Lembra-se de Gil, campeão do Mundo de sub-20??????

.:VMPT:.

Lembra-se de Gil, campeão do Mundo de sub-20?
Simplesmente o melhor jogador formado no Benfica.

"Recordar a carreira de Gil é um exercício complexo, um daqueles casos em que as enormes expectativas, criadas por um percurso brilhante nas camadas jovens das selecções nacionais, foram defraudadas por completo. A conquista do Mundial de sub-20 em 1991, ao lado de Figo, Rui Costa, João Veiria Pinto, Peixe ou Jorge Costa, foi o ponto alto de um percurso que já estava, nessa altura, comprometido.

Gil Gomes, avançado nascido em Angola e «gerado» pelo Benfica, nem imaginava que, quando partiu a perna esquerda ainda em 1990, estava a dizer adeus à alta roda do futebol: «Para mim, é simples explicar o que correu mal. Parti a perna esquerda em 1990, estive três meses de fora e olhando para trás vejo que nunca tive o apoio necessário, a lesão foi mal curada no Benfica e as infiltrações, que começaram a partir daí, prejudicaram-me». Um ataque aos responsáveis do Benfica na altura, pergunta-se? «Não, porque não acredito que as pessoas tenham feito de propósito ou por maldade. Aconteceu, mas a verdade é que, a partir dessa lesão, os problemas físicos e as infiltrações nunca mais pararam», relata.
A pergunta impunha-se e Gil já perdeu a conta a quantas vezes a terá ouvido. Sente pena ao comparar a sua carreira a de ex-companheiros como Figo, Rui Costa ou João V. Pinto? «É assim, claro que sinto alguma pena, mas são coisas da vida, ou melhor, do futebol», diz, plenamente conformado com o seu destino, garantindo contudo não ser responsável pela quebra de rendimento na passagem para os séniores: «Sempre fui um bom profissional, não bebia, não fumava, não perdia noites. Enfim, ao menos conheci outros países, novas culturas, sei falar cinco línguas e aprendi muito. Já não é mau»."

Só a titulo de curiosidade:

GIL GOMES FOI MELHOR JOGADOR DOS TORNEIOS INTERNACIONAIS DO (PORTO EM 89 E 90)DO (ALGARVE EM 89)MELHOR JOGADOR E MELHOR MARCADOR DO CAMPEONATO DA EUROPA DE SUB 16 (NA DINAMARCA) SEGUNDO UM JORNAL É O MELHOR MARCADOR DE TODOS OS TEMPOS COM 10 GOLOS EM CINCO JOGOS
SEGUNDO MELHOR MARCADOR E SEGUNDO MELHOR JOGADOR DO MUNDO DE SUB 16 (NA SCOTLAND)COM UM CORRICULUM INVEJAVELEM TERMOS DE SELECAO:
***CAMPEAO DA EUROPA DE SUB16 EM 1989
***TRECEIRO NO MUNDIAL DE SUB16 EM 1989
***VICE CAMPEAO DA EUROPA DE SUB18 EM 1990
***CAMPEAO DO MUNDO DE SUB20 EM 1991
***VICE CAMPEAO DA EUROPA DE SUB 23 EM 1994

Na minha opinião pessoal, o Gil metia o Figo, o Rui Costa e o João Pinto "num bolso" :)

Olhanense

Citação de: hacker_4_fun em 28 de Setembro de 2006, 10:53

Pelo que me recordo, sempre existiu muitas duvidas com respeito à idade do GIL, e se não me falha a memoria existiu à uns anos mesmo uma reportagem num jornal, fazendo referencia ao GIL como tendo outro nome e jogando nos seniores duma equipa angolana, uns bons anos antes de explodir como junior no Benfica.

Saudações

pedroslb78

Eu tenho uma vada ideia do Gil!!
Acho que se destacava mais pelos penteados do que pelo o que jogava!!!

.:VMPT:.

Citação de: Olhanense em 28 de Setembro de 2006, 11:40

Pelo que me recordo, sempre existiu muitas duvidas com respeito à idade do GIL, e se não me falha a memoria existiu à uns anos mesmo uma reportagem num jornal, fazendo referencia ao GIL como tendo outro nome e jogando nos seniores duma equipa angolana, uns bons anos antes de explodir como junior no Benfica.

