Juniores: Benfica 3-1 Torreense (Crónica)

andre_04_SLB

Tudo na mesma na tabela classificativa, com os emblemas da frente a saírem todos vitoriosos nesta jornada, o que constituiu facto raro neste Nacional de Juniores nos últimos anos, não existir ainda ninguém que tenha garantido, praticamente, a esta altura, o apuramento para a Fase Final, mas já lá vamos.

Despediam-se os jogadores do Benfica dos seus adeptos neste Domingo, em vésperas de época natalícia. Fazia frio no Seixal e não foram muitos os que se deslocaram ao Caixa Futebol Campus, embora aos poucos a bancada tenha vindo a ficar bem composta. Na liderança da tabela, as «águias» recebiam um Torreense acabado de subir a estas andanças e que precisava de pontuar para se afastar definitivamente dos lugares de descida.

Esta última jornada do ano de 2008 trazia encontros teoricamente acessíveis para os da frente, com o jogo da semana a ser disputado no Restelo, onde o Belenenses, que já bateu o Sporting, a receber o Nacional da Madeira que derrotou o Benfica no Sábado passado e vão acalentando esperanças de atingir a fase final do campeonato.

João Alves queria, naturalmente vencer, e estruturou a equipa numa espécie de 4-3-3 que apresentou sempre muito pouca rotina e sobretudo bastante dificuldade dos jogadores compreenderem as ideias do treinador, sobretudo no tridente ofensivo que andou quase sempre um pouco à deriva, com Nelson Oliveira a cair muito na esquerda e André Soares a fechar muito o jogo dentro.

Pedro Miranda foi o guarda-redes. A linha defensiva, foi composta por Pedro Eugénio à direita, Abel Pereira e Roderick Miranda como centrais, com Ismmael Yartei a Lateral Esquerdo. No meio-campo, Danilo Pereira foi o 6, David Simão e Leandro Pimenta jogaram como Interiores, no apoio a José Coelho, no flanco direito, André Soares, inicialmente na esquerda, e Nelson Oliveira como ponta-de-lança.

Pouco futebol, muito individualismo

Acabaria por ser uma primeira parte muito sui-generis, aquela que se iria assistir. Domínio territorial do Benfica, embora, devido às tais indefinições ofensivas, a equipa tenha construído poucas situações de golo nos primeiros minutos. Ia-se destacando os centro campistas Simão e Leandro Pimenta com boas aberturas para os seus companheiros mas estava a faltar maior criatividade em zonas de finalização para se gritar golo.



O ritmo era baixo, o Torreense aqui e ali espreitava o contra-ataque mas sem real perigo para a baliza de Pedro Miranda. Não é assim de estranhar o primeiro lance perigoso digno desse nome tenha resultado em golo. Lance individual (uma tónica neste jogo), com David Simão, de livre descaído para o flanco esquerdo, a oferecer o golo a Nelson Oliveira que de cabeça respondeu afirmativamente a um cruzamento com toda a classe do 10 benfiquista. 1-0 para os «encarnados».

Parada e resposta. O Torreense em contra-ataque faz o impensável e levou à irritação do técnico João Alves. Bola nas costas de Yartei, com o ganês a desistir do lance e a proporcionar ao extremo dos visitantes uma boa ocasião para finalizar. Pedro Miranda saiu muito mal da baliza, Roderick Miranda que perseguia o forasteiro acaba por ser o menos culpado do lance, e num remate colocado o Torreense chega ao empate. Insólito.

Ia David Simão carregando o Benfica às costas, ele que vinha a ser o melhor elemento do desafio. Em mais um passe teleguiado, oferece mais uma vez o golo a Nelson Oliveira que displicente, em óptima posição, atira ao lado. Chegou-se então ao intervalo com o Benfica por cima mas a mostrar pouco futebol para um Torreense de lição bem estudada.

