Juvenis A - Fase Final: Sporting 1-2 Benfica (Crónica, Fotos e Flash)

andre_04_SLB

E terminava hoje a fantástica época que os Juvenis A do Benfica realizaram. Depois de toda a emoção da conquista do título na semana passada frente ao Porto, os «encarnados» deslocavam-se hoje à casa do seu velho rival para cumprir calendário, mas sempre com o objectivo de fechar a época em grande, se possível com os três pontos.

O técnico João Couto esteve hoje na bancada devido a um castigo da FPF por alegado comportamento incorrecto no jogo com o Porto, e o técnico adjunto Emanuel Ferro assumiu os comandos da equipa, apostando no mesmo 4-3-3 que tem sido habitual, mas com algumas mudanças no onze, dando tempo de jogo a alguns atletas menos utilizados (ver caixa).



O jogo iniciou-se com um clima bastante agradável para a prática de bom futebol, com pouquíssimos espectadores em Alcochete, mas o sector reservado para os adeptos «encarnados» muito próximo de estar completamente cheio. O Benfica iniciou bem a partida, a um ritmo baixo, mas sempre a controlar as acções do jogo e a manter durante muito tempo a posse de bola.

Foi no entanto o Sporting a rematar pela primeira vez com relativo perigo à baliza, num movimento de rotação de Henrique Gomes mas com Fábio Pereira a revelar-se atento e a defender sem problemas. O Benfica revelava excelente entendimento entre os três jogadores mais móveis do ataque (Artur Lourenço, Diogo Figueiras e Nelson Oliveira) e seria numa excelente jogada de envolvimento de Nelson Oliveira e Lassana Camará, que o primeiro desferiu um fortíssimo remate de pé esquerdo fora da área para o primeiro golo do desafio. 1-0 para o Benfica.

Os «encarnados» estavam por cima do jogo e aos 31 minutos poderiam ter alargado a vantagem, num trabalho fantástico de Artur Lourenço a livrar-se de três opositores e a colocar em Diogo Figueiras que atirou cruzado muito perto do poste. O Sporting chegaria mais uma vez à baliza do Benfica, mas novamente sem perigo. Luís Oliveira pela esquerda tentou furar, o remate saiu ao lado, com Fábio Pereira a controlar a trajectória da bola.



«Águias» fizeram a festa em Alcochete

O intervalo chegou com o Benfica completamente por cima do jogo, a controlar os tempos do desafio, com os «leoninos» a mostrarem-se muito apáticos. Ainda assim, o início da segunda parte foi algo diferente.

O Sporting equilibrou e superiorizou-se, mostrando mais empenho que acabaria por se revelar em golo aos 54 minutos, na sequência de um lance de insistência com Luís Carlos a atirar para o fundo das redes «encarnadas» (já depois de um remate perigoso de Zahavi) restabelecendo a igualdade, 1-1 no marcador.



Os jogadores do Benfica sentiram o toque e queriam oferecer uma prenda aos entusiastas adeptos que se deslocaram ao Caixa Geral de Depósitos Stadium e balancearam-se mais no ataque, embora tenha sido o Sporting a estar perto do golo da vantagem num falhanço em plena grande área de Ricardo Alves na sequência de um canto.



Aos 61 minutos, Artur Lourenço e Silvério Camará saíram no Benfica, André Delfino e Adul tomaram os seus lugares. Um minuto depois da mudança, André Delfino cobrou um livre lateral e Roderick Miranda, com tudo para o golo, atirou por cima. Grande oportunidade perdida. No minuto seguinte, Tiago Ribeiro subiu pelo flanco, cruzou para Adul que num movimento de rotação tirou um adversário do lance e atirou muito perto do poste da baliza defendida por Ruben Luís.

O momento do jogo chegaria aos 66 minutos da partida. O Benfica trocava o esférico no meio-campo do Sporting até que Ruben Pinto decide acelerar o lance, enganou com um movimento de corpo um adversário e desferiu uma verdadeira bomba, com o esférico a embater no ferro e a entrar, para o golo mais bonito da época, que colocava o Benfica a vencer por 2-1. Ainda houve tempo para o guardião canadiano Marcel Debellis se estrear e ser campeão nacional, com as «águias» a saírem de Alcochete em festa com as danças dos africanos e o comboio do grupo a fechar com selo de ouro uma época fantástica.



Apreciação Individual:

Fábio Pereira (7) – Não teve muito trabalho ao longo do jogo. Teve uma excelente antecipação em carrinho a um atraso mal medido de Roderick, mas pouco mais a registar. Muito seguro!

Tiago Ribeiro (8) – Grande jogo. Melhor em campo. Muito forte defensivamente, não perdeu nenhum duelo individual. Na segunda metade, subiu vezes sem conta pelo flanco e todas com muito perigo.

André Campos e Roderick Miranda (7) – Ambos muito certos, não permitiram grandes veleidades aos seus adversários.

Pedro Ferreira (7) – Voltou à competição. Forte na antecipação, mostrou-se atento e acabou por colocar Zahavi no bolso. Boa partida.

Ruben Pinto (8) – Marcou o melhor golo da temporada, um fantástico remate a uns bons 30 metros da baliza. Jogou como 6, esteve bem a nível posicional e em termos de passe. Boa partida.

