Juniores: Sporting 3-0 Benfica (Crónica e Fotos)

andre_04_SLB

Jogo grande na Academia de Alcochete. Trajectória bastante diferente das duas equipas, embora com apenas dois pontos a separá-las. O Benfica começou com o "gás todo", ao contrário do Sporting, que foi melhorando progressivamente e recuperou uma dezena de pontos de atraso que trazia para o seu eterno rival. Os "encarnados" entraram para este jogo com cinco ausências de vulto: André Carvalhas, considerado pela grande maioria dos adeptos o melhor jogador do plantel; David Simão, uma das maiores promessas da equipa; Abdoulaye Fall que tem sido titularíssimo na posição 6; Ismmael Yartei, que tem conquistado o seu espaço na equipa; e, como se já não bastasse, o melhor marcador do campeonato, Wang Gang, lesionado, tal como o ganês Yartei, não puderam ajudar a equipa.

Com tantas ausências, o técnico João Alves viu-se forçado a chamar ao banco de suplentes os Juvenis Toumany Sambú, Ruben Pinto (sub-16), Silvério Camará e Paul Keita. A estratégia adoptada foi a mesma das últimas partidas, com a grande novidade a ser a inclusão de João Alberto como Extremo Direito <a href="http://www.serbenfiquista.com/modalidades/_jogos.php_tipo_futebol_id_2620_modulo_jogos">(ver caixa)</a>.

"Encarnados" por cima do jogo

Com tantas contrariedades, e também devido ao nível de dificuldade que o desafio certamente traria, os presentes estavam longe de esperar um Benfica tão igual, superior mesmo na primeira metade, ao Sporting. Os "leões" entraram algo apáticos no jogo, sem conseguir ultrapassar a boa atitude defensiva do Benfica, num excelente espírito de entreajuda. Era no entanto notória a falta de argumentos ofensivos para desequilibrar a partida, pelo que, esperando por um momento de criatividade de um benfiquista, a equipa acabou por se concentrar em anular a tentativa do Sporting entrar com tudo no encontro.


Leandro Pimenta divide com André Santos

Foi anulada, e superada. O Benfica ia desenvolvendo alguns lances interessantes pelas laterais, sobretudo com o destaque a ir para André Soares que se mostrava um dos mais irreverentes. À passagem dos 18 minutos, André Soares flectiu desde a esquerda e jogou em Orphee Demel que ao tentar rodar é puxado e derrubado dentro da grande área, ficando uma grande penalidade por assinalar. No seguimento do lance, o esférico sobrou para Airton Oliveira que cruzou tenso para uma cabeçada muito perigosa de Daud Machude.

O jogo estava durinho, com algumas entradas mais ríspidas de parte a parte. Apesar do Sporting ter mais iniciativa de jogo, a partida estava controlada pelo Benfica. Sem grandes oportunidades de registo, era o Benfica a procurar criá-las, como ficou notório já em cima do intervalo, numa cabeçada perigosa de João Pereira que obrigou o guardião leonino a defesa muito complicada.


Orphee Demel tenta fugir a dois adversários

Jogo mudou completamente

Segunda parte totalmente diferente da primeira. Sobretudo, devido à forma como o Benfica não conseguiu contrariar as iniciativas ofensivas do Sporting. O retomar até começou bem para os "encarnados", com Daud Machude a trabalhar bem, encostado ao flanco direito, com Orphee Demel a responder num forte pontapé mas por cima do alvo.

Foi a partir dos 50 minutos que tudo mudou. O Sporting começou a procurar mais afincadamente o golo, só evitado por intervenções cruciais de Rui Santos. Primeiro, num canto traiçoeiro apontado por Michael Santos, o guardião "encarnado" voou a negar o primeiro golo do jogo. Respondeu o Benfica, num excelente lance individual de André Soares, a atirar de pé direito por cima da trave.


André Soares tenta encontrar um companheiro

Uma hora de jogo, o Sporting chega novamente com perigo, num remate de livre de Welliton Matos a obrigar Rui Santos a defesa apertada, não conseguindo Marco Matias, na recarga, enviar para golo. Minuto seguinte, a defesa do Benfica é apanhada desprevenida num pontapé longo do guardião Golas e o esférico sobre para William Owuso que na disputa com Rui Santos acaba por o atingir, com o esférico a tabelar na perna do avançado "leonino" e a ir embater, caprichosamente, no poste.

