Jordão

Avançado, (1952-08-09 - 2019-10-18),
Portugal
Equipa Principal: 5 épocas (1971-1976), 134 jogos (9619 minutos), 85 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

Godescalco


Godescalco

No Setúbal com Eurico:


pcssousa

Citação de: Gottschalk em 01 de Janeiro de 2016, 19:38
No Setúbal com Eurico:



E Hernâni...
Foi precisamente o Eurico que aconselhou o Hernâni a ir para o Benfica, quando o porto e sporting também estavam interessados nele.

RedVC

Citação de: pcssousa em 01 de Janeiro de 2016, 21:25
Citação de: Gottschalk em 01 de Janeiro de 2016, 19:38
No Setúbal com Eurico:



E Hernâni...
Foi precisamente o Eurico que aconselhou o Hernâni a ir para o Benfica, quando o porto e sporting também estavam interessados nele.

Dois craques e duas forças da natureza.
Jordão e Eurico duas perdas lamentáveis do Benfica dos anos 70.
Hernâni era uma força da natureza. Pena como acabou o seu trajecto no clube.
O quarto homem é Rui Maside, outra força da natureza mas que se eclipsou quando chegou aos lagartos.

pcssousa

Citação de: RedVC em 02 de Janeiro de 2016, 00:02
Citação de: pcssousa em 01 de Janeiro de 2016, 21:25
Citação de: Gottschalk em 01 de Janeiro de 2016, 19:38
No Setúbal com Eurico:



E Hernâni...
Foi precisamente o Eurico que aconselhou o Hernâni a ir para o Benfica, quando o porto e sporting também estavam interessados nele.

Dois craques e duas forças da natureza.
Jordão e Eurico duas perdas lamentáveis do Benfica dos anos 70.
Hernâni era uma força da natureza. Pena como acabou o seu trajecto no clube.
O quarto homem é Rui Maside, outra força da natureza mas que se eclipsou quando chegou aos lagartos.

Eurico e Jordão foram craques, dos grandes. O Jordão foi pena não ter sido resgatado por nós quando saiu de Espanha, o Eurico saiu também porque queria ser titular e isso no Benfica é algo que não se pode garantir a quem quer que seja. Mas mesmo assim, foi mais um caso mal gerido.
O Hernâni podia ter vindo a ser um caso sério no futebol português. Entrou bem no Benfica, mas aquele caso do doping (que nem o foi, pois cocaína não é doping) quase deitava tudo a perder. Ainda por cima sem que tenha tido culpa... Uma história para um dia mais tarde ser contada, embora sem grandes pormenores, pois há coisas que acerca das quais ficamos melhor se não as soubermos...
Depois desse caso, ocorrido num derby em que invariavelmente, ganhámos, acabou por só voltar em grande já a mais de meio da época seguinte. E a jogar enormidades! Jogou aquela que é até à data a ultima final da TCCE disputada pelo Benfica, que não a última da história do clube. Nem por sombras! No início da época seguinte, chamada à selecção e... Lesão no joelho. Nunca mais foi o mesmo. A mesma selecção que arruinara o resto da carreira dos já veteranos Bento ou Humberto Coelho, agora dava cabo da de um jovem. Um calcário que acabaria por abrir espaço a um jovem que tinha vindo das camadas jovens habituado a jogar na direita, um tal que tinha sido campeão do Mundo em Riade, suplente de Amaral, que uns anos depois passaria sem sucesso pelo Benfica, Paulo Sousa.
Infelizmente Hernâni jamais cumpriria o que prometeu no futebol, mas um dia, após muitas cirurgias, seria muito feliz no futebol de praia. E é hoje, ao contrário do que, maldosamente, escreveram no seu tópico, mais um dos que passou pelo Benfica e não conseguiu esquecer, pois o Benfica é um clube inesquecível.

Se Hernâni não chegou ao nível de Jordão ou Eurico, Maside então nem pensar. Após passagem pela segunda divisão suíça e pelo Amora, vai para o Setúbal onde dá moderadamente nas vistas. Após 3 anos na foz do Sado, assina pelo Sporting de Jorge Gonçalves. Um sporting onde tinham sido prometidas "unhas", os tais reforços de peso, que seriam Silas, Douglas, Rodolfo Rodriguez ou Ricardo Rocha. Nunca passou de um suplente muito utilizado, e no ano seguinte estava em Braga, onde voltou a não singrou. Voltou, volvido um ano, a Setúbal, onde não convenceu e um ano depois estaria na segunda b. Nunca passou de um jogador mediano.