Às costas - ou custas - de David Simão, Benfica vence o jogo

Ao intervalo, duas alterações. Saíram no Benfica Danilo Pereira e André Soares, para as entradas de Ivanir Rodrigues e o talismã Adul. Adul foi-se posicionar como Extremo Esquerdo, Ivanir a Lateral Esquerdo, subindo Yartei para Avançado Centro (estranho, não é?!).

Com tantas modificações (Yartei mudou de posição, Simão e Leandro também), demoraram os jogadores para se fixarem na nova estratégia para a segunda metade. Não é por isso de estranhar um futebol muito previsível e que os visitantes iam anulando com alguma facilidade.

Até que chega o minuto 60. O talismã Adul, voltou a fazer das suas. Numa bola que já parecia perdida, recuperou-a antes de sair pela linha de fundo, faz o movimento de penetração para dentro da área e é puxado. Grande penalidade. Chamado à conversão, David Simão não desperdiçou e colocou novamente o Benfica na frente, com bola para um lado, guarda-redes para o outro. 2-1.

Subiu a confiança, melhorou, e muito, a produção dos «encarnados». Mais soltos da pressão de ter de vencer, seguiram-se oportunidades de golo, finalmente! Primeiro é Yartei a ganhar o flanco e a cruzar para Coelho que, de cabeça, com tudo para o golo, cabeceia ao lado. Aos 70 minutos, é Nelson Oliveira a tentar livrar-se de marcação dentro da grande área, puxado, com penalidade que não é assinalada pelo árbitro do encontro.



E foi então que David Simão apareceu novamente no jogo. Canto na direita. Cobrou curto, foi buscar à frente, deu mais um toque e novamente colocou a bola teleguiada para o golo. Se ninguém lhe tocasse, ela entraria. Mas lá apareceu Adul, no meio de um monte de pernas, a fazer o desvio (ligeiríssimo ou inexistente) para o fundo das redes. Dúvidas a quem atribuir o golo.

Aos 80 minutos, nova jogada de Adul pela esquerda, num cruzamento perfeito para Yartei que de cabeça desperdiçou hipótese de golo. Foi então que se deu uma lufada de tranquilidade no jogo. Entrou a pérola, Lassana Camará. Pezinhos de veludo, lá foi ele deambulando e construindo situações de golo. Uma delas, já em cima do apito final, Nelson Oliveira de baliza tão perto atirou contra o guardião contrário, isolado.

O final do encontro chegaria pouco depois, com o Benfica a fazer o seu papel e vencer com maior ou menor dificuldade um Torreense aguerrido mas que desapareceu no segundo tempo.

Análise Individual:

A figura: David Simão (8) – Exemplar! Levou o Benfica às costas até à vitória. O 10 assenta-lhe que nem uma luva. Três golos, um dele e dois meios. Primeiro a oferecer de livre a Nélson. Depois ele próprio de grande penalidade, e em mais um remate pleno de intenção a fazer o terceiro, com ou sem desvio de Adul. Pareceu não estar no seu melhor a nível físico mas quando apareceu no jogo resolveu. E é isso que se lhe pede.

Pedro Miranda (5) – Saiu bem a cruzamentos e bolas paradas, teve contudo uma hesitação crucial no momento do golo do Torreense. Saiu mal da baliza.

Pedro Eugénio (7) – Está muito forte, sobretudo a subir pelo flanco. Ganhou várias vezes a linha, sobretudo no primeiro tempo, indo nitidamente para cima dos defensores contrários. Bom jogo.

Abel Pereira (6) – Mandou à barra na segunda parte, continua imperial nos lances divididos.

Roderick Miranda (7) – Um senhor na defensiva. Excelente nas antecipações, imperial no jogo aéreo, denotou a habitual boa técnica a sair a jogar. Não se resumiu a defender, subiu muitas vezes com a bola controlada.

