Benfica desce à ProLiga [tópico de 2007]

aguia voadora

Citação de: Apollo15 em 24 de Junho de 2007, 13:17
mas isso o nosso presidente tinha dito depois de um jantar e isso tem o seu desconto.


vão-se reunir com o LFV ou com o FT? era curioso saber com qual.


Se não for com o LFV digam adeus ao basket, a menos que fiquem mt satisfeitos em competir com os que não têm dinheiro....como aqui alguem disse. Relembro que o basket era a tal modalidade do coração do Sr Tavares e que para ela teria que haver sempre 1 esforço em encontrar soluções pois era a segunda modalidade do clube...foi por todo esse esforço que o dito Sr entrou no Benfica...

aguia voadora

Amantes do futsal façam figas para que os nossos jogadores hoje nos dêm o titulo se não...amanha acaba secção pois ou os arbitros ou o S Pedro que arranjou 1 temperatura impropria  para se jogar levou a que perdessemos e por isso...desiste-se.

Não é bem verdade porque, felizmente, à frente da secção está alguem que pensa c/ a cabeça e tem inteligencia suficiente para gerir os sucesso, mas sobretudo os insucessos...aí é que se vê 1 bom lider

Manuel Costa

#602
aguia voadora:

Antes de entrar em Novembro de 2003 para a Direcção presidida por Luis Filipe Vieira,  Fernando Tavares  fazia parte da Comissão Instaladora da SAD do basquetebol juntamente com Fonseca Ferreira e o falecido Henrique Correia, tinha ficado conheciido pela defesa da continuidade do basquetebol e pelas discussões havidas com o Vice para as Modalidades de Manuel Vilarinho, José Santos, o filho de Vitor Santos (Bibi), o qual e para não variar, deixara os saláriios atrasarem-se muitos meses, com o consequente abandono do treinador Mário Gomes,  e ficando  o capitão Luis Silva a dirigir interinamente a equipa.


As voltas que este mundo cão dá!


A BANDEIRA DO ECLETISMO DO BENFICA SÓ É UTILIZADA PARA CAÇAR OS VOTOS DOS BENFIQUISTAS, DEPOIS É O QUE SE VÊ...


aguia voadora

Tens razão manel, o mundo dá voltas e voltas mas as pessoas de bem e de palavra não podem girar para o lado  que mais lhes convém, que é como quem diz, para o lado dos poleiros, tachos e jantares. honestidade e verticalidade é assumir os erros, explicar aos socios o que se pretende para a modalidade e seguir em frente...mas isto é pedir de mais para quem está atacado de autismo agudo

Obrigado pela tua memória Manel...conheço pessoal/ o Mario Gomes e naquele tempo tentei ajudar conforme pude o basket...para se manter no lugar que lhe é devido...até agora...

Manuel Costa

Um misto de sentimentos percorria Mário Saldanha, presidente da Federação de Basquetebol, após o anúncio do oitavo clube para "salvar" a Liga. Feliz pelo desenlace, apreensivo ainda com a situação e algo crítico com a opção, Mário Saldanha, comentou a O JOGO todo este processo. "A Federação fica contente e confortada com o anúncio do oitavo clube para a Liga. Nós achámos importante que a competição profissional esteja garantida, por isso, a partir de agora, estamos fora de alguma colaboração para que a Liga nos tenha solicitado".

Assim, a reunião tripartida, Benfica, Federação e Liga, agendada para hoje, já não se realiza, o que a verificar-se deita por terra qualquer negociação para o recuo da posição do Benfica em sair da Liga. " Pela nossa parte fizemos tudo o que nos foi solicitado. Se a Liga já tem o seu problema resolvido, não justifica continuarmos neste processo", afirmou Mário Saldanha. Para o presidente da Federação uma solução que englobasse os clubes da Liga com os da Proliga era o cenário ideal, no entanto, para tal "os clubes teriam que deixar de ser profissionais, já que isso só traria vantagens, como são exemplo as ajudas nas viagens, os apoios camarários, a redução para três jogadores estrangeiros, o que não implicava a Ovarense ter quatro já que actua nas competições europeias. No fundo era um passo atrás, que até poderia custar, mas para dar dois em frente, já que a situação profissional do nosso basquetebol não é a melhor.

