TIRO EXTERIOR DITOU DIFERENÇAS
Na 2.ª jornada do Grupo A da Taça Hugo dos Santos, o Benfica venceu o Vitória SC (85-68), num jogo disputado nesta noite de sábado, 1 de março, no Pavilhão Fidelidade.
Com este desfecho, após a vitória na ronda inaugural com o Galitos, por 90-96, as águias apuraram-se para a final a 6 da competição.
Na Luz, o jogo começou com um triplo de Aaron Broussard. Foi também com um tiro exterior que José Silva colocou as águias a vencer, por 10-6, diante de um rival que acumulou alguns turnovers na fase inicial.
Promovendo rotatividade, Norberto Alves lançou Ivica Radic. De regresso à Luz, o poste entrou bem e fez o 12-6, somando pouco depois mais três pontos, após um lançamento de dois pontos convertido e falta conquistada nessa ação. Da linha de lances livres, Radic deixou o Benfica com oito pontos de avanço (17-9).
Mais sólido no processo defensivo, o Benfica chegou ao final do 1.º parcial a vencer, por 22-15.
O Vitória SC, derrotado nesta época pelas águias na Liga Betclic (69-89) e na Taça de Portugal (90-95) reduziu a margem no arranque do 2.º quarto, com um triplo de Ricardo Monteiro (22-18).
Os tricampeões nacionais responderam na mesma moeda, com mais três pontos de Tyler Stone (26-18). Os minhotos reagiram e ficaram a três pontos das águias (26-23), o que ditou o pedido de timeout do treinador do Benfica. No regresso à quadra, com mão quente, Tyler Stone fez mais um triplo, sucedendo o mesmo no lance atacante seguinte, por Felix Terins (32-23).
O tiro exterior foi uma arma para as águias, que dispararam para 45-28, com três triplos consecutivos.
Ao intervalo, a eficácia neste tipo de lançamentos (45%, 10/22 contra 25%, 3/12) ajudava a explicar a vantagem de 19 pontos para o Benfica (50-31).
O Vitória SC entrou melhor na segunda parte, mas o Benfica, que já contou com Eduardo Francisco, recuperado de lesão, não permitiu que os minhotos reduzissem a ponto de colocar em perigo o avanço no marcador.
Houve um período com demasiadas interrupções, que também quebrou o ritmo, mas o acerto nos triplos por parte dos encarnados manteve-se. À entrada para os últimos 10 minutos, o Benfica vencia por 68-53.
Um arranque mais forte dos visitantes, autores de um parcial de 0-5, motivou um timeout de Norberto Alves. Tyler Stone, com mais um lançamento triplo, deixou as águias com 13 pontos de vantagem (71-58), mas o Vitória SC não desistiu. A qualidade e discernimento das águias prevaleceram, e o Benfica triunfou por 85-68. Ivica Radic, que totalizou 15 pontos, 10 ressaltos e dois roubos de bola, foi o jogador encarnado com maior valorização.
Na 3.ª ronda, prevista para 9 de abril, os encarnados defrontam o CD Póvoa, no Pavilhão Fidelidade.
Já na sexta-feira, 7 de março, o foco estará na 16.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic. Na Luz, o Esgueira será o adversário.
DECLARAÇÕES
Nuno Ferreira (treinador adjunto do Benfica): "Fizemos uma 1.ª parte mais completa do que a 2.ª. Na 2.ª não estivemos tão bem ofensivamente, enquanto na 1.ª parte estivemos bem. E há um ponto que é negativo e onde nós claramente temos que melhorar. Não podemos permitir que a equipa adversária nos ganhe 22 ressaltos na nossa tabela. Portanto, temos que continuar a trabalhar, porque foi mais uma vitória contra uma equipa que é difícil, além de ser uma boa equipa, é uma equipa que coloca muitos problemas."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Aaron Broussard, José Silva, Ahmaad Rorie, Daniel Relvão e Tyler Stone
Suplentes: Eduardo Francisco (J), Felix Terins (J), Makram Ben Romdhane (J), Diogo Gameiro (J), Betinho (NJ), Tiago Filipe (NJ) e Ivica Radic (J)
Pontuadores do Benfica: Aaron Broussard (12), Tyler Stone (21), José Silva (9), Ivica Radic (15), Makram Ben Romdhane (8), Felix Terins (5), Diogo Gameiro (6), Daniel Relvão (4) e Ahmaad Rorie (5)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/03/01/basquetebol-benfica-vitoria-sc-jogo-2-jornada-grupo-a-taca-hugo-dos-santos
Coming soon
- Universo Benfica a Terça, 25 Fevereiro 2025
- Universo Benfica a Quinta, 24 Outubro 2024
- Universo Benfica a Quinta, 24 Outubro 2024
- Universo Benfica a Quinta, 18 Julho 2024