Entrevista a André Sabino - Primeira Parte "A formação do SLB"

MrFire

Um pessoa até se entristece a ler estas coisas.
Grande entrevista André.

Acredito num volte façe,não com está direcção(só lá quer "velhas glorias"), e que um dia sejas TU o nosso responsavel pela formação

Thunderboy

O André daria um excelente responsavel pela nossa formação.

Didiman

Caro André

Comecei a ler a tua extensa entrevista mas parei nos elogios ao Carraça....
Discordo contigo apesar de tu teres muito mais informação que eu claro.
A mim fez me imensa confusão os juniores terem 13 jogadores estrangeiros e um argentino emprestado ao Belenenses creio ( ou foi ao Atlético ? )
Desses estrangeiros todos que vieram nem 1 se aproveitou.
Milan Jeremic e companhia limitada
O Kaby estava há que tempos referenciado não foi para o Benfica porquê ? Não havia comissão ? Como me foi dito por alguém de dentro !

Vou continuar a ler quando me passar a má disposição :)

Despeço-me com elevada estima e consideração pelo teu trabalho

O_Glorioso

Grande entrevista, André.  O0

Será que um dia vão acabar as cunhas e os comissionistas lambões?

benfistriker

Tenho de dizer que hoje sigo as camadas jovens, em grande parte pelo interesse que as cronicas e comentários do André despertaram em mim. Obrigado André, por isso, porque vivendo no estrangeiro é dificil dar um seguimento mais "in loco"...!!

Gostaria de ver triunfar a formaçao do Benfica. EStou certo que é o futuro, para nao dizer que é já o presente...

Viva o progresso, a evoluçao, a competência, e o benfiquismo, sempe que possível!!!! Digo isto porque sei que às vezes hña melhores profissionais de fora do mundo benfiquista, mas para bem do clube, que entrem e ...que se façam benfiquistas!!!!!

A nossa força é imensa. Falta-nos potenciá-la ao máximo. Se conseguirmos ver isso, triunfaremos. Para isso, pessoas como  oAndré fazem falta: pela paixao e profissionalismo. Se já nao segues por aqui, como antes, procura um aforma de ajudar o clube a seguir crescendo. Apoiamos-te!!

Força aí!

Que venha a suguda e a terceira parte...

batalheiro7

Sigo as camadas jovens mas não ao ponto de estar informado acerca do que se passa nos bastidores...

fico muito preocupado com os juniores...o joão alves acaba contrato certo? será que vai renovar?

quem é o actual coordenador das camadas jovens? quem ficou com o posto do Carraça?

outsider_4ever

Grande como sempre..aliás a maior parte das situações já eram do conhecimento geral,
ou subentendiam-se...mas mais uma vez:

OBRIGADO POR TUDO ANDRÉ! Espero q voltes em breve...

PS: A minha única dúvida é s era a melhor altura para publicar esta entrevista?

andre_04_SLB

Citação de: Ribas1 em 01 de Abril de 2009, 15:39
Estranhei não meteres o Saná no 11 da Formação Global!

Obrigado a todos, espero continuar a discutir algumas ideias e essencialmente contar com a vossa opinião sempre para acrescentar algo mais a esta discussão. Muito grato a todos.

Ribas, exactamente por um motivo. O meio-campo doeu-me não colocar o Miguel Rosa, é injusto não colocar também o Josué do Porto (tive de deslocar o Rosado para a frente), e por isso defini bem a posição do Saná e deixá-lo na dele, Interior. Aí, o Adrien Silva enquanto jogador da formação foi na minha opinião um enorme talento e que não poderia deixar de mencionar pois nestes anos foi possivelmente o melhor jogador e mais completo que vi em formação no nosso país. O Saná tem todo o talento para ser tão ou melhor que ele, espero que em breve volte ao seu velho futebol.

andre_04_SLB

Citação de: Didiman em 01 de Abril de 2009, 17:03
Caro André

Comecei a ler a tua extensa entrevista mas parei nos elogios ao Carraça....
Discordo contigo apesar de tu teres muito mais informação que eu claro.
A mim fez me imensa confusão os juniores terem 13 jogadores estrangeiros e um argentino emprestado ao Belenenses creio ( ou foi ao Atlético ? )
Desses estrangeiros todos que vieram nem 1 se aproveitou.
Milan Jeremic e companhia limitada
O Kaby estava há que tempos referenciado não foi para o Benfica porquê ? Não havia comissão ? Como me foi dito por alguém de dentro !

Vou continuar a ler quando me passar a má disposição :)

Despeço-me com elevada estima e consideração pelo teu trabalho

Viva. Ainda bem que temos opiniões contrárias pois permite-nos discutir.

Como eu fiz questão de explicar, o António Carraça foi, a partir do início da época passada, praticamente despedido. Não o foi no papel pelo contrato e continuou no seu cargo. No entanto, todos sabemos que eram poucas as horas que passava no Seixal e que os dias que era visto em jogos eram francamente poucos (lembro-me de o ver apenas 2 ou 3 vezes), enquanto na época passada estava, SEMPRE, em todos os jogos no Seixal.

Os 13 estrangeiros nos Juniores são da inteira responsabilidade do João Alves. Ele passou a ter plenos poderes e a decidir exactamente quem quer e quem não quer. Não havia estrutura nem hierarquia a partir de Juniores. Era um "eu quero, posso e mando", como também haverá oportunidade para ler nas seguintes partes da entrevista.