Para o fim ficaram as críticas e o aviso à navegação: "Não podemos esquecer que a Liga já teve 16 clubes e agora só tinha sete. Onde anda o resto? Onde andam o Gaia, Aveiro Basket, Seixal, Atlético e até a PT?", concluiu.


in O Jogo

Em relação a este assunto da saída do Benfica da Liga, será que nos contam a verdade toda?

Será que com a equipa que tinha, com o dobro ou mais do orcamento dos outros principais candidatos, não tinhamos obrigação de passear no campeonato da lCB?
Será que esta desistencia não tem a ver com a redução para metade do orcamento do ano anterior?
Será que é verdade que o médico é que teve culpa porque não avisou o Atleta (Tavares) do medicamento que estava a tomar? Se é assim porque será que o médico não foi afastado por incompetência?
Será que o nosso atleta com a idade que tem, com o valor que tem, sendo ainda por cima internacional, não tinha obrigação de saber quais os medicamentos que não deve tomar?
Se a vontade da Direcção é acabar com o basquete, assumam que não querem investir, mas não saiam da Liga, com desculpas.
Afinal o atleta tomou um mascarante, o que lhe permitia tomar outros medicamentos sem que aparecessem se fosse controlado.
O que queria a direcção e o atleta? Uma esponja e daqui para a frente valia tudo?
Sejamos coerentes, o atleta foi bem castigado, e nada temos a protestar, a pena minima seriam sempre 6 meses, pelo que o atleta em Agosto poderá voltar à competição, e espero bem que na Liga, porque um jogador como o Tavares ou qualquer outro jogador do Benfica, ou jogam na Liga ou vão para o estrangeiro, e mais pobre ficará o nosso basquete.
Saudações benfiquistas.

Manuel Costa

depois do que aconteceu ao António Tavares, o médico que desconhecia o remédio que continha o mascarante deixou acompanhar a equipa de basquetebol

Manuel Costa

BENFICA NÃO PERDOA O ESCÂNDALO DA SUBSTITUIÇÃO DO INSTRUTOR DO PROCESSO

«Se não fosse o caso António Tavares não tínhamos abandonado a Liga»
Opresidente da Liga de Basquetebol, o director do Laboratório anti-doping e secretário de Estado do Desporto continuam na mira do Benfica na sequência do «caso António Tavares». O clube garante que se não fosse este incidente não ingressaria na Proliga e desmonta a tese de que apenas o fez para desinvestir no basquetebol após uma época a seco: «Já tínhamos tomado a decisão de reduzir o orçamento, muito antes de sairmos na Liga.»

— O Benfica saía da Liga se não tivesse acontecido o caso António Tavares?

— Não, não saía. Apesar de tudo, e embora já tivéssemos questionado o quadro competitivo, apesar do desaproveitamento de vários projectos desportivos (V. Guimarães e Sampaense, por exemplo) e ainda da circunstância de competirem oito equipas, apurando-se todas para o play-off, o Benfica continuaria na Liga.

— O que responde a quem diz que tudo isto não passou de um pretexto para o Benfica desinvestir no basquetebol, onde tinha falhado todos os objectivos?

— Antes de sairmos da Liga já tínhamos tomado a decisão de baixar o orçamento para 2007/08. Vamos gastar, na Proliga, entre 400 e 500 mil euros, o que era mais do que suficiente para continuarmos na Liga.

— Quanto gastaram em 2006/07?

— 1,2 milhões de euros.

— Como vão lidar com os jogadores que têm contrato?

— Estaremos disponíveis para conversar com qualquer jogador que não pretenda jogar na Proliga.

— O que indignou o Benfica no caso António Tavares?

