Renato Sanches

Médio, 26 anos,
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (2015-2016), 35 jogos (2697 minutos), 2 golos

Equipa B: 2 épocas, 34 jogos, 3 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1), Taça da Liga (1)

André Sousa

Citação de: Theroux em 05 de Outubro de 2014, 17:23
Eu sei isso, mas achas que ele não voltou a jogar pelo que fez em 21 minutos? Obviamente que não. Ele não voltou a jogar apenas e só porque estava a meio da fase final dos juniores. A partir do momento em que fez mais de 21 minutos agarrou imediatamente o lugar.

O Renato não é o Guedes e não tem que partir tudo com 17 anos, simplesmente não pode voltar a fazer jogos como o de hoje. Bem, poder pode, mas não é aconselhável se quiser convencer quem manda que está pronto para o futebol profissional. Mas certamente que ele, mais que ninguém, tem consciência que pode dar muito mais, e já escrevi no tópico do jogo que esta exibição quase de certeza se deve ao nervosismo natural da estreia.

A época é longa e certamente terá outras oportunidades para mostrar o que realmente vale.

Por favor...

O mais importante é colocar as coisas dentro de um contexto. O Guedes apareceu a partir tudo... Onde? Quando? Foi na sua estreia? Foi num jogo oficial, fora de casa? Não. Apareceu bem na pré-época e começou bem o campeonato nos jogos caseiros, onde o Benfica, por norma, acaba por ter muita bola e muita iniciativa para jogar.

O Renato simplesmente foi lançado no jogo de hoje. Sem qualquer entrosamento com os colegas, sem jogos oficias feitos com esta equipa, contra uma equipa com alguma tarimba e ainda num contexto importante: fora de casa. Como disse atrás, jogar em casa ou fora é algo que pode variar o rendimento individual, por aquilo que, normalmente, a equipa B oferece ao jogo. O Guedes é um bom exemplo disso, já que tem tido um rendimento claramente superior nos jogos em casa.

Ainda para mais, falamos de um jogador com uma personalidade algo complicada. Não que seja impeditivo de alguma coisa, mas é natural que o choque, nesta primeira instância, seja ainda grande.

O segredo está aqui. Apostar, não deixar cair, e recolher os frutos mais tarde. É o que o JJ está a fazer com o Talisca, por exemplo. Dá-lhe confiança, dá-lhe minutos, aproveita todos os tempos "mortos" para lhe dar competição e não o deixa cair. Tem de ser feito o mesmo com o Renato. Com o Renato e com tantos outros.

Mais tarde ou mais cedo, acabarão por se adaptar e saltar etapas para demonstrar que estão prontos para outro patamar competitivo.

Relembro que os primeiros jogos do Guzzo, na altura com a mesma idade que o Renato, também foram mauzinhos. Mais tarde, até passes picados a isolar os colegas já fazia.

Ah! Não esquecer também que teve jogo na Quarta, contra o Bayer, na Alemanha.

LA Lakers

Espero bem que continue a ser aposta na B!

Blitzer

Parabéns pela estreia Renato, já não era sem tempo ! :)
É imperativo que os nossos melhores juniores tenham minutos na B.

Na formação pensa-se demasiado no colectivo.
Defendo que formar não é apenas chegar ás finais, é permitir que os nossos melhores jogadores joguem num nível competitivo superior para que chegem mais bem preparados ao futebol de alta competição.

Shoky

Para mim, chegado aqui só voltaria aos juniores eventualmente para jogar a Youth League.
Campeonato de juniores fica insignificante quando chegado a este patamar. Mesmo ir jogar fases finais de campeonatos. Manda a mensagem errada ao jogador e à equipa de juniores.

Fyssas

Para o terem convocado com a idade que tem é porque não são apenas os maluquinhos aqui do fórum que tem esperanças nele. Como tal, é continuar a apoiar a sua evolução.

Se se considerar que faz sentido voltar aos júniores penso que só poderá acontecer em jogos de dificuldade acrescida e mesmo isso não me agrada.

P.S.: Não fará sentido achar que esta promoção se deve ao sucesso consecutivo do Bernardo e do Gonçalo, jogadores a quem se pedia que saltassem etapas?

André Sousa

Jogar a Youth League até concordo. É um contexto, nem que seja pelo lado psicológico, muito mais apelativo que a fase final de juniores. É uma competição nova, contra miúdos de outros países, que representa a elite do futebol. Quem já jogou futebol, sabe como são aqueles torneios onde se vão enfrentar adversários novos, onde reina o ceticismo sobre a qualidade do adversário. Nada a ver com os jogos vs. Braga, Vitória e mesmo Sporting e Porto, onde eles se conhecem quase todos uns aos outros.

Importante também criar espaço para outros aparecerem nesses mesmos jogos. Muita qualidade na equipa de juniores.

T1n0_SLB

Citação de: Shoky em 05 de Outubro de 2014, 14:06
Citação de: André Sousa em 05 de Outubro de 2014, 14:05
Jogou?

A primeira parte.
Fez um mau jogo e foi substituido ao intevalo.

