José Antonio Camacho

Treinador, 68 anos,
Espanha
Equipa Principal: 3 épocas (2002-2004, 2007-2008), 109 jogos (66 vitórias, 26 empates, 17 derrotas)

Títulos: Taça de Portugal (1)

Blitzer

Citação de: Trezeguet em 02 de Dezembro de 2016, 09:37
Fédération Gabonaise de Football


Panthères: José Antonio CAMACHO officiellement sélectionneur jusqu'en 2018. Le technicien espagnol a paraphé son contrat ce jeudi 1er décembre 2016 au Ministère des Sports.


vai substituir o Jorge Costa

Regressa ao activo depois de ter deixado a selecção Chinesa em 2013.

Terá agora 6 semanas para preparar a CAN, que será organizada naquele país de 14/jan a 5/fev.

CFC

Citação de: Blitzer em 02 de Dezembro de 2016, 18:50
Citação de: Trezeguet em 02 de Dezembro de 2016, 09:37
Fédération Gabonaise de Football


Panthères: José Antonio CAMACHO officiellement sélectionneur jusqu'en 2018. Le technicien espagnol a paraphé son contrat ce jeudi 1er décembre 2016 au Ministère des Sports.


vai substituir o Jorge Costa

Regressa ao activo depois de ter deixado a selecção Chinesa em 2013.

Terá agora 6 semanas para preparar a CAN, que será organizada naquele país de 14/jan a 5/fev.
Só espero que o porco do JC não venha parar a uma equipa do Tugão em breve...

SousaLB

#26057
Citação de: Trapattoni em 25 de Janeiro de 2016, 13:11
Tenho pena que tenha acabado completamente queimado na segunda passagem
Tivesse sido o treinador a iniciar o ano e a historia poderia ser outra
Tacticamente era fraquinho...

Muitas "ganas", mas pouco mais. E digo isto mesmo estando-lhe muito grato pelo que fez na sua 1ª passagem. Mas a verdade é que em 2002/03 apanhou uma equipa já feita, possivelmente algo desmotivada, e conseguiu dar aquele empurrão que faltava. Em 2003/04 já foi tudo muito em esforço, acabámos por conseguir o 2º lugar com sorte, até porque em Alvalade não fizemos um bom jogo, tirando os últimos 20/30 minutos. Mas tem inegável mérito, tal como na Taça.

Agora dar-lhe a hipótese de preparar uma equipa de raíz, não me parece grande ideia... Não é por acaso que, excepção feita ao Benfica, onde mais se ouve falar dele é nas selecções. Pouco tempo para implementar ideias, muita psicologia (o Scolari também fez bons trabalhos em selecções, enquanto no Chelsea - onde era "a doer" - foi uma desgraça)...

força Benfica


andre_diogo

A segunda passagem foi má demais e revelou pouco carácter depois de sair.

Demitiu-se com a equipa em segundo lugar, depois caímos para o quarto e logo se veio gabar de com ele as coisas estavam muito melhores. Então porque é que abandonou o barco deixando-o ir ao fundo?

Trezeguet

De acordo com notícias chegadas do Gabão, Camacho anulou uma conferência de imprensa e poderá estar de saída do comando técnico dos anfitriões da CAN, a 10 dias do arranque desta! O sucessor de Jorge Costa nem uma partida realizou e, ao que se escreve no Gabão, terá feito exigências adicionais não aceites pela federação gabonesa.

Kyoto

Em termos de perfil tenho muitas saudades do Camacho.

Ele (1a passagem) e o Jesus foram os unicos treinadores de nivel superlativo durante 20 anos de vieira no Benfica

Pancho Lopes 67

#26062
Citação de: Kyoto em 11 de Fevereiro de 2020, 16:09
Em termos de perfil tenho muitas saudades do Camacho.

