Artur Jorge

Como avançado:

Avançado, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 6 épocas (1969-1975), 132 jogos (10293 minutos), 105 golos

Títulos: Campeonato Nacional (4), Taça de Portugal (2), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

Como treinador:

Treinador, (1946-02-13 - 2024-02-22),
Portugal
Equipa Principal: 2 épocas (1994-1995), 48 jogos (27 vitórias, 11 empates, 10 derrotas)

Pancho Lopes 67

#405
Quem se lembra da frase deste poeta quando jogamos contra o Porto nas Antas para a 2ªvolta do campeonato 1994-95, afirmando "Quero um Benfica à FC Porto".

Perdemos 2-1 esse jogo com golos de Zé Carlos e Drulovic, o nosso de João Pinto...

Alexandre1976

Foi a seguir a termos perdido em Milão para a Champions quando o Tavares pediu para ir arrear o calhau.Frase dita antes de ir jogar á pocilga do seu amádo porco.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 07 de Março de 2019, 20:35
Foi a seguir a termos perdido em Milão para a Champions quando o Tavares pediu para ir arrear o calhau.Frase dita antes de ir jogar á pocilga do seu amádo porco.

E senão me engano perdemos a jogar contra 10 homens do Porto...

Gravesinho

Citação de: Slb-Ag em 28 de Março de 2010, 20:19
Escrevi isto há uns tempos... para mim, estes tempos negros do AJ deveram-se a:


1º -  Manuel Damásio. Primeiro porque tem a enorme má fé de contratar Artur Jorge numa altura em o título de 93/94 estava em aberto, antes do Sporting - Benfica de grande memória.
Apesar da excelente época que realizámos (meias-finais da Taça das Taças e Campeões), Damásio não recuou.

2º - O verdadeiro circo de contratações de jogadores, apesar disso, alguns de excelente qualidade - Edilson, Canniggia, Dimas, Paulo Bento - que se instalou em 94/95, protagonizada por Damásio, Gaspar Ramos e Artur Jorge, que não colocou nenhum entrave que eu saiba.

3º - Depois, no final dessa época desastrosa - 3º lugar, fora da Taça, 2 Supertaças perdidas, Artur Jorge não ter sido despedido! Que incoerência, o Toni foi campeão e o Artur Jorge fica.

4º - Não vou sequer comentar os jogadores que vieram em 95/96, principalmente tendo em conta os que saíram.

5º - Numa coisa eu "concordo" com Artur Jorge: seria necessário alguma renovação na equipa, mas não quase total como foi feito, e com essas contratações desastrosas. Na minha óptica, apenas Veloso terminaria a carreira, e Mozer deixasse o clube (35 anos na altura), assim como Rui Águas e César Brito. Paneira, Isaías, William, Abel Xavier nunca saíriam do clube, principalmente os dois primeiros.

6º - E claro, um despedimento à 3ª Jornada é ridiculo. Porque razão o Poeta não saiu 3 meses antes? O que nos valeu na altura foi um milagre chamado Mário Wilson, que conseguiu contruir uma equipa base com o mínimo de qualidade para vencer uma Taça de Portugal (Preud'homme, Calado, Hélder, Ricardo, Dimas; Valdo, B.Caires, P.Bento, Kenedy; J.Pinto, M.Airez). Mas o pior ainda estava para vir.


Outra coisa, não podemos apagar a história. Como jogador, Artur Jorge foi extraordinário.

Teremos história a repetir-se em 2021?

Pancho Lopes 67

Em 1983-84 quando Pedroto faz a última temporada no Porto antes de morrer poucos meses depois, o Artur Jorge era adjunto dele certo?

Alexandre1976

Não. O Artur Jorge foi adjunto do Pedroto no Vit. Guimarães em 80-81. Depois treinou o Belenenses em 81-82 e o Portimonense em 81-82 e 82-83. Em 83-84 não treinou qualquer equipa.

Pancho Lopes 67

Citação de: Alexandre1976 em 04 de Março de 2021, 17:07
Não. O Artur Jorge foi adjunto do Pedroto no Vit. Guimarães em 80-81. Depois treinou o Belenenses em 81-82 e o Portimonense em 81-82 e 82-83. Em 83-84 não treinou qualquer equipa.

