Teresa Vaz de Carvalho (Atletismo)

Messi87


Nome Completo: TERESA de Jesus Vaz de CARVALHO
Modalidade: Salto em Comprimento
Recordes Pessoais: 6.20 p.c (RN Junior), 6.52 (RN Junior/Sub-23)
Data de Nascimento: 03/01/1995
Nacionalidade: Portuguesa
Clubes: CA Salesiana de Manique (2007 a 2011) e Benfica (desde 2012)
Treinador: João Abrantes

Messi87



Filha de peixes soube... saltar

O pai (Joaquim Carvalho) foi barrei­ris­ta e de­ca­tlonista, a mãe (Te­re­zi­nha Vaz) foi re­cor­dista nacional do dardo, o tio (José Carvalho) foi fi­nalista olímpico. Ela revela-se co­mo saltadora...

Fez sensação ao ganhar a prova de comprimento do Nacional da I Divisão, com Naide Gomes presente. Mas já antes dera nas vistas, ao conseguir 6,17. Depois, esteve no Europeu de Seleções (honroso 4º lugar) e no Europeu de Juniores (5º lugar e surpreendentes 6,35). Teresa Carvalho, filha de peixes, sabe... sal­tar! A mãe, Terezinha Vaz, bateu por nove ve­zes o recorde nacional do dardo, entre 1983 e 1986, tendo sido mesmo a primeira a passar os 50 metros com o antigo engenho. O pai, Joaquim Carvalho, brilhou nos 400 m bar­reiras (52,74 em 1986) e no decatlo (6415 pontos no mesmo ano). O tio, José Car­valho, foi 5º nos 400 m barreiras dos Jo­gos Olímpicos de Montreal'1976.

"Desde pequena que me habituei a ir às pistas, nomeadamente para acompanhar a mi­nha mãe, que ali fazia a sua manutenção. Mas entrei para o atletismo às escondidas dos meus pais, nos Salesianos de Ma­ni­que!...", conta Teresa Carvalho. "Prin­ci­pal­men­te a minha mãe não queria, pois eu era muito magrinha, mas um dia entrei mesmo na equipa do desporto escolar. Treinávamos na escola, à hora do almoço. Antes, lembro-me de pedir uma vez ao prof. Fonseca e Costa para me treinar, mas ele disse-me que só quando eu chegasse aos 30 kg de peso..."

Teresa Carvalho teve sempre nota máxima a desporto, mas, confessa, não gosta de moda­lidades colectivas. "Prefiro fazer eu sozinha, fico sempre muito irritada quando os outros da minha equipa falham, a culpa nunca é minha..." No atletismo, começou pela velocidade (chegou a ir ao Mega Sprint, sendo 3ª na final nacional, em 2008) mas a companhia, nos treinos, de Marcos Chuva e Marcos Caldeira nos Salesianos de Manique levaram-na a virar-se mais para o comprimento. E, ao fazer 5,75 como iniciada, ainda mais se entusiasmou...

O certo é que Teresa Carvalho, ainda infantil, já se começara a notabilizar, acabando por entusiasmar os pais. "Principalmente quando bati o recorde nacional de infantis dos 150 metros, com 20,06", recorda. No final dessa época, ela era a segunda nacional nos 60 m (8,29), 150 m (20,06) e 60 m barreiras (10,27), a seguir a Sarah Dias, da Juventude Vidigalense. Depois, como iniciada, foi segunda no Triatlo Técnico Jovem e chegou a 5,75 no comprimento. E como juvenil começou a ganhar títulos nacionais.

"O meu pai gostaria que eu fosse barreirista, mas caí em pequena e ganhei medo. E, claro, com o meu físico, nunca poderia ser lançadora..."

Ingressou no Benfica no início da época de 2011/12, passando a ser treinada por João Abrantes, no CAR do Jamor. E a sua grande progressão deu-se esta época. "O objectivo era passar os seis metros e senti que poderia lá chegar quando fiz 5,89 no Campeonato de Portugal de pista coberta, depois de ter estado quase um mê sem treinar, na sequência de uma rotura aquando do Nacional de Juniores. Mas ter feito 6,17 excedeu as mi­nhas expectativas. E agora ainda espero me­lhor...", completou, dias antes de seguir para o Europeu de Juniores.

Uma das referências de Teresa Carvalho no atletismo é Naide Gomes (outra é Nelson Évora). Se gostaria de, um dia, bater o recorde dela? Claro, mas parece-me quase impossível. Já deu tanto trabalho chegar aos seis metros, quanto mais aos sete..."

Boa aluna (média de 14), excepto a matemática, Teresa Carvalho espera entrar na Faculdade de Motricidade Humana no próximo ano lectivo. "Gostaria de tirar desporto mas também gostaria de fazer comunicação social, vamos a ver..."

Entretanto, há mais uma atleta na família. Irmã mais nova, Marisa Carvalho, ainda iniciada, já saltou 5,31 em comprimento (e tem 12,73 aos 100 m e 14,46 nas barreiras de 76 cm). Também representa o Benfica e ganhou este ano o Triatlo Técnico Jovem de pista coberta...

http://www.revistaatletismo.com/index.php/edicao-impressa/revelacoes-do-mes/item/231-revelacao-de-junho-2013?fb_action_ids=422464667862673&fb_action_types=og.likes&fb_source=aggregation&fb_aggregation_id=288381481237582

faneca_slb4ever

Tem muito talento.

É uma lutadora e ainda pode chegar perto dos 7 metros.

Força Teresa!!!

Messi87

5.85 na 1ª prova da época na TCCE de Juniores.

Ficou no 1º lugar.

faneca_slb4ever

Boa prova.

Ajudou muito a nossa equipa.

Cyb3rNeo

Muito bem Teresa  :clap1:
Parabéns!  O0

JM21


SevenStars

Bom!!
Promete... e muito! Assim confirme!

ala esquerda


andereberna

Andei com ela na escola :p
Formou-se nos Salesianos de Manique. Assim como o Marcos Chuva.
O Benfica tem ido lá buscar muitos atletas

faneca_slb4ever

Citação de: andereberna em 01 de Outubro de 2013, 16:38
Andei com ela na escola :p
Formou-se nos Salesianos de Manique. Assim como o Marcos Chuva.
O Benfica tem ido lá buscar muitos atletas

Grande escola de Atletismo ;)

Messi87

#11
Teresa V. Carvalho

Yayyy muito feliz com a minha abertura de época!!
(6,13) ; (6,17) ; (6,17) ; (nulo)
Recorde Nacional de Juniores em PC
Minimos para o Campeonato do Mundo de Juniores!!!!
Recorde pertencia aqui a chefe Ana Isabel Oliveira com 6,13 em 1982!!


faneca_slb4ever


Universo Benfica


hugo1904