Raul Figueiredo, o Tamanqueiro

Raul Figueiredo

Nome completo
Raul Soares de Figueiredo
Posição
médio
Data de nascimento
21 Janeiro 1902
Data de morte
2 Dezembro 1941 (39 anos)
País
Portugal
Naturalidade
Lisboa - Portugal
Internacionalizações
Internacional A
Periodo na equipa principal

1926-1928


Equipa Principal Jogos Minutos Cartões (A./V.) Golos
  1925/1926 6 540 0 / 0 5  
Campeonato de Lisboa 6 540 0 / 0 5
Amigáveis 0 0
  1926/1927 16 1440 0 / 0 2  
Campeonato de Lisboa 14 1260 0 / 0 2
Campeonato de Portugal 2 180 0 / 0 0
Amigáveis 3 0
  1927/1928 7 630 0 / 0 0  
Campeonato de Lisboa 5 450 0 / 0 0
Campeonato de Portugal 2 180 0 / 0 0
Amigáveis 1 1
Total Jogos Amigáveis 4 1
Total Jogos Oficiais 29 2610 0 / 0 7
Na equipa principal

Primeiro jogo

Último jogo


Por Diavolo Rosso a Sexta, 5 Janeiro 2024

Shoky



Nome Completo: RAUL Soares FIGUEIREDO "TAMANQUEIRO"
Posição: Médio Centro
Nacionalidade: Português (Internacional A)
Data de Nascimento: 22-01-1903
Data de Falecimento: 03-12-1941
Número da Camisola: ?
Pé Preferido: Direito


Épocas completas no Benfica: 3
Total de Jogos pelo Benfica: 38
Total de Golos pelo Benfica: 9
Títulos pelo Benfica:
0

1925/1926
Jogos: 6
Golos: 5

1926/1927
Jogos: 17
Golos: 2

1927/1928
Jogos: 15
Golos: 2

pcssousa

Este Raúl Figueiredo acabou por se notabilizar mais no Olhanense, onde conquistou o Campeonato de Portugal, penso que de 24, do que no Benfica. Foi um dos jogadores que representaram a célebre selecção portuguesa de futebol que participou nos JO de 1928 em Amesterdão, juntamente com outros dois Benfiquistas, Jorge Tavares e Vitor Silva, o tal que se notabilizou à conta do seu "salto de peixe" que muitos golos lhe valeu, tornando-o na altura no maior marcador de sempre do Benfica, ultrapassando o célebre Jesus Crespo.

Shoky

Os números dele acabam por não fazer dele um Imortal.
Mas o Tamanqueiro segundo os relatos da época, era um grande jogador. Pena não ter ficado mais anos no Benfica, nem ter ganho nenhum titulo pelo clube.

pcssousa

Quando chegou ao Benfica já era um jogador renomado, acabou por ficar pouco tempo... eram outros tempos. Mesmo enquanto jogador do Benfica vendia peixe e era motorista. No final da época de 1928 voltou a Olhão, onde podia ganhar mais qualquer coisa que em Lisboa. Morreu jovem, penso que aos 38 anos.

Red skin

Excelente trabalho Shoky! Verdadeiro serviço público!

pcssousa

É impressão minha, o dessa altura ainda faltam por estas bandas Mário de Carvalho, Jesus Crespo, Francisco Vieira, Fernando Jesus, Alberto Augusto (que marcou o primeiro golo de sempre da selecção nacional), Ribeiro dos Reis, Vítor Cândido Gonçalves (pai do ex-primeiro ministro Vasco Gonçalves e que foi também nosso treinador) ou António Pinho? se calhar alguns já por cá andam...

Shoky

O Ribeiro dos Reis já tem tópico nos Imortais...
Ainda falta muita gente...vou fazendo conforme tenho disponibilidade.
Só agora me comecei a focar na antiguidade da nossa história.

Frank James

Não conheço nem vi jogar, mas há jogadores ex-funcionários com melhores números. Só porque é antigo não faz dele um grande jogador.


(Atenção que não estou a dizer que não o é, mas ultimamente tem se aberto tópicos destes jogadores mais velhos e ainda não vi nenhum deles nos ex-funcionários e a ideia que passa é que só por terem jogado nessas alturas são logo saudade.)

pcssousa

Citação de: Frank James em 05 de Novembro de 2010, 20:33
Não conheço nem vi jogar, mas há jogadores ex-funcionários com melhores números. Só porque é antigo não faz dele um grande jogador.


(Atenção que não estou a dizer que não o é, mas ultimamente tem se aberto tópicos destes jogadores mais velhos e ainda não vi nenhum deles nos ex-funcionários e a ideia que passa é que só por terem jogado nessas alturas são logo saudade.)
Se calhar é porque não jogavam por dinheiro... se calhar 99% dos ex-funcionários a que te referes só jogavam no Benfica porque este lhes pagava mais enquanto que estes jogavam no Benfica porque queriam lá estar, mesmo tendo que desempenhar outras actividades profissionais para subsistirem. Posso no entanto estar enganado...

Frank James

Citação de: pcssousa em 05 de Novembro de 2010, 20:47
Citação de: Frank James em 05 de Novembro de 2010, 20:33
Não conheço nem vi jogar, mas há jogadores ex-funcionários com melhores números. Só porque é antigo não faz dele um grande jogador.


(Atenção que não estou a dizer que não o é, mas ultimamente tem se aberto tópicos destes jogadores mais velhos e ainda não vi nenhum deles nos ex-funcionários e a ideia que passa é que só por terem jogado nessas alturas são logo saudade.)
Se calhar é porque não jogavam por dinheiro... se calhar 99% dos ex-funcionários a que te referes só jogavam no Benfica porque este lhes pagava mais enquanto que estes jogavam no Benfica porque queriam lá estar, mesmo tendo que desempenhar outras actividades profissionais para subsistirem. Posso no entanto estar enganado...
Pronto se assim for é outra coisa. Mas por exemplo, o Argel também tinha muito amor pelo Benfica e tá nos ex-funcionários...

Eagle Fly Free



Shoky

Na altura havia poucos jogos...
E eu só tenho aberto tópicos para os melhores...tenho tido esse cuidado.
E Tamanqueiro, sendo bom não é material para Imortal, como outros.

Os que falas que eu tenho aberto são os Chalanas, os Simão Sabrosa, os Carlos Manuel dos anos 10, 20 e 30.
Não abri para os muitos jogadores mais fracos que havia na altura.

Saïd Old Roof

Segundo o "DL", a data de falecimento é de dia 2.


Fonte: "Diário de Lisboa" de 2 de Dezembro de 1941.