Onde jogavam os jogadores da Selecção AA aquando da sua ultima época de formação

Jorginho

Os clubes dos AA aquando da sua ultima etapa de formação.

Ricardo - Boavista
Quim -  Braga
Rui Patrício - Sporting
Miguel - Estrela da Amadora
Fernando Meira – Vitória de Guimarães
Ricardo Carvalho - F. C. Porto
Paulo Ferreira - Estoril Praia
Bruno Alves - F.C. Porto
Bosingwa -  Boavista
Jorge Ribeiro – SL Benfica
Pepe – Marítimo
Nani – Sporting
Deco – Alverca
Petit – Esposende e Gondomar
Miguel Veloso – Sporting
João Moutinho – Sporting
Raul Meireles – Boavista
Nuno Gomes – Boavista
Cristiano Ronaldo – Sporting
Quaresma – Sporting
Hélder Postiga – F.C. Porto
Hugo Almeida – F.C. Porto
Simão – Sporting

Sporting (6 jogadores)
FC Porto e Boavista (4 jogadores)
SL Benfica, Braga, Estoril, Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Marítimo, Alverca, Esposende e Gondomar (1 jogador)

Esperemos que a Caixa, nos próximos anos, dê a volta a estes números

JoMi¹¹

.:VMPT:.

Esta ai muito coisa errada...

O que entendes por ultima época de formação?

Se for a ultima epoca de junior então os dados de Petit, Bosingwa, C. Ronaldo, Pepe, Ricardo estão errados..

Se for a 1ª de senior, F. Meira, R. Meireles, M. veloso, C. Ronaldo, estão errados...

Afinal o que queres dizer?

ivoivo

A comparação até pode ser curioso se atendermos aos jogadores de 2º ano de juniores e podemos constatar a evolução. Por exemplo o Hugo Almeida e o Postiga estavam no Porto mas na equipa B e a jogar na 2ª B. O Raul Meireles jogava no Aves (2ª liga - comparação engraçada), o Miguel Veloso jogava somente nos juniores. Apenas meia duzia jogava a um ritmo mais competitivo que o trio emprestado ao Aves. Só mostra que apenas precisamos de apostar neles!

Isto poderá mostrar o qto é bom conseguirmos ter juniores a jogar na 2ª liga e se fizessem uma 1ª volta igual à 2ª teriam disputado a subida de divisão.

Jorginho

Etapa, não época.

Se um jogador começa a jogar pelos séniores aos 16 anos e não voltar a jogar mais pela formação, consideramos essa a ultima etapa, certo?

Nem ultima de junior, nem primeira de seniores...

Em relação ao Deco e ao Pepe tive as minhas duvidas...mas ha quem as tenha sobre a sua utilização na selecção...

F. Meira fez a 1ª etapa de sénior no Felgueiras...

R. Meireles no Aves...

Bosingwa no Freamunde...

Ricardo Carvalho no Leça...

M. Veloso no Olivais...

Sabias?

Jorginho

enviaram-me estas estatisticas. Na boa fé, quis partilha-las, julgando que estavam correctas.

Mas não vês que não é por uma época que tudo se altera?

O meu objectivo não era aquele que queres dar à intenção do topico.

Eu coloquei aqui isto, para nós, interessados no futebol jovem, podermos, apartir destes dados, debatermos alguns assuntos muito mais interessantes que se podem infeiri através deles, como por exemplo:

1- Nem todos os grandes jogadores fazem a formação nos três grandes.

2- Os clubes da Primeira Liga dominam claramente. Porquê? O futebol regional está também em queda nas camadas jovens?

3- Clubes com alguns bons resultados/classificações a nivel de formação estão ausentes desta lista (Belenenses, Setubal...). Falta de apoio ao futebol jovem por parte das direcções destes?

4-  Com a nova lei que indemniza os clubes formadores dos jogadores por cada transferencia, será que vamos ter uma maior aposta na formação por parte de todos os clubes, para formarem ESTRELAS que serão vendidas por milhões? (ex.Real de Massamá com Nani)

Era esta a intenção do meu tópico: DEBATER, afinal estamos num FORUM.
Eu sempre pensei que num forum se discutia e trocava ideias, mas parece que aqui no forum, cada vez mais há o culto do SABER ABSOLUTO.