Ele (1a passagem) e o Jesus foram os unicos treinadores de nivel superlativo durante 20 anos de vieira no Benfica

Não acho que o Camacho fosse um grande treinador, a nível tactico então era bastante banal, no entanto a sua 1ªpassagem foi muito boa porque é um homem sério que exige dedicação e não atura divas, trouxe mais profissionalismo e exigência. A importância de Camacho tem a ver com o facto de ter sido um homem sério quando o Benfica era tudo menos um clube sério na sua chegada, elevou os padrões e devolveu algum orgulho próprio aos adeptos. Muito marcante a sua 1ªpassagem, em condições normais teriamos sido campeões senão tivessemos a competir com o Super Porto do Mourinho.

Kyoto

Citação de: Pancho Lopes 67 em 13 de Fevereiro de 2020, 10:31
Citação de: Kyoto em 11 de Fevereiro de 2020, 16:09
Em termos de perfil tenho muitas saudades do Camacho.

Ele (1a passagem) e o Jesus foram os unicos treinadores de nivel superlativo durante 20 anos de vieira no Benfica

Não acho que o Camacho fosse um grande treinador, a nível tactico então era bastante banal, no entanto a sua 1ªpassagem foi muito boa porque é um homem sério que exige dedicação e não atura divas, trouxe mais profissionalismo e exigência. A importância de Camacho tem a ver com o facto de ter sido um homem sério quando o Benfica era tudo menos um clube sério na sua chegada, elevou os padrões e devolveu algum orgulho próprio aos adeptos. Muito marcante a sua 1ªpassagem, em condições normais teriamos sido campeões senão tivessemos a competir com o Super Porto do Mourinho.
Concordo em tudo

Flavius

CAMACHO RECORDA DIFICULDADES QUANDO DEIXOU O BENFICA PARA REGRESSAR AO REAL MADRID

Juan Antonio Camacho surpreendeu no verão de 2004 quando deixou o Benfica para assumir o comando técnico do Real Madrid. O treinador espanhol recordou agora as dificuldades que encontrou.

«Voltei ao Real Madrid depois de ter estado no Benfica e Florentino Pérez [presidente do clube] tinha confiança em mim para fazer a transição da equipa, que estava em dificuldades», começou por recordar, em entrevista ao canal televisivo Velevisa.

No plantel merengue, Camacho encontrou na altura jogadores como Beckham, Ronaldo, Zidane, Figo, Beckham ou Roberto Carlos. «Era uma grande equipa, com grandes nomes, mas há um momento em que, se já não podem dar tudo, devem retirar-se. Havia vários jogadores com Bolas de Ouro, mas as Bolas de Ouro devem conseguir-se como fez Cristiano Ronaldo, sendo jogador do Real Madrid», atirou.

Camacho acabou por orientar a equipa apenas em seis jogos oficiais (quatro vitórias e duas derrotas). «Saí em setembro e o presidente em fevereiro. Quando voltou, alterou essa filosofia e houve jogadores a ganhar a Bola de Ouro no clube [além de Ronaldo também Modric venceu]», finalizou o treinador.

https://abola.pt/nnh/2020-05-21/espanha-camacho-recorda-dificuldades-quando-deixou-o-benfica-para-regressar-ao-re/845693

força Benfica


Festivus

Foi o primeiro treinador de quem eu gostei de ter no Benfica. Foi o treinador referência da minha infância/inicio da adolescência. O Finalmente eu via o Benfica a ser competitivo e a ganhar um título, a Taça de Portugal. O primeiro título oficial que vi o Benfica ganhar.

Claro que agora, em adulto, quando olho para trás, percebo que o Camacho não era nenhum fora de série. Mas que foi muito importante para ressuscitar o clube da era das trevas, foi. Por isso hei-de sempre ter imenso respeito e boas memórias dele.

Não dou grande importância à sua segunda passagem. O presimente fodeu a época inteira na pré-época e despediu o Fernando Santos logo após a primeira jornada. O Camacho não construiu essa equipa e herdou um plantel pior que o de 2002/2003. A nossa defesa era PAVOROSA. Di Maria ainda era um puto e o Cardozo nem férias devido a uma lesão. Não o consigo culpar pelo desastre de 2007/2008. Ninguém conseguiria salvar essa época.