— A situação vivida foi demasiado grave. O António Tavares começou por ser condenado na praça pública pelo director do laboratório, dr. Luís Horta, antes de o Benfica ter sido notificado da contra-análise. A seguir, durante a instrução do processo que visava apurar se o António Tavares tinha ou não culpa, o Conselho de Disciplina da Liga (CD) mudou o instrutor, porque este ia concluir pela inocência do atleta. Finalmente, foi através dos jornais que tivemos conhecimento da suspensão do António Tavares.

— Essas acusações são muito graves...

— O CD não percebeu que depois do caso Nuno Assis o secretário de Estado do Desporto pediu um parecer à Procuradoria-Geral da República (PGR), onde se lê que um atleta só pode ser punido mediante culpa, quando deliberadamente tiver ingerido doping para melhorar o rendimento. Ora, isso não sucedeu com António Tavares e ao homologar esse parecer, o secretário de Estado Laurentino Dias fê-lo entrar na ordem jurídica. Neste caso, o próprio presidente da Liga disse que o problema era da Federação de Basquetebol ou da tutela. Assim, o CD ou agiu pressionado, ou por medo.

— Correu célere, este processo?

— Nem por sombras. O presidente da Liga disse que demorava 10 dias após a audição das testemunhas e acabou por demorar dois meses. Mas o mais incrível e inaceitável é terem mudado o instrutor porque este ia propor o arquivamento do processo!!!

— António Tavares vai continuar no Benfica?

— É essa a nossa vontade.

— Tem consciência de que a Liga de Basquetebol corre perigo de vida?

— Não fizemos isto para acabar com a Liga e ficarei satisfeito se acabar por ser viabilizada.

— Como vai ser o futuro?

— O ideal seria ter uma competição aberta, com clubes da Liga e da Proliga, sob a égide da Federação. Esse seria o habitat natural da competição.

— Foram pressionados pela Federação para integrar a Proliga?

— Não! Nem pensar nisso. As nossas relações com Mário Saldanha são excelentes. Nunca houve qualquer tipo de pressão.

— Qual a reacção dos restantes clubes?

— O presidente da Ovarense — e o projecto europeu deste clube deve ser ajudado e protegido— e o director do FC porto telefonaram-me pedindo que reconsiderasse, mas isso não é possível. Vamos encarar este problema como uma oportunidade, apostando na formação, numa ida às raízes que pode ser importante.

— À imagem do que fizeram no andebol?

— Um pouco nesse sentido. Pode repetir-se a experiência que tivemos na Divisão de Elite do andebol. Esta época fizemos investimentos sem retorno desportivo. Agora é chegada a altura de dar um passo atrás para depois dar dois à frente.

— Continua agastado com Laurentino Dias?

— Lamento a posição do secretário de Estado que não se informou sobre o processo. No caso Nuno Assis ficámos a saber que não gosta de futebol; agora ficamos a saber que não gosta de modalidades e é um secretário de Estado completamente ausente. Aquilo que vimos, tanto de Laurentino Dias quanto de Luís Horta foi apenas a vontade de promover a penalização, numa lógica de culto da perseguição.

— E o Benfica, o que aprendeu com tudo isto?

— Em matéria de doping reagimos internamente, com um processo de reorganização e optimização. Cometemos erros processuais que reconhecemos. E partimos agora para jornadas pedagógicas que vão ter um alcance positivo.

QUEM É O «BOSS» DAS MODALIDADES
«Benfiquista desde sempre»
Fernando Tavares, 47 anos, economista, casado e com dois filhos, de 20 e 17 anos, é um alto quadro da BP e é a partir da sede de Madrid que lidera o departamento de Recursos Humanos da empresa, em Portugal, Espanha e Itália. «Entre terça e sexta-feira estou normalmente em Madrid, numa rotina que já faço há oito anos», começou por dizer, para a seguir explicar a fórmula para compatibilizar a actividade profissional com o Benfica: «durmo muito pouco.»

Apaixonado pelo Benfica desde sempre, «não me lembro de outra coisa que não seja ser benfiquista», Fernando Tavares deu uns pontapés, no início da década de setenta, nas escolas do Belenenses, onde teve Félix Mourinho, antigo internacional azul e pai do treinador do Chelsea, como professor.

