Jaime Graça

Médio, (1942-01-30 - 2012-02-28),
Portugal
Equipa Principal: 9 épocas (1966-1974), 235 jogos (18807 minutos), 30 golos

Títulos: Campeonato Nacional (7), Taça de Portugal (3), AF Lisboa Taça de Honra 1ª Divisão (3)

José Henriques

Ainda tive o previlégio de ver jogar o Jaime Graça, e já numa idade que me permite hoje ter memória do seu futebol.
Há na história do Benfica, uma «estirpe» de jogadores desta posição, que veio do Coluna (o Jaime foi contratado para vir a substitui-lo), seguiu com o Vitor Martins e passou para o Shéu. São aqueles jogadores fundamentais numa equipa, que fazem tudo no meio-campo e hoje são designados por «box-to-box». Naquela época de futebol mais ofensivo, tinham menos missões defensivas do que actualmente, mas eram o elemento do meio-campo, que melhor sabia defender e mais bolas recuperava naquela zona. Construíam lances logo após essas recuperações e apareciam frequentemente em zona de remate. Eram designados por patrões do meio-campo!
Como já foi referido atrás, o Jaime Graça faz parte de uma geração de transição no Benfica, que veio substituir alguns dos mais emblemáticos elementos da equipa do inicio dos anos 60. A final de 68, marca simbólicamente essa transição, e trouxe à nova geração, uma espécie de «complexo de orfandade», do qual nunca recuperou na totalidade. Para mim, o Benfica do inicio de 70, era até superior ao do inicio de 60, mas os jogadores nunca conseguiram a nível internacional, ultrapassar nos momentos chave, a marca deixada por Wembley/68, que acabou por determinar o fim de uma era, quer do Benfica, quer do futebol Europeu.


diabo maiato

Nunca o vi jogar ao vivo mas tantos relatos!!!!!Grande senhor a jogar à bola!!!!Um maestro!!!!Veio do Vit. Setúbal em 1966 para o Glorioso e para sempre, tendo participado no Mundial 66!!!!Classe!!!!!!

dfernandes

Adoro estes tópicos, mas geralmente não me sinto capaz de participar neles porque pura e simplesmente não tenho conhecimentos suficientes.

Obrigado por me darem a conhecer mais sobre o Glorioso passado do nosso Benfica.

É por estas e por outras é que este site é cada vez mais uma verdadeira enciclopédia do nosso Benfica.

Obrigado!

Bola7

Citação de: pcssousa em 22 de Janeiro de 2010, 16:43
Citação de: lcferreira em 21 de Janeiro de 2010, 22:19
Citação de: JNF em 21 de Janeiro de 2010, 22:13
Jaime Graça? Acho que não, quem safou os restantes jogadores que estavam nos banhos, como Eusébio e Malta da Silva, foi o guarda-redes Zé Henrique, esse sim aprendiz de electricista. Acho eu.

Não, foi o Jaime Graça que TAMBÉM foi aprendiz de electricista e desligou a ficha que estava junta com fita isoladora.
É isso mesmo!
sim senhor...

ela é benfiquista

Citação de: diabo maiato em 09 de Março de 2010, 17:02
Nunca o vi jogar ao vivo mas tantos relatos!!!!!Grande senhor a jogar à bola!!!!Um maestro!!!!Veio do Vit. Setúbal em 1966 para o Glorioso e para sempre, tendo participado no Mundial 66!!!!Classe!!!!!!

IDOLO DO MEU PAI  :bow2: :bow2:

MiK DV Paris


ela é benfiquista

Citação de: MiK DV Paris em 11 de Março de 2010, 14:26
idolo do meu sogro ;)

Boas.
Entao quantos diabos vao a Marselha ?

Dixi


Rodolfo Dias


Fonte: "Almanaque do Benfica - Edição Centenário", ed. Almanaxi.

alfredo

um dos maiores da geracao pós zé augusto, germano, cavem... etc.
sem dúvida um jogador que levou o benfica para a nova década dos anos 70.

dinhgraça

Foi o Jaime Graça que conseguiu sair do tanque de imersão e salvar a vida de quem lá estava. O luciano que estava mais perto do cabo não sobreviveu. O Jaime Graça está neste momento a recuperar de uma cirurgia ao cérebro.

As melhoras rápidas :slb2:

dinhgraça

Jaime Graça está a recuperar de uma cirurgia ao cérebro no Hospital de S. José e ainda não ouvi um desejo de lelhoras dos benfiquistas.

pcssousa

Não fazia a mais peuqena ideia!
As melhoras ao "Catalunha" e que tudo lhe corra pelo melhor!

mrfalcon

não fazia ideia... as melhoras rápidas e desejos de muita saúde!