Futebol Formação - Infantis (2020/2021)

leite_slb

Citação de: .:VMPT:. em 10 de Agosto de 2020, 10:58
Em Infantis de primeiro ano, que equipas vamos ter, só de 7 ou vamos ter também de futebol de 9?

O que acham da transição de fut7 para fut11, versus fut9 para fut11, quem chega, em teoria, melhor preparado? Porque tão pouca aposta em fut9 em detrimento do fut7?

E de fut7 para fut9, estarão miúdos com 11 anos preparados, fisicamente para essa transição?

É uma discussão complexa, que dava para umas horas valentes de conversa!!

Em Infantis de primeiro ano, que equipas vamos ter, só de 7 ou vamos ter também de futebol de 9?
Olhando ao que foi a gestão dos atletas de 2008 na época passada, vamos ter uma equipa no campeonato de Futebol de 9 e outra no campeonato de Infantis de 2º ano de Futebol de 7.

O que acham da transição de fut7 para fut11, versus fut9 para fut11, quem chega, em teoria, melhor preparado? Porque tão pouca aposta em fut9 em detrimento do fut7?

E de fut7 para fut9, estarão miúdos com 11 anos preparados, fisicamente para essa transição?

Na minha opinião o Futebol de 9 tem um problema crónico, que é o espaço físico. A nível nacional, as medidas permitidas para o Fut9 fazem com que muitas vezes os campos de Fut7 também estejam homologados para Fut9, o que não faz o mínimo sentido. Para se perceber o ridículo disto, não é incomum em alguns distritos termos um jogo de Sub-10 Fut7 num campo, e logo a seguir termos um jogo de Sub-13 Fut9 no mesmo campo, no mesmo espaço, com as mesmas medidas e as mesmas balizas. Ou seja, queremos que o Fut9 seja um ponto intermédio entre Fut7 e Fut11, mas depois temos um jogo de Sub-10 com 14 atletas no mesmo espaço que um jogo de Sub-13 com 18 atletas.

A partir do momento em que não temos proporcionalidade entre o aumento do número de atletas e o aumento do espaço físico, essa ideia de transição gradual cai por terra. Para além disso, colocando mais jogadores no mesmo espaço, o jogo em si perde qualidade, facilitando principalmente as equipas mais fracas, que passam a ter mais 2 atletas para "estacionar" à frente da baliza, tornando o jogo de Fut9 muito pouco atractivo.

Não fosse essa grande condicionante e acredito que o Fut9 teria muito mais adesão. Acredito também que o atleta que respeite essa passagem mais gradual possa vir a estar mais preparado para o Fut11, embora aqui acho que depende muito de cada atleta. O atleta inteligente pode jogar Fut7 hoje, Fut11 amanhã e Fut9 no dia a seguir que não vai fazer diferença, porque ajusta rapidamente o seu jogo à envolvência.

Em termos físicos, não adianta olhar tanto para a idade cronológica do atleta, mas sim à idade biológica... porque há atletas de 11 anos que fisicamente parecem ter 12 ou 13, e outros que parecem ter 8 ou 9. Uns já estarão mais que preparados, outros só têm a ganhar em continuar no Fut7. Por haver essa discrepância é que na realidade do Benfica temos uma equipa de Fut9 e outra de Fut7: os que já estão preparados (fisicamente e em termos de entendimento do jogo) jogam Fut9, os outros jogam Fut7.

xirabaneco

Também fomos buscar o Gabriel Diogo ao Sporting!
Alguem conhece?

leite_slb

Citação de: xirabaneco em 13 de Agosto de 2020, 12:56
Também fomos buscar o Gabriel Diogo ao Sporting!
Alguem conhece?

Tinha referido em outro post quais os outros atletas do SCP desta geração que tentaria ir buscar. Não referi o Gabriel Diogo porque, honestamente, não o tenho como Top desta geração.

É um avançado franzino, com características para jogar por fora, com bom drible mas com alguma dificuldade na tomada de decisão, usando os seus recursos técnicos sem grande critério e com pouca objectividade. Tem margem de crescimento e acredito que seja por isso que o tenhamos ido buscar, mas não me parece que vá ter impacto imediato na geração, ao contrário do Belov.


leite_slb

Citação de: Andre8 em 21 de Agosto de 2020, 16:58
https://www.fpf.pt/Jogadores/Ficha-de-Jogador/playerId/1767348

Alguem conhece o jogador acima? é para o escalao de Infantis?

É o Martim "Caniggia", virá para os Sub-13.

Tem características para defesa central, alto, ectomorfo, agressivo qb. Tecnicamente evoluiu muito no Vitória de Guimarães. Tem tudo para se impor nesta geração.

Mpaq



xtream

era fundamental fazer um protocolo com um clube do norte para aproveitar os jogadores que os pais não querem deixar vir para o seixal por serem muito novos.
Eu tb acho q sair de casa aos 13 é muito cedo, por isso, para não perdermos jogadores de qualidade para o Porto ou Braga devíamos rapidamente encontrar um parceiro.

