SL BENFICA eliminado nos 1/8 de Final da Taça de Portugal 2010/2011

Superga1949

os descrentes no basket podem voltar a acreditar...

Se nao tivermos lesões.

Aredeh

João Freitas é campeão da NCAA!

Segredo... pouco escondido. Vencedor da Taça de Portugal pelo CAB exibe orgulhoso anel dos Arizona Wildcats. Era treinador dos femininos do Nacional antes de viajar para os EUA.

Muitos podem julgar que a Taça de Portugal é o primeiro título de João Freitas enquanto treinador de masculinos. Puro engano. O técnico do CAB Madeira viveu em Fafe, no último domingo, o seu segundo grande momento de glória. É que em 1997 foi campeão - imagine-se!!! - da... NCAA, liga que rivaliza em termos de audiência com a NBA. Nesse ano, integrou os Arizona Wildcats.

João Freitas exibe orgulhoso o anel de campeão, distinção que nos States substitui as medalhas ou as faixas. Não, não se trata de qualquer réplica comprada numa ourivesaria a jóia que se destaca num dos dedos da mão direita. O anel foi-lhe entregue pelo próprio Lute Olson, conceituado treinador que o recebeu em Tucson. «A pedra já está ligeiramente riscada pelo meu comportamento impulsivo no banco de suplentes», desculpa-se. E não há que enganar, o primeiro e último nome surgem gravados no metal.

A aventura nos Estados Unidos é também fácil de contar. «Estava numa fase de pretender colocar um ponto final na minha ligação aos femininos. Essa intenção confessei-a a uma atleta e ela propôs-me um estágio na universidade dela», recorda João Freitas, lembrando a basquetebolista Bonnie Dove, também ela uma antiga Wildcat.

Uma troca de emails permitiu ao ex-técnico do Nacional fazer as malas e viajar rumo ao Arizona, para se enquadrar numa nova dimensão do basquetebol.

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=252445