Mas para mim ter jogado um escalão acima foi a melhor noticia de todo o jogo.

O 1º(?) jogo do Guedes na equipa B não foi grande coisa.

T1n0_SLB

Vi para a equipa B do Porto qu deu 7 ao Olhanense e estão la Otavio, Campanha, Kelvin, Diego Reyes e Ricardo. No dia que o Benfica pensar em fazer isso será melhor acabar com a equipa B.

Fyssas

Aproveitando: quem é o que é supostamente craque e ia ser emprestado ao Casa Pia? Não chegou a ser, pois não? Como está a correr a época?

André Sousa

Citação de: Fyssas em 06 de Outubro de 2014, 02:55
Para o terem convocado com a idade que tem é porque não são apenas os maluquinhos aqui do fórum que tem esperanças nele. Como tal, é continuar a apoiar a sua evolução.

Se se considerar que faz sentido voltar aos júniores penso que só poderá acontecer em jogos de dificuldade acrescida e mesmo isso não me agrada.

P.S.: Não fará sentido achar que esta promoção se deve ao sucesso consecutivo do Bernardo e do Gonçalo, jogadores a quem se pedia que saltassem etapas?

Dunno.

Eu até diria que isto é quase aleatório, tendo em conta os exemplos que existem. Logo no primeiro ano, mesmo com muitos erros de seleção à mistura, houve Cancelo, Fábio Cardoso, Varela, Guzzo, Hélder Costa e ainda alguns minutos a João Teixeira e João Nunes na equipa B, com idade júnior. No ano passado, não houve ninguém, se retirarmos aqueles minutos do Guedes em Gaia. Este ano já houve Guedes, Romário e Renato.

Weird.

Fyssas

Citação de: T1n0_SLB em 06 de Outubro de 2014, 02:58
Vi para a equipa B do Porto qu deu 7 ao Olhanense e estão la Otavio, Campanha, Kelvin, Diego Reyes e Ricardo. No dia que o Benfica pensar em fazer isso será melhor acabar com a equipa B.

Tivemos um jogo na época passada onde jogaram, salvo erro, Mitrovic, Jardel, Melgarejo e Urreta. Mas foi uma situação excepcional (apesar de Urreta e Martins terem sido integrados na B). No Porto, em certos jogos, a equipa é Porto Reservas e não Porto B.

André Sousa

Citação de: Fyssas em 06 de Outubro de 2014, 02:58
Aproveitando: quem é o que é supostamente craque e ia ser emprestado ao Casa Pia? Não chegou a ser, pois não? Como está a correr a época?

Foi o Pedro Rodrigues. Tem estado em bom nível, nos juniores. Boa entrada na Alemanha, apesar de termos virado o resultado a jogar contra 10.

Shoky

Citação de: T1n0_SLB em 06 de Outubro de 2014, 02:58
Vi para a equipa B do Porto qu deu 7 ao Olhanense e estão la Otavio, Campanha, Kelvin, Diego Reyes e Ricardo. No dia que o Benfica pensar em fazer isso será melhor acabar com a equipa B.

O Porto não sabe o que fazer com a equipa B. É um absurdo.
Ainda mais sem rumo que nós. Basicamente usam-na frequentemente como um balde do lixo da equipa A.

André Sousa

Não sei se isso é estratégia do Porto ou não, mas hoje o Ivo fez um hat-trick.

Teria a sua lógica tentar integrar os miúdos que eles achassem de elite num coletivo forte, para que sobressaíssem mais, mas não me parece que seja essa a ideia quando sentam o Tomás para dar o lugar ao Campaña, ou tiram minutos ao Rafa para dar ao Joris a lateral esquerdo.

Fyssas

Citação de: André Sousa em 06 de Outubro de 2014, 02:59
Citação de: Fyssas em 06 de Outubro de 2014, 02:55
Para o terem convocado com a idade que tem é porque não são apenas os maluquinhos aqui do fórum que tem esperanças nele. Como tal, é continuar a apoiar a sua evolução.

Se se considerar que faz sentido voltar aos júniores penso que só poderá acontecer em jogos de dificuldade acrescida e mesmo isso não me agrada.

P.S.: Não fará sentido achar que esta promoção se deve ao sucesso consecutivo do Bernardo e do Gonçalo, jogadores a quem se pedia que saltassem etapas?

Dunno.

Eu até diria que isto é quase aleatório, tendo em conta os exemplos que existem. Logo no primeiro ano, mesmo com muitos erros de seleção à mistura, houve Cancelo, Fábio Cardoso, Varela, Guzzo, Hélder Costa e ainda alguns minutos a João Teixeira e João Nunes na equipa B, com idade júnior. No ano passado, não houve ninguém, se retirarmos aqueles minutos do Guedes em Gaia. Este ano já houve Guedes, Romário e Renato.

Weird.

Bastante. É a coisa que mais impressão me mete no Benfica, em vez de parecer que há um plano em acção parece que existe uma mentalidade de "olha, experimenta agora isto a ver se funciona".