Formação com Categoria Para os A?

baraomaneta

Dos nomes que aqui se falam e do q eu vi (apenas 1 jogo), o q não dá para avaliar o potencial dos jogadores vou referir os q demonstraram mais potêncial nesse jogo:

- Miguel Victor e Ruben Lima

- Dabao e Carvalhas mostraram que têm potêncial apesar de não terem jogado grande coisa.

Penso que o grande problema dos jogadores portugueses (não falo apenas dos juniores) é que são fracos a nível mental, muito bons tecnicamente, mas falham a nível psicológico.

Pelo q pergunto, existe algum ou alguma equipa de psicólogos que acompanha os escalões de formação?

Não acham que seria importante o acompanhamento destes jovens?

Principalmente para os preparar para a passagem de juniores para séniores.

Penso que já se trabalha bem a nível técnico, táctico e físico, e ao nível mental existe algum trabalho específico a ser feito?

Gostava de saber a vossa opinião?

EagleHeart25

O Prof. Dr. Paulo Almeida (espero não me enganar no nome), psicólogo e docente no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, acompanha desde o início da época os júniores. Não sei se o mesmo ocorre nos restantes escalões, mas acredito que também exista o mesmo tipo de acompanhamento.

Red skin

Dos gajos que vão subir a seniores este ano, penso que têm potencialidades:

- Nuno Ferreira (tem de rodar pelo menos dois anos num clube em que jogue);
- Leonísio Sami (tem de rodar pelo menos dois anos num clube em que jogue);
- Milan Jeremic (já para o plantel, tem experiencia profissional e deu-se bem);
- Yu Dabao (tem de rodar pelo menos um ano num clube em que jogue).

O João Ferreira e o Kaz Patafta penso que não vão singrar... esperava muito do 2º (tavz por ter sido mto badalado).

:slb2:

Red skin

Citação de: LuísPessoa em 16 de Junho de 2007, 04:18
"Por alguma razao, se for verificar os jogadoress mais rapidos, mais ageis , com melhor controlo de bola e um drible excessional sao smpr jogadores que nunca ultrapassam o 1,78"... Citei isto por causa do "nunca". Ronaldo tem 1.84 ou 85 e é uma bala(aceleração e velocidade) é tremendamente ágil, tem uma destreza física incrível, tem um controlo de bola practicamente irrepreensível, é o melhor driblador do mundo, como podes ver, o "nunca" não se pode aplicar. Diria mesmo que o expoente máximo de todas essas características do futebl actual é um jogador que supera em muitos centímetros o metro e 78... O Crouch não sabe driblar, mas não é tão burrego como se possa pensar. Crouch finaliza com os pés sem qualquer problema à segunda ou de primeira, pelo chão, ou de bicicleta, isto é técnica de remate, coisa que vai muito para além de habilidade/drible. Jardel não sabia fintar ninguém e tinha uma técnica superior à grande parte dos jogadores mundiais. Pegar na bola no síio certo com a força certa, isto é técnica e ele tinha-a aos pontapés.

Mas é claro que tens razão em relação à massa muscular ser o principal. Não tenho grandes dúvidas sobre o que se diria de Miccoli se tivesse 18 anos e fosse dos juniores do Benfica... Nunca chegaria longe por causa da altura...

Antes da altura há uma coisa que conta muito que é o saber jogar à bola, parece que não, mas isso conta muito  ;)
O0 :bow2: :clap1: Totalmente de acordo!!! é mais facil um gajo com altura singrar... não quero dizer que os baixinhos n singrem.

baraomaneta

Citação de: EagleHeart25 em 16 de Junho de 2007, 09:54
O Prof. Dr. Paulo Almeida (espero não me enganar no nome), psicólogo e docente no Instituto Superior de Psicologia Aplicada, acompanha desde o início da época os júniores. Não sei se o mesmo ocorre nos restantes escalões, mas acredito que também exista o mesmo tipo de acompanhamento.

mas já acompanhava nos outros anos, ou este é o 1º ano em que isso acontece?

