Ademir Alcântara

Médio, 61 anos,
Brasil
Equipa Principal: 2 épocas (1988-1990), 35 jogos (2180 minutos), 7 golos

Títulos: Campeonato Nacional (1)

Partizan

Foi a história à volta desta contratação que acendeu, definitivamente, o rastilho da "guerra" entre nós e os corruptos. Grunhiam eles que o Benfica teria quebrado o lendário "acordo de cavalheiros" entre Benfica e F.CorruptoP., já que teria contratado um jogador que eles queriam também contratar e que, alegadamente, já teriam contactado primeiro. Porém, e na altura isso foi esclarecido por todas as partes (mostraram-se os documentos aos jornais e tudo, como o Marítimo fez agora com o Kléber), foi mesmo o Benfica quem se chegou à frente, quer ao jogador quer ao Vitória. Isto para além do "acordo de cavalheiros" não abranger jogadores que não fossem de nenhum dos dois clubes...

Rodolfo Dias

Acabadinho de chegar ao Guimarães.


Fonte: revista "foot" nº 23, de Setembro de 1986.

DanizaoSlb

O Benfica foi busca-lo ao Guimarães se não me estou em erro. Ainda marcou uns golitos, mas tinha o problema de ser uma lesma a jogar... O Terceiro anel pos-lhe a alcunha de "Adormir" ;D

Hanzo

Como diz o Partizan: foi por esta coisa que a guerra entre Benfica e Porto realmente começou em grande. Não era mau, mas a lentidão com que jogava era demais. Se fosse uns anos depois até poderia servir, naquela altura não era claramente jogador para o clube.

vermelhao dos santos

Citação de: DanizaoSlb em 13 de Fevereiro de 2012, 21:44
O Benfica foi busca-lo ao Guimarães se não me estou em erro. Ainda marcou uns golitos, mas tinha o problema de ser uma lesma a jogar... O Terceiro anel pos-lhe a alcunha de "Adormir" ;D
:2funny:

Shoky

Citação de: Hanzo em 16 de Fevereiro de 2012, 17:44
Como diz o Partizan: foi por esta coisa que a guerra entre Benfica e Porto realmente começou em grande. Não era mau, mas a lentidão com que jogava era demais. Se fosse uns anos depois até poderia servir, naquela altura não era claramente jogador para o clube.

Ademir foi o pretexto...não fosse ele seria outro qualquer.

Hanzo

Citação de: Shoky em 16 de Fevereiro de 2012, 23:30
Citação de: Hanzo em 16 de Fevereiro de 2012, 17:44
Como diz o Partizan: foi por esta coisa que a guerra entre Benfica e Porto realmente começou em grande. Não era mau, mas a lentidão com que jogava era demais. Se fosse uns anos depois até poderia servir, naquela altura não era claramente jogador para o clube.

Ademir foi o pretexto...não fosse ele seria outro qualquer.

Não digo que não... mas admitamos que poderia ser uma coisa melhor.


Mestre30

Citação de: vermelhao dos santos em 16 de Fevereiro de 2012, 19:21
Citação de: DanizaoSlb em 13 de Fevereiro de 2012, 21:44
O Benfica foi busca-lo ao Guimarães se não me estou em erro. Ainda marcou uns golitos, mas tinha o problema de ser uma lesma a jogar... O Terceiro anel pos-lhe a alcunha de "Adormir" ;D
:2funny:
:2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny:

Shoky

Chaves 0-2 Benfica | Campeonato 1988/89


fudim flan

Citação de: Mestre30 em 10 de Agosto de 2013, 01:08
Citação de: vermelhao dos santos em 16 de Fevereiro de 2012, 19:21
Citação de: DanizaoSlb em 13 de Fevereiro de 2012, 21:44
O Benfica foi busca-lo ao Guimarães se não me estou em erro. Ainda marcou uns golitos, mas tinha o problema de ser uma lesma a jogar... O Terceiro anel pos-lhe a alcunha de "Adormir" ;D
:2funny:
:2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny: :2funny:
confirmo.