A sorte ia protegendo o Benfica, mas foi sol de pouca dura. Minuto 62, livre lateral apontado por Diogo Amado com o esférico a ir na direcção do vento e a enganar Rui Santos, provocando um golo de belo efeito. 1-0 para o Sporting. O Benfica não foi abaixo, mas acabaria definitivamente por entregar o jogo ao Sporting quando aos 89 minutos, Wagner Silva num lance completamente tranquilo, acabou por perder o esférico para Marco Matias que correu em direcção ao golo e foi derrubado por João Pereira, assinalando o juiz da partida para a marca de grande penalidade. O árbitro expulsou de forma directa Abel Pereira e mostrou o segundo amarelo e respectivo vermelho a Airton Oliveira. Bruno Matias, chamado à conversão, não desperdiçou e aumentou a contagem.

Já em cima do apito final, apontava o relógio para o quinto minuto de compensação, William Owuoso fecharia o resultado final num remate fácil, quando se encontrava sozinho na grande área "encarnada".


Airton Oliveira dribla Marco Matias

Vitória justa da melhor equipa em campo na sua globalidade, sobretudo na última meia hora. O Benfica apresentou-te imensamente desfalcado, mas soube contrariar essa "fragilidade" durante o primeiro tempo. Derrota sem glória.

Apreciação Individual:

Rui Santos (6) – Fez o que pôde. O vento foi um inimigo constante que o acabaria por trair no primeiro golo do Sporting. Ainda assim, fez algumas intervenções de bom nível.

Abel Pereira (6) – Raras foram as ocasiões em que subiu pelo flanco, mas esteve irrepreensível em termos defensivos, na sua principal função – conseguida, de anular Marco Matias.

Wagner Silva (5) – Má exibição. Muito lento de processos, mostrou sempre problemas para resolver rápido e simples os lances que abordou. Responsabilidades directas no segundo golo.

João Pereira (6) – Talvez o melhor do sector recuado. Bons desarmes, muita inteligência a ler os lances, embora lhe falte maior agressividade em algumas bolas divididas.

Airton Oliveira (6) – Foi o Airton do costume, com qualidade defensiva e facilidade em sair em ataque continuado.

Leandro Pimenta (7) – Exibição sem grandes erros até à saída. Mostrou a classe habitual a coordenar as transições, revelando segurança e boa qualidade de passe.

Miguel Rosa (7) – Foi o melhor em campo. Trouxe o Benfica para o ataque, correu kilómetros e mostrou-se incansável na procura de espaços. Ainda assim, longe do que sabe e pode fazer.

João Alberto (5) – Não esteve bem. Fora da sua posição, fez o que pode, mas mostrou naturais dificuldades em oferecer criatividade ao flanco.

André Soares (6) – Foi o mais criativo, mas apenas a espaços. Ainda assim o jogo ofensivo do Benfica passou muito pela sua capacidade de resolver um lance.

Daud Machude (6) – Esteve rápido como habitual, realizando um jogo interessante sob o ponto de vista da procura de espaços para desiquilibrar. Ainda assim, falta-lhe uma maior confiança para ele próprio ir para cima do adversário.

Orphée Demel (6) – Lutou, lutou imenso, numa luta nada justa para ele. Sentiu-se desapoiado na maioria dos lances, não conseguindo acertar com o alvo quando servido para o fazer.

Suplentes:

Toumany Sambú (6) – Entrou bem, a jogar simples, sem complicar.

André Magalhães (6) – Mais não se poderia pedir. Jogou como Extremo e procurou ajudar.

Paul Keita (6) – Juvenil de 1º ano, entrou quando Leandro Pimenta se lesionou.

<a href="http://www.serbenfiquista.com/modalidades/rate.php?id=2620">Vote Aqui</a>.

André Sabino, Serbenfiquista.com.

JM21

Vamos ganhar!!!   :slb2:   :slb2:   :slb2:           

[_SlipKnot_]

Vou lá estar. Senão perdi a deslocação ao Wc (nem esta nem a proxima) também não irei perder a ida ao contentor (wc mais pequeno)!!
Se o sr. João Alves não inventar muito temos todas as possibilidades e mais algumas de ganhar, agora se vamos para alcochete inventar.........não sei não.............

SEMPRE PRESENNTES!! FORÇA BENFICA!!

Red skin

 :bandeiraslb: :bandeiraslb: :bandeiraslb: :bandeiraslb: :bandeiraslb: :bandeiraslb: :bandeiraslb: :bandeiraslb:

                                                 :bandeiraslb2:  :bandeiraslb2:

:slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2: :slb2:
:clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1: :clap1:

                                                           Força rapaziada!

Pirex21

Sinceramente não me preocupa o rabiu. Esteve meses e meses sem jogar e deve andar com o ritmo de uma avó de 90 anos. Para além de ainda não estar habituado ao futebol português e à própria equipa.