O António Carraça, como director, contratou, no estrangeiro:

- Thiago Neiva (Brasileiro);
- Gregor Balazic (Esloveno);
- Dalibor Stojanovic (Esloveno);
- Milan Jeremic (Sérvio);
- Kaz Patafta (Australiano);
- João Alberto (Brasileiro);
- Yu Dabao (Chinês);
- Daud Machude (Moçambicano);
- Dennis Jusic (Sérvio);

Para que não falhe nenhum. E agora olhando, realmente tirando o Dabao, nenhum se aproveitou para o gabinete do futebol profissional. Mas temos de olhar às circunstâncias. O Neiva vi pouco dele, mas diziam-me que tinha muito talento. Acabou por ser dispensado. O Gregor e o Dalibor eram internacionais pelo seu país, saíram ainda não tinha acabado a sua época, ambos por motivos disciplinares (O Gregor já Junior 2º ano, o Dalibor de 1º). O Milan Jeremic teve azar. Estava em grande forma e já era apontado aos Seniores. Teve uma hérnia na fase final, o que o impediu de jogar. E foi dispensado. Patafta e o Beto nunca me pareceram jogadores para o Benfica. Mas repara, o Beto teve 9 meses parado com uma operação ao menisco. O Patafta vinha como estrela do Mundial sub-17. O Daud tinha sido levado a assinar ao Manchester United. Problemas burocráticos impediram a sua contratação. O Benfica chegou-se à frente e contratou-o. Depois mostrou muito pouco. E o Dennis nunca entendi a sua contratação.

Mas agora vejamos. Na globalidade, são apostas falhadas, todas. E os portugueses que vingaram? Que fomos contratar, que nos adiantámos, a que nível colocámos a especialização e a iniciação, os gabinetes técnicos, o departamento de prospecção, os departamentos de psicologia, apoio escolar, optimização do rendimento desportivo, etc. O volume de trabalho é o mesmo? A que ponto se deu um retrocesso no que era feito? Parece-me claro as respostas, mas cá estaremos para discutir todas as opiniões.

Um obrigado novamente a todos e que continue a troca de ideias!

andre_04_SLB

Citação de: batalheiro7 em 01 de Abril de 2009, 18:37
Sigo as camadas jovens mas não ao ponto de estar informado acerca do que se passa nos bastidores...

fico muito preocupado com os juniores...o joão alves acaba contrato certo? será que vai renovar?

quem é o actual coordenador das camadas jovens? quem ficou com o posto do Carraça?

Acaba contrato no final desta época e não acredito que renove. Acho que há bom senso e responsabilidade nas pessoas que trabalham nestas decisões.

Quem ficou com o posto do Carraça foi uma solução interna, chamada Nené. Embora com a designação diferente e sem o mesmo tipo de "funções".

CASPA and RUSKO

Grande entrevista! na linha de muitas páginas de discução aqui no forum, com opiniões muito claras que alguém que fala ponderadamente e com opiniões muito sólidas.

E triste quando se olha para trás e se pensa como poderiam ter corrido as coias, se houve-se decisões bem tomadas em certos momentos.

Thunderboy

André achas que o Néné tem feito um bom trabalho?

Rusty Ryan

Até que enfim algo para me fazer ficar aqui agarrado ao forúm...!

Boa entrevista André. Espero que dê animo ao pessoal a não faltar nas fases finais que se avizinham dos campeonatos da formação do Benfica!

André, achas que podemos ter boas surpresas na Formação e Prospecção do Benfica, no arranque da próxima temporada?! Espero que sim... pois acredito muito no Rui Costa. Apesar de reconhecer que o António Carraça fez muito pela Formação do Benfica, e que se fez acompanhar por grandes profissionais, e apesar de compreender que estas situações possam causar alguma frustação, não consigo aceitar que se tenha dirigido aos benfiquistas em geral, como fez alguns meses depois de ter saído do Benfica. Há que respeitar sempre, mas sempre a Instituição e não cuspir no prato onde comeu: o alvo a atacar era (pelo menos devia ter sido) LFV.

Um abraço.

P.S.: Já estou com muitas saudades...

andre_04_SLB

Citação de: thunderboy em 01 de Abril de 2009, 19:30
Andre achas que o Néné tem feito um bom trabalho?

O Nené é uma pessoa com uma sensibilidade muito especial e exactamente direccionada para as lides do futebol jovem. Parecia-me uma opção de qualidade, embora sem aquele voz forte de liderança que tinha por exemplo o António Carraça. Gosto do Nené e parece-me uma pessoa que tem de fazer parte da formação do Benfica, seja em que cargo for. Este ano, é ainda muito cedo para poder ver as alterações praticadas. Parece-me que ele próprio, num cargo diferente daquele que era ocupado pelo Antonio Carraça, tem-se tentado adaptar a uma nova função e, ainda sem o "poder" e a "força" nas escolhas necessária para poder realizar escolhas e seguir projectos. Ficou tudo muito à espera do Rui Costa e tem sido ele a ter a palavra final nestas situações. A sua entrada vem também "apagar" a imagem do gestor na formação. Vamos esperar para ver.