Fidalgo

Guarda-redes, 72 anos,
Portugal
Equipa Principal: 3 épocas (1975-1975, 1977-1979), 10 jogos (344 minutos), 0 golos

faneca_slb4ever

Eu gostava como comentador.

Darkboy

Citação

É com enorme satisfação que anunciamos que António Fidalgo, actual comentador de futebol da Rádio Renascença se junta ao projeto Visão de Jogo. Semanalmente iremos contar com um artigo de opinião em exclusivo de António Fidalgo.

Como jogador, António Fidalgo notabilizou-se como Guarda-redes. Entre vários clubes defendeu as redes do SLBenfica durante 8 anos e do SportingCP durante 4 épocas.

kangaroo

fez 2 boas épocas a treinar o clube da minha cidade  :)

Saïd Old Roof

CitaçãoComo jogador, António Fidalgo notabilizou-se como Guarda-redes. Entre vários clubes defendeu as redes do SLBenfica durante 8 anos e do SportingCP durante 4 épocas.
5 jogos em 77/78 contam como oito anos?  :confused:

Shoky

Citação de: Saïd Old Roof em 25 de Março de 2013, 17:14
CitaçãoComo jogador, António Fidalgo notabilizou-se como Guarda-redes. Entre vários clubes defendeu as redes do SLBenfica durante 8 anos e do SportingCP durante 4 épocas.
5 jogos em 77/78 contam como oito anos?  :confused:

7 jogos e um no ano seguinte.  :rir:

zappendrix

#20
O António Fidalgo foi um grande guarda-redes que não jogou mais no Benfica por ter como concorrentes, outros excelentes guarda-redes, que eram o José Henrique e o Bento. Como júnior, já tinha sido campeão nacional pelo Benfica e vice-campeão europeu em 1971, ao representar a selecção portuguesa na Checoslováquia. Na época de 1976/1977, António Fidalgo foi emprestado ao Braga, onde foi considerado pelos jornalistas desportivos da especialidade, nomeadamente do jornal "A Bola", e em votação, o melhor guarda-redes português do campeonato nacional de 1976/1977. Nesse ano, também foi campeão da Taça da Federação Portuguesa de Futebol, ajudou a equipa a ir a uma final da taça de Portugal, que estava para ser jogada no estádio 28 de Maio, em Braga, mas que acabou por ser jogada nas antas. O porto venceu portanto nas antas essa final frente ao Braga por 1-0, num golo de Gomes, golo esse que só aconteceu devido ao facto do Rodolfo ter dado um murro no Manaca, e é no lado do Manaca (que estava a ser assistido) e quando o Braga jogava com 10, que o porto marca o golo da vitória. Começavam aí os campeonatos encomendados por parte do porto. Quando regressou novamente ao Benfica, contribuiu para um dos campeonatos sem derrotas do Benfica, além de também deter juntamente com Bento, o record de 56 jogos sem perder. No sporting foi decisivo para a vitória de um campeonato para eles, e na segunda época sofreu uma gravíssima rotura muscular, embora também contribuísse para a vitória de outro campeonato. António Fidalgo foi um dos grandes guarda-redes portugueses da sua geração.






zappendrix

#21
Eusébio e o "jovem" António Fidalgo em primeiro plano, com Adolfo e José Henrique também na fotografia, a embarcarem para mais um jogo da taça dos campeões europeus do Glorioso.

zappendrix





António Fidalgo nas antas, a defender e bem, as cores do Glorioso num porto-Benfica de 1978.

zappendrix

#23
António Fidalgo com Manuel Bento e Vitor Damas na Selecção Nacional.


Em jogo da Selecção Nacional.



poliban

Estudei com o filho dele que é sportinguista, pai é benfiquista.

zappendrix

#25
António Fidalgo.

FIDALGO BENFICA

António Fidalgo

FIDALGO BENFICA

RedVC

Não havia grandes hipóteses contra uma lenda como era Bento. Teve que procurar outro clube para jogar.
Como comentador é geralmente isento apesar do clima de coação subtil (por vezes descaradamente forte e tendenciosa) para o lado azul que existe nos media portugueses.
Acredito que a passagem pelo SCP o faz ter alguma simpatia pelos verdes mas sim, também tive sempre a ideia que é adepto do nosso clube. E só faz é bem.

zappendrix

#27
Eurico a saltar com um atacante portista, com Toni, António Fidalgo e Alberto na expectativa.

zappendrix

#28





zappendrix

#29
Só uma curiosidade final: A melhor equipa de juniores de sempre do Benfica tinha o António Fidalgo, João Alves, Shéu, Sarmento, Norton de Matos, Eurico, Ibrahim, Jordão, Vitor Martins...
António Fidalgo, João Alves, Shéu, Eurico Caires, Ibrahim, Jordão, além de serem campeões nacionais de júniores, foram, juntamente com o Barros, titulares e vice-campeões europeus pela selecção portuguesa na Checoslováquia, em 1971, eliminando, por exemplo, na fase de grupos, a França de Lopez, Alain Girrese e Bernard Lacombe, fazendo depois um excelente campeonato da europa, perdendo apenas na final para a Inglaterra de Trevor Francis. Essa geração deu excelentes jogadores, e depois dos Magriços, é a selecção nacional que mais se destacou.

A equipa do Benfica de júniores de 1971, com António Fidalgo, Jordão, Shéu, João Alves, Bastos Lopes, etc.





A Selecção Portuguesa de júniores, vice-campeã europeia em 1971 na Checoslováquia, com, entre outros,  António Fidalgo, João Alves, Shéu, Eurico Caires, Ibrahim, Jordão, Barros, Rodolfo, etc.