Lassana Camará (8) – Boa exibição. Mais eficaz defensivamente no jogo de hoje, recuperou inúmeras bolas, sempre a sair a jogar com qualidade. Manteve o ritmo de jogo alto.

Artur Lourenço (8) – Fez uma óptima partida. Na primeira parte teve alguns rasgos individuais de grande qualidade. Saiu na segunda metade.

Diogo Figueiras (7) – O herói do jogo com o Porto voltou a mostrar-se em bom plano, com bons lances individuais.

Silvério Camará (7) – Lutou muito, mas esteve menos inspirado em termos de finalização. Não lhe chegaram muitas bolas.

Nelson Oliveira (8) – Jogou muito descontraído na segunda metade e não fosse isso teria sido o melhor do jogo. Grande golo no primeiro tempo, inúmeros lances onde conseguiu driblar os seus opositores sempre com o sentido de baliza. É um grande jogador.

Suplentes:

André Delfino (7) – Entrou com vontade, mostrou bons pormenores.

Adul (7) – Para o espectáculo. Bons lances, tentou o golo em lance acrobático. Grande época, excelente reforço!

Marcel Debellis (-) – É também ele campeão nacional de Juvenis!



Flash-Interview com o técnico adjunto Emanuel Ferro:

"Era um jogo que à partida estava um pouco condicionado porque não havia nada para decidir em termos de classificação, mas nós tentámos incutir o máximo de ambição aos jogadores, é sempre bom ganhar ao Sporting, eles também nos queriam derrotar para não terminarem o campeonato a perder e nós fizemos o nosso papel e acho que as coisas correram bem. Independentemente de ser um jogo conseguido ou não, a ideia era ganhar e sair com os três pontos, ficar com a maior margem possível e concretizar a nossa superioridade em relação aos outros!"

Tirando a parte dos resultados que acabaram por ser excelentes, qual é o balanço que faz da época ao nível da evolução dos jogadores?

"Foi muito boa. Nós sentimos que os jogadores amadureceram bastante. Era uma equipa que ao início nos dava garantias, claro, mas sabíamos que tínhamos de trabalhar para chegar ao título. Os jogadores evoluíram bem, o Nelson Oliveira foi chamado à selecção nacional sub-19, o Roderick Miranda passou a ser também jogador de selecção sub-17, o próprio Lassana Camará também chegou a ir aos sub-19, e o balanço é muito positivo, pensamos que os jogadores estão preparados para entrar a toda a força no escalão de Juniores e afirmarem-se. A equipa técnica e jogadores trabalharam bem, sempre unidos, muito ligados, e a partir daí tudo se tornou muito mais fácil."

A nível de equipa técnica, quais são as vossas perspectivas para a próxima época? Acompanhar estes jogadores para o escalão seguinte, manterem-se aqui nos Juvenis...

"Nós queremos sempre o mesmo: realizar o melhor trabalho possível, melhorarmos enquanto treinadores, ajudar os jogadores que passam por nós, para que eles sintam que no final do ano são melhores jogadores do que eram no inicio da época, mas no entanto vamos esperar para ver e depois falamos (risos)..."



Compilação em vídeo do encontro:

http://br.youtube.com/watch?v=eu8_dXkDkpA

Reportagem de André Sabino, Serbenfiquista.com.


Omnic


O Benfica vai jogar com:

Fábio Pereira
Tiago Ribeiro
André Campos
Roderick Miranda
Pedro Ferreira
Ruben Pinto
Sana Camara
Artur Lourenço
Diogo Figueiras
Silvério Camara
Nelson Oliveira


          Informação de André Sabino

RedDevil.91

Vamos la a festa do titulo!
Ha melhor maneira de festejar do que na cara dos lagartos?

Red skin


Miguelg

Citação de: RedDevil.91 em 15 de Junho de 2008, 10:51
Vamos la a festa do titulo!
Ha melhor maneira de festejar do que na cara dos lagartos?
Não posso estar em Alcochete mas vou acompanhar aqui.
Tive o prazer e a sorte de acompanhar os jogos que esta equipe fez no seixal, o melhor sem dúvida com v.setúbal, o amis emocionante com o Porto, mas aquele onde vibrei mais foi em Corroios onde senti que a equipe tinha uma alma e uma garra do tamanho do mundo, só vedetas não chega (que digam os lagartos) uma equipe é aquilo que se viu em corroios e com o porto.
Mas atenção se aquela equipe do porto for toda Juvenil na próxima época vai ser dificil não serem campeões, os porcos jogam muito

SevenStars


coelho_slb

4min Figueiras centra para a area e corte de um lagarto.No canto,  figueiras remata para fora

coelho_slb

9min Remate do 11 do Sporting para boa defesa do Fabio

mar_vivo


Omnic


Aos 8 minutos, remate de Henrique em rotação...para defesa de Fábio!

O Benfica controla bem o jogo.


          Informação de André Sabino

Omnic

#11

Aos 22 minutos, grande jogada de Nelson e Sana... e grande remate rasteiro de Nelson, de pé esquerdo.
1-0

          Informação de André Sabino


coelho_slb

16min Centro de Pedro Ferreira e Silverio Camara a rematar de cabeça muito ao lado