Ismmael Yartei (6) – Ele que tem sido chamado por Quique Flores aos Seniores sofreu hoje de não ter jogado nunca no seu local de raiz. Ora foi Lateral, ora Avançado centro. Cumpriu, mas sem liberdade para expor o que sabe.

Danilo Pereira (5) – Nem estava a jogar mal, mas saiu ao intervalo. Forte no choque e na luta a meio-campo, foi sacrificado quando o jogo pedia um futebol de recorte mais técnico.

Leandro Pimenta (7) – Bom jogo, a regularidade de sempre. Ganhou muitas bolas no meio-campo, foi várias vezes o primeiro jogador de ataque, nas transições. Está em crescendo.

André Soares (5) – Teve um ou dois lances individuais muito interessantes, sobretudo em penetrações em drible. Foi sacrificado ao intervalo.

José Coelho (6) – O mais regular do sector ofensivo. Encostou-se à direita e de lá só saiu para jogar na esquerda, mostrando confiança no um para um e uma boa capacidade de combinar com os elementos do meio.

Nelson Oliveira (5) – Está muito longe do que sabe. Marcou, é certo, mas desperdiçou pelo menos dois golos feitos e esteve mal no capítulo que é mais forte, a decidir no um para um. Perdeu muitas bolas, recuperou pouco.

Suplentes:

Ivanir Rodrigues (5) – 45 minutos que pouco trouxe. Falhou alguns passes, subiu pouco pelo seu flanco, tendo dificuldades em travar o extremo direito do Torreense.

Adul (7) – O talismã voltou a funcionar. Ganhou o penalty, esteve no terceiro golo... o que é preciso mais para o treinador o colocar como titular? Um jogador que merece muito mais do que entrar para decidir. Tem cultura táctica, capacidade de drible curto notável, pelo que tem de ser titular. Ainda para mais é de primeiro ano, só beneficiará de minutos para a sua evolução.

Lassana Camará (7) – Como é bom vê-lo jogar. Qualidade contagiante, inúmeras recuperações de bola e saídas rápidas em ataque. É bom que o treinador repense no talento que anda a desperdiçar, com a colocação dele nos flancos ou no ataque. É ali, no meio, Mister Alves!

Sir_Myon


KOTEXAS

Acho que o Simão, ou o Pimenta ou o Yartei deviam ir rodar na em Janeiro. Para além de estarem num nível competitivo superior ao nacional de júniores. Acontece coisas como ter de deixar de fora ou adaptar Yartei e Saná em outras posições bem como ter o Rubem Pinto a necessitar de algo mais que o campeonato de juvenis.

Logo parecia-me por bem dos 3 pelo menos 1 ir rodar.

mellamotom

o Camara foi o nº15 neh? o terceiro a entrar? gostei muito de ver esse a jogar, muito mais ligeirinho a tratar a bola :D

Vavá_SLB

tou a ver q n temos um bom lateral esquerdo

o yartey n é

o joão pereira tb n...

o ivanir tb n parece grande espingarda

pedroslb78



O_Glorioso


LuigiSLB83


andre_04_SLB

Sim, na 2ª foto é o Saná.

Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Dezembro de 2008, 23:48
Voltaste às Crónicas, André?

Não amigo, foi apenas para "desenrascar".

Abraço

KOTEXAS

Citação de: andre_DV04_SLB em 22 de Dezembro de 2008, 00:01
Sim, na 2ª foto é o Saná.

Citação de: LuigiSLB83 em 21 de Dezembro de 2008, 23:48
Voltaste às Crónicas, André?

Não amigo, foi apenas para "desenrascar".

Abraço

Já tinhas saudades??
;)


Lordlothar


ET


Berna®

O benfica ainda vem a Torres jogar, ou ja foi?

Forçabenfica

Citação de: Bern@ em 23 de Dezembro de 2008, 15:50
O benfica ainda vem a Torres jogar, ou ja foi?

Vai no ultimo jogo da 1ª fase...