Saudações

Sei que isso aconteceu com o Cao, que era jogador do Porto e Jogou no mundial de juniores em portugal.
Isso ficou provado, e acho que essa reportagem se regeria mesmo ao Cao, não ao Gil.
O Gil veio muito novo para o Benfica, pelo menos é a melhoria que eu tenho.l

Bola7

Segundo se dizia era conhecido em Angola por Rico...ele nos sub17 era bem melhor que o Figo e Clda...obrigado..segundo dizem já passava dos 20 anos...não foi caso virgem..até no basket aconteceu coisas desas com o  Camará que tinha sempre 18 anos...

Olhanense

Citação de: hacker_4_fun em 28 de Setembro de 2006, 12:01
Citação de: Olhanense em 28 de Setembro de 2006, 11:40

Saudações

Sei que isso aconteceu com o Cao, que era jogador do Porto e Jogou no mundial de juniores em portugal.
Isso ficou provado, e acho que essa reportagem se regeria mesmo ao Cao, não ao Gil.
O Gil veio muito novo para o Benfica, pelo menos é a melhoria que eu tenho.l

Não amigo,

Com o GIL passou-se o mesmo, e recordo-me que o nome dele (que veio no jornal) quando jogava em Angola era de "RICO". A polémica foi menor porque ele já tinha abandonado o futebol, quando esta situação foi despoletada !!.

Saudações

Olhanense

Já agora e não tendo nada a ver com o GIL, mas tendo a ver com as idades, acho que a partir deste ano a confusão com as idades será total e em muitos casos a verdade desportiva irá ser adulterada. Segundo me foi comunicado, este ano acabou-se com o limite de estrangeiros nos escalões de formação (os jogadores só precisam viver em Portugal com os encarregados de educações) o que faz com vários clubes principalmente da região de Lisboa/Setubal, tenham as equipas dos escalões de formação carregados de jogadores "tipo GIl/CAO". Aqui entra a questão de se tentar ganhar a todo o custo, mas isso é uma reflexão que deixo para outras nupcias ...

Saudações

fredenho

Nao é o unico jogador assim... sabem todos quem é o Obefami Martin?? Ja a cuanto tempo é que toda a gente o conhece.. e agora tem que idade?? tem sempre uns 20 anos..e quem vê a cara dele parece que tem 30... O Kanu também era o mesmo.. so que estes jogadore vao dar bem no inicio mas, com a idade, as pernas nao seguem... e cuando toda a gente pensa que tem 25 anos, tem realmente 35, nao corre e ninguém o quere... Foi o que se passou com estes jogadores, que jogam para a seleccao da Nigeria..

Elvio

Citação de: fredenho em 28 de Setembro de 2006, 12:41
Nao é o unico jogador assim... sabem todos quem é o Obefami Martin?? Ja a cuanto tempo é que toda a gente o conhece.. e agora tem que idade?? tem sempre uns 20 anos..e quem vê a cara dele parece que tem 30... O Kanu também era o mesmo.. so que estes jogadore vao dar bem no inicio mas, com a idade, as pernas nao seguem... e cuando toda a gente pensa que tem 25 anos, tem realmente 35, nao corre e ninguém o quere... Foi o que se passou com estes jogadores, que jogam para a seleccao da Nigeria..
e o Fredy Adu :2funny:

Ft.johИИ

fredenho

O fredy adu é a mesma coisa so que éle ainda foi mais esperto que os outros todos... foi parar num campeonato fraquinho e onde pensavam que a unica maneira de jogar futebol era com as maos... Cada video que eu vejo dele parece eu a jogar "Fifa 2007" ou "Pro Evolution Soccer"...

Brave Heart

LooL
Fiqei "estupefacto" com isto...
N fazia idea q isso acontecia...
O Fredy Addo n foi o tal q marcou o 1º golo na liga americana com 12 anos? lol

fredenho

Freire

kneissl

Freddy Adu é um flop pelo menos é o q todos os americanos q percebem de futebol dizem