RedVC

Ademir era um grande jogador mas de facto muito lento. Teve algumas épocas de grande nível no Vitória de Guimarães numa equipa que para além dele era recheada de bons jogadores Cascavel, Roldão, N'Dinga, entre outros e orientada por Marinho Peres.
Foi pena que a sua passagem tenha sido breve e fraca porque os seus atributos técnicos era muito bons e tinha boa visão de jogo.

Mas realmente Pinto da Costa com as suas práticas vergonhosas, condenadas em tribunal, usou esse episódio como poderia ter usado outra coisa qualquer para justificar a sua repelente conduta. Foi com o SCP e com o nosso clube. Pena que os acasos da história tenham propiciado que nenhuma figura superior (como alguns presidentes que tivemos no passado) o tenha enfrentado como devia ser. Infelizmente nem hoje ainda existe alguém que consiga lidar com ele e desmantelar um sistema que contamina continuamente o nosso futebol. Infelizmente o sistema judicial desportivo e civil em Portugal sempre se mostrou incapaz de lidar com estas práticas e o ódio que elas destilam. É uma infelicidade que pagaremos por muitos anos mesmo para além do dia em que a Biologia abrir um novo período.
Ademir foi nesse sentido um pretexto fortuito. O jogador, esse merecia ser lembrado por outros motivos e merecia também ter tido melhor sorte no nosso clube. Se tem actuado como o fez ao serviço do Vitória de Guimarães seria com certeza lembrado de outra forma.


Shoky

Citação de: Slb-Ag em 13 de Agosto de 2013, 22:10
http://www.youtube.com/watch?v=4gJNT8Q28cg;t=4m16s
http://www.youtube.com/watch?v=p7xygshjFbM;t=24m6s

Estes videos são enormes...não consigo gifar nada acima dos 6 minutos e meio.
Pede ao Darkboy, pode ser que ele consiga arranjar tempo para fazer.
Vale a pena...são relíquias, mas infelizmente eu não consigo.

pcssousa

O Ademir era um jogador que tinha de facto uns pés e uma visão de jogo sensacionais. Faltava-lhe contudo alguma intensidade.
Fez grande época na temporada de estreia em Portugal, num ano em que o Guimarães ficou em 3º e na seguinte voltou a mostrar credenciais, embora a sua equipa tenha estado por um fio para não descer (acabaram com os mesmos pontos de O Elvas e Académica que desceram) e, a bem da verdade, deveriam ter sido despromovidos devido ao caso N'Dinga... Era a estrela da companhia, juntamente com Paulinho Cascavel, Bola de Prata que não tinha singrado no porto e daí se tinha mudado para Guimarães, donde seria contratado pelo sporting.

Apesar das suas qualidades, teve um oponente de peso na Luz, Valdo. Se Valdo não tem ingressado no Benfica, estou em crer que a sua carreira na Luz teria sido outra... mais, tivesse Valdo mesmo ido a Seoul e se calhar, quem sabe, teriamos tido outro Ademir. Mas Valdo era Valdo, um formidável futebolista que jogava e fazia jogar com os seus "pézinhos de lã", um ambidextro perfeito (algo muito incomum) e ainda exímio nas bolas paradas, em especial nos cantos. Tivemos muitos, muitos meses para o contratar e foi uma novela do arco da velha... em Novembro/Dezembro de 87 já ele andava com um autoclante no carro que dizia "I (coração) Benfica". Quando saiu essa foto por cá, muitos ficaram com a certeza que viria um dia. Veio mesmo.

Para ser completamente honesto, Ademir tinha mesmo a alcunha de "A dormir" junto de alguns adeptos e de "Ademirável" junto de outros.
Fizesse ele com a nossa camisola o que fez com a vimaranense e seria craque de selecção brasileira.