Já poucos gostam de trocar ideias, todos gostam de mostrar o seu saber.

Devias era ter dito: "A quem pertenciam os jogadores a quando da sua ultima etapa de formação"...

Ai tens quase tudo certo, excepto os Brasileiros e o Petit, que sempre pertenceu ao Boavista...

Pirex21

Bom tópico e, sobretudo, pertinente.
Numa altura em que toda a gente parece despistada relativamente aos objectivos da formação, é importante que apareça alguém a relembrar que, se calhar, importam menos os títulos dos escalões jovens, importa menos o número de jogadores nas convocatórias das selecções dos putos e importa mais "construir" jogadores para o plantel sénior.
Vejo toda a gente a falar do Carvalhas e do Camará. Que são grandes jogadores, que deviam renovar...
Será que interessa a alguém que a nossa formação, por muito bem estruturada que esteja, de nada serve se não se articular com o futebol profissional?
Existe algum critério, alguma orientação na procura do novo treinador do Benfica que contemple uma aposta sustentada na formação?
Iremos ter outra vez o treinador dos juniores às turras com o técnico principal (lembremo-nos de Alves/Camacho)?
Meus caros, era esta a verdadeira evolução que eu queria ver no nosso clube. Mas, infelizmente, continuo sem ver os nossos miúdos a evoluirem para a NOSSA primeira equipa.
Oxalá me engane, mas os nossos ídolos juniores estão condenados ao esquecimento.
Doa a quem doer os resultados da formação estão patentes na lista que dá origem a este tópico.

Podem ficar a debater os erros da lista. Quando o sábio aponta para o céu, o tolo olha para o dedo...

Sinceramente n sei onde está a pertinência deste tópico... Nem me parece que vá ter grande sucesso...

Todos estes assuntos já foram discutidos milhares de vezes nos vários tópicos...

Os erros apontados, era só para tentar perceber onde queriam chegar....

Vejo Boavista com 5 jogadores (apesar do Ricardo n ser formado no Boavista...)...

Vejo que o Benfica apenas têm Jorge Ribeiro (n se esqueçam quem estava como presidente nos finais do século passado e o que ele fez à formação)...

E o Sporting que sempre formou e continuará a formar e a apostar...

Nós formamos e como pensamos que somos os maiores n apostamos nos da casa (vivemos da venda de jornais, de nomes mediáticos (que de valor nada tem)...) e ainda por cima dizemos (e rimo-nos) do Sporting por apostar nos jovens.... Pq eles n têm dinheiro e blablabla..... o que é certo é que eles nos ultimos 3 anos ficaram à nossa frente, estão em finais da taça.....

Mas nós somos os maiores... O grande entreposto de jogadores...

MANOCAS37

Jorginho

Pois Hacker, mas o propósito de um tópico não é ter sucesso, mas em compreendo-te vivemos num mundo onde só o sucesso e o estatuto interessa...

Espirito critico não interessa ter! Interessa é apoiar ou dizer mal. O Bruno Lage não presta vs o João Alves é que sabe. O Bruno Lage é o Mourinho vs o João Alves quer é tinto.
E é assim que este forum vai andando.

Não tem mesmo pertinência este tópico, porque este tópico faz pensar.

O que interessa a um user é ir dizer "boa vitória" depois de um jogo em que os jovens vencem e no mesmo post pôr umas quantas smiles com bandeirinhas, para fazer muitos posts e subir de categoria...

Mas para quê pensar sobre estes resultados? Afinal a selecção no Mundial de 2014 vai ter esta equipa: Casaleiro, Magalhães, Abel, João Pereira, Ruben Lima, Leandro Pimenta, David Simão, André Soares, Carvalhas, Rui Ferreira e Nelson Oliveira.

andre_04_SLB

Bom tópico Jorginho, tem muito interesse para todos (incluindo os jovens da formação) olharem para este tipo de dados.

Eu n achei o tópico interessante, mas DEI A MINHA OPINIÃO....

Vejo poucos a faze-lo...

Entendem agora onde eu queria chegar?

nightcrowler

a meu ver, tirando os 3 grandes, há dois clubes que têm uma formação fortissima: guimarães e boavista.
acho importante que o benfica stenha excelentes relações com eles por esse motivo.