Festivus

Durante anos Camacho foi o único treinador a ter  conseguido derrotar o Mourinho numa final. E logo no auge da carreira do canalha.

Até 2010, Camacho era o seleccionador espanhol a conseguir a chegar o mais longe com a Espanha num mundial também. Ter ido aos quartos em 2002 foi bem bom tendo em conta que a Espanha nesses tempos era a Inglaterra do Sul. Muita imprensa e bazófia mas depois nos euros e mundiais levava chuto no cu cedo e ia para casa com o rabo entre as pernas.

Trapattoni

Citação de: Festivus em 28 de Junho de 2021, 07:16
Foi o primeiro treinador de quem eu gostei de ter no Benfica. Foi o treinador referência da minha infância/inicio da adolescência. O Finalmente eu via o Benfica a ser competitivo e a ganhar um título, a Taça de Portugal. O primeiro título oficial que vi o Benfica ganhar.

Claro que agora, em adulto, quando olho para trás, percebo que o Camacho não era nenhum fora de série. Mas que foi muito importante para ressuscitar o clube da era das trevas, foi. Por isso hei-de sempre ter imenso respeito e boas memórias dele.

Não dou grande importância à sua segunda passagem. O presimente fodeu a época inteira na pré-época e despediu o Fernando Santos logo após a primeira jornada. O Camacho não construiu essa equipa e herdou um plantel pior que o de 2002/2003. A nossa defesa era PAVOROSA. Di Maria ainda era um puto e o Cardozo nem férias devido a uma lesão. Não o consigo culpar pelo desastre de 2007/2008. Ninguém conseguiria salvar essa época.
Eu apenas acho que podia ao menos ter terminado essa época antes de se por a andar.
Eramos um barco a afundar mas estávamos ainda em segundo à frente do Sporting e em vez disso abandona a meio do ano para acabarmos em quarto. Já nem vale a pena recordar o desastre que foi a meia final da taça...

Festivus

Citação de: Trapattoni em 23 de Abril de 2022, 17:00
Citação de: Festivus em 28 de Junho de 2021, 07:16
Foi o primeiro treinador de quem eu gostei de ter no Benfica. Foi o treinador referência da minha infância/inicio da adolescência. O Finalmente eu via o Benfica a ser competitivo e a ganhar um título, a Taça de Portugal. O primeiro título oficial que vi o Benfica ganhar.

Claro que agora, em adulto, quando olho para trás, percebo que o Camacho não era nenhum fora de série. Mas que foi muito importante para ressuscitar o clube da era das trevas, foi. Por isso hei-de sempre ter imenso respeito e boas memórias dele.

Não dou grande importância à sua segunda passagem. O presimente fodeu a época inteira na pré-época e despediu o Fernando Santos logo após a primeira jornada. O Camacho não construiu essa equipa e herdou um plantel pior que o de 2002/2003. A nossa defesa era PAVOROSA. Di Maria ainda era um puto e o Cardozo nem férias devido a uma lesão. Não o consigo culpar pelo desastre de 2007/2008. Ninguém conseguiria salvar essa época.
Eu apenas acho que podia ao menos ter terminado essa época antes de se por a andar.
Eramos um barco a afundar mas estávamos ainda em segundo à frente do Sporting e em vez disso abandona a meio do ano para acabarmos em quarto. Já nem vale a pena recordar o desastre que foi a meia final da taça...
Sim, concordo. Não sei como é que teria terminado a época se ele não tivesse apresentado a demissão após o empate na Luz com o Leiria, que era último classificado na altura.

Se tivéssemos ido à Champions no ano seguinte... se com o Quique fizemos uma UEFA de merda, tremo só de pensar na nossa possível campanha na Champions com ele.