Frederico

Defesa, (1957-04-06 - 2019-02-18),
Portugal
Equipa Principal: 4 épocas (1979-1983), 65 jogos (4757 minutos), 0 golos

Títulos: Campeonato Nacional (2), Taça de Portugal (3), Supertaça (1), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (1)

VitorPaneira7

E era membro do famoso grupo do Barreiro que vinha na carrinha de Bento:o próprio Bento, Chalana, Carlos Manuel, Diamantino, José Luis e Frederico. Julgo que havia mais alguém.


RedVC

Citação de: VitorPaneira7 em 17 de Fevereiro de 2019, 17:56
E era membro do famoso grupo do Barreiro que vinha na carrinha de Bento:o próprio Bento, Chalana, Carlos Manuel, Diamantino, José Luis e Frederico. Julgo que havia mais alguém.

Jorge Martins e Araújo.

RedVC

Que descanse em Paz.

Um jogador tranquilo e elegante. Um bom complemento a Humberto e António Bastos Lopes. Eriksson confiava nele.

Saiu precocemente, levado na onde que levou João Alves e Filipovic para o Boavista. O próprio Chalana, Carlos Manuel e Diamantino na altura admitiram sair. Nesse tempo Fernando Martins pagava bastante mal aos nossos jogadores. Ao que sei nada a dizer quanto à lisura de procedimentos tendo em conta a forma dura como Fernando Martins negociava com os jogadores.

Dandy

Citação de: Kakarotto em 17 de Fevereiro de 2019, 17:55
Citação de: VitorPaneira7 em 17 de Fevereiro de 2019, 17:50
Citação de: Kakarotto em 17 de Fevereiro de 2019, 16:23
https://observador.pt/2019/02/17/morreu-frederico-rosa-antigo-internacional-que-foi-bicampeao-pelo-benfica-e-esteve-oito-anos-no-boavista/?fbclid=IwAR0fqK19SiD7h6NWfDQ-vtwTcutSFcz4fZmVbV7Jk0ipAMKidaaa_0SLRV8
(vejam a foto usada na notícia)
Paz à sua alma.
parece-me ser do mitico jogo contra o Fortuna Dusseldorf dos irmãos Allofs,2-2,  uma boa equipa alemã na altura e que foi à final da taça das taças anos antes. Jogo que Eusebio disse que assinalava o regresso do Benfica Europeu, pois vinhamos de vários anos maus na Europa e o King teve razão, as meias finais de 80-81 deu inicio à segunda melhor década europeia do Benfica e ao regresso de estatuto de grande europeu.

Um dos mais belos equipamentos e uma das memórias deixadas por Frederico ao serviço do Benfica.
Fui pesquisar e é bem provável que seja.  O0
https://www.youtube.com/watch?v=_mdg_tuQMmg




   Nos festejos do nosso segundo golo, distingue-se (claramente) o Gaspar Ramos.




Dandy







   Recordo ler uma revista "Foot" em que o Frederico, já no Boavista, falava sobre a sua paixão pelo golfe.





Schuldiner

Citação de: Kakarotto em 17 de Fevereiro de 2019, 17:55
Citação de: VitorPaneira7 em 17 de Fevereiro de 2019, 17:50
Citação de: Kakarotto em 17 de Fevereiro de 2019, 16:23
https://observador.pt/2019/02/17/morreu-frederico-rosa-antigo-internacional-que-foi-bicampeao-pelo-benfica-e-esteve-oito-anos-no-boavista/?fbclid=IwAR0fqK19SiD7h6NWfDQ-vtwTcutSFcz4fZmVbV7Jk0ipAMKidaaa_0SLRV8
(vejam a foto usada na notícia)
Paz à sua alma.
parece-me ser do mitico jogo contra o Fortuna Dusseldorf dos irmãos Allofs,2-2,  uma boa equipa alemã na altura e que foi à final da taça das taças anos antes. Jogo que Eusebio disse que assinalava o regresso do Benfica Europeu, pois vinhamos de vários anos maus na Europa e o King teve razão, as meias finais de 80-81 deu inicio à segunda melhor década europeia do Benfica e ao regresso de estatuto de grande europeu.

Um dos mais belos equipamentos e uma das memórias deixadas por Frederico ao serviço do Benfica.
Fui pesquisar e é bem provável que seja.  O0
https://www.youtube.com/watch?v=_mdg_tuQMmg
Que torce do João Alves para o segundo golo.

Alexandre1976

Grande nó cego do Alves no segundo golo.Nesse jogo actuaram Bento,Frederico,B.Lopes,Humberto,Veloso,C.Manuel,Sheu,Alves,Chalana,Néné e Reinaldo.Nessa campanha europeia despachamos o Altay,Zagreb,Malmoe e Dusseldorf ,sucumbindo nas meias finais com o Carl Zeiss.Era o primeiro ano do Mister Baroti.

Alexandre1976

Frederico nesse jogou actuou com o numero 5.

fudim flan

Citação de: RedVC em 17 de Fevereiro de 2019, 18:27
Citação de: VitorPaneira7 em 17 de Fevereiro de 2019, 17:56
E era membro do famoso grupo do Barreiro que vinha na carrinha de Bento:o próprio Bento, Chalana, Carlos Manuel, Diamantino, José Luis e Frederico. Julgo que havia mais alguém.

Jorge Martins e Araújo.
tambem o central oliveira,e o jorge silva,irmão do zé luis.

Alexandre1976

E acho que o Neno também chegou a fazer parte desse grupo.

fudim flan

Citação de: Alexandre1976 em 17 de Fevereiro de 2019, 19:29
E acho que o Neno também chegou a fazer parte desse grupo.
e tens razão

Alexandre1976

Era quase meio plantel.

Alexandre1976

Esse jogo com o Fortuna acho que foi o primeiro encontro que foi transmitido em tv a cores.

RedVC

A margem sul foi sempre um dos nossos melhores viveiros.
E isso desde 1904 :coolsmiley:

Geovanni95

Estive a falar com o meu pai sobre o Frederico.

Disse que era um defesa central que fazia o seu papel, sem se destacar muito. Na altura Humberto e Bastos Lopes faziam o seu papel, mas o Barotti e o Eriksson confiavam nele.

Em 1981 o meu pai teve um ruptura de ligamentos e a saída do hospital encontra o Frederico. Falou com ele e diz que era uma pessoa muito correta, simpática.

Apanhou-o no hospital porque também teve o mesmo problema que o meu pai... Na altura o Frederico lesionou-se num jogo em Coimbra (penso eu) antes de jogarmos contra o Porto na luz.

Nesse jogo na luz jogou o Laranjeira e ganhamos 1-0 com golo do Alves. Poucos dias depois ganhamos na luz ao Fortuna com um golo do Chalana. Ambos os jogos o meu pai assistiu com o pé todo ligado por causa da ruptura de ligamentos.

A lesão do Frederico foi grave que nunca mais jogou até ao fim da época. No final dessa época de 80-81 ganhamos campeonato, supertaça, taça de portugal e chegamos às meias-finais da Taça UEFA.

P.S: Laranjeira não tinha rotulas (eram próteses) ... nessa final da taça (ou na de 1980) corta um lance isolado do Fernando Gomes pelo chão com a cabeça...