Ah ok, eu sabia que ele tinha sido adjunto do Pedroto, mas pensava que tinha sido no Porto...

Pancho Lopes 67

#412
E por favor não distingam o Artur Jorge treinador do Artur Jorge jogador, o que este porco fez ao Benfica com intenções maldosas, para mim apagou todo o seu lado positivo no clube como Atleta. Tivemos 15 anos para nos levantar a pala dele, repito 15 ANOS!

Pancho Lopes 67

https://www.youtube.com/watch?v=_2dDYfo3BCI&ab_channel=BenficaVHS


Um bom resumo do Carnaval que foi a temporada 1994-95 com a contratação de Artur Jorge, e o submisso Damásio a permitir tudo, devia tar distraído a fumar charutos cubanos...

Trapattoni

Citação de: Pancho Lopes 67 em 10 de Março de 2021, 15:51
https://www.youtube.com/watch?v=_2dDYfo3BCI&ab_channel=BenficaVHS


Um bom resumo do Carnaval que foi a temporada 1994-95 com a contratação de Artur Jorge, e o submisso Damásio a permitir tudo, devia tar distraído a fumar charutos cubanos...

"A atual direcção está a permitir o milagre da salvação económica mas permite o descalabro desportivo."
Faz me lembrar qualquer coisa...
Até sinto o cheiro a "Vieira".

Pancho Lopes 67

Eu não via ainda futebol quando este gajo treinava o Porto, sabem-me dizer se a atitude dele no banco era a típica daquelas bandas, de cão sem dono a reclamar por tudo e por nada que é arbitragem? Ou era um gajo sereno? Porque do que me lembro dele como pessoa não parecia ser de levantar mtas ondas, mas secalhar no Porto era alguém diferente...

Delirium Tremens

Citação de: Pancho Lopes 67 em 11 de Março de 2021, 13:09
Eu não via ainda futebol quando este gajo treinava o Porto, sabem-me dizer se a atitude dele no banco era a típica daquelas bandas, de cão sem dono a reclamar por tudo e por nada que é arbitragem? Ou era um gajo sereno? Porque do que me lembro dele como pessoa não parecia ser de levantar mtas ondas, mas secalhar no Porto era alguém diferente...

Muito sereno. Artur Jorge era a antítese do Sérgio Conceição, se quiseres uma referência recente.

Ainda hoje se diz que é a palestra dele ao intervalo em Viena que galvaniza os jogadores do FC Porto para a incrível segunda parte que produziram vs. Bayern.

A renovação que procurou conduzir no SL Benfica era necessária. Não foi executada da melhor forma porque tínhamos um presidente que percebia zero de futebol, à semelhança de LFV hoje.

Com outro tipo de estrutura no SL Benfica teria sido evidentementre campeão com os reforços 1994/95 Preud'homme, Dimas, Paulo Bento, Tavares, Stanic, Caniggia, Edilson, etc

DEVILLICA

Citação de: Trapattoni em 10 de Março de 2021, 16:02
Citação de: Pancho Lopes 67 em 10 de Março de 2021, 15:51
https://www.youtube.com/watch?v=_2dDYfo3BCI&ab_channel=BenficaVHS


Um bom resumo do Carnaval que foi a temporada 1994-95 com a contratação de Artur Jorge, e o submisso Damásio a permitir tudo, devia tar distraído a fumar charutos cubanos...

"A atual direcção está a permitir o milagre da salvação económica mas permite o descalabro desportivo."
Faz me lembrar qualquer coisa...
Até sinto o cheiro a "Vieira".

25 anos que o Benfica procura um rumo vitorioso.

Slbstriker

Perguntem ao Damásio quem o aconselhou a contratar o Artur Jorge.

A resposta é: Pinto da Costa. Isto foi dito pelo próprio Damásio.

Pancho Lopes 67

Citação de: Slbstriker em 11 de Março de 2021, 21:11
Perguntem ao Damásio quem o aconselhou a contratar o Artur Jorge.

A resposta é: Pinto da Costa. Isto foi dito pelo próprio Damásio.

A sério? Não sabia dessa, qdo disse isso esse merda?