andre_04_SLB

Citação de: skiD em 15 de Junho de 2007, 23:10
Apesar de ainda muito novinho achei o nº8 dos Infantis B fabuloso para a idade dele, sinceramente acho que tem um potencial enorme, fez um grande grande jogo contra as mini osgas eu fiquei mesmo  :D
PS: É o cabeludo  ;)

Guilherme Matos. Temos sem dúvida uma excelente equipa A de Infantis, que foram os que venceram o Sporting e consequentemente o Campeonato Distrital de Infantis. Gosto bastante de alguns atletas desta equipa, sobretudo do Valdomiro Lameira (que para o ano ainda é Infantil), do Guilherme Matos, Dorivaldo, Bernardo Silva, João Teixeira que para a idade já revela enorme cultura táctica.

Muita atenção aos nossos Infantis C, a equipa está em Itália e já eliminou a Roma e o AC Milan do Torneio em que estão envolvidos. Grande trabalho da nossa formação!

Elpimba

Citação de: baraomaneta em 16 de Junho de 2007, 10:32
Citação de: EagleHeart25 em 16 de Junho de 2007, 09:54

mas já acompanhava nos outros anos, ou este é o 1º ano em que isso acontece?

Existem psicólogos... em todos ou qse todos os escalões... Nas equipas principais têm psicologos doutorados se não me engano... e nas equipas B´s,C´s... estagiários... com acompanhamento do principal de cada escalão...
É o que sei através de um psicologo estagiario que conheço...

Elpimba

Citação de: nightcrowler em 15 de Junho de 2007, 21:50
Citação de: andre_DV04_SLB em 15 de Junho de 2007, 19:07
Temos alguns jogadores com potencial, sempre os tivémos, mas está na altura de os atletas passarem a ser apostas concretas na equipa principal. Em relação aos nomes já apontados, a minha opinião é conhecida pela maioria. Se tivesse de apontar o jogador com maior potencial para atingir um nível de topo, sem dúvida André Carvalhas.

O Yu Dabao não tem mostrado aquilo que seria de esperar dele nesta Fase Final, talvez se explique por ter vindo de uma lesão. Do que vi nos jogos da fase regular chega para dizer que é um jogador com muita qualidade, mas contra adversários mais exigentes, e esse sempre foi o meu receio, ele teria de mostrar bastante mais dinâmica do que o que fez na primeira fase. Não estive longe.

O Miguel Víctor tem muita qualidade, o Ruben Lima e o Romeu Ribeiro idem, o Miguel Rosa em forma então nem se fala. O Miguel Rosa é talvez o jogador mais completo da equipa. Espero que volte rapidamente à sua melhor forma pois é inquestionável que desde a operação ao joelho não mais voltou a exibir-se ao mesmo nível.

Depois há as grandes esperanças, aqueles que serão sem dúvida uma geração de enormes talentos. O André Soares tem um potencial gigante, o Leandro Pimenta também, o David Simão também, o Lassaná Camará então nem se fala, o Abel Pereira e o João Pereira também, o Rui Ferreira idem.

Enfim, jogadores de qualidade é o que não falta. Teremos sim de os rentabilizar e de apostar neles de forma a que comprovem todas as esperanças que são depositadas nas suas potencialidades. Claro que poucos irão explanar as suas qualidades da forma que todos sonham, mas temos de ser os primeiros a acreditar neles e a exigir que se faça uma aposta nos jovens jogadores da nossa formação.
+

desculpa, e que achas do milan jeremic?? achas que poderia ser uma pocao para o plantel principal??? digo isto porque ele já jogou na primeira divisao sérvia, ou seja, acho que estará mais preparado para jogar no nosso campeonato que qa maioria dos outros jogadores
saudacoes

Posso falar de dois escalões, Juvenis/Juniores, pois são os 2 que mais acompanhei... passo a citar:

Subscrevo literalmente o que André disse em relação ao Dabao, ao André Carvalhas( uns treinos nos Séniores de vez em quando iam-lhe fazer muito bem, a nível de físico, na luta corpo a corpo, aprender a usar mais o corpo... isso da altura é subjectivo... tenho 1,74, peso 67 Kg, e quando jogava pesava 65kg, e "derrubava" gajos de 1,80 com 75/80 kg... estou a dar um exemplo, não me estou a armar em chico esperto... A força esta nas pernas e no saber colocar o corpo ), Miguel Vitor, Miguel Rosa ( Não vi nenhum jogo em que ele jogasse na sua posiçao de eleição (a 10), mas acredito nas palavras do André... nota-se que tem toque de bola, inteligencia, muito bom passe... é completo);

O Romeu Ribeiro ( o jogador que eu e o André e o Johncleese temos uma opinião um "bocado" diferente... tem vindo a melhorar muito, do que o vi a jogar do que vejo actualmente, mas ainda não me enche muito o olho... mas acho tem ali qq coisa de diferente dos outros... "inteligência" a jogar... que lhe pode dar muito futuro... compensa em muito, nas suas fragilidades (técnica, passe);

Ruben Lima bom a defender e a cruzar... mas falta qualuer coisa, na minha opinião;

Nuno Ferreira bem trabalhado acho que pode chegar a primeira equipa, o Sami teve uma ascençao enorme... mas também não me enche o olho (este acho que terá um futuro de primeira liga mas em equipas de meio da tabela);

o Jeremic como o André disse e bem, a jogar a avançado, solto, é dos melhores jogadores senão o melhor dos jogadores juniores da linha avançada... Tal como o André disse, houve alturas que carregou literalmente a equipa as costas... Quanto a parecenças... é o Derlei do antigamente, arraçado de Miccoli... Tem a vontade do Derlei e a velocidade e parte da técnica do Miccoli ( traduzindo, tem as arrancadas com a bola controlada do Miccoli do antigamente e alguns jogos desta época);

Quanto aos Juvenis, concordo com os que André mencionou... e junto o Vitor Pacheco ( gosto muito deste jogador não sei porquê), o Gk Hugo Figueiredo ( excelente em tudo na baliliza... precisa de treinar mais as sáidas as bolas altas na grannde-area... um problema da maior parte dos Gk portugueses) e o Pedro Eugénio ( se tudo correr bem, o futuro lateral direito do Benfica... muito bom a defender e a atacar, cruza muito bem, bons pés, muito inteligente a jogar... COMPLETISSIMO)...

Jogadores dos Juniores de 2º ano que apostava já:

- Nuno Ferreia ( um ano nos seniores a ganhar calo er amuito bom... e ir entrnado de vez em quando)
- Jeremic (bem treinado, tem tudo pra agarrar as oportunidades... pra vaga do Miccoli... Eu só queria que o pusessem num jogo, 20 minutos só, como avançado... iam ver do que falo... este homem com vontade, a correr e a lutar... sem palavras)
- Dabao ( o mesmo que o Nuno Ferreira)

Elvio

Citação de: andre_DV04_SLB em 16 de Junho de 2007, 11:58
Citação de: skiD em 15 de Junho de 2007, 23:10
Apesar de ainda muito novinho achei o nº8 dos Infantis B fabuloso para a idade dele, sinceramente acho que tem um potencial enorme, fez um grande grande jogo contra as mini osgas eu fiquei mesmo  :D
PS: É o cabeludo  ;)

Guilherme Matos. Temos sem dúvida uma excelente equipa A de Infantis, que foram os que venceram o Sporting e consequentemente o Campeonato Distrital de Infantis. Gosto bastante de alguns atletas desta equipa, sobretudo do Valdomiro Lameira (que para o ano ainda é Infantil), do Guilherme Matos, Dorivaldo, Bernardo Silva, João Teixeira que para a idade já revela enorme cultura táctica.

Muita atenção aos nossos Infantis C, a equipa está em Itália e já eliminou a Roma e o AC Milan do Torneio em que estão envolvidos. Grande trabalho da nossa formação!
Enormes os nossos putos   :slb2: :slb2: