Iniciados A: Benfica 0-0 Guimarães (Crónica, Fotos e Entrevistas)

andre_04_SLB

Depois da grande injustiça verificada em Alcochete, onde o Benfica, em condições normais (leia-se, maior acerto na finalização) poderia ter goleado o Sporting no seu reduto e acabaram derrotados, os pupilos de Bruno Lage recebiam hoje no Seixal aquele que era teoricamente um jogo complicado, bastando para isso verificar o empate do Guimarães em Alcochete e a vitória por 0-1 no Olival.

Realizando apenas uma troca em relação ao onze inicial de Alcochete, essa situação pretendeu oferecer outra profundidade me termos ofensivos, com a entrada de Pedro Dias e a saída de Gonçalo Dias <a href="http://www.serbenfiquista.com/modalidades/_jogos.php_tipo_futebol_id_2751_modulo_jogos">(ver caixa).</a>

O início do desafio foi o reflexo daquilo que iria acontecer durante os 70 minutos. O Vitória de Guimarães entrou com um bloco defensivo extremamente baixo, jogando com três centrais, dois defesas laterais, dois trincos, e o que sobrava, ajudava a defender, onde apenas o avançado Pedro Lemos tinha liberdade para segurar os centrais do Benfica.



Não foi por isso de estranhar que a densidade defensiva do Guimarães apenas trouxe muitas tentativas do Benfica, mas com incapacidade para chegar a terrenos de finalização. Aconteceu apenas aos 21 minutos, com Rui Silva a pegar no jogo desde a esquerda, aguentando a pressão de três adversários, soltando posteriormente em Toni Sá que num excelente cruzamento deu oportunidade de golo a Bakary que cabeceou por cima.

O Benfica parecia acreditar que seria possível transpor a muralha que o Guimarães montou para esta deslocação ao Seixal e dois minutos volvidos o primeiro lance de golo, foi Bruno Gaspar a trabalhar bem sobre dois adversários e a atirar para defesa segura de Preto. Rui Silva estava a fazer uma óptima primeira parte e eram os seus lances que traziam perigo ao ataque «encarnado». Mais uma vez Rui Silva a livrar-se de dois adversários no flanco, insistindo com Toni Sá que cruzou para um cabeceamento muito perigoso de Sancidino Silva.

A melhor oportunidade do Benfica durante todo o jogo aconteceu aos 26 minutos. Quando toda a gente esperava que Rui Silva partisse para o drible, o criativo do Benfica fez um volley espectacular a isolar Sancidino Silva que à saída do guardião Preto não conseguiu o golo, rematando contra o seu corpo, com a bola ainda a beijar o poste mas a ficar nas malhas laterais.



Só dava Benfica e o Guimarães apenas em momentos de desconcentração da defensiva benfiquista ambicionava algo mais. Foi assim aos 32 minutos com Pedro Lemos a aproveitar um erro de Fábio Leite para rematar, mas por cima. Era no entanto o Benfica que estava à procura do golo, com Bakary de livre directo a fazer novamente Preto exibir-se a bom nível.

Benfica pecou na finalização

Ao intervalo, o técnico Bruno Lage fez sair Pedro Dias e entrou Gonçalo Dias. Se na primeira parte a estratégia do Guimarães passou por montar o autocarro, na segunda voltou a montá-lo, mas desta vez, e entrando numa metáfora, decidiu cortar as estradas de acesso com imensas faltas e um tremendo anti-jogo, a começar desde logo pelo seu treinador Daniel Barreira que até bolas chutou para fora para evitar rápidas reposições em jogo.

De regresso à partida, era só o Benfica quem procurava jogar futebol. Bruno Gaspar deu o mote, num livre lateral, muito perto do golo. Aos 46 minutos, Toni Sá num lance de insistência pelo centro, lançou em Rui Silva que em excelente posição atirou para uma grande defesa de Preto, naquele que era o melhor lance de golo da segunda parte.



Novamente Rui Silva, num lançamento longo de Pedro Almeida com desvio em Bakary, esteve perto do golo mas o criativo do Benfica não conseguiu bater Preto que fez mais uma excelente intervenção. O Guimarães mantinha a estratégia, onde apenas em falhas da defesa «encarnada» assustava. Foi assim aos 47 minutos, num remate por cima de Costa.

O técnico Bruno Lage sentiu necessidade de dar maior capacidade ofensiva ao jogo e fez sair Marco Grilo lançando Miguel Herlein, com as «águias» a jogarem agora numa linha de 4 em termos ofensivos, com dois Extremos clássicos a procurar alargar linhas e despovoar assim a densidade defensiva do Guimarães em terrenos de finalização.

A estratégia foi bem pensada mas o Guimarães não deixava jogar. Faltas atrás de faltas, jogadores a simular lesões, muito tempo perdido. O relógio passava e o Benfica sentia a pressão de ter de vencer. Aos 60 minutos, Gonçalo Dias cruzou largo para Sancidino Silva que cabeceou mas ao lado.

O Benfica tentava tudo, Toni Sá foi o sacrificado para a entrada do Avançado Malam Jaquite de regresso à competição no Nacional de Iniciados. Estava o jogo nos últimos cartuxos, Bakary ainda teve tempo para uma meia volta e nova defesa de Preto, mas já com cinco minutos de compensação, Pedro Almeida voltou a lançar logo, Sancidino Silva não conseguiu responder da melhor forma a um cruzamento de Gonçalo Dias, atirando ao lado.



Empate tremendamente injusto para o que o Benfica fez durante os 70 minutos, prémio para o anti-jogo, para as manhas, para as paragens que o Guimarães fez. E agora, é ganhar no Olival, próximo Sábado pelas 11:00H onde os benfiquistas têm de se deslocar em peso!

Apreciação Individual:

Ângelo Martins (6) – Não teve qualquer lance para se mostrar. Tem no entanto de ter mais calma a bater as bolas.

Pedro Almeida (8) – Grande jogo. Em termos defensivos incansável, nunca desistiu do jogo e foi o primeiro a dar a cara à luta. Subiu muito pelo flanco, ganhou imensas bolas, fez lançamentos perigosíssimos. Grande capitão!

Fábio Leite (7) – Esteve bem, sem falhas de maior. Sem trabalho.

João Santos (8) – Fez um grande jogo. Apesar do Vitória ter-se mostrado pouco a atacar, nas vezes que o fez o João esteve imperial, com excelentes antecipações e muita qualidade nas transições.

Bruno Gaspar (7) – Sem grandes lances para se mostrar, subiu algumas vezes pelo flanco, sobretudo na segunda parte.

Marco Grilo (7) – Esteve bem no capítulo defensivo, acabou por sair quando o Benfica procurava outra amplitude ofensiva.

Pedro Dias (6) – Não fez um grande jogo. Saiu ao intervalo.

Toni Sá (7) – Foi globalmente dos melhores, mas peca pela incapacidade que tem em soltar o futebol da equipa. Aspecto a corrigir.

Rui Silva (8) – É hoje o melhor em campo. Primeira parte de enorme qualidade, todo o futebol do Benfica passou pelos seus pés. É verdade que errou algumas vezes, mas hoje foi para o campo com tremenda confiança e, sobretudo, grande personalidade. Excelente a nível técnico, deixou vários adversários fora dos lances, passes magistrais. Grande jogo, para manter!

Sancidino Silva (7) – Está a pecar no capítulo da finalização. Hoje mostrou-se algo distante desses locais, mas quando o fez não conseguiu o golo. Tem imensa qualidade, todos sabemos disso, e no Olival vai mais uma vez prová-lo.

Bakary (7) – É talvez, o elemento que melhor compreendeu as vicissitudes do jogo. Excelente no capítulo da recepção e na forma como jogou de costas para a baliza, apareceu contudo pouco para finalizar.

Suplentes:

Gonçalo Dias (7) – Entrou bem no jogo, com bons cruzamentos e muito certo em todos os seus lances.

Miguel Herlein (6) – Não esteve no seu melhor. Perdeu algumas bolas, mas já se jogava mais com o coração do que com a cabeça.

Malam Jaquite (-) – Tocou duas ou três vezes na bola e mostrou belos pormenores. Aposta a rever, neste regresso ao Nacional de Iniciados.


<a href="http://www.serbenfiquista.com/modalidades/rate.php?id=2744">Vote Aqui!</a>

Flash-Interview com o jogador Rui Silva:

"Penso que estivemos melhor que eles, jogámos sempre em cima do sector defensivo deles, mas a nossa segunda parte não foi boa. O Mister, nessa, altura pediu para jogarmos pelos corredores, e com o passar do tempo sentimos que a hora estava a chegar e acabámos por procurar decidir mais individualmente com bola do que propriamente no colectivo. Acho que não estivemos tão bem na segunda parte mas estivemos sempre "em cima deles" e o resultado merecido era a vitória."

É difícil jogar contra uma equipa que passa 70 minutos lá atrás?

"Claro, eles montam o autocarro lá atrás e nós temos de procurar todos puxar o jogo para a frente. O Guarda-Redes deles também teve mérito pelas defesas que fez e está de parabéns."

Os adeptos acreditam numa vitória no Olival. Vocês também?

"Claro, eu acredito sempre. Estamos indignados com uma derrota e um empate extremamente injustos para nós e vamos ao Porto dar tudo, e trazer os três pontos!"

Flash-Interview com o técnico Bruno Lage:

"O resultado não foi positivo, e quanto ao jogo, sou da opinião, que fomos a única equipa a tentar joga-lo. È um facto que nem sempre bem, mas era nosso objectivo jogar bem oferecendo aos adeptos uma exibição à imagem daquilo que temos feito ao longo da época".

Imagino que seja muito difícil jogar contra uma equipa que passa um jogo inteiro a defender...

"Qualquer equipa que não esteja em posse de bola passa automaticamente a defender. Pode-o fazer mais a frente, mais atrás em função da sua estratégia e/ou capacidade do adversário, e contra isso não tenho a apontar, pois nos obrigamos o vitoria a defender e muito.

Mas não é fácil jogar contra uma equipa que abdica de jogar, preocupa-se com o relógio e conta com a benevolência e passividade da equipa de arbitragem.

"Confesso que fiquei incrédulo quando o treinador adversário pontapeou a bola para longe não permitindo ao Pedro Almeida marcar o lançamento de linha lateral de forma rápida. Nunca tinha assistido algo semelhante num escalão de formação. Mas não comento a postura do adversário e muito menos a do árbitro, falo sim da equipa do Sport Lisboa e Benfica.

Não somos melhores que ninguém, mas gostamos de incutir nos nossos jogadores que pratiquem um futebol atractivo, que ofereçam a quem se desloca ao estádio uma boa exibição. Detestamos e não permitimos que os nossos jogadores percam tempo com simulações, e cumprimos à risca duas regras de ouro da equipa, o único que fala com a equipa de arbitragem é o nosso delegado, Alberto Arruda, e na reposição da bola em jogo entregamos a bola ao guarda-redes no caso do adversário colocar a bola fora para um nosso ser assistido.

Hoje em dia é normal dizer que o fair play é uma treta, mas não abdico de alguns princípios que considero fundamentais transmitir aos jovens que temos na nossa estrutura, para que estes no futuro possam ter a capacidade de decidir em prol do jogo."

Então continuemos a falar da nossa equipa, o sector que mais o preocupa nesta altura é o da finalização?

"É um facto. Voltamos a criar inúmeras situações para marcar mas não o conseguimos fazer, mérito também para o guarda-redes do Vitória que manteve o nulo.

No jogo anterior em Alcochete não conseguimos marcar e matar o jogo e depois acabámos por o perder, hoje a mesma coisa, tentámos tudo, passámos a jogar com dois  pontas-de-lança, e dois alas bem abertos intuito de explorar os flancos, posteriormente tentamos forçar mais a linha defensiva do adversário com a entrada do Malan, mas não conseguimos concretizar as oportunidades em golos, e conquistar o respectivos pontos."

Falei à pouco com o Rui e ele confidenciou que a equipa está extremamente revoltada com estes dois resultados muito injustos e que vão ao Porto ganhar. Acredita nisso?

"Claro. Esta equipa trabalha bem, tem jogado bom futebol durante toda a época, é uma equipa muito unida e com grande sentido colectivo e tem tido uma evolução que me deixa orgulhoso enquanto seu treinador.

Nada está perdido, temos seis pontos para conquistar e que nos permita concluir o campeonato em primeiro lugar, o que seria um justo premio para esta rapaziada, oportunidade de eles carimbarem a sua evolução enquanto jogadores com um titulo nacional.

Aproveito para deixar um forte agradecimento às vozes que hoje nos apoiaram de principio ao fim, pois é fundamental que os miúdos sintam esse apoio. Hoje alguns adeptos, apesar do resultado, não deixaram de manifestar o seu apoio à equipa, e a nós cabe continuar a honrar e dignificar a camisola do Sport Lisboa e Benfica e os seus adeptos."

André Sabino, Serbenfiquista.com.

Red skin


BigSLB

Não se devia também abrir um topico para o jogo dos juvenis, para o pessoal ir acompanhando em directo e para quem for ver o jogo por lá os seus comentários ao mesmo?

Dandy



  Bom dia, André...Bom dia, foristas...Bom dia, equipa de Ininciados!


  Vamos a eles!    :slb2:

mar_vivo


Dandy

Citação de: BigSLB em 01 de Junho de 2008, 10:37
Não se devia também abrir um topico para o jogo dos juvenis, para o pessoal ir acompanhando em directo e para quem for ver o jogo por lá os seus comentários ao mesmo?


   Tanto quanto sei, qualquer forista pode abrir um tópico... O0

BigSLB

Citação de: Dandy em 01 de Junho de 2008, 10:39
Citação de: BigSLB em 01 de Junho de 2008, 10:37
Não se devia também abrir um topico para o jogo dos juvenis, para o pessoal ir acompanhando em directo e para quem for ver o jogo por lá os seus comentários ao mesmo?


   Tanto quanto sei, qualquer forista pode abrir um tópico... O0

Eu sei, mas como é o André que costuma abrir os topicos dos jogos.

Sendo assim, vou abrir

joaoaria

Força lá Benfica. Vou acompanhar aqui a marcha do marcador dos Juvenis e Iniciados a partir da Polónia. Obrigado por me permitirem isso!!! :slb2: :ptflag: :slb2:

Omnic

Equipa inicial do Benfica:

Angelo Martins
Pedro Almeida
Fabio Leite
João Santos
Bruno Gaspar
Marco Grilo
Pedro Dias
Toni Sá
Bakary
Rui Silva
Dino Silva


         Informação de André Sabino

SevenStars


coelho_slb

10min ate agora não há lances de perigo! Benfica domina  mas não xega a baliza

slbenfever


coelho_slb

20 Mais do mesmo, Benfica ataca mas ou perde a bola em jogadas individuais ou fazem passes longos para fora

Omnic

Aos 21 minutos, excelente lance de Rui a libertar em Toni que faz o cruzamento.
Bakary com tudo para marcar de cabeça, mas remata por cima...


         Informação de André Sabino

coelho_slb

21min 1ª jogada de perigo do jogo! Centro de Toni na esquerda e Bakari na area sozinho a atirar de cabeça por cima da baliza