Vata

Avançado, 63 anos,
Angola
Equipa Principal: 3 épocas (1988-1991), 80 jogos (4807 minutos), 39 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Supertaça (1)

Lordlothar

Citação de: MissJane em 28 de Julho de 2008, 11:50
A noite da "mão do Vata" é daquelas que não dá para esquecer.

Outros tempos.....
:bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2:

Bola7

o palhaço do pc disse um dia em tom jucoso que o Benfica ia ter uma grande equipa com o Miranda Paneira e Vata...toma lá...

heroisdomar


VanBasten

Só queria meio-Vata... daqueles que entravam sempre nos ultimos 20 minutos e picavam o ponto. Camisola por fora dos calções, meias em baixo e estilo gingão como quem goza com os defesas...

JPG

Citação de: VanBasten em 09 de Setembro de 2008, 22:31
Só queria meio-Vata... daqueles que entravam sempre nos ultimos 20 minutos e picavam o ponto. Camisola por fora dos calções, meias em baixo e estilo gingão como quem goza com os defesas...


hmmmm... mantorras?

Allen76Iverson3

Um homem que me fez chorar com a sua célebre mão na meia final da taça dos campeoes europeus...terá sempre o meu respeito.

:bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2:


hdanyel

Citação de: Lordlothar em 08 de Setembro de 2008, 01:02
Citação de: MissJane em 28 de Julho de 2008, 11:50
A noite da "mão do Vata" é daquelas que não dá para esquecer.

Outros tempos.....
:bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2: :bow2:


O0 O0 :winner: :winner: :flagglorioso: :slb2: :slb2: :flagglorioso:

ainda jogara no vietnam. á um ou 2 anos ainda o fazia...

Golden

#37
uhhh la la diziam os franceses aquando do golo da mao de vata.

Ficou ligado ao benfica por esse lançe, por esse jogo!

Nao me lembro de mt mais dele, mas desse jogo contra o marselha lembro-me bem..

marselha q tinha, tiagana, deschamps, papin, boli, enzo franscescoli..

Foi a mao do Diabo.. para os franceses obviamente.. ;D


Corrosivo

Vem esta semana no Jornal o Benfica. Esteve cá a visitar o estádio e a ver amigos.

Revela a sua paixão pelo Benfica e o carinho que os Benfiquistas sempre lhe dispensaram. COntinua a dizer que o golo ao Marselha foi legal, eh, eh...mas se o P Henriques diz que anulou bem o golo ao Cardozo qual é o problema daquilo que o Vata diz?

Acutalmente é treinador na Austrália.

Hei-de chegar a velho e nunca me vou esquecer dessa noite de 18 de Abril de 1990, NUNCA!!!!

OBRIGADO VATA!!!

Jeanmaman

Citação de: GoldenBoy em 16 de Outubro de 2008, 05:18
uhhh la la diziam os franceses aquando do golo da mao de vata.

Ficou ligado ao benfica por esse lançe, por esse jogo!

Nao me lembro de mt mais dele, mas desse jogo contra o marselha lembro-me bem..

marselha q tinha, tiagana, deschamps, papin, boli, enzo franscescoli..

Foi a mao do Diabo.. para os franceses obviamente.. ;D



Foi o melhor marcador do campeonato 1 ano!

Dimmus


carlutchi

Citação de: Jeanmaman em 05 de Fevereiro de 2009, 16:47
Citação de: GoldenBoy em 16 de Outubro de 2008, 05:18
uhhh la la diziam os franceses aquando do golo da mao de vata.

Ficou ligado ao benfica por esse lançe, por esse jogo!

Nao me lembro de mt mais dele, mas desse jogo contra o marselha lembro-me bem..

marselha q tinha, tiagana, deschamps, papin, boli, enzo franscescoli..

Foi a mao do Diabo.. para os franceses obviamente.. ;D



Foi o melhor marcador do campeonato 1 ano!

Com 16 golos.
Este gajo deu-me uma das melhores alegrias como benfiquista a assistir um jogo ao vivo, aquela célebre mão de Vata e os festejos até altas horas da madrugada no estádio ainda me estão na memória.

