FIBA Basketball Champions League FG 4ª J: Derthona Basket S.S.D.a R.L. 77 - 71 SL Benfica, 13Nov. Qua. 19h30 *SportTV 1*

Fase
Fase de Grupos
Ronda
4ª Jornada
Data
Qua, 13 Novembro, 2024, 19:30
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
SportTV 1

 

METADES DISTINTAS


Nesta quarta-feira, 13 de novembro, num encontro da 4.ª jornada do Grupo G da Champions League, realizado no Pala Ferraris, em Itália, a equipa masculina de basquetebol do Benfica perdeu ante o Bertram Derthona Basket, por 77-71.

 

Sem poderem contar com Ahmaad Rorie, Tyler Stone (ambos por lesão) e José Silva (faringite), foi fruto de uma grande solidez defensiva que os encarnados consentiram apenas um ponto nos quatro minutos inaugurais do duelo, distanciando-se no placar (1-8), com Nico Carvacho em evidência ofensiva. Todavia, os anfitriões reagiram e conseguiram roubar a liderança aos 7' (11-10).

 

Ainda assim, os benfiquistas não se deixaram abalar e, na sequência de uma jogada de três pontos de Eduardo Francisco (13-15), tornaram a cavar um fosso assinalável no marcador (13-19). Até ao final do 1.º quarto, a equipa da casa reduziu ligeiramente o desnível (15-19).

 

Num grande arranque de período das águias, Eduardo Francisco abriu o 2.º quarto com mais três pontos (15-22), e, após dois pontos dos italianos (17-22), Marcus Thornton e Betinho Gomes concretizaram lançamentos triplos consecutivos (17-28).

 

A meio desta etapa, o Bertram Derthona Basket aproximou-se do Benfica (28-32), mas os comandados de Norberto Alves dispararam novamente, tendo um triplo de Trey Drechsel, já no último minuto, rematado a maior discrepância registada no encontro (30-43). Um lançamento de três pontos dos transalpinos fez com que as formações recolhessem aos balneários separadas por 10 pontos (35-45).

 

Os visitados acabaram por se superiorizar na segunda metade, apresentando melhorias desde cedo. Nico Carvacho contrariou a forte entrada dos oponentes (41-47), mas estes operaram mesmo a reviravolta (49-47). Após uma fase mais nivelada (51-51), conseguiram, inclusivamente, alargar a margem no resultado (55-51), aos 7'.

 

No entanto, nos últimos minutos, impulsionados por Marcus Thornton, os encarnados alcançaram o empate (57-57), e, já nos derradeiros instantes do 3.º quarto, Eduardo Francisco recolocou o Benfica na dianteira, com quatro pontos seguidos (57-61).

 

Um triplo de Betinho Gomes, em resposta a dois pontos dos anfitriões a iniciar o 4.º quarto, expandiram a vantagem benfiquista (59-64). Contudo, foi o Bertram Derthona Basket que voltou a levar a melhor no começo deste período, colando-se às águias (63-64), aos 3'.

 

Depois de uma nova fase balanceada (67-68), o coletivo da casa, aproveitando o desacerto ofensivo encarnado, embalou definitivamente para a vitória (76-68). Trey Drechsel, melhor pontuador do Benfica, ainda relançou o duelo com um triplo (76-71), mas o triunfo não fugiu aos italianos, por 77-71.

 

O próximo compromisso do coletivo benfiquista está aprazado já para este sábado, 16 de novembro, às 17h00, no Pavilhão Fidelidade, contra o Queluz, num embate da 6.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic.

 

DECLARAÇÕES


Norberto Alves (treinador do Benfica): "Fizemos uma 1.ª parte muito boa, em que não cometemos os turnovers da 2.ª parte. Devíamos ter partilhado mais a bola na 2.ª parte. A grande diferença esteve nos lançamentos de três pontos e devíamos ter penetrado mais. A energia que colocámos no jogo foi boa, temos problemas de lesões que não controlamos, mas os jogadores deram tudo para vencer o jogo."

 

Makram Ben Romdhane (extremo/poste e capitão do Benfica): "Não estou feliz, porque perdemos o jogo, mas tenho orgulho na forma como a equipa jogou, como colocámos agressividade e pressão no encontro desde o início. Mas o jogo de basquetebol tem 40 minutos e não 35. Jogámos contra uma grande equipa, com grandes jogadores. Cometemos pequenos erros, penso que o problema esteve no 3.º quarto, onde a equipa adversária foi mais agressiva e nós cometemos muitos turnovers."

 

FICHA DE JOGO


Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, Thomas Drechsel, Makram Ben Romdhane, Diogo Gameiro e Nico Carvacho

 

Suplentes: Eduardo Francisco (J), Marcus Thornton (J), José Barbosa (J), Daniel Relvão (J) e Betinho (J)

 

Pontuadores do Benfica: Nico Carvalho (10), Aaron Broussard (8), Thomas Drechsel (14), Daniel Relvão (6), Eduardo Francisco (10), Marcus Thornton (13), Betinho (6) e Makram Ben Romdhane (4)

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/11/13/basquetebol-jogo-bertram-derthona-basket-benfica-4-jornada-grupo-g-champions-league

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Domingo, 17 Novembro 2024




PP00



ForçadoBloqueio



Elniño 1996

Impressionante como não conseguimos ter a equipa toda disponível neste início de epoca ! Posto isto, mais um cabaz !

PP00

Stone, Rorie e José Silva de fora do jogo de amanhã.

Tentar não levar uma humilhação.
Enfrentamos a melhor equipa do grupo fora sem dois titulares.

Tem tudo para correr mal mas vamos ver o que acontece.


lancadordedois

aqui é para esquecer

mesmo com a equipa completa e tendo jogadores ainda a recuperar a forma (modo pre epoca) seria herculeo.


nferrari

#10
(apagar)

nferrari

#11
(apagar)

nferrari

Para equilibrar o jogo é preciso começar pela defesa.

Mas não sei se esse será o ponto mais forte dos nossos jogadores.

A nível físico pode existir um défice nos postes.

Depois é identificar as debilidades do adversário e explorar as soluções de ataque.

Claro que também se deve fazer uma boa leitura do jogo, não é deixar o jogo decorrer sem intervir como o Norberto faz em jogos internacionais. Aí tem custos elevados. E quando intervir é para acrescentar alguma coisa ao jogo, não é para dizer para mexer a bola mais rápido.

Isso parece eu a dizer a jogadores de futebol para chutar a bola com mais força, que deve ser das poucas indicações que sei dar em futebol. Ah! E para não se magoarem. 🤣


diego040675

13-17
Estamos bem no jogo

Desculpem a minha ignorância, mas estou completamente fora do basquetebol

Quem é o número 0 do Benfica

Está a jogar muito bem