RedVC

#80


A chuteira de Jordão que apurou Portugal para o Euro'84 está guardada no Brasil


Se hoje e terça-feira Portugal encaminhasse o seu rumo para o Mundial do Brasil frente à Suécia. Se Ronaldo marcasse um golo decisivo. Se oferecesse o seu par de botas a um adepto. Essa seria certamente uma história para o tal felizardo recordar, mesmo daqui por algumas décadas.

Há 30 anos (feitos na quarta-feira) a rota lusa era bem mais curta, mas a espera havia sido incomparavelmente mais longa: Portugal não marcava presença na fase final de uma grande competição desde 1966, pelo que ganhou contornos quase épicos aquela grande penalidade "cavada" por Chalana e convertida por Jordão, a 13 de novembro de 1983, que eliminou a União Soviética ao mesmo tempo que qualificava "Os Patrícios" para o Euro'84 em França.

Luís Paulo Rodrigues viu aquilo tudo pela TV. E meses depois, em maio de 1984, aquele estudante famalicense de 18 anos, apaixonado pelo Sporting e pela seleção, viu na rubrica "Ceia Especial" do então bissemanário desportivo "Off-side" a possibilidade de chegar ao seu ídolo.

Jordão respondia a perguntas dos leitores. Luís enviou-lhe quatro. Uma delas valeu-lhe um sonho e um par de botas.

"Jordão, qual foi o destino das botas daquele penálti histórico no Portugal-URSS?" Ao fim de quase um mês, lá surgiu a resposta do ídolo, nas páginas de "Off-side": "Ainda estão em actividade. São minhas e encontram-se no Estádio de Alvalade. Agora, se o leitor estiver interessado nelas, eu ofereço-lhas."
Luís leu, releu. Não quis acreditar e tratou de escrever para a redação do jornal.

"A direção do Off-side considerou o gesto do Jordão uma honra para o jornal e marcou a entrega das chuteiras para a festa do 2.º aniversário do jornal, que se realizou em outubro de 84, já depois daquele excelente europeu de Portugal em França. Para um miúdo como eu era aquilo foi uma coisa extraordinária. Fiquei petrificado assim que me vi ao lado do meu ídolo. Nem me recordo das palavras que troquei com ele", recorda Luís Paulo Rodrigues.

Hoje, Luís é consultor de comunicação; vive em Fortaleza; e já está perto dos 50 anos, mas continua acompanhado pelas eternas chuteiras de Jordão. Levou-as consigo quando se mudou para o Brasil há um ano e meio. Guarda-as em casa e só mostra aquela relíquia a amigos mais chegados: umas Le Coq Sportif (marca em voga nos anos 80 do século passado) em estado impecável e cheias de memórias. Sobre aqueles pitons está um pedaço da história do futebol português que este adepto e fundador do blog Leão da Estrela quer doar ao museu do Sporting.

"Acho que no Museu podem cumprir um papel mais abrangente, levando a muita gente uma das grandes memórias do nosso futebol."

Luís ainda não pensou no dia em que vai separar-se daquele sonho num par de botas que guarda há três décadas. Só tem a íntima convicção de que depois de tantas voltas aquelas chuteiras devem regressar a Alvalade. E quando esse dia chegar quer poder reencontrar-se com o velho ídolo Jordão.

Neste play-off, em que Portugal tem de eliminar a Suécia para ir ao Mundial do Brasil, que botas ficarão para a história?



Fonte: http://folhaseca.pt/descobrimos-a-chuteira-de-jordao-que-apurou-portugal-para-o-euro84/






Joaquim Ferreira Bogalho

Citação de: RedVC em 06 de Agosto de 2013, 00:42
Um disparate descomunal. Um erro histórico a sua perda para o SCP. Não sei se estou a ser ou não injusto mas ficou a dever-se a um dirigente do nosso clube que nesta e noutras decisões prejudicou o clube.

Podia ter sido um Imortal...em cinco anos ganhou quatro campeonatos, teria feito uma dupla de dez anos com Nené...foi para Alvalade onde teve uns nove ou dez anos e ganhou metade dos campeonatos no dobro do tempo.

RedVC

#82






zappendrix



Rui Jordão, Benfica.

Ruud

Faleceu hoje.

Descanse em paz.

RodrigoVivo

Que descanse em paz.

Star

Lamento imenso. Ainda era bastante novo. Que descanse em paz.

Mercurio_10

Não sendo do meu tempo, nem da grande maioria dos que aqui estão no fórum, tenho a noção de que está numa elite muito restrita dos melhores jogadores portugueses de sempre. E está na história do nosso clube também. Infelizmente o coração dele era de outra cor e quando voltou de Espanha quis cumprir o sonho de jogar no clube que gostava, o que há que respeitar porque a ideia que tenho é que nunca desrespeitou o Benfica.

Que descanse em paz.

VitorPaneira7

Vi agora a notícia, que descanse em paz.

_Xebola_

Que descanse em paz!