Joga Bonito

Parece que o filho dele está a seguir-lhe as pisadas

CitaçãoFilho de Vata quer seguir pisadas do pai

O futebolista Edmar Garcia, filho do angolano Vata, que alinhou no Benfica entre 1988 e 1991, está a treinar à experiência no Varzim, da Liga de Honra, e quer seguir as pisadas do pai.

"Também gostava de fazer história, como o meu pai. Se fizesse metade do que ele fez, já era muito bom", declarou o jogador, de 23 anos.

Edmar Garcia, que conta com passagens por clubes da Indonésia e da Austrália (país pelo qual foi internacional sub-17), vai tentar convencer os responsáveis poveiros a dar-lhe uma oportunidade, estando "determinado" a singrar na Europa.

Vata despertou o interesse do Benfica depois de quatro anos ao serviço do Varzim, entre 1984 e 1988, mas a sua carreira conheceria o epílogo no outro lado do mundo.

Em 1994, o angolano rumou ao Gelora Dewata, da primeira divisão da Indonésia, onde também desempenhou as funções de treinador-adjunto, levando consigo a família.

Foi no país asiático que Edmar Garcia, que nasceu na Póvoa de Varzim, deu os primeiros toques na bola, mas foi na Austrália, onde completou o ensino secundário, que se formou como jogador.

O jovem futebolista, que tem dupla-nacionalidade australiana e portuguesa, já actuou em várias equipas profissionais da Indonésia, bem como no Coburg United e no Whittlesea Stallions, do II escalão australiano, tendo trocado a conclusão de um curso universitário de design gráfico pelo sonho do futebol europeu.

O pai, que passou os últimos anos na Austrália, como treinador na academia do European Football Institute, perto de Melbourne, é a sua "grande influência" e Edmar reconhece que foi o "respeito" que deixou na Póvoa de Varzim que lhe permitiu ter esta experiência.

"O meu pai conta muitas histórias do seu período em Portugal, mantém boas amizades e recordações. Até hoje, diz que não marcou contra o Marselha com a mão", conta Edmar.

Apesar de ter sido o melhor marcador do campeonato em 1988/89, no seu primeiro ano no Benfica, Vata é mais conhecido por um golo apontado a 18 de Abril de 1990, que permitiu aos lisboetas venceram os franceses por 1-0 e apurarem-se para a final da Taça dos clubes Campeões Europeus, que perderiam com os italianos do Milan, por 1-0.

"Estava no estádio nesse dia e nunca o vi tão cheio", revela Edmar, que se assume como um "adepto fanático do Benfica".

O atleta, que actua na posição de médio ofensivo, realizou na quarta-feira o seu primeiro treino com o plantel do Varzim e deve permanecer à experiência durante quatro semanas.

http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHora_futvarzimvata_090709_150006.asp

megazo

Era miúdo e ouvia o meu pai: "Gooooooooooolooooooo do Vatinha!!!! Outra vez Benfica, outra vez Benfica!!"

Sparrow

#44
Falar do Vata quase dá vontade de chorar!!!

Época 88/89...o jogo estava complicado e eis que toni chama vata ao banco. Eu dizia para o meu pai "Tranquilo...o Vata vai entrar, vai marcar o golinho dele."  E não é que marcava mesmo?

Abril de 1990 recebemos o Marselha na meia final da Taça dos Campeões Europeus. Na primeira mão livramo-nos de uma goleada...por milagre.

2 horas antes já estava na antiga catedral com 2 colegas (1 deles é o Allen76Iverson3) a guardar lugar para os nossos pais que vinham perto da hora do jogo. Que romaria!!! 120000 pessoas!!! Que ambiente!!!

Quando entra a nossa equipa para o aquecimento o estádio quase cai...que estrodo!!

Jogo com poucas oportunidades muito táctico...e eis que acontece o que? Erickson chama vata para entrar...e já sabem o que eu disse para o meu pai e o que aconteceu!!

Festejei tanto...chorei tanto!!! 1 hora depois do jogo ainda estavamos no estádio a festejar!!!

É inesquecivel!!!!