Woodwaid

Um CFC norte basicamente até sub 15
Não digas isso em voz alta que o LFV pensa logo em cimento!

leite_slb

#39
 :bandeira2:
Citação de: xtream em 19 de Setembro de 2020, 22:24
era fundamental fazer um protocolo com um clube do norte para aproveitar os jogadores que os pais não querem deixar vir para o seixal por serem muito novos.
Eu tb acho q sair de casa aos 13 é muito cedo, por isso, para não perdermos jogadores de qualidade para o Porto ou Braga devíamos rapidamente encontrar um parceiro.

Imagino que estejas a falar nos atletas que estão nos CFT's. Nesse caso, o número de atletas que deixaram de ir para o Seixal por esse motivo não é assim tão elevado. Nos últimos anos só me lembro do Tiago Sampaio (2005), Gil Martins (2006) e agora o Martim Moreira (2008). E destes 3 casos, o Tiago Sampaio esteve sempre controlado, tanto é que acabou por vir para o Seixal o ano passado, e aparentemente o Martim Moreira vai excepcionalmente ficar mais um ano no CFT. Ou seja, de 3 casos, só 1 é que parece ter sido uma efectiva perda.

Não deixa de ser curioso falares no Braga, quando por norma é para o Braga que tentamos encaminhar os atletas que terminam o ciclo no CFT, tal como aconteceu com o Tiago Sampaio. O Braga não tem a mesma capacidade de fidelização do Porto, e se um atleta ex-CFT for para lá, facilmente o conseguimos ir buscar de volta.

Não será o ter ou não um clube parceiro que resolverá casos como o Gil Martins. Mesmo que houvesse um clube parceiro, facilmente o atleta preferiria ir para o Porto do que ficar no clube parceiro, isto porque desportivamente o Porto iria sempre oferecer muito mais que esse clube parceiro. Para esses casos de atletas cuja família não pretende que ele venha já para o Seixal, irão sempre existir duas realidades: ou o atleta e a família estão mesmo bem fidelizados e vão aceitar o que lhes propusermos, seja ir para o Braga, Guimarães, Feirense, Paços de Ferreira, etc., ou não estão fidelizados e se o Porto estiver interessado, vão sempre preferir ir para lá.

xirabaneco

O nosso jogador Leandro Tavares, médio Infantil de 2008 foi para o Sporting.
Era um dos nossos melhores jogadores deste escalão, fomos buscá-lo há alguns anos ao Peniche.
Gostava de saber o porquê destas deserções.

Lurgee

Citação de: leite_slb em 06 de Agosto de 2020, 18:07
Citação de: Lurgee em 06 de Agosto de 2020, 16:42


Só um update:

O meu filho questionou o Martim Moreira, e ele, surpreendido, disse que não ía para o Braga.

Perguntei ao meu filho, "mas vai continuar no CFT"?

"isso não perguntei, só disse que não ía para o Braga"  :)

Deduzo que ainda continue.

Tinham me dito que iria com o João Pinto (também ex-CFT) para o Braga. Continuar no CFT como Sub-13 não costuma ser muito habitual, só me lembro de dois casos, mas pode ser uma possibilidade.

Embora em termos de evolução não me parece que seja o melhor contexto para ele... ia treinar com atletas 1 e 2 anos mais novos e jogar contra atletas da mesma idade ou mais novos.



Update.

Afinal o Martim Moreira, não iria continuar a treinar no CFT.
Quando o meu filho lhe perguntou o miúdo deve ter interpretado, como sair do Benfica. E depois no meio da PlayStation, putos 🙂....

Mas como não foi para o Seixal, o Braga queria muito que ele fosse para lá, mas o Benfica ofereceu-lhe um plano, que passava por um "empréstimo" a um clube da região, e ficaria  controlado assim pelo Benfica.

Nesto momento todos os miúdos estão a treinar apenas ao fds em S Pedro do Sul,  e ainda treino individual.
Vão à sexta e vêm ao Domingo.

Glorificus

Citação de: xirabaneco em 16 de Outubro de 2020, 14:37
O nosso jogador Leandro Tavares, médio Infantil de 2008 foi para o Sporting.
Era um dos nossos melhores jogadores deste escalão, fomos buscá-lo há alguns anos ao Peniche.
Gostava de saber o porquê destas deserções.

Pai Sportinguista. Ele tb provavelmente.

Kurt Cobain 10

O vieira em vez de desperdiçar dinheiro em tanta merda ,poderia arranjar uns M para fazer um Benfica campus no norte .

Em Viana do Castelo , Barcelos ou uma terra dessas que há imensos benfiquistas.

Assim talvez não se perdesse tanto jogador para o rival.

Jeremy

Citação de: Kurt Cobain 10 em 21 de Outubro de 2020, 02:20
O vieira em vez de desperdiçar dinheiro em tanta merda ,poderia arranjar uns M para fazer um Benfica campus no norte .

Em Viana do Castelo , Barcelos ou uma terra dessas que há imensos benfiquistas.

Assim talvez não se perdesse tanto jogador para o rival.
era bom fazer isso tambem em pais de emigrantes como França, Suiça, Alemanha...