Amigo de Luís Filipe Vieira, Fernando Tavares fez da regeneração das modalidades do Benfica um objectivo central, «com prejuízo do tempo que devia dedicar à família», entrando no dia-a-dia encarnado, em 2003, com o objectivo de impedir o fim do basquetebol. Ironia das ironias, é precisamente esta modalidade que agora passa da Liga para a Proliga, na sequência do «caso-António Tavares». Mas, como diz, sabiamente, Fernando Tavares, o basquetebol não é para acabar e muitas vezes é preciso dar um passo atrás para poder dar dois em frente...


in A Bola 27.06.07

Patrone

desculpas... em vez de quererem calar tudo e todos dentro do pavilhão, preferem auto-despromover-se para a Proliga...
Vivaa :(

fmb

podem chamar-me o que quiserem, ams desta vez ate concordo com o fernando tavares!! o absket do benfica estava completamente eprdido, gastava rios de dinheiro....

o melhor mesmos era esta reformular de situaçoes, pensar bem no projecto e voltar em força daqui a 2 anos, tal como se fez no andebol!!!

é como ele diz...as vezes o melhor é dar 1 passo atras para depois dar 2 a frente!!

Marcellus

1,2 milhoes e nao ganham nada? isso é desbaratar o dinheiro dos sócios.
apoio a decisão de recomeçar o projecto de baixo para cima...

Amigo das modalidades

"dar um passo atrás para dar dois à frente"... ora pois bem

Manuel Costa

#612
Mas sabe quanto custa uma equipa de basquetebol para andar no topo da Europa? À volta de 20 milhões de euros por ano.

Fernando Tavares




O argumento mais hilariante da entrevista de Fernando Tavares para justificar a VERGONHOSA decisão de baixar o Benfica à 2ª divisão, é quando diz  ser necessário um orçamento de 20 milhões de euros para  jogar de igual para igual na Europa, isto dito por quem  não consegue gerir  o basquetebol de forma a conquistar triunfos nas competições domésticas, é merecedor de  uma sonora gargalhada.

Quem foi que ainda em Março último prometeu o regresso do basquetebol às competiçoes europeias num prazo de 2 anos, com a estrutura da actual equipa, Minhava, Andrade e Watkins, com os quais firmara contrato por mais de 1 época.


Quem é que fez parte da Comissão Instaladora da SAD do basquetebol (onde é que ela está?)
antes de entrar para a Direcção do Benfica em 2003?

Quem trouxe um treinador inexperiente para dirigir a equipa na Liga Profissional e afirmava que Norberto Alves ficaria no clube nos próximos 10 anos, apesar do coro de protestos dos benfiquistas?

Que tem a dizer Fernando Tavares do trabalho desenvolvido por Carlos Lisboa e Henrique Vieira  na época 2006/07?
- No que toca ao melhor jogador de todos os tempos, ficámos a saber que o seu trabalho foi tão bom que foi promovido a Director Geral  do basquetebol, andebol, voleibol, raguebi,  atletismo,  hoquei em patins, etc.


Como mudou Fernando Tavares em 3 meses e tudo porque o Dr.Amilcar Miranda receitou um produto proibido para evitar a queda do cabelo !!!!!!!!!


jarovaz

estas foram as palavras de F.tavares responsável pelas amadoras .
A exemplo do que aconteceu no andebol a passagem à proliga será um passo atrás para dar dois em frente ,com aposta nas camadas jovens e uma reorganização com vista a um futuro com mais vitórias .
Realçou que foi uma época em que se apostou muito e nada deu em termos de triunfos.
E que o caso do doping foi gota de água que fez clube sair da liga para voltarem ter maior respeito .

Manuel Costa

a exemplo do que aconteceu no andebol?


mas se Vale e Azevedo acabou com a equipa principal de andebol e a modalidade teve que subir das divisões inferiores até atingir a Liga profissional