Rui Costa

Como não sou muito exigente, 14-0 chega.

ZEBODA

Pena não estar cá, gostava de ir a OLHO CINZEIRO

Vamos ganhar 0-2 Carvalhas, Rosa


SLB!! SLB!! FORÇA SLB!!!!

goncalo_88

espero que não seja reflectido o desgaste das selecções destes jovens jogadores.

46Rossi

Invasão ao mini wc ;D ;D

Vamos lá encabar os osgas...  Força Benfica!!! :slb2: :slb2: :slb2:

pcssousa

Este jogo duvido que ganhemos... oxalá me engane!

andre_04_SLB

Para ultrapassar o Sporting. Sobretudo, acho que devemos manter o sistema e não procurar mudanças só porque do outro lado está um adversário também ele muito forte e a jogar em casa. Gostava de ver o Benfica disposto assim:

                                     Rui Santos
Abel Pereira    Abdoulaye Fall       João Pereira     Airton Oliveira
                         David Simão      Leandro Pimenta
                                    Miguel Rosa
          Ismmael Yartei      Orphee Demel     André Carvalhas       

Este seria um 4-2-3-1 "disfarçado", com o Leandro Pimenta a fechar muito sob o flanco esquerdo, tal como eu tinha referido na 1ª volta, e felizmente aconteceu, permitindo uma maior liberdade ao André Carvalhas de fixar-se como principal referência criativa no flanco (e que dores de cabeça deu ao Tiago Pedrosa). A equipa movimentaria-se num 4-4-2 clássico a defender, fazendo rápidos desdobramentos nas transições, aparecendo com uma linha bastante rápida e forte no um para um (Yartei, Demel e Carvalhas) e uma segunda zona de pressing muito forte, constituída pelo guerreiro Miguel Rosa, pelo fabuloso Leandro no preenchimento de espaços, e pela classe e mestria do David Simão.

Pessoalmente gostaria de ver o Benfica assim, mas sei que vai ser complicado. Vamos ver no que dá!

Tudo a Alcochete, não esquecer que o Benfica vai lá jogar, logo o Caixa Geral de Depósitos Stadium deve encher!                 

Red skin

Citação de: andre_DV04_SLB em 06 de Março de 2008, 19:36
Para ultrapassar o Sporting. Sobretudo, acho que devemos manter o sistema e não procurar mudanças só porque do outro lado está um adversário também ele muito forte e a jogar em casa. Gostava de ver o Benfica disposto assim:

                                     Rui Santos
Abel Pereira    Abdoulaye Fall       João Pereira     Airton Oliveira
                         David Simão      Leandro Pimenta
                                    Miguel Rosa
          Ismmael Yartei      Orphee Demel     André Carvalhas       

Este seria um 4-2-3-1 "disfarçado", com o Leandro Pimenta a fechar muito sob o flanco esquerdo, tal como eu tinha referido na 1ª volta, e felizmente aconteceu, permitindo uma maior liberdade ao André Carvalhas de fixar-se como principal referência criativa no flanco (e que dores de cabeça deu ao Tiago Pedrosa). A equipa movimentaria-se num 4-4-2 clássico a defender, fazendo rápidos desdobramentos nas transições, aparecendo com uma linha bastante rápida e forte no um para um (Yartei, Demel e Carvalhas) e uma segunda zona de pressing muito forte, constituída pelo guerreiro Miguel Rosa, pelo fabuloso Leandro no preenchimento de espaços, e pela classe e mestria do David Simão.

Pessoalmente gostaria de ver o Benfica assim, mas sei que vai ser complicado. Vamos ver no que dá!

Tudo a Alcochete, não esquecer que o Benfica vai lá jogar, logo o Caixa Geral de Depósitos Stadium deve encher!                 

:amigo:

cheio

Como é que anda a jogar o Ismmael Yartei, pode ser uma valia para o jogo?

andre_04_SLB

Citação de: cheio em 06 de Março de 2008, 19:48
Como é que anda a jogar o Ismmael Yartei, pode ser uma valia para o jogo?

Muito, e muito bem. Não é um Extremo, longe disso. É um jogador de movimentos interiores, de transições, sobretudo pela enorme dinâmica e velocidade que imprime ao jogo. Tem um excelente pé esquerdo, é bastante forte no um para um, embora não o tente muito, pois prefere jogar sempre simples num companheiro melhor posicionado. Parece-me que actualmente se tornou mais uma excelente opção para o meio-campo, mas jogadores como o David Simão e o Leandro Pimenta têm tudo para agarrar a titularidade.

JoMi¹¹