a iniciativa que o Benfica implementou, em resguardar os atletas e enviá-los para casa, antes de o governo português decretar estado de emergência, enaltecendo a atitude do Clube, descrevendo-a como uma enorme demonstração da sua grandeza e espírito de "campeão".

"O Benfica é um clube que transmite confiança e estabiliza os atletas, pelo suporte e apoio que nos dá em todos os momentos. A secção de atletismo falou connosco e enviou-nos para casa para estarmos em segurança, e posso confessar que não senti frustração nenhuma pelo cancelamento dos treinos. Pelo contrário, sinto-me seguro e orgulhoso por fazer parte deste grande clube, que pensa na saúde e no bem-estar de todos, com uma atitude de verdadeiro campeão", realçou o atleta olímpico em 2016 pelo Brasil, que recentemente conquistou nacionalidade portuguesa, confessando o desejo enorme de representar Portugal.



"Ter a oportunidade de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016 foi muito importante, assim como vir para o Benfica em 2017, mas ter a oportunidade de representar Portugal... seria uma coroação de tudo aquilo que eu fiz ao longo dos meus 16 anos de atletismo. Tive de atravessar o oceano para ser reconhecido e ter oportunidade de apresentar o meu trabalho ao mundo. Foi em Portugal que me encontrei, e o povo português faz-me sentir em casa. Mesmo antes de adquirir a nacionalidade, já me sentia português. No dia em que tiver a oportunidade de vestir a camisola de Portugal, vai ser uma sensação muito para além do desporto, do profissional, dos resultados e das conquistas... Vai ser muito pessoal."

Com 2019 a ser um ano de afirmação profissional, o recém-naturalizado português destacou o impacto que a estrutura do atletismo tem tido na sua evolução.

"Nos últimos 3 anos, mais precisamente desde que estou no Benfica, estabilizei-me como pessoa e como homem, fui abraçado por toda a estrutura e, dentro disso, consegui dar o melhor de mim. A nível profissional, foi o tempo em que mais evoluí, apesar de ter chegado ao Clube numa altura em que passei por um momento pessoalmente delicado", afirmou, lembrando a perda do seu pai.



Considerando que, "após a pandemia", os atletas que representam os encarnados irão sair "com mais força" do que nunca para lutar por objetivos comuns, referindo-se a títulos, "João da Barreira" deixou bem claro o seu objetivo enquanto atleta do Benfica, e aponta direções para o ano 2021: conquistar uma Taça dos Clubes Campeões Europeus de atletismo.

"É um sonho que cada vez mais se torna próximo, pelo desempenho e classificações que temos tido. Acredito que existem condições para conseguirmos alcançar essa conquista... Nós merecemos essa glória, os benfiquistas e o Clube também. Uma coisa que eu faço questão de frisar é a estrutura do Benfica, a gestão, a aposta no projeto olímpico e no atletismo. Tudo o que está a ser feito, mesmo a nível de investimento, gera uma estrutura que acredita e é fiel aos objetivos", realçou João Oliveira, que tem como imagem de marca o "mergulho do peixinho", como aconteceu em julho de 2019, na vitória dos 110 metros barreiras, em Leiria, nos nacionais de atletismo.

"Não é nada programado, mas mostra tudo aquilo que eu vivi. É uma atitude de coragem, em que eu sempre ultrapassei as barreiras da vida, tive de me superiorizar, aproveitar as oportunidades e lutar até ao fim."

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/05/30/atletismo-entrevista-jornal-o-benfica-joao-vitor-oliveira

TeamRocket37

Admitido sou fãzaço do João da Barreira.

Atleta incrível com história incrível.

Este é mesmo que dá o peito as balas.

Amado pelos amigos e pelos inimigos.

Craque.

TeamRocket37

#47
https://www.instagram.com/p/CDoaW1uHgM2/

Como uma pessoa não pode ficar indiferente ao João Oliveira.

1º Título Nacional como Português em disputa, uma pista de tartan que devia estar arder com a temperatura.
Ele faz o que fez para ganhar o título ao Rasul Dabo do Sporting e ser campeão nacional.

É uma figura do nosso atletismo sem dúvida alguma.

Parabéns João.

BlankFile


TeamRocket37

A World Athletics, em comunicação enviada hoje para a Federação Portuguesa de Atletismo, autorizou os atletas João Vitor de Oliveira (28 anos) e Ebersom Matucari Silva (21 anos) a representarem Portugal após as datas de 21 de dezembro de 2020 e 9 de junho de 2021, respetivamente.

João pode ir aos jogos olímpicos por Portugal.
Mais que merecido.

Atleta impar dentro e fora das pistas.

JM21


TeamRocket37

https://www.uol.com.br/esporte/colunas/olhar-olimpico/2020/10/12/brasileiro-destaque-na-rio-2016-se-naturaliza-portugues-e-quer-ir-a-toquio.htm

Um dos destaques do atletismo brasileiro na Olimpíada do Rio quer ir a Tóquio defendendo outra bandeira. João Vitor Oliveira, o João da Barreira, teve aprovada a mudança de nacionalidade esportiva pela World Athletics (IAAF) e, a partir de 21 de dezembro, irá representar Portugal. Ele busca índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio nos 100m com barreiras e já está convocado para defender Portugal no Europeu Indoor do ano que vem. Naturalizações desse tipo têm sido comuns no atletismo — Portugal conta com um dos principais triplistas do mundo, Pedro Pablo Pichardo, nascido em Cuba —, e não são raras entre atletas que, pelo Brasil, teriam chance reduzidas de ir à Olimpíada, por causa...

TeamRocket37

Passou a ser um dos capitães do atletismo do Benfica.

Disse uma coisa muito importante ao jornal do Benfica.

"Se for a um meeting e cair não há problema, mas se for em representação do clube se cair o clube cai comigo, isso nunca pode acontece."

Eu a cada dia que passa sou mais fã do João da "Barreira".

TeamRocket37

https://www.instagram.com/p/CasxdgzoCXx/

joaodabarreira110

Ontem estive a representar a equipa masculina de Atletismo do Benfica no "Galardões Cosme Damião", a Gala do Desporto Benfiquista que celebra o 118° Aniversário do nosso Clube. 🦅🦅🦅

Agora junto do meu amigo e companheiro de trabalho @diogojantunes ajudo a formar a dupla de capitães do Atletismo, um gesto de enorme significado pra mim e que representa a confiança da direção no trabalho realizado, somado ao comprometimento em continuar a contribuir com o melhor à nossa Equipa.
Ser do Benfica é sinônimo de estar em um lugar de Glórias e envergar esse emblema será sempre uma missão de grande honra. Seja dentro ou fora das pistas, estaremos sempre a representar os valores que foram construídos em 118 anos de História. 🔴⚪️⚫️
.
.
.
.
#pelobenfica🔴⚪ #sejaondefor 🦅🦅

TeamRocket37

https://www.instagram.com/p/Cd3oE_cI5sx/

slbenfica_athletics
Campeonatos Iberoamericanos

110mb - Final

João Vítor Oliveira - 4° lugar - 13,95s

#slbenfica_athletics #slb #EPluribusUnum #SóHáUmBenfica #PeloBenfica #1904 #DeTodosUm #trackandfield #110hurdles

TeamRocket37

#55
Se há atleta do Universo Benfica, que representa TUDO o que é Ser Benfiquista é o João Vitor Oliveira.

Ontem foi vitória épica, sobre o atleta do Sporting o Abdel Kader.

Se há atleta que dá o corpo para ficar em sangue para conseguir ganhar é o João da Barreira.



https://www.instagram.com/p/CfSKaljrlRj/

É sem dúvida dos atletas mais admiro no Benfica, pena não ser reconhecido.

GTtdi_SLB

Citação de: TeamRocket37 em 27 de Junho de 2022, 13:58
Se há atleta do Universo Benfica, que representa TUDO o que é Ser Benfiquista é o João Vitor Oliveira.

Ontem foi vitória épica, sobre o atleta do Sporting o Abdel Kader.

Se há atleta que dá o corpo para ficar em sangue para conseguir ganhar é o João da Barreira.



https://www.instagram.com/p/CfSKaljrlRj/

É sem dúvida dos atletas mais admiro no Benfica, pena não ser reconhecido.

desconhecia por completo este atleta nosso. Confesso que fiquei sensibilizado. Alguém que faça deste tópico inamovível durante pelo menos 1 mês (para que uma simples pré-época de futebol não retire protagonismo ao que este Homem fez). Merecia estar no mínimo numa shortlist para atleta do ano dentro do clube. Um exemplo de superação, independentemente de ter ganho ou não (e ganhou).

cwally

Que momento absolutamente épico. Não tenho palavras para descrever esta vitória. Touché.


TeamRocket37

Mário Aníbal Oly

Caros...não percam tempo com discussões que nada acrescentam ao Atletismo e à corrida em particular. Cada um termina como quer e pode, desde que as regras o permitam. Pior é mergulhar entre as barreiras...😉
Estás discussões fazem-me lembrar a CMTV com aqueles painéis de comentadores de futebol que não sei quem é o mais retardado. Vamos tentar ter um nível superior!
O único culpado deste episódio é o atleta do Sporting que por acaso treina comigo!
O mergulho é permitido! O que não podemos permitir(eu e o meu atleta), é que a vitória seja decidida nos últimos 4 metros! Quando isso acontece, o risco de perder é elevado, mas o Abdel irá terminar sempre com os pés na terra e com o fair play demonstrado. As derrotas fazem parte do percurso!
Nas últimas, quase 15 corridas em que venceu sempre, o Abdel resolvia o assunto antes da última barreira, desta vez não conseguiu e perdeu muito bem!
A parte boa das derrotas é que a seguir há mais corridas...com mergulho ou sem mergulho!
Fiquem bem!